Tópico da Apple

O material da Apple tem uma longevidade superior à média do mercado. Quanto a isso acho que não há grandes dúvidas.

Claro que um iphone com 5 anos está tecnologicamente ultrapassado em muita coisa, mas o mais importante é que se mantém atualizado e com enorme fluidez de utilização.

Ainda tenho lá em casa um iphone SE que é usado pela minha filha e ainda teve atualização até ao IOS 15...

Tenho um ipad de 2019 que passou agora para a minha esposa que está a funcionar como quando era novo e isso é quase impossível num android.

A minha última aquisição foi um ipad Air 5 com M1 e acho que agora acabei mesmo por matar o iMac...isto faz tudo, até edição de vídeo faz com rapidez e desempenho impecável.

[;)]

A questão é sempre que por muito bom e muito caro que seja um telefone, para uso diário intensivo, as baterias ao fim de pouco tempo estão arruinadas.

Pode-se sempre trocar a bateria mas é uma dor de cabeça.

A outra coisa, é que invariavelmente, há um ecrã que cai ao chão e parte / estala / racha [:D]

Em relação às baterias, para os futuros modelos vamos ter novidades:
iPhone 15 deve ter Stacked Battery (+10% capacidade e aguentam mais ciclos)
iPhone 17 (2025) é capaz de já ter baterias solidas, mais capacidade, melhor capacidade de lidar com calor e frio, e principalmente, mais ciclos, chega a 1000 ciclo no mesmo estado que as actuais a 300, ou seja, se a capacidade actualmente cai significativamente ao fim de 2 anos, com as novas já são 4 anos ou mais.

Depois de anos e anos sem evoluir nas baterias, com progresso a ser feito em baterias maiores e telemoveis mais efecientes, finalmente as baterias começam a melhorar.

Eu tenho um iPad 6ª geração 128GB e muito sinceramente, não é um poço de fluidez, tanto que o formatei a semana passada. Nada de muito grave, mas até para abrir aplicações tipo o mail se nota lag. Nada de muito escandaloso, mas já não é propriamente nenhum foguete.

Mas neste caso, o iPad é algo que não tem nenhum concorrente à altura no mundo Android. A pessoa vai convivendo com as virtudes e os defeitos de uma forma quase resignada porque "tablet é iPad".

Já a nível de telemóveis, a oferta é muita e boa, e entre pagar 300, 400 ou 500€ a mais por um iPhone com o intuito de o manter por 5 ou 6 anos, vão aparecendo outras alternativas tão ou mais viáveis. No final, é um bocado isto, tudo se resume a uma questão de gosto e ou habituação. Porque as contas, ficam ela por ela.

Sinceramente, não noto grande lag no iPad. O Safari é capaz de ser a app mais lenta. Ou seja, o meu air abre as páginas muito mais rápido.

De resto, considero que funciona bem. Se pensarmos em alguém que usa apenas para streaming e YouTube, é mais do que suficiente.

• Like
Reactions: cjr
Pela última vez neste tema, comparem like for like, dispositivos de preços semelhantes, não compares coisas de 300€ com outras de 1000€.

Já comparei no meu post original. Quanto S8 vês por cada iphone? Ou vais dizer que o Galaxy S8 não era concorrente direto do iphone?

Sim, normalmente a correr aquelas aplicações nativas do iPhone (calendário, mail, iMessage, etc) safa-se bastante bem. Mas tecnologicamente está totalmente obsoleto. Ecrã, câmera, velocidade de carregamento, etc. Lá está, se ficas com o telemóvel 5 ou 6 anos é isso que acontece. Pagas mais, tens mais vida útil, é verdade, mas isso tem um (alto) custo a nível de experiência de utilização.

Para não falar na bateria, que é simplesmente pior do que má, até a fazer chamadas. Se apertares com ele, possivelmente chegas ao almoço e tens de carregar outra vez...

Estás litralmente a negar a vantagem competitiva do iOS face ao Android. O que estás a dizer faz tanto nexo como eu dizer que o iOS é mais customizável que o Android...

Estás redondamente enganado.

Ca en casa ha um 8.
Essa pessoa teve um Mi note 10 lite.

O 8, usado, corre melhor todas as aplicações que o mi note 10 lite quando era novo.
A câmara é incrivelmente boa, para a geração.

A autonomia é pior, demora o mesmo tempo a carregar, falamos de uma bateria com muito menos capacidade.

Mas é o que é. O hardware do Xiaomi é em tudo superior, mas a utilização nada tem a ver.

O cjr está a comparar no mesmo segmento com rivais diretos.

Podemos comparar um iPhone USADO com o que se arranja com o mesmo preço a nível de Android NOVO.
E foi assim que comprei o 7 depois de me fartar de torrar dinheiro em Androids novos a cada 2 anos, todos dentro do mesmo plafond.

