Tópico Cinéfilo v2.0

Já vi o Avatar.

4 euros por dois pares de óculos 3D quando deviam vir incluídos no preço, roubalheira total... :sh)

Quanto ao filme...

Vale a ida ao cinema para experienciar o 3D e dizer daqui a muitos anos que estiveram lá quando o cinema começou a mudar, mas não muito mais do que isso; que me perdoem os entusiastas do filme mas a unica novidade ali só mesmo a nível dos visuais exóticos porque a história é mais velha que as ruínas de Conímbriga...

A receita andará a volta disto:

Dança Com Lobos + Pocahontas + Jurassic Park + Matrix Revolutions + Braveheart = AVATAR

Não deixo de dar mérito a quem criou todo aquele universo a partir do nada mas a história merecia mais qualquer coisa não tão obvia, assim sendo fica aquela sensação que a atenção foi toda para a embalagem e o conteúdo foi só repescar doutras obras. A coisa mais engraçada do filme acaba por ser a tribo indigena do planeta Pandora que em determinados momentos consegui abstrair-me que pareciam desenhos animados hyper-realistas. A Pocahontas azul era particularmente cativante e foi a personagem que mais me prendeu...

Agora o que mais adorei no filme foi a mensagem de teor ecológico que transborda em cada minuto das mais de duas horas e meia de duração. As florestas é algo que me diz muito e toca-me sempre o tema da sua perservação. Além desse lado ambiental o filme é também muito espiritual, fazendo referência á força da natureza e como estamos todos ligados enquantos criaturas com vida.

Vão ver este filme ao cinema que em DVD ou no PC vai perder muito do seu encanto...

Ontem foi dia de ir à estreia de "Avatar", sem dúvida o filme mais esperado dos últimos anos, não só pelo regresso do James Cameron à realização cinematográfica depois de "Titanic", mas por toda a revolução na forma de fazer filmes que se anunciava aos sete ventos.

De constatar que fui à sessão das 00h30 num dia de semana, e a sala estava praticamente cheia. Elucidativo.

Depois, e prevenido de antemão de que o filme seria uma espectáculo audiovisual muito bom, decidi-me a ver a película em 3D com uns oculinhos especiais. Até ontem, tinha visto poucos filmes em 3D, mas a experiência não tinha sido nada de extraordinariamente diferente das versões ditas normais.

Para começar, posso desde já adiantar que "Avatar" foi a maior experiência audiovisual que alguma vez presenciei. E foi isso que mais me marcou ontem. Sentimo-nos do início ao fim das 3 horas (sim, são três horas de filme, mas há filmes de hora e meia que custam mais a passar, não haja dúvida) completamente embuídos na atmosfera criada pelo imaginário de James Cameron. Sentimos cada objecto como se fosse nosso, vivenciamos todas as sensações como se tivéssemos mesmo em Pandora - o planeta em que se desenrola a história, habitado por Na'vi (uns seres azuis e com o dobro do "nosso" tamanho) e que contém um mineral super-hiper valioso, que alimenta a tão típica ganância humana (daí a presença dos terrestres naquele planeta).

Torna-se fascinante ver como o realizador aproveita as primeiras duas horas de filme para apenas descrever todas as belezas do seu planeta imaginário, como torna cada pedaço do cenário e da paisagem num grande pormenor. O efeito visual é, durante este período, avassalador, contagiante e sedutor.

O povo Na'vi é quase que uma versão hippy dos humanos. Amor à natureza e a tudo o que ela envolve e desenvolve. Por outro lado, os humanos são pouco mais do que mercenários, salvo as devidas excepções.

Em relação à história - passada em 2156 -, não me parece o mais importante no meio disto tudo, dada toda a imponência inerente, mas relata o envolvimento de um marine paraplégico que se mistura com o povo alienigena, por forma a conseguir roubar-lhes os principais segredos e a conquistar-lhes confiança, em particular de uma habitante, que confere ao filme o seu lado sentimental e mais romântico. De referir ainda que a forma como consegue aceder e introduzir-se no mundo dos Na'vi é pouco diferente de uma mistura de realidade virtual com evolução e manipulação genética.

