Tópico da Apple

Muita gente vai ter agora uma banho de realidade.

As novas features de IA da apple, vão requerer idealmente 8GB no iPhone, e o M2 enquanto processador. Apenas o iPhone 15Pro tem 8GB de ram. Este ano todos vão ter 8GB e para o ano passam a 12GB.

Muito provavelmente 16GB vai passar a ser o default em MAC e no iPhone para o ano será 12GB, e quase todos os modelos inferiores vão ser privados de IA local, é o preço a pagar pelo sistema otimizado que não precisava de RAM e tal mas agora não vai conseguir correr modelos de IA.

Já só falta 1 semana para a apresentação. Mas tudo indica que a Apple vai ter que fazer aqui um grande jogo para não cortar suporte de features a modelos recentes que claramente não têm hardware para isso.

Sim, isto é verdade.

Daí eu dizer que para mim e em 2024 não comprava um Mac com 8 GB de RAM (exceto, no limite, um MBA M1 a 500e ou menos [:D]). E sim, o upgrade de RAM para o valor dos Pro vai ser mais rápido desta vez com o i16 a ter já 8 GB em setembro e 12 GB no 17, mas atenção, apenas nos 17 Pro.

Estou muito curioso com esta WWDC, espera-se a mais interessante em anos...

A conversa do sistema otimizado que não precisava de RAM já é algo velha, o iOS ficou um bocado pesado nos últimos anos*, já o macOS andava a ficar um bocado pesado nos últimos anos Intel mas agora mais recentemente parece-me estar melhorar e tudo o que é M1 ou superior corre como manteiga. Portanto parece que a situação destes dois SO se inverteu nos últimos anos.

*anos e anos só de "building on top"... o iOS já precisava de um major overhaul

Jogo de cintura? Não vão fazer nenhum.
A Apple é perita a meter novas features e dizer que só os novos é que permitem, é assim há anos.

A "feature" de apenas os i15/15Pro e agora os últimos iPads permitirem parar e deixar o carregamento a 80% é o cúmulo do gozar com o cliente por parte da Apple.

Até podiam meter isto num update para o iPhone 3GS [:D]

• Like
Reactions: DMA
Boas,

Estou completamente a leste deste mundo Apple e preciso da vossa ajuda para poder fazer a melhor escolha possivel.

A minha pequena vai iniciar o setimo ano e precisa de um IPAD, exclusivamente para a escola. Iniciam nesta fase a utilizacao mais aprofundada do IPad para apontamentos, trabalhos, partilha de livros, sei la que mais...

Depois de muito ler, continuo sem fazer a minima ideia de qual a melhor solucao...

O que pensei seria algo como: Um IPad Air de quarta geracao, que se encontra praticamente ao preco do IPad "normal" e pelo que li, sempre e ligeiramente melhor.
Acrescentar ainda o teclado, mais a "pencil" e la vao cerca de 800€...

Nao queria estourar demasiado dinheiro, porque tenho nocao de que sera a primeira abordagem a este mundo Apple e daqui a dois ou tres anos, se a rapariga continuar a evoluir como espero, terei que investir novamente num novo IPad.

O que aconselham para durar 3 anitos, para que nao faca fraca figura e que se aguente decentemente?

Agradeco desde ja as vossas ajudas.

Boas,

Estou completamente a leste deste mundo Apple e preciso da vossa ajuda para poder fazer a melhor escolha possivel.

A minha pequena vai iniciar o setimo ano e precisa de um IPAD, exclusivamente para a escola. Iniciam nesta fase a utilizacao mais aprofundada do IPad para apontamentos, trabalhos, partilha de livros, sei la que mais...

Depois de muito ler, continuo sem fazer a minima ideia de qual a melhor solucao...

O que pensei seria algo como: Um IPad Air de quarta geracao, que se encontra praticamente ao preco do IPad "normal" e pelo que li, sempre e ligeiramente melhor.

Nao queria estourar demasiado dinheiro, porque tenho nocao de que sera a primeira abordagem a este mundo Apple e daqui a dois ou tres anos, se a rapariga continuar a evoluir como espero, terei que investir novamente num novo IPad.

O que aconselham para durar 3 anitos, para que nao faca fraca figura e que se aguente decentemente?

