Tópico da Apple

O teu já não traz android auto sendo MY2020?
No meu Bmw de 2019 só tem carplay, pelo que pela 1a vez mudei para Iphone. Mudança que custa..
Mas emparelha logo por wireless. Funciona muito bem e é um must usar o spotify, única forma de dar uso ao sistema de som H/K do carro, porque pela rádio não se nota nada [:D]

E não dá por cabo?
É que por cabo é infinitamente melhor que por wireless.

Por wireless está sujeito a interferências e eventual lentidão causada pelas interferências (é como ter screen mirror por AirPlay).

Mas o mais grave mesmo é a bateria.
Normalmente o CarPlay consome bastante bateria (principalmente em modo de navegação). Por cabo mantém a carga do telemóvel, o que permite estar horas em navegação, e ter o telemóvel com carga total quando se sai do carro.
Sem porto Lightning, obriga a ter o telemóvel num carregador wireless. Mesmo que o carro tenha um carregador wireless incorporado, só resolve o problema de um iPhone. Com porto lightning o carro resolve o problema de uns 4 ou mais iPhones/iPads (tantos quantos portos USB tiver).

Acabar com o porto lightning é tão idiota quanto acabar com o TouchID, teclas de função, etc.

Depois admirem-se...

Por cabo não sei, não experimentei. Mas olha que por wireless nunca notei que alguma vez tenha caído. A questão da bateria não se coloca muito, porque só faço 8 000km ano e passo pouco tempo lá dentro [:D] Em todo o caso, uma das coisas boas do 11 é ter uma excelente bateria..

O carro também tem carregamento por indução, experimentei 2x, aquilo carrega muuuuito devagar, mas creio ser transversal a todas as marcas.

**

Sabes como posso espelhar o que vejo no 11 para uma TV Samsung smart? [:cool:]

E não dá por cabo?
É que por cabo é infinitamente melhor que por wireless.

Por wireless está sujeito a interferências e eventual lentidão causada pelas interferências (é como ter screen mirror por AirPlay).

Mas o mais grave mesmo é a bateria.
Normalmente o CarPlay consome bastante bateria (principalmente em modo de navegação). Por cabo mantém a carga do telemóvel, o que permite estar horas em navegação, e ter o telemóvel com carga total quando se sai do carro.
Sem porto Lightning, obriga a ter o telemóvel num carregador wireless. Mesmo que o carro tenha um carregador wireless incorporado, só resolve o problema de um iPhone. Com porto lightning o carro resolve o problema de uns 4 ou mais iPhones/iPads (tantos quantos portos USB tiver).

Acabar com o porto lightning é tão idiota quanto acabar com o TouchID, teclas de função, etc.

Depois admirem-se...

Também tenho um BMW de 2020 com CarPlay por wireless e não noto diferença nenhuma face a quando está ligado por cabo, nem em velocidade nem em interferências, que nunca dei conta de nenhuma.
Não mas acho que a ligação não deve assentar exclusivamente em bluetooth. Deve fazer uso da rede wifi do próprio carro, a mesma que dá acesso aos serviços BMW Connected.

Ainda quero ver quanto tempo um iPhone aguenta a fazer navegação por CarPlay wireless, e com quanta carga um gajo fica quando chega ao destino.

Mais vale comprar um Android e usar o Android Auto.

O máximo que usei foi durante 40 min. quando fui ao dentista. Creio que me levou uns 7% ou 8% de bateria, estava a usar o Waze.

Também tenho um BMW de 2020 com CarPlay por wireless e não noto diferença nenhuma face a quando está ligado por cabo, nem em velocidade nem em interferências, que nunca dei conta de nenhuma.
Não mas acho que a ligação não deve assentar exclusivamente em bluetooth. Deve fazer uso da rede wifi do próprio carro, a mesma que dá acesso aos serviços BMW Connected.

Sim, o CarPlay wireless (e praticamente todas as funcionalidade wireless da Apple) usa WiFi.
Não é essa a questão. Tudo o que é rádio (Bluetooth, WiFi, etc.) está sujeito a interferências.
As interferências podem causar perdas e interrupções (como a ouvir uma música).

De qualquer modo, o maior problema é o consumo de bateria.
Com porto Lightning carrega por cabo.
Sem porto Lightning obriga a carregar por wireless no carro, que não me parece muito prático.

Acho bastante idiota acabar com o porto Lightning, tal como foi idiota acabar com o TouchID (2020 mostrou isso).

O máximo que usei foi durante 40 min. quando fui ao dentista. Creio que me levou uns 7% ou 8% de bateria, estava a usar o Waze.

Parece que o Waze está melhorzito, então... Já usei o Waze (com cabo) de tal modo que o telemóvel estava a ferver, tal era o consumo daquilo... safou-se pelo facto de estar ligado por cabo.

E tens algum modo de carregar o iPhone no carro sem ser por cabo?

O teu já não traz android auto sendo MY2020?

No meu Bmw de 2019 só tem carplay, pelo que pela 1a vez mudei para Iphone. Mudança que custa..

Mas emparelha logo por wireless. Funciona muito bem e é um must usar o spotify, única forma de dar uso ao sistema de som H/K do carro, porque pela rádio não se nota nada [:D]

Android auto mas só por wireless também.

Sim, o CarPlay wireless (e praticamente todas as funcionalidade wireless da Apple) usa WiFi.
Não é essa a questão. Tudo o que é rádio (Bluetooth, WiFi, etc.) está sujeito a interferências.

