Tópico da Apple

Preciso de fazer uma aquisição de um iPhone antes do que estava a planear.
Em cima da mesa estão as seguintes opções:

- 12 Mini 64 GB recondicionado, 440€
- 11 64 GB novo, 450€
- SE 2022 128 GB novo, 480€
- 12 Mini 64 GB novo, 560€
- 13 Mini 128 GB novo, 670€

Naturalmente que a ideia é gastar o mínimo possível. A pessoa actualmente tem um 6S que está a dar as últimas.
A preferência ia para os Mini, mas os preços não estão a descer assim tanto, daí terem entrado ali o 11 e o SE 2022 na mistura.
Tendo este cenário, o que escolheriam?

Opções mais baratas seriam p.e. um XS 64 GB recondicionado na casa dos 300€, mas para isso acho que "transferia" o meu e ia na mesma buscar outra opção para mim.
Acho uma escolha demasiado pessoal para não ser o próprio a fazê-lo.

Quanto usa o telemóvel ao longo do dia e os 64 GB serão suficiente?
Faz-me alguma confusão telemóveis com uma capacidade de video 4k e fotografia de alta qualidade com apenas 64GB sem possibilidade de estender com um cartão.

Desses só posso falar do SE porque foi o que mais pesquisei e os defeitos apontados são a autonomia medíocre, ecrã pequeno, ausência de modo noturno e o desenho datado.
Nesta fase da minha vida para a minha utilização cumpre porque não uso o telemóvel para lazer e redes sociais, logo a bateria durará ao longo do dia. O modo noturno tenho no S9 e uso raramente (havendo também a possibilidade de descarregar uma app para este efeito para o SE) e quanto ao desenho... levará uma capa Tech21 ou Otterbox no primeiro dia logo não é algo que dê importância.

Pela capacidade e por ser mais recente, desses todos o 13 mini 128GB novo faz mais sentido.

Eu tive há pouco tempo numa situação parecida, primeiro iPhone (e telefone) para a minha filha de 10 anos, fiquei na dúvida entre o 11 com 128GB e o 12 mini com 64GB, ambos novos e com o mesmo preço praticamente, optei pelo 11 pela capacidade da bateria, mais memória e maior ecrã, mas sei que perdia na qualidade do ecrã, câmeras e processador. E pessoalmente acho o ecrã do mini demasiado pequeno, o tamanho do ecrã e a capacidade da bateria são mesmo os aspectos negativos, senão não tinha dúvidas na sua aquisição, era o melhor pacote no geral.

Acho uma escolha demasiado pessoal para não ser o próprio a fazê-lo.

Quanto usa o telemóvel ao longo do dia e os 64 GB serão suficiente?
Faz-me alguma confusão telemóveis com uma capacidade de video 4k e fotografia de alta qualidade com apenas 64GB sem possibilidade de estender com um cartão.

Desses só posso falar do SE porque foi o que mais pesquisei e os defeitos apontados são a autonomia medíocre, ecrã pequeno, ausência de modo noturno e o desenho datado.
Nesta fase da minha vida para a minha utilização cumpre porque não uso o telemóvel para lazer e redes sociais, logo a bateria durará ao longo do dia. O modo noturno tenho no S9 e uso raramente (havendo também a possibilidade de descarregar uma app para este efeito para o SE) e quanto ao desenho... levará uma capa Tech21 ou Otterbox no primeiro dia logo não é algo que dê importância.

O tamanho das versões Mini, neste caso, é mesmo o maior atractivo. Já vi um exemplo parecido dentro de casa, quando a minha esposa recusou um XR (que tive que devolver) por achar demasiado grande (e acabei por conseguir "recauchutar" na altura um 7, que entretanto também já deve estar a pedir pelo menos uma bateria nova).

O 13 Mini seria o ideal, concordo, mas o preço ainda está muito alto para o que se pretende gastar e não se encontram facilmente no mercado de usados.
Ao mesmo tempo, com esse preço, que nem é mau em novo, dificilmente compensaria em usado.

E sigo a mesma lógica para o 12 Mini, não se 120€ de diferença são suficientes para a diferença entre recondicionado e novo. Isto é, 110€ de diferença entre 12 e 13 Minis talvez não valham a pena, mas pagar um extra semelhante para ter um aparelho novo já me parece mais razoável.

Talvez deixe arrastar isto até o 6S actual morrer de vez, em vez de fazer esta troca proactiva, porque aí não haverá hipótese.
Não acredito que os preços desçam com a entrada do novo 14, especialmente não estando prevista a versão Mini.

Entretanto e paralelamente, seja para "transferir" ou não, vou ter que trocar a bateria do meu XS, está a descer relativamente rápido para os 80% de capacidade e já se começa a notar. O preço mais em conta que encontrei na zona de Lisboa é de 42€ na iSwitch, dentro de lojas de confiança.

Acho que os 64Gb depende muito da utilização, se for para alguém que goste de tirar muitas fotografias é para esquecer. Falo por experiência própria, comprei um iPhone 11 Pro Max 64Gb para a mulher e só o fiz porque apanhei um negócio imperdível no ebay.
Fora isso não teria comprado.

Depende muito do uso, 64GB é muito curto, mas, se é alguem que só instala 3 ou 4 apps (em vez de 50!), iCloud bem configurado e provavelmente pago (50GB) para fazer o offload de fotos. É capaz de chegar.

