Tópico da Apple

Por falar em o iPhone ter a data de garantia, penso que seja algo que adicionaram "recentemente" visto não me lembrar o iPhone 6 ter isso. Mas, o XR da minha mulher foi comprado em dezembro de 2018, devia de ter garantia até Dezembro de 2020, mas o telefone diz que a garantia acaba em Dezembro de 2019. Alguma razão? Comprado novo na NOS.

1 ano é a garantia geral da Apple. Depois dependendo do país ou espaço (neste caso a UE) a marca tem de obedecer à legislação própria onde está inserida. Ou seja, em qualquer país europeu a garantia é de 2 anos. Já noutro país (exemplo) em que a garantia obrigatória de qualquer aparelho novo seja de 6 meses a garantia do iPhone seria de 1 ano. Ou seja, nesse caso a garantia da Apple iria sobrepor-se à do país em questão. No nosso caso é ao contrário.

Última edição:
Apple não é a minha praia de todo, mas tenho ideia que é a Apple a providenciar os próprios drivers para o hardware que é montado de fábrica.
A MS até nos Surface depende em certa parte de drivers dos fabricantes de hardware.

E no caso do Linux, nem tudo funciona em Linux ou não tem as mesmas funcionalidades.

Não há diferença alguma.

Primeiro, considera o macOS como sendo um Linux glorificado (um UNIX BSD/Mach com umas alterações do NeXT, e umas mariquices para ficar pipi).

Segundo, são todos (Windows, Linux, macOS, etc.) iguais. Todos têm código feito pelos próprios, incluem código de terceiros, e têm terceiros a providenciar código para instalar posteriormente junto com o hardware.

Por exemplo, as impressoras no macOS são geridas exactamente da mesma forma que no Linux: CUPS.
https://en.wikipedia.org/wiki/CUPS

Ou os scanners. O Catalina vem com este, por exemplo:

Canon IJScanner2:
Version: 4.0.0
Obtained from: Identified Developer
Last Modified: 26/06/2014, 04:00
Signed by: Developer ID Application: Canon Inc. , Developer ID Certification Authority, Apple Root CA
Location: /Library/Image Capture/Devices/Canon IJScanner2.app
Kind: 64-bit
Get Info String: Canon IJScanner2 version 4.0.0, Copyright CANON INC. 2009-2014

Ou isto, por exemplo:

SoftRAID:
Version: 5.6.8
Last Modified: 08/08/2018, 23:03
Bundle ID: com.softraid.driver.SoftRAID
Notarised: No
Loaded: No
Get Info String: SoftRAID version 5.6.8, Copyright © 2002-18 Other World Computing, Inc. All rights reserved.
Obtained from: Identified Developer
Kind: Intel
Architectures: x86_64
64-Bit (Intel): Yes
Kext Version: 5.6.8
Loadable: Yes
Dependencies: Satisfied
Signed by: Developer ID Application: SoftRAID LLC, Developer ID Certification Authority, Apple Root CA

Na realidade o site da Apple é o melhor sítio onde podes comprar. [;)] E em relação à garantia é só ires a um agente autorizado à tua escolha, ele através do número de série tem toda a informação do aparelho disponível. Além disso o próprio iPhone tem nas definições a data limite da garantia.

É melhor telefonar para lá, e esperar que mandem alguém a casa recolher o equipamento.

GT4EdH7.png

Já agora para quem não sabe o que é o KaiOS:

KaiOS is a mobile operating system based on Linux, owned by KaiOS Technologies, a US-based company. It is forked from B2G OS (Boot to Gecko OS), an open source community-driven fork of Firefox OS, which was discontinued by Mozilla in 2016.
The primary features of KaiOS bring support for 4G LTE E, VoLTE, GPS and Wi-Fi with HTML5-based apps and longer battery life to non-touch devices with optimized user interface, less memory and energy consumption. It also features over-the-air updates. A dedicated app marketplace called KaiStore enables users to download applications. Some services are preloaded as HTML5 applications, including Twitter, Facebook and YouTube. The operating system is comparatively lightweight on hardware resource usage, and is able to run on devices with just 256 MB of memory.

The operating system first appeared in 2017 and is developed by KaiOS Technologies Inc., a San Diego, California-based company headed by CEO Sebastien Codeville with offices in other countries.[12][13] In June 2018, Google invested US$22 million in the operating system.[14] India-based telecom operator Reliance Jio also invested $7 million in cash to pick up a 16% stake in the company.
In market share study results announced in May 2018, KaiOS beat Apple's iOS for second place in India, while Android dominates with 71%, albeit down by 9%. KaiOS growth is being largely attributed to popularity of the competitively-priced Jio Phone.
In Q1 2018, 23 million KaiOS devices were shipped.
https://en.wikipedia.org/wiki/KaiOS

Última edição:
Queixem-se aos developers, não vai ser a Apple a desfazer a mrd que os developers fizeram, nem a fazer aquilo que não fizeram por preguiça.