Samsung Galaxy Tab 6 Lite - 2024 edition [:D] 330€
+ capa de 15 € + teclado max 50 €

Boas,

Precisa de um iPad?

Mas por ordem de quem? Professor? Escola?

Estou espantado porque eles iniciam no 5º ano e por um portátil que tenha windows.

Durante o Covid é que os pais tinham de enviar os trabalhos já no 3º e 4º anos através daquela treta do classrrom e companhia.

Boas,

Apple Ipad normal. Não é preciso mais. Custa 449€ na Apple mas deve-se arranjar mais barato.
Quanto a teclado há muitos teclado buletooth bem mais baratos que o da Apple. Logitech por exemplo.
Quanto ao Pencil, a não ser que seja para uma escola de artes, há uns da Baseus muito mais baratos e muito bons.
Ao todo fica-te por menos de 550 euros.

Se tiver mesmo que ser um tablet, o Ipad está a milhas da concorrência. É que nem se compara.

Precisa de um iPad?

Mas por ordem de quem? Professor? Escola?

Estou espantado porque eles iniciam no 5º ano e por um portátil que tenha windows.

Durante o Covid é que os pais tinham de enviar os trabalhos já no 3º e 4º anos através daquela treta do classrrom e companhia.

Também sou da opiniao de que um computador (Windows, mac, Linux, não interessa) é mais adequado para aprender do que um Ipad.
A única exceção seria caso o aluno esteja numa escola de artes.

Também sou da opiniao de que um computador (Windows, mac, Linux, não interessa) é mais adequado para aprender do que um Ipad.
A única exceção seria caso o aluno esteja numa escola de artes.

A única vantagem que vejo no iPad é a de tirar fotos e mandar os trabalhos por mensagem com poucos toques no ecrã.

Mas depois como é uma coisa mais simplista, quando os miúdos passam para um portátil, não percebem muito bem a questão das pastas, entre outras coisas.

Apple Ipad normal. Não é preciso mais. Custa 449€ na Apple mas deve-se arranjar mais barato.
Quanto a teclado há muitos teclado buletooth bem mais baratos que o da Apple. Logitech por exemplo.
Quanto ao Pencil, a não ser que seja para uma escola de artes, há uns da Baseus muito mais baratos e muito bons.
Ao todo fica-te por menos de 550 euros.

Se tiver mesmo que ser um tablet, o Ipad está a milhas da concorrência. É que nem se compara.

lol

o ipad está a milhas da concorrência, e nem uma app de calculadora tem [:D]
sendo para ambiente escolar, faz sentido. Instala lá uma qualquer app calculadora da store, a levar com publicidade ou paga mais 5€ para instalar outra [:)]

Para ajudar na decisão:

iPad 10th Gen pros:
  • If you own an iPhone and MacBook you get seamless integration. Android has this too now but it's a bit more buggy.
  • Software updates guaranteed for many years. I haven't heard of apple products not getting software updates for less than like 5-6 years. This doesn't mean your tablet will stay nice and smooth though, newer software is usually more intensive to run and so the tablet does naturally lag a bit as it gets older.
  • App developers are much more inclined to optimize their drawing apps for Apple, android has some really good ones now but apple usually gets the latest app updates first for this particular category.
  • side note: 70% of the drawing experience in my opinion comes from the app. Developers have made optimizations to their apps which includes optimizing pen input and palm rejection that is even better than whatever tablet you are using has built in. However, a small part of that experience does come from the tech the tablet uses for its pen and screen.
iPad 10th gen cons:
  • No pen included. You'll have to dish out an additional $80 for a pen to use for drawing and buying a cheaper one generally means you lose certain features. You definitely can't buy those cheap $10 pens though, it needs to be an active pen.
  • Lower refresh rate screen that isn't laminated (explained on the Galaxy section). It's a small quirk but a higher refresh display means a smoother pen input experience and the 10th gen iPad only comes with a 60hz display while the S9 FE comes with 90hz.
  • Poor storage options at the base model, only 4GB of RAM and 64GB or storage. Long term you'll notice the tablet will have a harder time staying buttery smooth compared to other iPads because even their iPad airs come with 6GB now I believe. No option to expand.
  • CPU starting to show age. The good thing is that iPad OS is very streamlined but current intensive applications like mobile gaming won't be able to run at the best settings. If you are into gaming that is.
Galaxy S9 FE pros:
  • Comes with a pen right in the box and it's an amazing pen for note taking and drawing. Some people complain it's small but in terms of smoothness and connectivity it's like a free $80 pen. Again the majority of the drawing and note taking experience comes from the app you use but this pen has a low response time and the tablet has a high refresh rate right out of the box.
  • High refresh rate screen that is laminated. The higher refresh rate helps the writing and drawing seem more natural and the screen is adhered directly on the glass (laminated). Meaning you don't get any kind of like echo tap sound each time your pen touches the screen and it looks way more natural. The 10th gen iPads aren't laminated which means there's a tiny air gap between the glass and the screen. Difficult to describe in text, just looks outdated in my opinion.
  • 6GB of ram on the base model and expandable storage too. Also, a neat feature that Samsung has is something called ram plus where it takes a bit of storage (4GB) and uses it as RAM. For intensive users this feature is actually a con because SSD storage isn't as fast as RAM but for everyday users who mostly just watch media, take notes, browse the web it helps keep the tablet smooth for many years by giving you more RAM than you originally had. Your drawing might take advantage of this too, it's mostly intensive mobile games that don't work well with RAM Plus.
  • Water resistant if that's a big deal to you. It's officially rated to be IP68 water resistant.
Galaxy S9 FE cons:
  • Iffy update guarantees. I think the current guarantee from Samsung is 4 years of updates for their newest devices? But they've been know to stop a year early or delay the update for months. They've gotten much better but always assume you'll get 2-3 years of OS updates in my opinion to keep your expectations in check. The S7 FE is officially on the list to get their 3rd of OS updates so if they get theirs next month then you should at least get 3 years with the S9 FE (maybe 4).
  • Integration across all android devices is iffy, and sometimes it's not even up to Samsung with how certain features get optimized or improved. Take text message syncing for example, Samsung doesn't work on that Google does. So if a bug in the syncing is going around Samsung can't do squat. This happened to me where every day I had to resync my text messages on my Tab S9, it wasn't until I logged in that the syncing was done automatically. I didn't want to sign in but looks like I had no choice. Also I get no push notifications from my tablet when I get a new text even though I had notifications on for the messages app. None of this can be fixed by Samsung though so it's up to Google to figure it out.
  • Exynos is not the best chip for being so new. Luckily you are comparing an S9 FE with a base model iPad so this isn't that big of a deal but if you were comparing to an M1 I'd make a bigger deal out of it. For your use case the Exynos will do just fine and you won't really notice a difference between it and the iPad 10th gen in overall performance. Just don't expect the tablet to be great for heavy productivity tasks (like on the go video editing, huge illustrations (heavy drawing), crazy multitasking). For your use case it will be just fine and smooth.

Last edited:
Antes de mais, muito obrigado pelas ajudas.

Não estou em Portugal.
Aqui o iPad é uma das vias que os putos escolhem a partir do sétimo ano. Não é para usar apenas numa disciplina, mas acaba por ser usado por todas as disciplinas, umas mais que outras.

Lógico que existem opções de seguir este percurso sem essa obrigação, mas ao escolher o caminho com IPad, terá que ser obrigatoriamente iPad e não qualquer outro sistema.

A minha dúvida é se para um miúdo que se vai iniciar agora no universo Apple valerá a pena algo melhor ou um iPad "normal" será suficiente.

Pelas vossas dicas, acredito que um iPad 10 será mais que suficiente para os próximos 3/4 anos.
Depois logo se vê.

Com as opções mais em conta de teclado e pencil, consigo fazer a festa mais em conta do que estava a pensar.

Mais uma vez, obrigada pela vossa ajuda.

Enviado do meu Pixel 6a através do Tapatalk

Antes de mais, muito obrigado pelas ajudas.

Não estou em Portugal.
Aqui o iPad é uma das vias que os putos escolhem a partir do sétimo ano. Não é para usar apenas numa disciplina, mas acaba por ser usado por todas as disciplinas, umas mais que outras.

Lógico que existem opções de seguir este percurso sem essa obrigação, mas ao escolher o caminho com IPad, terá que ser obrigatoriamente iPad e não qualquer outro sistema.

A minha dúvida é se para um miúdo que se vai iniciar agora no universo Apple valerá a pena algo melhor ou um iPad "normal" será suficiente.

