Tópico da Apple

Podes comprar os adaptadores
Se tiveres uma estação de CTT por perto compra lá. (são da SBS)
É mais barato do que nas wortens e afins.
Nas wortens por norma é 9.90€
Nos CTT creio que é 6,90€ ou 7,90€..........não me recordo
Comprei nos CTT quando precisei há uns meses

Já me safei pessoal! Segui o conselho do Respect e fiz molde em cartão, estava com medo que depois não saísse da "gaveta" mas foi simples e eficaz
Portanto já completei a missão de desbloquear o 4s e já vai para novo dono eheh.

Já me safei pessoal! Segui o conselho do Respect e fiz molde em cartão, estava com medo que depois não saísse da "gaveta" mas foi simples e eficaz
Portanto já completei a missão de desbloquear o 4s e já vai para novo dono eheh.

vQdDrto.jpg

Links no iOS 9.3

Acho que descobri...
Tenho uma teoria que finalmente faz sentido (porque a da virose não me estava a convencer muito).

Raciocínio:

Não fazia sentido que a cena dos links só começasse a acontecer alguns dias depois do upgrade para o iOS 9.3, porque sendo um bug está lá desde o início.
Ora, quando me dizem que o problema dos links começou a ocorrer também no iOS 9.2.1, fez-se luz.
Será um bug que está lá desde o iOS 9.2.1 ou anterior, e que continua no iOS 9.3 também.

A diferença é que terá havido uma aplicação a despoletar esse erro. E essa aplicação foi actualizada há poucos dias, e introduziu a situação que despoleta o bug no iOS.
Assim que as pessoas actualizam para a nova versão dessa aplicação, ficam com o bug activo.

Deixo a explicação técnica para o fim.

Para quem tiver o erro:

1.
Procurar nas actualizações da APP STORE quais foram as actualizações que fizeram antes de começarem a ter o erro (tem lá o histórico com as datas em que as actualizações foram feitas).

2.
Em princípio, como o erro dá a várias pessoas em todo o mundo, deverá ser uma aplicação bastante usada (e deverá ser uma das que o pessoal que não tem erro não tem instalada).
Deverá ser algo tão popular quanto as aplicações do Facebook (FB, FB Light, FB Messenger, Whatsapp), ou Instagram, ou algo do género.

3.
Podem tentar listar essas Apps aqui, para tentar descobrir qual será.
Será uma das que foram actualizadas quando começou o erro.
Que seja comum a todos os que têm o erro.
Que não seja usada por quem não tem o erro.

4.
Depois de identificar o provável culpado, ou quem não quiser esperar pode tentar imediatamente, fazer o seguinte:
- Apagar (desinstalar) a aplicação mais provável (ou todas as prováveis).
- Fazer reboot (até pode ser que não seja necessário).

Se for isto que eu estou a pensar, deverá deixar de ter problemas com os links.

Explicação técnica do raciocínio (de forma mais ou menos acessível):

O iOS tem funcionalidade para permitir interceptar os links, quer seja para que páginas web possam ser abertas nas respectivas Apps, quer seja para os bloqueadores de publicidade e afins.

Como as aplicações estão SANDBOXED, quem trata de gerir isto é o sistema operativo.

Muito provavelmente as aplicações registam-se no sistema, dizendo que implementam a intercepção de links, e quando é necessário interceptar um link, o sistema operativo chama uma função na aplicação registada para a situação em concreto. Isto é, sempre que um utilizador carrega num link (para seguir ou long touch para opções), quer seja no Safari, Mail ou outra aplicação sandboxed, a aplicação com o link chama uma função no sistema operativo para a intercepção do link (na evocação), ou para lista de opções (no long touch). E aí o sistema operativo é que trata de contactar as aplicações que interceptem links.

Ora, para isto estar bem feito, sem bugs, o sistema operativo deve proteger-se sempre que seja ele a chamar funções de aplicações.
De certo modo o sistema está a proteger-se bem porque, pelo vídeo que vi do bug, o que pendura é a aplicação com o link a ser aberto.
Ainda assim, deveria proteger também a aplicação que está à espera de resposta, e isso não está a acontecer.

Ou seja, dá a sensação que o sistema chama a função da aplicação que intercepta links, mas que essa função ou dá erro, ou fica em ciclo.
Se der erro, o sistema deveria prosseguir com a acção na aplicação que tem o link. Se ficar em ciclo, o sistema deveria limitar o tempo de resposta, abortar a chamada, e deixar prosseguir a aplicação com o link.
Em qualquer dos casos, a aplicação com erro deveria ficar registada. Ou para que tal função não voltasse a ser chamada, e/ou para notificar o developer do erro.

Quem é que está disposto a testar esta teoria?

4.
Depois de identificar o provável culpado, ou quem não quiser esperar pode tentar imediatamente, fazer o seguinte:
- Apagar (desinstalar) a aplicação mais provável (ou todas as prováveis).
- Fazer reboot (até pode ser que não seja necessário).

Se for isto que eu estou a pensar, deverá deixar de ter problemas com os links.