Se for problema da Apple, eles resolvem (como resolveram no iOS em tempo record).

No macOS ainda não encontrei problema nenhum. Até porque eu sou daqueles gajos que não arrisca nas versões x.0, mas nesta arrisquei porque está bem estável.

Agora, existem é developers que ainda não actualizaram as aplicações. E isto, como eu disse, acontece no Windows também.
É problema dos developers, não é de quem faz o OS.

Por exemplo, nós tivemos de fazer actualizações para o dark mode no iOS.
E tivemos de mudar alguns "ecrãs" por causa do novo formato de "ecrã" que permite fazer swipe down para fechar.
E mais uns bugs que já havia, mas que se tornaram evidentes na nova versão do iOS.

Os responsáveis pelas apps são os developers das mesmas, e não quem faz o sistema operativo.

Desde que estejas satisfeito.

Não digas é que o Windows é mais estável nos updates que o macOS, que não é.
«[...] uma das razões que me levou a abandonar a Apple foi andar sempre com o SO em estado de beta permanente [...]»
O Windows é MUITO pior que o macOS neste capítulo. MUITO pior. Por mais que aches o contrário.

Como eu disse, é ir ao Google e procurar por Windows Update problems, e tens notícias sobre o assunto todas as semanas.
Sempre que corrigem um bug, metem dois novos.

Não sei como há gente a criticar a Apple porque as apps da Adobe deixaram de funcionar!
A Apple está a implementar boas politicas no SO e avisou toda a gente com muita antecedência. Tiveram mais que tempo para corrigirem o código m*rdoso das apps deles. Mas não. É mais fácil criticar quem está a evoluir.

O que não funciona são as versões antigas da Adobe. Qual é o problema de atualizar para a última versão? A Adobe já não vende licenças perpétuas. Solução manter a versão anterior do MacOS, simples.

Utilizadores profissionais que utilizam software especifico têm sempre de garantir estas questões de compatibilidades seja em que sistema operativo for..

O que não funciona são as versões antigas da Adobe. Qual é o problema de atualizar para a última versão? A Adobe já não vende licenças perpétuas. Solução manter a versão anterior do MacOS, simples.

Utilizadores profissionais que utilizam software especifico têm sempre de garantir estas questões de compatibilidades seja em que sistema operativo for..

Exacto. Até parece que as pessoas são obrigadas a actualizar para o Catalina já. Podem perfeitamente continuar no que estão durante mais 1, 2 ou 3 anos até que o software de que necessitam apareça. A Apple ainda continua a fazer updates muito frequentes pelo menos até ao Sierra.

Exacto. Até parece que as pessoas são obrigadas a actualizar para o Catalina já. Podem perfeitamente continuar no que estão durante mais 1, 2 ou 3 anos até que o software de que necessitam apareça.
Mas já existe software da Adobe compatível com a última versão do MacOS, simplesmente quem comprou as versões anteriores com licenciamento perpétuo não tem direito a atualizar para a última versão. Quem tem a subscrição da Adobe Creative Cloud tem sempre a última versão compatível com os mais recentes sistemas operativos.

Enviam info para a Google, para os chineses... mais alguém? Ainda bem que valorizam a privacidade...

https://9to5mac.com/2019/10/14/browsing-data-to-tencent/

Apple has for a long time used Google’s Safe Browsing tech to protect users from phishing sites. If you attempt to visit a URL that Google has flagged as fraudulent or as a source of malware, a warning will be displayed in Safari advising you not to proceed to the website.

However, in iOS 13, the small-print advising users of this fact has been changed to say that data may be sent to both Google and Tencent.

Before visiting a website, Safari may send information calculated from the website address to Google Safe Browsing and Tencent Safe Browsing to check if the website is fraudulent. These safe browsing providers may also log your IP address.

Já usei o novo Apple CarPlay, acho a evolução pouco significativa, o que mais gostei que foi de poder estar com a navegação aberta ao mesmo tempo da Apple Music, é pena só funcionar para os mapas da Apple que não uso. Se começar a dar para o Google Maps/Waze vai ser porreiro.
A Siri para procurar moradas que dito é que parece-me que ficou pior, não percebia nada, mas tenho que testar mais para tirar as teimas.

O namorado deixou-o, e o gajo está armado em menina.

A duplicação de documentos deu-lhe a volta ao miolo (provavelmente até por bug dele), e agora qualquer mrd é um problema na cabeça dele. Até os pedidos de login e de autorização estão mal.

Nada (ou virtualmente nada) do que o gajo escreveu no blog tem a ver com o Catalina.

Às vezes também fico assim, e o pessoal aqui do fórum apanha por tabela.

Voltar
Superior