Tópico da Apple

Entretanto, e para matar o bichinho, comprei um iPhone XS a um preço de saldo. Independentemente do que fizer depois, ficará para um dos meus filhos, que já têm o 8 deles todo escavacado. Nota-se que a fluidez já não é a melhor, mas para o que é, serve perfeitamente.

De vez em quando gosto de regressar ao iOS, tal como de vez em quando gosto de regressar ao Android (por motivos diferentes).

Só que ao contrário das outras vezes, regressar ao iOS pareceu-me desta vez (e em vários aspetos) um pouco andar para trás. Creio que é a primeira vez que sinto isto. Talvez porque o Android que tenho é "puro" (Pixel) e tenha dado um salto maior do que o iOS deu (que para mim levava vantagem). Ou talvez porque o iOS estagnou.

A parte da solidez e da maturidade do iOS estão lá. As definições continuam mais simples do que o Android. Mas passado mais de um ano vejo que os erros continuam lá, e pelo que vejo, o iOS 17 vai ser mais do mesmo. Acrescentam uns emojis, muita bonecada para teenagers, mas coisas realmente úteis parece-me que vai ser mais um ano do mesmo.

O Apple Maps continua aquela coisa de sempre que não serve para nada, acrescentar um local de trabalho nos contactos e depois ele achar no Maps sem ser a 30 km de distância continua o mesmo de sempre, os ícones quadradões estão ali quase ao nível de uma Xiaomi, o teclado a nível preditivo continua a mesma nulidade de sempre, a app Jabra continua a não conseguir sincronizar com os phones, o widget do Google Maps dos tempos de viagem continua a desaparecer sempre que há uma atualização obrigando a reiniciar o aparelho, etc. E eu penso, chiça, em 1 ano e tal não mudou rigorosamente nada??

Uma coisa muita positiva em contraste com uma muito negativa em Android: o Waze começou finalmente a enviar-me notificações à hora de sair, coisa que incrivelmente não acontecia no Pixel. Eu pergunto-me, como é que era possível uma app da Google não trabalhar convenientemente num telemóvel da Google, mas acontecia... 😂

Vou esperar pelo iOS 17 e até os maiores bugs estarem corrigidos, mas cada vez mais fico com aquela sensação que, e pessoalmente, ou tenho o combo "mínimo" Apple (iPhone+Mac+Watch) para fazer uso do ecossistema (que realmente é excelente) ou então mais vale ir para outras paragens.

Em relação ao Apple Watch, praticamente está "confirmado" que terá novo chip e sensores atualizados (entre eles, o cardíaco). Em princípio a autonomia da bateria também deverá aumentar consideravelmente.

Para quem tem como objetivo a saúde/fitness talvez seja uma boa altura de comprar o modelo ainda a este preço (que já é caro). Isto porque a nível de entranhas será atualizado este ano (e deverá manter estes sensores nos próximos 3 anos), mas a nível exterior só será atualizado para o próximo ano, e invariavelmente levará mais um bom aumento em cima...

Após ter começado a falar no novo AW consegui riscar gravemente o meu AW6 [8b]
Queria passar o 6 para a patroa e ficar com o novo, mas não queria entregar-lhe o relógio todo riscado, é viável substituir o vidro? Alguém tem uma ideia de preços?

Entretanto, e para matar o bichinho, comprei um iPhone XS a um preço de saldo. Independentemente do que fizer depois, ficará para um dos meus filhos, que já têm o 8 deles todo escavacado. Nota-se que a fluidez já não é a melhor, mas para o que é, serve perfeitamente.

De vez em quando gosto de regressar ao iOS, tal como de vez em quando gosto de regressar ao Android (por motivos diferentes).

Só que ao contrário das outras vezes, regressar ao iOS pareceu-me desta vez (e em vários aspetos) um pouco andar para trás. Creio que é a primeira vez que sinto isto. Talvez porque o Android que tenho é "puro" (Pixel) e tenha dado um salto maior do que o iOS deu (que para mim levava vantagem). Ou talvez porque o iOS estagnou.

A parte da solidez e da maturidade do iOS estão lá. As definições continuam mais simples do que o Android. Mas passado mais de um ano vejo que os erros continuam lá, e pelo que vejo, o iOS 17 vai ser mais do mesmo. Acrescentam uns emojis, muita bonecada para teenagers, mas coisas realmente úteis parece-me que vai ser mais um ano do mesmo.

O Apple Maps continua aquela coisa de sempre que não serve para nada, acrescentar um local de trabalho nos contactos e depois ele achar no Maps sem ser a 30 km de distância continua o mesmo de sempre, os ícones quadradões estão ali quase ao nível de uma Xiaomi, o teclado a nível preditivo continua a mesma nulidade de sempre, a app Jabra continua a não conseguir sincronizar com os phones, o widget do Google Maps dos tempos de viagem continua a desaparecer sempre que há uma atualização obrigando a reiniciar o aparelho, etc. E eu penso, chiça, em 1 ano e tal não mudou rigorosamente nada??