Mas com o passar dos anos o "lixo digital" vai aumentando no telemovel, o iOS fica mais pesado e todos os anos fica um pouco mais curto.

Mas lá está, para muita gente, das 2 e 3 apps chega bem.

Depende muito do uso, 64GB é muito curto, mas, se é alguem que só instala 3 ou 4 apps (em vez de 50!), iCloud bem configurado e provavelmente pago (50GB) para fazer o offload de fotos. É capaz de chegar.

Mas com o passar dos anos o "lixo digital" vai aumentando no telemovel, o iOS fica mais pesado e todos os anos fica um pouco mais curto.

Mas lá está, para muita gente, das 2 e 3 apps chega bem.

Acho que os 64Gb depende muito da utilização, se for para alguém que goste de tirar muitas fotografias é para esquecer. Falo por experiência própria, comprei um iPhone 11 Pro Max 64Gb para a mulher e só o fiz porque apanhei um negócio imperdível no ebay.
Fora isso não teria comprado.

O meu XS é de 64 GB e ainda tenho um MacBook Pro com 128 GB, portanto é tudo muito relativo...
O 7 da minha esposa é de 32 GB e ela não se queixa, e quase nunca se queixou do anterior 6S com 16 GB.
Quando "intermediei" a compra do tal XR disse logo que teria que ser 128 GB, porque era para um miúdo novo que carregou logo aquilo com jogos.

Neste caso, são mesmo as apps básicas e fotos ocasionais, pelo que 64 GB chegam bem, a não ser que o negócio "leve" para uma unidade de maior capacidade.
A escolha de iPhone está mesmo ligada ao "descanso" que isso traz (e habituação ao ecossistema).

Recebi o meu macbook Pro 14 (da empresa) e que desilusão, já tinha visto e não tinha ficado nada impressionado mas agora com ele na mão, que barrote, parece um portátil com 15 anos... isto tem mesmo um aspecto rasca. Estou aqui a comparar com o Pro 13 "antigo" de 2018 e juro que o novo parece de há várias gerações atrás [:vm)][:vm)]

Recebi o meu macbook Pro 14 (da empresa) e que desilusão, já tinha visto e não tinha ficado nada impressionado mas agora com ele na mão, que barrote, parece um portátil com 15 anos... isto tem mesmo um aspecto rasca. Estou aqui a comparar com o Pro 13 "antigo" de 2018 e juro que o novo parece de há várias gerações atrás [:vm)][:vm)]

Estás a falar do design exterior?

Eu gosto, é um design intemporal.

Design, aparência, toque, tudo parece um retrocesso face à máquina anterior. é uma ferramenta de trabalho, é o que é...

Eu acho uma maravilha, aparência ainda mais premium, minimalista, o fecho da tampa ainda está melhor, o teclado melhor, o ecrã de longe o melhor do mercado, MagSafe, entrada hdmi e para cartões sd, não consigo detectar pontos negativos nestes novos pro, a não ser o preço elevado.

Acho o mesmo.

Vale pela maquina que é

Mas esteticamente é um desastre

Parece super grosso (e não é) na realidade pondo um de 13 ao lado sao quase da mesma grossura, mas o design do 13 pro é top

A ideia acho que era mesmo ter o aspecto dos iniciais

Tal como o iphone 12 pro parece mais grosso que o 11 pro pelo design mais nostalgico

Por um lado ainda bem que assim é

Eu acho uma maravilha, aparência ainda mais premium, minimalista, o fecho da tampa ainda está melhor, o teclado melhor, o ecrã de longe o melhor do mercado, MagSafe, entrada hdmi e para cartões sd, não consigo detectar pontos negativos nestes novos pro, a não ser o preço elevado.

Serei o único que gosta da Touch Bar e nunca a viu ela falhar? Passar à frente videos que supostamente não dava para passar e para ligar e desligar o micro no zoom é algo que estou sempre a fazer junto com um botão próprio para os screenshots em vez do chato CMD+SHIT+3.
Eu acho que deviam ter continuado com a Touch Bar + fila de teclas.

Serei o único que gosta da Touch Bar e nunca a viu ela falhar? Passar à frente videos que supostamente não dava para passar e para ligar e desligar o micro no zoom é algo que estou sempre a fazer junto com um botão próprio para os screenshots em vez do chato CMD+SHIT+3.
Eu acho que deviam ter continuado com a Touch Bar + fila de teclas.
Não és o único.

Malta a cópia de segurança para a Icloud+ costuma demorar muito tempo? Estou à horas para fazer a minha não sei vos acontece tb:confused:

primeira cópia? Sim, aquilo não comunica muito, tanto pode falhar como em 12h aparecer feito. Depois de ter a primeira cópia o resto funciona bem.

Uma coisa que ajuda, abre os detalhes do iCloud e muita coisa não precisas de fazer cópia de segurança, por exemplo o facebook/menseger que são apps com tudo na cloud podem adicionar gigas à cópia de segurança sem adicionar valor, o whataspp normalmente os videos também pode ser desligado e os poucos videos que gostas habitua a guardar à parte.

Uma coisa tão simples e,no entanto,demoram tanto tempo a concretizar.

É mesmo só vontade.
Aqui deve ser nem 2h de código...

Mas as vezes entendo que a Apple não pode permitir ceder a todas as pressões que haja.

O iPad continua sem calculadora por exemplo. Porque acham que o scale da do iPhone seria uma porcaria e porque não querem estar a perder tempo com isso quando há milhares de apps.

Voltar
Superior