A estória por si só não é excelentemente bem contada nem nada de original e tem algumas coisas bem dispensáveis, como a previsível batalha entre bons e maus, lá mais para o final, e a transformação definitiva do marine num ser pertencente ao povo alienígena. Mas o objecto criativo de James Cameron tinha que ter um fio condutor, e este acaba por não sair mal, apesar de alguns clichés.

Aquilo que marca este filme é mesmo toda a sua envolvência cénica e a emoção que transmite para fora do ecrã e que nos faz pensar naquilo que o ser humano faz a si próprio e aquilo que poderia fazer.

Um filme perfeito e épico no que diz respeito aos efeitos especiais e criações cénicas, que o tornam numa grande experiência cinematográfica, especialmente em 3D. E é isso que vai ficar marcado na minha memória.

8/10

[;)]

O Avatar para mim é só CGI nada mais.
Eu tanto estava a detestar o filme, que estava pelos "maus" (terrestres), queria que lá os aliens perdessem.
Suspension of Disbelief é tanto que omg omg, então eles iam gastar triliões de dólares num programa (Avatar) só para ganhar a confiança dos extra terrestres para depois matarem-nos todos? Pois sim, até parece. E depois claro o Marine "escolhido". Pá, é como diz o outro, que história da Carochina, como já disse se não fosse o CGI era um filme banalíssimo.
O 3d para mim mete nojo, não gosto, mas não tinha alternativa, todas as salas estão 3D.

Última edição:
cinema-the-blind-side.jpg

Certas vidas davam um filme, e algumas dessas vidas são uma lição para o resto das pessoas.
Basicamente o filme retrata a história de Michael Oher um rapaz que vivia nas ruas, e o seu trajecto maravilhoso... É um daqueles filmes de inspiração para o resto do pessoal...
Sandra Bullock... Yummi[:D]

Imdb: 7.8
Myselfdb: 8.7

excelente filme

eu dou 8

De constatar que fui à sessão das 00h30 num dia de semana, e a sala estava praticamente cheia. Elucidativo.

Eu fui a um fim de semana a uma sessão das 21h e não só não estava a sala cheia como ao intervalo troquei do meu lugar lateral para um disponível mesmo ao meio da plateia onde havia uma grande clareira. Também será elucidativo? :rolleyes:

Em relação à história - passada em 2156 -, não me parece o mais importante no meio disto tudo, dada toda a imponência inerente, mas relata o envolvimento de um marine paraplégico que se mistura com o povo alienigena, por forma a conseguir roubar-lhes os principais segredos e a conquistar-lhes confiança, em particular de uma habitante, que confere ao filme o seu lado sentimental e mais romântico. De referir ainda que a forma como consegue aceder e introduzir-se no mundo dos Na'vi é pouco diferente de uma mistura de realidade virtual com evolução e manipulação genética.

A história não é importante no meio disto tudo? Há lá aspecto mais fundamental num bom filme? :confused:

A estória por si só não é excelentemente bem contada nem nada de original e tem algumas coisas bem dispensáveis, como a previsível batalha entre bons e maus, lá mais para o final, e a transformação definitiva do marine num ser pertencente ao povo alienígena. Mas o objecto criativo de James Cameron tinha que ter um fio condutor, e este acaba por não sair mal, apesar de alguns clichés.

Escusavas de andar a espalhar spoilers para quem não viu... :sh)

Aquilo que marca este filme é mesmo toda a sua envolvência cénica e a emoção que transmite para fora do ecrã e que nos faz pensar naquilo que o ser humano faz a si próprio e aquilo que poderia fazer.

Um filme perfeito e épico no que diz respeito aos efeitos especiais e criações cénicas, que o tornam numa grande experiência cinematográfica, especialmente em 3D. E é isso que vai ficar marcado na minha memória.

Ainda bem que gostaste mas não há filmes perfeitos e a prova é que só lhe deste 8... [:p]

8/10

[;)]

Comentários a bold...

Ontem foi dia de ir à estreia de "Avatar", sem dúvida o filme mais esperado dos últimos anos, não só pelo regresso do James Cameron à realização cinematográfica depois de "Titanic", mas por toda a revolução na forma de fazer filmes que se anunciava aos sete ventos.