Pode não resolver.
O bug pode ter sido activado e agora ser necessário algo mais para o corrigir.

Aqui serve o 1º contributo:

iPhone 5 sempre com actualizações via OTA.

No dia de lançamento ou no dia seguinte (não me recordo bem), actualizei para o 9.3. Cliquei na actualização e deixei o dito fazer o costume sozinho. AO fim de algumas horas (?) pego no telemóvel e tenho um ecrã branco a dizer que não conseguia verificar por rede móvel. Havia uma rede wireless aberta por perto, liguei-me e ao fim de umas 4 tentativas, lá registou e fiquei com o telemóvel activo. Como estava muito ocupado, nunca mais me lembrei deste episódio até ter começado a não conseguir abrir links no safari, 1 dia depois (não me recordo se entretanto tentei abrir algum link).

Aqui ficam as aplicações actualizadas desde 21/3:

Best Mobile
Skyscanner
Arlo
TripAdvisor
Evernote
FB messenger
Linkedin
Google maps
DS file
Uber
Tapatalk
Flightradar24
DS download
IMDB
Instagram
Booking (esta recordo-me que actualizou 2 vezes neste espaço de tempo, embora só apareça 1 vez na lista)
OLX
Mobile.de
Youtube
British airways
Speedtest

(Dass) [:D]

Pode não resolver.
O bug pode ter sido activado e agora ser necessário algo mais para o corrigir.

Em princípio resolve (se for o que estou a pensar), e nem deverá ser necessário o reboot.

Se o sistema estiver bem programado, assim que uma aplicação é desinstalada, deixará de estar registada como interceptora de links.
Isso significa que deixará de ser chamada. Deixando de ser chamada, deixa de provocar o erro.

Se o erro no sistema for mais grave do que estou a pensar, e estiver ligado ao registo das aplicações, que de algum modo fique corrompido, então das duas uma:
- pode ser que um reboot resolva
- deverá ficar resolvido se o sistema for reinstalado sem a aplicação que tem o erro

Só mesmo se for muito mais grave do que eu estou a pensar (tabela de registos corrompida e que não é re-definida na instalação do sistema), é que só poderá ser resolvido pela Apple (com uma nova versão que tenha código para re-gerar a tabela por completo).

Whatsapp e Instagram eu tenho instalado e não tenho esse problema nos links. FB não tenho nem uso.

E estão actualizados?
É que se tiverem actualização para fazer, e ainda não tiver sido feita, se for um desses, é razão para não teres problemas.

Portanto, pelo sim, pelo não, se tiverem actualização por fazer, não actualizes.
[;)]

E estão actualizados?
É que se tiverem actualização para fazer, e ainda não tiver sido feita, se for um desses, é razão para não teres problemas.

Portanto, pelo sim, pelo não, se tiverem actualização por fazer, não actualizes.
[;)]

Whatsapp atualizada a 29 de março
Instagram atualizada a 28 de Março

Aqui serve o 1º contributo:

iPhone 5 sempre com actualizações via OTA.

No dia de lançamento ou no dia seguinte (não me recordo bem), actualizei para o 9.3. Cliquei na actualização e deixei o dito fazer o costume sozinho. AO fim de algumas horas (?) pego no telemóvel e tenho um ecrã branco a dizer que não conseguia verificar por rede móvel. Havia uma rede wireless aberta por perto, liguei-me e ao fim de umas 4 tentativas, lá registou e fiquei com o telemóvel activo. Como estava muito ocupado, nunca mais me lembrei deste episódio até ter começado a não conseguir abrir links no safari, 1 dia depois (não me recordo se entretanto tentei abrir algum link).

Aqui ficam as aplicações actualizadas desde 21/3:

Best Mobile
Skyscanner
Arlo
TripAdvisor
Evernote
FB messenger
Linkedin
Google maps
DS file
Uber
Tapatalk
Flightradar24
DS download
IMDB
Instagram
Booking (esta recordo-me que actualizou 2 vezes neste espaço de tempo, embora só apareça 1 vez na lista)
OLX
Mobile.de
Youtube
British airways
Speedtest

(Dass) [:D]

Pois, isso da autenticação, continuo a achar que tem a ver com demasiada carga nos servidores.

Quanto às Apps...

As que estão a verde, parecem-me seguras.
Algumas delas eu tenho, outras só tiveram actualizações depois de começarem os problemas com os links.

As que estão a vermelho parecem-me os candidatos mais prováveis.
São usadas por muita gente, mas não por toda a gente.

Última edição:
Pois, isso da autenticação, continuo a achar que tem a ver com demasiada carga nos servidores.

Quanto às Apps...

As que estão a verde, parecem-me seguras.
Algumas delas eu tenho, outras só tiveram actualizações depois de começarem os problemas com os links.

As que estão a vermelho parecem-me os candidatos mais prováveis.
São usadas por muita gente, mas não por toda a gente.

Aqui a cobaia vai desinstalar as que referes a vermelho, desligar o telemóvel, voltar a ligar e daqui a pouco dou feedback.

Voltar
Superior