Mas sempre comprei com a consciência que o iPhone era o topo da época em que foi lançado e os Androids em questão eram tudo menos de topo.

E embora gostei e continuo a gostar da experiência, não deixei de trocar uma bateria que estava a precisar de assistência e um dia começou a não carregar, de reparar que alguns componentes já não funcionam tão bem, de sentir um ou outro lag a mais ao fim de ano e meio de experiência.

Estás litralmente a negar a vantagem competitiva do iOS face ao Android. O que estás a dizer faz tanto nexo como eu dizer que o iOS é mais customizável que o Android...

Para mim não é nenhuma vantagem competitiva pagar mais para poder conservar um produto durante 6 anos se eu mudo de 3 em 3 ou de 4 em 4... acho que a mensagem é clara e impossível de não perceber. Da mesma maneira que para alguém que ligue zero à constumização, essa vantagem dos Androids também valerá zero. É tudo uma questão de gosto pessoal e objetivos.

Isso para mim só seria vantagem caso fosse obrigado a comprar um telemóvel barato e usado. Aí sim, a minha escolha recaíria sempre num iPhone.

Mas se não é o caso, automaticamente essa "vantagem competitiva" deixa de fazer sentido.

Para mim não é nenhuma vantagem competitiva pagar centenas de euros a mais para poder "usufruir de um 5º e 6º ano" de um telemóvel tecnologicamente ultrapassado quando posso usufruir de telemóveis de topo durante um conjunto de anos, vendê-los ou dá-los à retoma enquanto ainda têm valor de mercado, e andar sempre atualizado. Não tenho que andar com um telemóvel com 6 anos no bolso com uma bateria miserável e obsoleto se posso ter um topo de gama com meia dúzia de meses de mercado sem gastar os olhos da cara.

Claro que isto não serve só para iPhones, mas para o mercado em geral. Se a pessoa estiver atenta, poderá poupar centenas de euros. Mas também é verdade que o mundo Android é bastante mais volátil, e bons negócios é o que não falta para telemóveis com apenas 1 mês de mercado ou no seu lançamento, coisa que não acontece com os iPhones.

Mas mais uma vez, isto é ver as coisas de outra maneira. Não está certo nem errado. Pessoalmente acho, e para quem está dentro do mundo dos smartphones, que geralmente não vai manter um telemóvel durante 6 anos. Essa é a conversa de muita gente para se convencerem das suas próprias compras. 😂 Só o faz quem tem requisitos baixos de utilização. Mas há pessoas que não querem mesmo saber, pelos vários motivos. Compram o mais caro ou o que tem mais mais nome, não têm nenhum interesse por tecnologia, e conservam-no até cair de podre.

Mas não acho é que seja o caso dos utilizadores deste tópico. 😉

Last edited:
Eu por acaso tendo a me manter até à ultima actulização, e no mundo apple até agora não tem sido nenhum esforço, as coisas funcionam bem. Basta ser um pouco racional e ter um filtro ao consumo que está em todo o lado.

• Like
Os iPhones retêm um valor de mercado inacreditável. Eu recebo um iPhone novo da Empresa a cada 2 anos. Alguns dos usados têm ido para a família, mas também já vendi uns 2 ou 3. É muito difícil encontrar outro equipamento electrónico que mantenha tanto o seu valor em usado.

Os iPhones retêm um valor de mercado inacreditável. Eu recebo um iPhone novo da Empresa a cada 2 anos. Alguns dos usados têm ido para a família, mas também já vendi uns 2 ou 3. É muito difícil encontrar outro equipamento electrónico que mantenha tanto o seu valor em usado.

Já foi tempo, antigamente sim, agora já nos últimos anos nem por isso.

Num iPhone Pro perdes num ano há vontade uns 400 a 500€.

Já foi tempo, antigamente sim, agora já nos últimos anos nem por isso.

Num iPhone Pro perdes num ano há vontade uns 400 a 500€.

Perdes 400 euros porque os iPhones custam 1200! Continuam a reter brutalmente mais valor que qualquer outro smartphone seja de que marca for. Além disso, até podes perder 400 euros no primeiro ano, mas no segundo não perdes mais 400.

Last edited:

Pois retêm, mas se custam bem mais do que os outros [principalmente porque] nunca há promoções, acabamos no mesmo, não há almoços grátis... 😉

E o pessoal que se prepare, porque vão haver novos aumentos. Anda toda a gente a dizer que topos de gama vão ficar mais caros. Cheira-me que vão abolir os 128GB nos modelos Pro e que os 256GB vão começar na casa dos 1550/1700€ nas respetivas versões normal e max.