Depois, e prevenido de antemão de que o filme seria uma espectáculo audiovisual muito bom, decidi-me a ver a película em 3D com uns oculinhos especiais. Até ontem, tinha visto poucos filmes em 3D, mas a experiência não tinha sido nada de extraordinariamente diferente das versões ditas normais.

Para começar, posso desde já adiantar que "Avatar" foi a maior experiência audiovisual que alguma vez presenciei. E foi isso que mais me marcou ontem. Sentimo-nos do início ao fim das 3 horas (sim, são três horas de filme, mas há filmes de hora e meia que custam mais a passar, não haja dúvida) completamente embuídos na atmosfera criada pelo imaginário de James Cameron. Sentimos cada objecto como se fosse nosso, vivenciamos todas as sensações como se tivéssemos mesmo em Pandora - o planeta em que se desenrola a história, habitado por Na'vi (uns seres azuis e com o dobro do "nosso" tamanho) e que contém um mineral super-hiper valioso, que alimenta a tão típica ganância humana (daí a presença dos terrestres naquele planeta).

Torna-se fascinante ver como o realizador aproveita as primeiras duas horas de filme para apenas descrever todas as belezas do seu planeta imaginário, como torna cada pedaço do cenário e da paisagem num grande pormenor. O efeito visual é, durante este período, avassalador, contagiante e sedutor.

O povo Na'vi é quase que uma versão hippy dos humanos. Amor à natureza e a tudo o que ela envolve e desenvolve. Por outro lado, os humanos são pouco mais do que mercenários, salvo as devidas excepções.

8/10

[;)]

Ainda bem que gostaste mas não há filmes perfeitos e a prova é que só lhe deste 8...
Comentários a bold...

Hum...Ora bem...Ele disse que era um filme perfeito e épico NO QUE DIZ RESPEITO AOS EFEITOS ESPECIAIS...

Comentários a bold...
Ui, que grande spoiler... Se há coisa previsível no filme, é essa.[:D] Aliás, acho que basta ver o trailer.
(Continuo a pedir aos moderadores - tal como jts - que coloquem spoiler tags. Facilitava muita coisa)

Quanto ao resto, há filmes excelentes com histórias banalíssimas, e há histórias espectacularmente fantásticas que valem zero como filme.
Se não pensas assim, tudo bem. Se eu fosse ao cinema pelas histórias, acho que nunca ia. E para isso faziam apenas livros, que é (quase) sempre mais completo e atinge melhor a finalidade.

Quanto ao 8 num filme perfeito, podias não te ter armado em Nephilim e não ter pegado apenas na parte da frase que te interessa.[:p]

Ui, que grande spoiler... Se há coisa previsível no filme, é essa.[:D] Aliás, acho que basta ver o trailer.
(Continuo a pedir aos moderadores - tal como jts - que coloquem spoiler tags. Facilitava muita coisa)

Quanto ao resto, há filmes excelentes com histórias banalíssimas, e há histórias espectacularmente fantásticas que valem zero como filme.
Se não pensas assim, tudo bem. Se eu fosse ao cinema pelas histórias, acho que nunca ia. E para isso faziam apenas livros, que é (quase) sempre mais completo e atinge melhor a finalidade.

Quanto ao 8 num filme perfeito, podias não te ter armado em Nephilim e não ter pegado apenas na parte da frase que te interessa.[:p]

Epá ser comparado ao grande mestre não é para qualquer um... [:)]

Como disse antes estava apenas a meter-me contigo.[;)]

Olha lá uma coisa, trouxeste os óculos para casa ou depositaste-os naquela caixa à entrada da sala?

Epá ser comparado ao grande mestre não é para qualquer um... [:)]

Como disse antes estava apenas a meter-me contigo.[;)]

Olha lá uma coisa, trouxeste os óculos para casa ou depositaste-os naquela caixa à entrada da sala?
Deixei lá na caixa. Também já tenho 2 pares em casa (das outras vezes que vi em 3D, não vi nenhuma caixa para reciclagem...:sh)).[:D]

Para quem disse que só tinha a opção 3D... No UCI Arrábida tem 2 salas para 3D e 2 salas sem 3D. Parece-me que podes ter feito uma má opção do cinema, mas também não sei se moras numa zona com muitos ou poucos cinemas...[;)]

Eu perguntei porque acho um abuso cobrarem 2 euros pelos óculos para passadas 3 horas quererem os óculos de volta! Por exemplo, se eu tiver um amigo que hoje vá ver o filme já pode poupar dinheiro.

