Tópico da Apple

Comprei lá uma coisa uma vez há mais de 20 anos, foi tudo tão horrível, que 20 anos depois, ainda considero impensável entrar naquela loja.

Muito me espanta sequer ainda existir e não ter falido.

Porra, que aconteceu para tanta raiva?

MacBook Air com defeito logo após a compra, problemas de conectividade bluetooth e as ventoinhas estavam sempre em altas à mínima exigência.

Por lei nos primeiros 30 dias de um artigo com defeito tens direito a um novo.

Como negaram-se e mandaram para garantia esses 30 dias desapareceram...

Depois nunca conseguiram resolver os defeitos do MacBook, após 3 intervenções mal sucedidas a RP continuou a negar a troca por um produto novo...

Agora contabiliza em tempo essas intervenções, foi o tempo que fiquei sem o portátil...

Ou seja, sem dinheiro e sem portátil durante meses...

Após o inferno que foi a questão de ter de tratar com mafiosos, passei para o fabricante, novamente após intervenções que não resolviam o problema, a própria Apple deu-me uma unidade nova mais actualizada, resolveu-me logo a questão.

Curiosamente tive a infelicidade de novamente ter comprado outro MacBook com defeito (problema na câmara), mas como foi na Worten, o processo foi resolvido de outra maneira, mandaram para reparação para confirmar o defeito, o defeito foi confirmado nos 30 dias e tive logo direito a outra unidade ou escolher outro modelo, como viria a acontecer.

Adoro os Widgets no Apple Watch.

Pena os Shortcuts não activarem logo ao clicar no Widget. É preciso um segundo clique no "Run".

Eu tenho um Shortcut no Action Button do Apple Watch e é instantâneo mal se carrega! Podia ser igual nos Widgets.

Last edited:
Nem sei o que dizer dos widgets.
Porque é que o primeiro é um relógio? Eu tenho um relógio que dá as horas, mas o primeiro widget não configurável é outro relógio!! Quem e como é que aprovaram isto?

Nem sei o que dizer dos widgets.
Porque é que o primeiro é um relógio? Eu tenho um relógio que dá as horas, mas o primeiro widget não configurável é outro relógio!! Quem e como é que aprovaram isto?

A hora e a data têm que estar sempre visíveis nos Widgets. Como não queriam que o primeiro Widget aparecesse colado em cima, colocaram dessa forma para ocupar o espaço superior.
Depois, se continuares a navegar pelos Widgets, já só aparece numa pequena barra superior.

Mas pode ser melhorado, concordo. Basta que permitam personalizar. A mini-barra superior é suficiente.

Last edited:
Comprei lá uma coisa uma vez há mais de 20 anos, foi tudo tão horrível, que 20 anos depois, ainda considero impensável entrar naquela loja.

Muito me espanta sequer ainda existir e não ter falido.

Continua fraca

Tive a infelicidade de comprar um combinado em Agosto e o pós venda é atroz.
Isso e não haver número contacto para a loja online, ligas ao geral e dizem que vais ser contactado , surreal em 2023 🤬

A hora e a data têm que estar sempre visíveis nos Widgets. Como não queriam que o primeiro Widget aparecesse colado em cima, colocaram dessa forma para ocupar o espaço superior.
Depois, se continuares a navegar pelos Widgets, já só aparece numa pequena barra superior.

Mas pode ser melhorado, concordo. Basta que permitam personalizar. A mini-barra superior é suficiente.

O resto até gosto, agora o primeiro ser um relógio quando acabei de sair do relógio irrita-me. E irrita-me que não consiga mudar. A barra em cima está ótimo contudo.

Continua fraca

Tive a infelicidade de comprar um combinado em Agosto e o pós venda é atroz.
Isso e não haver número contacto para a loja online, ligas ao geral e dizem que vais ser contactado , surreal em 2023 🤬

Sou outro com ódio de estimação à RP. Recuso-me a comprar o que quer que seja lá.

Mais um com a bateria do Apple Watch pelas ruas da amargura, neste caso um de geração 7 com 88% no estado da bateria. Este já é o meu segundo Apple Watch com uso diário intensivo e desde o 3, que tive antes deste, nunca tinha acontecido uma carga por dia não chegar (uma bateria efectiva de 20h para aí)…

Acabei de instalar a versão 10.0.1, vamos ver se isto tem melhorias porque, caso contrário, acho que vou ter de arranjar outra solução, ter que carregar o relógio duas vezes por dia não é aceitável.

Pois, a bateria do Apple Watch é uma desgraça que começa a não perceber-se em 2023, e já vai na 9ª geração...isto de só ter 1 dia de bateria percebia-se em 2017 ou 2018 (vá), não em 2023.

Acho que o mínimo seriam 2 dias, pensando no fim de semana ou em dias em que realmente a pessoa fez imenso uso do relógio.

E ainda por cima quando colocam um novo chip no modelo, que em princípio, seria mais eficiente do que todos os outros até agora. Eu ainda não posso opinar com o meu porque carreguei ontem à noite e há bocado e não liguei o AOD, por isso não vou saber ao certo quanto tempo vai durar em modo mais "agressivo de utilização", mas até agora parece-me bastante gastador (também vinha de outro modelo com melhor bateria).