Sem porto Lightning obriga a carregar por wireless no carro, que não me parece muito prático.

Acho bastante idiota acabar com o porto Lightning, tal como foi idiota acabar com o TouchID (2020 mostrou isso).

A questão do porto Lightning é obvio que se desaparecer vai fazer perder conveniência.
Mas ter CarPlay por wireless, mantendo a opção de ligar o cabo quando é preciso carregar, é muito conveniente. É entrar no carro com o telemóvel no bolso e aquilo liga-se e pronto. É menos uma coisa para ligar quando se entra e sobretudo (no meu caso), menos uma coisa para desligar e agarrar quando saímos, até porque eu sou perito em deixar esquecidas no carro coisas que devia levar comigo! Eu em viagens inferiores a cerca de 1 hora nem sequer me lembro de ligar o cabo. Só se tiver a bateria muito nas lonas ou em viagens grandes.

Parece que o Waze está melhorzito, então... Já usei o Waze (com cabo) de tal modo que o telemóvel estava a ferver, tal era o consumo daquilo... safou-se pelo facto de estar ligado por cabo.

Sim, aqui há uns meses reportei um problema que tive no 11.. Foi aquilo estar a comer tipo 10% de bateria em 1h, mesmo em repouso, (tinha utlizado o waze e mesmo o google maps), na altura disseste que estaria algo em 2º plano a mamar.. e assim foi.

Deduzo que estejam mais eficientes algumas app´s.

E tens algum modo de carregar o iPhone no carro sem ser por cabo?

No meu caso, tenho carregamento de indução. Mas aquilo carrega muuto devagar ou nem carrega, mantém [:D] deduzo que seja transversal a todas as marcas.

Android auto mas só por wireless também.

Tens sorte, se te fartares da Apple, tornas para o Android.

pois, não tenho.

acho uma treta.

na store se pesquisar por "mirror for samsung tv", aparecem algumas app´s a pagar. As não pagas, saquei e nenhuma deu! Uma treta isto das incompatibilidades!

Tens de dar acesso à rede local a essas apps.
Acho que a própria app do YouTube usa o acesso à rede local para fazer cast para as TV Android.

Estou a perder a paciência com os airpods e um iPad Pro 2020...
Isto de fazerem pair automaticamente não funciona muito bem neste caso, tenho que andar a meter e tirar da caixa meia duzia de vezes até fazerem pair com o iPad, embora se for a bluetooth dizem que estão ligados, no canto superior direito não aparece o icon nem eles fazem aquele som inicial.

Os meus Xiaomi fazem isso especialmente quando ligo a um dispositivo e depois tento ligar a outro, mas quando ligo 2x seguidas ao mesmo já não costumam fazer.
Atribuo isso precisamente ao facto de não serem da Apple, imaginei (e já o escrevi aqui) que seria o tipo de acção que não teria que fazer com AirPods...

Nós perdemos foi a paciência com o concessionário Mercedes que nos vendeu o A, porque afirmaram que tinha CarPlay (provavelmente o vendedor a "despachar") e afinal não tinha. Tanto andei de volta e claro que não conseguia ligar...
Como não sou eu que ando com o carro nem estive presente no negócio (só acompanhei) isto andou e andou até se chegar a esta conclusão, porque se fosse mais cedo acredito que tivesse sido resolvido.
Enfim, são outros 500. Era essencialmente para o GPS, porque o carro não tem (o meu B, geração anterior, tem GPS e não CarPlay).

Quanto ao TouchID, exemplo prático:
Usamos a app do Continente para as compras, mas chegamos ao ponto de o fazer sempre com o 6S da minha mulher em vez do meu XS, para não estar a colocar o código repetidas vezes... O FaceID naturalmente não me reconhece com máscara.

Última edição:

Não é por causa de 2020 que eliminar o TouchID é considerado uma idiotice. Imagina que o COVID atacava as impressões digitais em vez das vias respiratórias. [:D]

De qualquer forma, apesar de gostar do conceito, reconheço que pode ser uma chatice no caso do CarPlay. E ainda agora recebi um carro com CarPlay. Se calhar devia ter encomendado um BMW. :sh)[:D]

Ainda quero ver quanto tempo um iPhone aguenta a fazer navegação por CarPlay wireless, e com quanta carga um gajo fica quando chega ao destino.

Mais vale comprar um Android e usar o Android Auto.

Mas alguma coisa impede de ligar para carregar e ao mesmo tempo fazer CarPlay wireless?

Por acaso gasta muito menos bateria do que pensava.
Hoje andei aí uma hora de carro, com mais a restante utilização normal (e acrescida de brinquedo novo) e a bateria está neste momento a 74%.

Última edição:
A tv tem de suportar Airplay 2, só em tvs a partir de 2018 é que tem.

Pois, a Samsung que tenho, apesar de "smart" é de 2014!

Mas alguma coisa impede de ligar para carregar e ao mesmo tempo fazer CarPlay wireless?

Por acaso gasta muito menos bateria do que pensava.
Hoje andei aí uma hora de carro, com mais a restante utilização normal (e acrescida de brinquedo novo) e a bateria está neste momento a 74%.

Tens o 12 não é? Tanto o 11 como o 12 a bateria é muito boa, melhor que a Samsung que tive (S8 e S10 da minha irmã). Se calhar, não ser amoled faz por isso [:D]

Voltar
Superior