Pois retêm, mas se custam bem mais do que os outros [principalmente porque] nunca há promoções, acabamos no mesmo, não há almoços grátis... 😉

E o pessoal que se prepare, porque vão haver novos aumentos. Anda toda a gente a dizer que topos de gama vão ficar mais caros. Cheira-me que vão abolir os 128GB nos modelos Pro e que os 256GB vão começar na casa dos 1550/1700€ nas respetivas versões normal e max.

Os modelos não pro têm vendido abaixo das expectativas já desde a alguns anos (incluindo as versões mini), este ano tudo indica que a Apple vai tentar outra abordagem, um aumento de cerca de 200€ nos modelos pro, provavelmente, como disses, acabando com o modelo 128GB, que no Pro nem fazia sentido porque algumas opções de gravação de video requeriam 256GB para funcionar..

Nos relatórios de contas e apresentação de resultados, a apple não faz segredo que espera diminuição de vendas este ano (incluindo novos modelos não lançados), compensado pelo aumento de lucros nos serviços e aumento das margens de lucro.

• Like
Os modelos não pro têm vendido abaixo das expectativas já desde a alguns anos (incluindo as versões mini), este ano tudo indica que a Apple vai tentar outra abordagem, um aumento de cerca de 200€ nos modelos pro, provavelmente, como disses, acabando com o modelo 128GB, que no Pro nem fazia sentido porque algumas opções de gravação de video requeriam 256GB para funcionar..

Nos relatórios de contas e apresentação de resultados, a apple não faz segredo que espera diminuição de vendas este ano (incluindo novos modelos não lançados), compensado pelo aumento de lucros nos serviços e aumento das margens de lucro.

Sim, e também deverão voltar as diferenças entre o modelo Pro e Pro Max, algo que acho aberrante. Para se ter um topo de gama, tem de se andar com um tijolo no bolso. A Samsung e Google fazem a mesma coisa. A Google supostamente até vai fazer o Pixel 8 mais pequeno do que o 7, mas depois a versão Pro vai continuar a mesma desgraça.🙄

Não. Perdem relativamente menos valor que qualquer outro.

Sim, e também deverão voltar as diferenças entre o modelo Pro e Pro Max, algo que acho aberrante. Para se ter um topo de gama, tem de se andar com um tijolo no bolso. A Samsung e Google fazem a mesma coisa. A Google supostamente até vai fazer o Pixel 8 mais pequeno do que o 7, mas depois a versão Pro vai continuar a mesma desgraça.🙄

o pro max 2023 é expectável ter uma câmara com zoom 6x, a razão de não estar no pro 2023 é espaço. Supostamente para o ano o iPhone 2024 pro vai aumentar (ainda mais!) o tamanho de ecrã para ter espaço para o mesmo sistema de zoom.

para o ano também vai ter menos sensores na ilha dinâmica, e os botões físicos vão finalmente ser substituídos por sensores. Do que se sabe até agora não vai existir separação entre as features do pro e pro max 2024, a diferença em 2023 pode ter sido apenas por limitações técnicas.

Last edited:
  • Like
Não. Perdem relativamente menos valor que qualquer outro.

Claro que perdem menos valor, isso é mais do que certo e não merece discussão. Mas essa retenção na revenda a longo prazo é sempre de difícil cálculo, porque tem muitas variantes. O modelo em si, a capacidade de disco, o estado de conservação, a altura em que se vende, o estado da economia e do bolso dos compradores, etc.

Basta dar uma vista de olhos no OLX e ver que o iPhone 8, saído em setembro de 2017, está à venda aos pontapés ali na casa dos 100€. O Galaxy S8 (já aqui falado), saiu em abril desse mesmo 2017. Ou seja, é mais velho, o que quer dizer que é o modelo "do ano anterior" (o Samsung concorrente do iPhone sai sempre depois) e na maioria dos casos, e mesmo na versão normal, está à venda por valores superiores ao iPhone 8.

Se serão ou não vendidos, isso será outra história. Mas se em muitos casos o iPhone 8 começa com um preço de 100€, digamos que a possibilidade de ser vendido por 70/80€ e abaixo do valor do S8 é bastante alta...

Last edited:
Perdes 400 euros porque os iPhones custam 1200! Continuam a reter brutalmente mais valor que qualquer outro smartphone seja de que marca for. Além disso, até podes perder 400 euros no primeiro ano, mas no segundo não perdes mais 400.

A diferença no fim deve ser completamente residual face ao custo. Já houve tempos em que foi mais, com o passar do tempo essa diferença foi diminuindo, e hoje em dia a 2ªmão é um negócio na apple como em qualquer outra marca, mais ou menos 100€.

Back