Tópico da Agricultura

tiagooliveira20

New member
Visto que noutro tópico se começou a criar muito off-topic sobre este assunto e visto que parece haver algumas pessoas neste fórum ligadas a este ramo, vamos usar este tópico para discutir tudo relacionado com este tema, para nos ajudar-mos uns aos outros, discutir apoios comunitários, oportunidades de negócio, etc.

Continuando um pouco a discussão do outro tópico, Cavin onde viste aqueles números sobre o Proder? Dos projectos que foram aprovados do ano passado e os que estão por aprovar, etc?

Ora cá está um tópico interessante. Acho que em Portugal é tempo de nos modernizarmos e de começar a apostar em coisas de valor, com o selo de "Biológico". Mas as pessoas no geral só querem saber dos quimicos, fertilizantes e coisas como Permacultura são-lhes estranhas.

Visto que noutro tópico se começou a criar muito off-topic sobre este assunto e visto que parece haver algumas pessoas neste fórum ligadas a este ramo, vamos usar este tópico para discutir tudo relacionado com este tema, para nos ajudar-mos uns aos outros, discutir apoios comunitários, oportunidades de negócio, etc.

Continuando um pouco a discussão do outro tópico, Cavin onde viste aqueles números sobre o Proder? Dos projectos que foram aprovados do ano passado e os que estão por aprovar, etc?

Por acaso já tinha pensado em criar algo do género! Como antigo profissional, e actual entusiasta e practicante, da área vou seguir com atenção...[;)]

Ora cá está um tópico interessante. Acho que em Portugal é tempo de nos modernizarmos e de começar a apostar em coisas de valor, com o selo de "Biológico". Mas as pessoas no geral só querem saber dos quimicos, fertilizantes e coisas como Permacultura são-lhes estranhas.

Biológico é sempre uma boa opção. O problema é conseguir vender uma couve pequena e esburacada ao preço a que se vendem os produtos bio, quando ao lado está uma grande, verde e viçosa, a menos de metade do preço. O mercado para BIO ainda é pequeno em Portugal, e quantidades que justifiquem exportar não é fácil.

Biológico é sempre uma boa opção. O problema é conseguir vender uma couve pequena e esburacada ao preço a que se vendem os produtos bio, quando ao lado está uma grande, verde e viçosa, a menos de metade do preço. O mercado para BIO ainda é pequeno em Portugal, e quantidades que justifiquem exportar não é fácil.

Mas é um dos mercados com mais potencial de crescimento, actualmente a minha actividade agricola resume-se á minha hortinha (+- meio hectare) e á criação de algumas cabeças de gado, mas qualquer dia destes terei que aumentar a horta pois todo o excedente que produzo é imediatamente absorvido pela vizinhança e pessoas amigas que (palavras deles) têm muito mais confiança em comprar as coisas a mim do que num supermercado.

platinum, respondendo à tua pergunta no outro tópico, estou a falar da máquina para os tabuleiros, eu não estou a fazer projecto para trabalhar com terra mas sim em sistema hidropónico, a minha ideia inicial era trabalhar até com espuma fenólica, mas tendo em conta os custos de adquirir a espuma, tempo de plantação, rega, etc mais vale certamente comprar! Ainda não fui ver preços sequer, isso depois será para quando tiver o resultado do projecto enquanto é feita a montagem das estufas, aí sim irei preocupar-me com essas coisas, para já estou à espera!!

Quanto ao BIO, sim é uma coisa de futuro, nota-se já alguma preocupação nas pessoas em procurar estes produtos, mas também são ainda muito caros. Talvez por isso ache que além de Bio, e sendo os produtos obtidos nos sistemas hidropónicos também livres de muitos químicos, a hidroponia talvez venha a ser ainda mais forte que os produtos biológicos!!

platinum, respondendo à tua pergunta no outro tópico, estou a falar da máquina para os tabuleiros, eu não estou a fazer projecto para trabalhar com terra mas sim em sistema hidropónico, a minha ideia inicial era trabalhar até com espuma fenólica, mas tendo em conta os custos de adquirir a espuma, tempo de plantação, rega, etc mais vale certamente comprar! Ainda não fui ver preços sequer, isso depois será para quando tiver o resultado do projecto enquanto é feita a montagem das estufas, aí sim irei preocupar-me com essas coisas, para já estou à espera!!

Quanto ao BIO, sim é uma coisa de futuro, nota-se já alguma preocupação nas pessoas em procurar estes produtos, mas também são ainda muito caros. Talvez por isso ache que além de Bio, e sendo os produtos obtidos nos sistemas hidropónicos também livres de muitos químicos, a hidroponia talvez venha a ser ainda mais forte que os produtos biológicos!!

Ok Tiago, mas tenho ideia que se pedires aos viveiristas, eles fazem-te esse trabalho. Já tive uma máquina dessas pneumáticas (as sementes são aspiradas e largadas nos tabuleiros, fila a fila) mas os viveiristas fazem um trabalho melhor e têm mais condições para isso.