No entanto já tive uns stresses com ele: tive de configurar o correio google não sei quantas vezes porque ele não memorizava as configurações (já no último Apple Watch me acontecia isto), e a app do Lembretes está com um bug que de vez em quando não responde e tenho de matar a aplicação e entrar outra vez para poder aceder às listas e consequentes lembretes. Uma coisa parva também é que ao criar um lembrete ele dá a hipótese de digitar no iPhone, mas só o lembrete em si, depois a data e hora tenho de voltar outra vez ao lembrete e inserir posteriormente. Com tanto tempo que se perde mais vale fazer logo tudo no iPhone...também me pareceu que ao criar um lembrete diretamente no Apple Watch só é possível criar eventos de 5 em 5 minutos. É mesmo assim?

Por fim, a aplicação Lembretes não me aparece na app Watch no iPhone. É mesmo assim? Já liguei e desliguei relógio e telefone, fiz reposição do relógio, etc. Aparece-me na parte das notificações, e no relógio acedo normalmente à app, crio lembretes, recebo notificações, tudo. Mas a app Lembretes não me aparece na lista das apps na Watch. Estive a investigar e parece que há mais pessoal com este problema, mas agora estou na dúvida se os Lembretes terão app própria ou se aparecem apenas na parte das notificações...

Exemplificando, a primeira fotografia é das notificações, a segunda é a das apps. Na primeira, antes do Mail, estão lá os Lembretes. Na 2ª, a app não aparece lá...

Das melhores coisas que o iPhone tem é a migração dos dados, definições e das apps para o novo.
Isto dá 30 a 0 ao Android, nesse aspecto.

Pois, a bateria do Apple Watch é uma desgraça que começa a não perceber-se em 2023, e já vai na 9ª geração...isto de só ter 1 dia de bateria percebia-se em 2017 ou 2018 (vá), não em 2023.

Há que comparar Apples to Apples[:D]

Uma coisa é uma "smart Watch" que se resume a um conjunto de sensores e um sistema de notificações, que deixa todo o trabalho para o dispositivo com o qual está emparelhado. Outra coisa é um smart Watch que corre um verdadeiro sistema operativo, corre apps a sérios e se preocupa num compromisso entre tamanho, peso e usabilidade.
Se comparares as coisas desta maneira, por exemplo um Apple Watch com um smart Watch com WearOS, o AW é, watt por watt, mais eficiente que o WearOS.
Agora, um dispositivo tipo Garmin que é muito especializado, com uma bateria mais de 50% maior, aí não há milagres. Mas lembro-me de ter lido uma review no Toms Hardware em que, se puserem um Apple Watch Ultra e um Garmin Fenix 7 ambos em multitasking (tipo tocar música ao mesmo tempo que dão direções GPS), então aí a bateria do AW dura mais.
No fundo são coisas diferentes para mercados diferentes. É como comparar um carro de pista com um SUV. Um faz uma coisa muito bem, mas só aquela coisa. O outro tem que fazer uma série de coisas de forma competente, mas não lhe deve ser exigido em nenhuma delas que seja igual a um especializado.

Last edited:
Há que comparar Apples to Apples[:D]

Uma coisa é uma "smart Watch" que se resume a um conjunto de sensores e um sistema de notificações, que deixa todo o trabalho para o dispositivo com o qual está emparelhado. Outra coisa é um smart Watch que corre um verdadeiro sistema operativo, corre apps a sérios e se preocupa num compromisso entre tamanho, peso e usabilidade.
Se comparares as coisas desta maneira, por exemplo um Apple Watch com um smart Watch com WearOS, o AW é, watt por watt, mais eficiente que o WearOS.
Agora, um dispositivo tipo Garmin que é muito especializado, com uma bateria mais de 50% maior, aí não há milagres. Mas lembro-me de ter lido uma review no Toms Hardware em que, se puserem um Apple Watch Ultra e um Garmin Fenix 7 ambos em multitasking (tipo tocar música ao mesmo tempo que dão direções GPS), então aí a bateria do AW dura mais.
No fundo são coisas diferentes para mercados diferentes. É como comparar um carro de pista com um SUV. Um faz uma coisa muito bem, mas só aquela coisa. O outro tem que fazer uma série de coisas de forma competente, mas não lhe deve ser exigido em nenhuma delas que seja igual a um especializado.

Pois, isso é tudo muito bonito na teoria, mas na prática...não funciona assim. Argumentar acerca da eficiência do AW só serve mesmo para afagar o ego, dentro da retórica do pessoal dos Android que tem 4556GB de RAM ou 8756574 mpx nos telemóveis. Porque para quem anda com um smartwatch no pulso, isso ao final do dia diz zero. Teria significado se com menos recursos o AW conseguisse sacar um coelho da cartola a nível real de bateria, tal como faz o iOS e MacOS, que com menos hardware bruto conseguem excelentes resultados. Mas não é isso que acontece.

