Tópico da Apple

tzfno2J.jpg

Desse vídeo do MKBHD ficamos a saber que afinal continuamos com dual core neste A9, como eu já tinha previsto aqui aliás. Recentemente ainda se falou que seria um quad-core de dois dual core (1,2+1,7GHz), mas pelos vistos não.

Aliás sendo o A8X do Air 2 uma besta triple core seria estranho que o 6S fosse quad.

Depois temos este link que descobri agora numa pesquia que confirma o que já esperava e que sempre disse desde a saída do iPhone 6:

https://tecnoblog.net/185467/iphone-6s-apple-a9-benchmark-geekbench/

O iPhone 6, aliás o A8, foi a evolução mais tímida em termos de SoCs desde o iPhone 3G em 2008. Só o GPU evoluí um bocado face ao 5S, de resto tem 1GB DDR3 como o 5S e o CPU é pouco mais rápido.

Já este iPhone 6S é, na minha ideia, uma aposta de futuro. Tem finalmente um bom upgrade na câmara, não só os mpx, mas também o 4K há muito pedido. Tem 2 GB de RAM, era 1 GB desde 2012. Tem um CPU possante e por fim tem a novidade, o 3D Touch.

De relembrar que o iPhone 6 não trouxe assim nenhuma nova feature de hardware como o 5S trouxe com o Touch ID. Tal como não trouxe grande evolução na câmara.

A novidade foi o ter ecrãs maiores, e depois o design, espessura e marketing fizeram o resto, um sucesso imenso. Mas a mim nunca me convenceu particularmente. Aliás este 6S é o que o 6 deveria ter sido, mas eles tinham de guardar algo para este mid cicle update...

Não quero de todo ofender quem aqui tem o iPhone 6, era e é uma excelente máquina, mas a longo prazo acho que só se vai manter atual em termos de performance até daqui a um ano (previsão minha, que pode sair errada), ao contrário de todos os iPhones desde o 3GS. Vá desde o iPhone 4 porque o 3GS tem um ecrã e câmara que ficaram rapidamente ultrapassados, mas estava a falar sobretudo de performance.

Veja-se que o iPhone 4, 4S, 5 e 5S tiveram/vão ter (caso do 5S que ainda tem um ano pela frente) 3 anos de vida com boa fluidez. Exceção talvez para o 4S durante os meses de iOS 7.0.x, depois com o 7.1.x voltou a ser fluído.

Mas tudo dependerá também do iOS 10.

EDIT:

Do iPhone 4 para o 4S (A4 para A5) também quase não houve evolução em termos de single core, mas no multi core duplicou em benchs.

As maiores evoluções em performance foram sem dúvida 4S-5 e 5-5S.

Última edição:
Confere, ainda hoje peguei num iPhone 6 de um amigo que tem a câmara frontal ligeiramente desalinhada. Na prática não há stress, mas não deixa de ser um pequeno "fail".

Impressão positiva do IOS9
Eu nem por isso, não noto o iphone mais lento ou mais rápido, não noto que a bateria ficou melhor ou pior e desgosto das alteração que fizeram do scroll das apps e não gosto que tenho introduzido mais um ecrã para a pesquisa Spotlight, já que estou numa de me queixar não gosto que tenham desaparecido os meus wallpapers favoritos, os do Espaço :) há alguma maneira dos arranjar noutro sítio?
Para mim a única coisa que gostava que Apple alterasse era colocar no menu dos atalhos para ligar e desligar dados móveis, de resto para mim o IOS8 estava bom

Voltar
Superior