Também existe hidroponia biológica, livre de nutrientes artificiais. Faz-te uma espécie de saquinho de chá com estrume dentro dele, e a água que vai alimentar as plantas leva os nutrientes naturais que este liberta. Também já tenho feito umas experiências com hidroponia.[:D]

Já que eu venho do topico ao lado, do Horta na Varanda, sou suspeito[;)]
Sou daqueles que tenho +- 100M2s de horta e pratico uma agricultura bio... de alguma subsistencia, às vezes semeio 20kgs e colho 10Kgs[:D], onde tenho arvores de fruto e umas galinhas que sustentam a familia em ovos, estas são as mais fiaveis...[:D]
Mas bio em Portugal em grandes quantidades agora no principio ainda vai dando/enganando[;)], como os produtos light e os vulgares[;)], o caso que conheci à pouco foi "contratar" uma camponesa (vestida a rigor [;)]) a vender produtos ditos vulgares (não bios), um pouco sujos para dar um ar rustico à coisa, mas quase ao dobro do preço...e ao fim do dia vai com o cesto vazio para casa[;)][:D][:D]
Agora a rentabilidade do bio em grandes quantidades, será um bio muito duvidoso[;)]

A agricultura é um dos melhores e mais rentaveis negocios. É dos mais -senão o mais- ajudado e subsidiado pelo estado; ainda vai beneficiando da taxa de reduzida de IVA, e claro, é e será um pilar base da existencia de vida no planeta.

Será sempre uma boa aposta.

Existe por aí alguem ligado á Apicultura?

Ok Tiago, mas tenho ideia que se pedires aos viveiristas, eles fazem-te esse trabalho. Já tive uma máquina dessas pneumáticas (as sementes são aspiradas e largadas nos tabuleiros, fila a fila) mas os viveiristas fazem um trabalho melhor e têm mais condições para isso.

Também existe hidroponia biológica, livre de nutrientes artificiais. Faz-te uma espécie de saquinho de chá com estrume dentro dele, e a água que vai alimentar as plantas leva os nutrientes naturais que este liberta. Também já tenho feito umas experiências com hidroponia.[:D]

Sim, eu depois irei a empresas de germinação e de viveiros ver qual o melhor preço.

A hidroponia biológica não deverá ser fácil de conseguir manter os nutrientes ideais para cada plantação. Se já com hidroponia normal temos que andar com o ph e a condutividade de baixo de olho então essa ainda mais problemas pode trazer em controlar isso e os nutrientes necessários.
E hidroponia normal já falamos de um produto sem insecticidas, amigo do ambiente, e de mais qualidade, logo já é superior aos produtos "tradicionais"!!

Peço desculpa mas ontem já não consegui vir aqui mais.

A informação está no próprio site do PRODER, eles têm lá os relatórios de execução, no entanto, não é fácil perceber a informação porque tão depressa te dão o acumulado como apresentam os dados do ano.

Vê o link para os relatórios: Relatórios de Execução

O de 2012 ainda não foi publicado e eu não acho no site a lista de projectos aprovados, ela está lá só não sei onde [8b]

O que não consta são os projectos por aprovar em 2012, dado que ainda estamos no início do ano 2013 e há candidaturas em análise, o número que apontei era o provisório para os PA já contratados até final do ano passado e podem não ser os correctos. Nos relatórios o número é definitivo.

A agricultura é um dos melhores e mais rentaveis negocios. É dos mais -senão o mais- ajudado e subsidiado pelo estado; ainda vai beneficiando da taxa de reduzida de IVA, e claro, é e será um pilar base da existencia de vida no planeta.

Será sempre uma boa aposta.

Existe por aí alguem ligado á Apicultura?
Tenho um casal amigo que estão nesse sector e estão bem.

O engraçado é as diversas aplicações que se podem fazer, que eu não sabia. Como por exemplo alugar as abelhas para fazer a polinização.

Já estive para colocar duas ou três colmeias, apenas e só por brincadeira mas é uma coisa que convém, pelo menos pelo que me têm dito, ter um acompanhamento próximo e neste momento não me é possível.

Seria só para consumo interno do mel e para dar a amigos.

Obrigado Cavin, pois eu queria ver era o de 2012 e os projectos aprovados isto porque n"o proder em números" que é publicado mensalmente no site aquilo está com uma taxa de aprovação de 91% e de compromisso de 99% e como o meu projecto só deu entrada já em 2013 gostava de ver como anda para ver se ainda tenho hipótese.

Mas mesmo assim ainda vou dar uma vista de olhos, ver se tem aqui algumas informações sobre os projectos aprovados como as taxas de rentabilidade etc..

Obrigado Cavin, pois eu queria ver era o de 2012 e os projectos aprovados isto porque n"o proder em números" que é publicado mensalmente no site aquilo está com uma taxa de aprovação de 91% e de compromisso de 99% e como o meu projecto só deu entrada já em 2013 gostava de ver como anda para ver se ainda tenho hipótese.

Mas mesmo assim ainda vou dar uma vista de olhos, ver se tem aqui algumas informações sobre os projectos aprovados como as taxas de rentabilidade etc..

Aquele documentos dos PA contratados em 2012 tinha tudo, o montante total, o montante particular e o montante comparticipado. Eu é que não o acho mas ele existe que eu consultei-o impresso.

Se o teu projeto já deu entrada à partida estás safo. Este quadro de apoios vai terminar mas ainda não se sabe quando, portanto o que entrar até lá deverá ser aprovado (caso esteja tudo bem, claro).

Isto é o feedback de quem trabalha de perto com os PA. É tarde para elaborar novos PA mas o que estão feitos são entregues com elevada garantia de aprovação.

O que não devia acontecer é o longo tempo que decorre entre o fim de um quadro de apoio e o início de outro. É demasiado tempo a "marinar"...

Voltar
Superior