Uma coisa muita positiva em contraste com uma muito negativa em Android: o Waze começou finalmente a enviar-me notificações à hora de sair, coisa que incrivelmente não acontecia no Pixel. Eu pergunto-me, como é que era possível uma app da Google não trabalhar convenientemente num telemóvel da Google, mas acontecia... 😂

Vou esperar pelo iOS 17 e até os maiores bugs estarem corrigidos, mas cada vez mais fico com aquela sensação que, e pessoalmente, ou tenho o combo "mínimo" Apple (iPhone+Mac+Watch) para fazer uso do ecossistema (que realmente é excelente) ou então mais vale ir para outras paragens.

fiquei surpreendido com a popularidade do waze em Portugal. O que o torna das melhores opções mas não uso mesmo assim.

Apple Maps depende também da comunidade, Portugal tem poucos iPhones, e quem tem também usa Google maps ( ou waze), em Londres ou sítios com muita cobertura iOS Apple Maps funciona muito bem.

eu já uso muito Apple Maps por defeito.

ios 17 para mim tem 4 coisas boas:
- partilha de air tags
- partilhas de passwords (keychain)
- modo offline se mapas no Apple Maps
- melhor teclado.

até acho que tem mais coisas úteis que o iOS 16.

Gosto muito do Apple Maps mas não para conduzir.
Sempre que estou fora do pais é o que costumo usar para coordenação nos transportes públicos.

fiquei surpreendido com a popularidade do waze em Portugal. O que o torna das melhores opções mas não uso mesmo assim.

Apple Maps depende também da comunidade, Portugal tem poucos iPhones, e quem tem também usa Google maps ( ou waze), em Londres ou sítios com muita cobertura iOS Apple Maps funciona muito bem.

eu já uso muito Apple Maps por defeito.

ios 17 para mim tem 4 coisas boas:
- partilha de air tags
- partilhas de passwords (keychain)
- modo offline se mapas no Apple Maps
- melhor teclado.

até acho que tem mais coisas úteis que o iOS 16.

Sem dúvida, há vários países onde o Apple Maps é bom (EUA, UK, Canadá, etc). Em Portugal, continua bastante atrás do Google Maps. Esteticamente até o acho mais apelativo e mais limpo em relação a este, gosto do facto do Apple Maps apresentar logo os vários trajetos alternativos, etc, mas basta abrir um e outro para se perceber as diferenças... e eu não vivo propriamente no campo, mas a poucos quilómetros de Lisboa, numa área extremamente urbana.

O Waze, e para o trânsito, é realmente o melhor. "Chateia-me" ter 3 GPS instalados no telemóvel, mas aquele descanso de receber uma notificação com o estado do trânsito e a dizer para sair em 10 minutos para mim não tem preço.

Em relação ao iOS 17, e as coisas que enumeras, só a melhoria no teclado é que me entusiasma. O resto, confesso, é-me um bocado indiferente. Mas isso, claro, tem a ver com aquilo que cada um dá mais importância. Pessoalmente prefiro ferramentas de produtividade que me possam ajudar no dia a dia. Um exemplo de algo que gostei muito foi do Lembretes no iOS17, que vai permitir transformar as listas num quadro kanban, ao estilo Trello. A pessoa pode ir movimentando os lembretes entre os vários quadros, para gerir, por exemplo, uma tarefa em várias etapas.

E outra coisa que descobri hoje é que o Lembretes já espelha literalmente todas as tarefas e listas do To Do da Microsoft. Bela surpresa! Não sei quando é que isso mudou, mas há um ano não dava. Dava apenas para importar as tarefas do To Do para o Lembretes, mas tinham de estar todas ao molho no mesmo sítio, não sendo possível importar listas. Com esta possibilidade, já não é necessário ter o Lembretes e o To Do instalados. O Lembretes faz o trabalho dos dois. Excelente. 👌

Gosto do APPLE Maps quando preciso de identificar as ruas por onde estou a passar, mas para indicar saídas ou a faixa mais à direita que posso usar, avisa demasiado em cima do acontecimento, preferindo aí o Google.

Mas ambos mando-os passear quando me mandam para caminhos que nem as cabras querem passar.

Ainda não dei hipótese ao Waze, mas é raro precisar de orientar com o trânsito.

Estava agora a testar aquilo do double-pinch no Apple Watch, mas parece que não funciona se não tiver o Assistive Touch activo...

Activei em Accessibility>Quick Actions>On

Mas não funciona. Já testei com uma chamada e com um alarme. Não há maneira de aparecer o símbolo que identifica a ação e que permite que o gesto seja executado.

Se activar o Assistive Touch já funciona, mas não gosto nada do Assistive Touch com aquela linha azul sempre ali. É demasiado.

As Quick Actions, através do double-pinch seria o ideal.

Alguém tem ideia do que estarei a fazer de errado?

EDIT: Activei e desactivei as Quick Actions e o Assistive Touch umas 3 ou 4 vezes e por algum motivo já funciona! [:D]

Last edited:
Back