Pelas vossas dicas, acredito que um iPad 10 será mais que suficiente para os próximos 3/4 anos.
Depois logo se vê.

Com as opções mais em conta de teclado e pencil, consigo fazer a festa mais em conta do que estava a pensar.

Mais uma vez, obrigada pela vossa ajuda.

Enviado do meu Pixel 6a através do Tapatalk

Eu agora não estou muito dentro do universo dos iPad, sei que logo quando sairam nem havia muita escolha, existia o iPad e ponto final, só podias escolher entre só wifi ou wifi + 3G e a quantidade de armazenamento.

Agora tens 3 modelos para escolher, o iPad normal, o Air e o Pro.

Julgo que talvez o Air compense por ter o processador M, já permite outros voos.

Tem especial atenção à capacidade, esquece a capacidade de entrada, vais depois ficar muito limitado em pouco tempo, eu comprei o de 64GB para a minha filha e aquilo em pouco tempo ficou logo no limite...

Daí veres bem a questão entre o iPad normal e o Air, pois o iPad normal com mais GB é caro, e a diferença entre o Air de 128 para o normal de 256 não é grande.

E o Air vai durar mais anos.

Eu agora não estou muito dentro do universo dos iPad, sei que logo quando sairam nem havia muita escolha, existia o iPad e ponto final, só podias escolher entre só wifi ou wifi + 3G e a quantidade de armazenamento.

Agora tens 3 modelos para escolher, o iPad normal, o Air e o Pro.

Julgo que talvez o Air compense por ter o processador M, já permite outros voos.

Tem especial atenção à capacidade, esquece a capacidade de entrada, vais depois ficar muito limitado em pouco tempo, eu comprei o de 64GB para a minha filha e aquilo em pouco tempo ficou logo no limite...

Daí veres bem a questão entre o iPad normal e o Air, pois o iPad normal com mais GB é caro, e a diferença entre o Air de 128 para o normal de 256 não é grande.

E o Air vai durar mais anos.

Obrigado pela dica.

Vou estar atento a essa questao da memoria. Inicialmente tinha pensado em nao me preocupar muito com esse tema, ja que com um disco externo poderia solucionar a eventual falta de memoria. Mas, pensando melhor, se calhar e melhor investir mais um pouco e precaver.

A questao e mesmo entre um IPad 10 com 256GB, ou eventualmente um IPad Air com menos memoria... Teoricamente fica melhor preparada com o Air, mas sem memoria... Ou "pior" preparada com o IPad 10, mas com mais memoria...

Isso e que me baralha.

Possivelmente vai mesmo o IPad 10 normal com mais memoria, esperando encontrar numa qualquer promo a preco mais apetecivel e esperar que dure uns 3 ou 4 anos sem grande stress.

Mais uma vez, obrigado pelo vosso tempo ;)

Finalmente adquiri Apple TV ( agora que a Vodafone tem APP disponivel para a mesma ).
Melhor decisão. Rápida e tudo junto numa só box ( menos cabos e menos confusão ).

Obrigado pela dica.

Vou estar atento a essa questao da memoria. Inicialmente tinha pensado em nao me preocupar muito com esse tema, ja que com um disco externo poderia solucionar a eventual falta de memoria. Mas, pensando melhor, se calhar e melhor investir mais um pouco e precaver.

A questao e mesmo entre um IPad 10 com 256GB, ou eventualmente um IPad Air com menos memoria... Teoricamente fica melhor preparada com o Air, mas sem memoria... Ou "pior" preparada com o IPad 10, mas com mais memoria...

Isso e que me baralha.

Possivelmente vai mesmo o IPad 10 normal com mais memoria, esperando encontrar numa qualquer promo a preco mais apetecivel e esperar que dure uns 3 ou 4 anos sem grande stress.

Mais uma vez, obrigado pelo vosso tempo ;)

Tudo o que vai fazer no Air fará no Ipad 10th. Para uso escolar a maior rapidez do Air não lhe vai fazer nada.

Se cair ao chão o prejuizo será maior no mais caro.

Tenho um Mini com 64GB e para o meu uso ( consumo de filmes em viagem - avião/comboio e dispositivo para usar sempre que não estou em casa bem como dispositivo para usar no sofa ) e chega e sobra.

Last edited:
Back