Eu perguntei porque acho um abuso cobrarem 2 euros pelos óculos para passadas 3 horas quererem os óculos de volta! Por exemplo, se eu tiver um amigo que hoje vá ver o filme já pode poupar dinheiro.
Tu pagas 2 euros não pelos óculos, mas pela tecnologia de exibição do filme e pela adaptação da sala ao 3D.[;)]

Isso já eu fiz anteriormente e bati com a cara no vidro da bilheteira, por assim dizer.[:D]

Tu pagas 2 euros não pelos óculos, mas pela tecnologia de exibição do filme e pela adaptação da sala ao 3D.[;)]

Pois mas assim vão pelo caminho errado pois os bilhetes já são suficientemente caros para ainda estarem sujeitos a taxa 3D, devia ser um bónus para o espectador. Duas pessoas pagarem 16 euros por cada filme visionado é demais.

Boas,

Ontem fui ver o AVATAR no DolceVita - Porto.

Antes de mais, acho que a solução para diminuir a pirataria pelo menos por uns tempos [:p] passa por fazerem filmes com esta qualidade e com esta tecnologia que me deixou ----» [br:)]

Gostei mto do filme, o argumento era bom, sólido mas nada de novo no aspecto global da história. Agora o que torna o filme em algo de excepção são de facto os efeitos especiais. Acho uma pedrada no charco maior que os utilizados no Jurassic Park, no Matrix. Entramos de facto numa nova era.

Para mim, quem goste de cinema tem mesmo de ir experiênciar este filme.

Um marco.

Era sexta feira pah, isso é a mesma coisa que fim de semana [:p][:D]

Quanto ao resto, gostei da análise [:cool:]

Mas não te obrigam a pagar os tais dois euros adicionais pelo filme em 3D, independentemente de levares ou não os teus proprios óculos?

Eu se for ver isso em 3D, trago os óculos.. [:blush:]

Era sexta feira pah, isso é a mesma coisa que fim de semana [:p][:D]

Quanto ao resto, gostei da análise [:cool:]
Fui na 5ª feira, 6ª feira era dia de trabalho.
Mas a verdade é que a maior parte do pessoal na sala era jovem (as férias começaram ontem).

Mas não te obrigam a pagar os tais dois euros adicionais pelo filme em 3D, independentemente de levares ou não os teus proprios óculos?

Eu se for ver isso em 3D, trago os óculos.. [:blush:]
Se levares os óculos de casa, pagas na mesma os dois euros, pelo motivo que referiste.[;)]

Fui na 5ª feira, 6ª feira era dia de trabalho.
Mas a verdade é que a maior parte do pessoal na sala era jovem (as férias começaram ontem).

Se levares os óculos de casa, pagas na mesma os dois euros, pelo motivo que referiste.[;)]

Vi pela hora do post, como passava da meia noite de hoje, pensei que tivesses ido ontem [:cool:]

E depois as quintas feiras são os dias das estreias do filme e há pessoal que gosta de ser os primeiros a ver [:cool:]

Pois, quanto aos oculos, thanks pelo esclarecimento.
Então não há nada que impeça de os levar connosco...? Vai na volta os dois euros que se pagam a mais deve ser tambem já a contar com o pessoal que os levam [;)]

Vi pela hora do post, como passava da meia noite de hoje, pensei que tivesses ido ontem [:cool:]

E depois as quintas feiras são os dias das estreias do filme e há pessoal que gosta de ser os primeiros a ver [:cool:]

Pois, quanto aos oculos, thanks pelo esclarecimento.
Então não há nada que impeça de os levar connosco...? Vai na volta os dois euros que se pagam a mais deve ser tambem já a contar com o pessoal que os levam [;)]
Acho que é preferível que, se já tiveres, os leves, pois assim não estamos a gastar desnecessariamente.

Dos dois euros não te escapas, porque houve um filme em que levei os óculos de casa, apresentei-os na bilheteira e não me livrei do "extra-money".

Voltar
Superior