Eu já tive um Galaxy Watch 5 e um Huawei Watch 4 que correm SO e têm autonomias superiores ao AW. O Huawei então...nem se fala. O único ainda mais miserável é o Pixel Watch (que também já tive).

Além disso, nem precisamos realmente de entrar no campo das comparações, basta fazermos uma pequena auto-análise acerca do que temos no pulso. Quase em 2024 e um smartwatch que já vai quase no seu 10º ano de vida, e que desde a 1ª edição praticamente evoluiu zero no campo da bateria, não me parece de todo algo positivo...

Last edited:
Pois, isso é tudo muito bonito na teoria, mas na prática...não funciona assim. Argumentar acerca da eficiência do AW só serve mesmo para afagar o ego, dentro da retórica do pessoal dos Android que tem 4556GB de RAM ou 8756574 mpx nos telemóveis. Porque para quem anda com um smartwatch no pulso, isso ao final do dia diz zero. Teria significado se com menos recursos o AW conseguisse sacar um coelho da cartola a nível real de bateria, tal como faz o iOS e MacOS, que com menos hardware bruto conseguem excelentes resultados. Mas não é isso que acontece.

Eu já tive um Galaxy Watch 5 e um Huawei Watch 4 que correm SO e têm autonomias superiores ao AW. O Huawei então...nem se fala. O único ainda mais miserável é o Pixel Watch (que também já tive).

Além disso, nem precisamos realmente de entrar no campo das comparações, basta fazermos uma pequena auto-análise acerca do que temos no pulso. Quase em 2024 e um smartwatch que já vai quase no seu 10º ano de vida, e que desde a 1ª edição praticamente evoluiu zero no campo da bateria, não me parece de todo algo positivo...

Isto é a mesma conversa igualzinha ao que havia quando os smartphones, ainda antes do iPhone, começaram a aparecer e a substituir os telemóveis "dumb". Muita gente argumentava que um smartphone aguentava só um dia contra 3 ou 4 dias dos outros. A questão é que os fabricantes se aperceberam rapidamente que o ponto crítico da aceitação estava nas 24 horas, ou até mesmo nas 18/20. E a partir daí é tudo uma questão de opções na características do produto. No caso dos smartwaches, a grande maioria das pessoas o que quer é um que dure à vontade 24 horas mais 1h de carregamento. E isso o AW faz. A partir desse ponto a Apple considera que não vale a pena sacrificar outras coisas só para dar mais autonomia. Ainda que tenha um "low power Mode", que no caso do meu AW 8 por exemplo o faz durar praticamente 3 dias à vontade, e retendo muitas funções que outros não têm, a verdade é que o AW não foi pensado para esse tipo de usos.
É tudo uma questão de posicionamento de mercado. Quem achar que é imprescindível ter um smartwatch que só vai à carga de 3 em 3 dias tem que ir para outras opções.

Das melhores coisas que o iPhone tem é a migração dos dados, definições e das apps para o novo.
Isto dá 30 a 0 ao Android, nesse aspecto.
Não sei como é no iPhone, mas no Android, literalmente, fazes login com a tua conta com o novo telefone, e está tudo importado, apps, definições, literalmente, tudo!

Portanto não consigo nem imaginar o que será esse 30 a zero... deve migrar com o poder da mente.

já não vinha aqui há algum tempo, mas vejo que o pessoal android continua a vir aqui ao tópico da apple, só para dizer que o android é melhor [:D]

mas porque é que não dizem isso no tópico do android e pronto?! [:D]

gabo a paciência dos que cá vêm para isso, e a paciência dos que aqui estão e que (obviamente) não querem saber do android para nada! [:)]

Não sei como é no iPhone, mas no Android, literalmente, fazes login com a tua conta com o novo telefone, e está tudo importado, apps, definições, literalmente, tudo!

Portanto não consigo nem imaginar o que será esse 30 a zero... deve migrar com o poder da mente.

O Pixel faz isso se tiveres Google One, mas não tenho a certeza se o resto dos Android faz. Por acaso é uma boa questão. [;)]

Ele deve estar a referir-se à funcionalidade de aproximar o iPhone novo do velho e aquilo fazer um espelho total do velho sem ser preciso ir buscar nada à iCloud nem sequer fazer backup antes. Não sei se o Android tem isto. Se calhar tem.

• Like
Reactions: cjr
já não vinha aqui há algum tempo, mas vejo que o pessoal android continua a vir aqui ao tópico da apple, só para dizer que o android é melhor [:D]

mas porque é que não dizem isso no tópico do android e pronto?! [:D]

gabo a paciência dos que cá vêm para isso, e a paciência dos que aqui estão e que (obviamente) não querem saber do android para nada! [:)]
Tristeza de comentário, às vezes, nem tens noção do que transpareces pois não? 🤣🤣🤣

Este é o tópico da Apple, não é o tópico do iPhone. Posso ter interesse na Apple sem ter um iPhone, ou no teu planeta de quadrados isso não pode ser nem existir?

E conseguiste ler no meu post que Android era melhor? A sério que sim....🤣🤣

Back