Tópico da Apple

É de louvar a tua paciência. Tenho que ter vontade um dia para fazer isso.
Tive a ver o site que enviaste jesus Lol.
Quando fizer no da minha namorada depois digo qualquer coisa

Só custa à primeira. Acho que demoraria uma hora ou menos agora. Houve ali dois passos que estive quase a dar cabo de uns cabos, mas correu bem.

original.jpg

Apple's Official iPhone 5 Camera Fix: Take a Different Picture

culpa do fotografo obviamente [:D]

Sim, de resto é uma opinião partilhada pela avaliação profissional da dpreview.

Is it internal reflections / Lens flare?

Almost certainly, yes. The most likely cause of the iPhone 5's purple haze is probably lens flare and internal reflections in the camera lens assembly. All lenses are succeptable to lens flare to some degree, and as you can see from the images at the top of this page, the iPhone 4S isn't immune either (ditto the iPhone 4 and competitive smartphones from other manufacturers).

But in our shooting we've found that it's a little more noticeable on the iPhone 5. So why is that? It's unlikely that the flare is solely due to the much-vaunted inclusion of a sapphire glass lens cover (although the refractive index of the sapphire glass is different to conventional optical glass, so it could be a contributing factor). Our money is on it being caused by a combination of different things, none of which, alone, is unique to the iPhone 5.

The primary way that lens manufacturers prevent lens flare is to coat the glass elements in an anti-reflective coating. The iPhone 5's lens elements are coated, but we don't know if the coatings are identical to those used in the iPhone 4S's lens. Maybe the sapphire glass has to be coated differently - we don't know. And we won't know, unless Apple releases a more in-depth statement about the technology.

Really, our advice is not to worry. Just do what you should do anyway, and avoid putting bright lights near the edge of the frame when shooting.

The iPhone 5 is a fine mobile device, with an excellent camera. In qualititative terms it's not the best camera out there, and nor is it the best camera on a smartphone (the Nokia 808 has that honor, for now) but it offers satisfying image quality, some neat functions like auto panorama and HDR mode, and - crucially - it is supremely easy to use. It isn't much better than the iPhone 4S, as far as its photographic performance is concerned, but it isn't any worse (notwithstanding a somewhat more noticeable propensity towards lens flare). When manufacturers employ pixel-binning to achieve higher ISO settings we don't normally celebrate the fact, but in the case of the iPhone 5, it gives you greater flexibility in poor light (i.e., you might actually get a picture now, where you just wouldn't with the iPhone 4S) and the drop in quality is unnoticeable when the images are used for sharing/web display.

iphone_4s_5_purple_flare.jpg

iPhone 5:
Photo_Sep_28__1_37_43_PM.jpg

iPhone 4S:
IMG_3001.JPG

Basicamente, não há aqui nenhum glitch, nenhum bug, nenhum erro de fabrico, há o fenómeno do lens flare, que mesmo existindo uma potencial maior propensão da camera do iPhone 5 para o mesmo, não torna as restantes cameras e iPhones imunes, e a solução para o evitar será precisamente... evitá-lo. Através da composição da foto. Não há nada mais que a Apple possa dizer.

É mais uma não-notícia.

Sinceramente, os utilizares Apple não se cansam de ver os seus produtos com defeito, logo quando são lançados?

Esta história do lens flare é só a última anedota.

E a sugestão da Apple é no mínimo interessante. É do género: ah, se não quiseres manchas a poluir a tua foto, olha, muda-te...

Está aqui: iPhone: Camera image effects

O meu Huawei de 150 euros faço isso e não parece mancha nenhuma. Fica a foto queimada na zona da luz? Sim, fica, mas esse é o comportamento normal.

Mais uma foto, da Gizmodo: http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/10/original.jpg

Anexos

• original.jpg
    original.jpg
    76,2KB · Visualizações: 0
Eu não acho que o "purplegate" seja um problema mais relevante que o das fotografias tiradas à noite:
Pelos vistos (quem tiver um que confirme!) o iPhone 5 nas fotografias com baixa quantidade de luz, na tentativa de minimizar o grão e melhorar a qualidade da fotografia, faz uma espécie de oversampling produzindo fotos de 4 MP em vez de fotos de 8 MP.
Se este tipo de técnica até pode fazer sentido no caso dos sensores grandes, caso da Nokia que no 808 faz o oversampling produzindo fotos de 8 MP a partir dos 41 MP capturados, penso que no caso do iPhone 5 fotografias de 4 MP à noite é manifestamente curto para um telefone tão caro.
E o mais engraçado é que essa técnica acaba por não produzir efeitos palpáveis, visto que nos comparativos que vi as fotos à noite continuam a não ser nada de referencial comparado com outros telefones.

Sinceramente, os utilizares Apple não se cansam de ver os seus produtos com defeito, logo quando são lançados?

E a sugestão da Apple é no mínimo interessante. É do género: ah, se não quiseres manchas a poluir a tua foto, olha, muda-te...

O meu Huawei de 150 euros faço isso e não parece mancha nenhuma. Fica a foto queimada na zona da luz? Sim, fica, mas esse é o comportamento normal.

Mais uma foto, da Gizmodo: http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/10/original.jpg
E os não-utilizadores Apple não se cansam de inventar "defeitos" e de repetir assuntos quando os mesmos estão mais do que dismistificados... uns 2 posts acima? Ou simplesmente não sabem ler?
Eu não acho que o "purplegate" seja um problema mais relevante que o das fotografias tiradas à noite:
Pelos vistos (quem tiver um que confirme!) o iPhone 5 nas fotografias com baixa quantidade de luz, na tentativa de minimizar o grão e melhorar a qualidade da fotografia, faz uma espécie de oversampling produzindo fotos de 4 MP em vez de fotos de 8 MP.
Se este tipo de técnica até pode fazer sentido no caso dos sensores grandes, caso da Nokia que no 808 faz o oversampling produzindo fotos de 8 MP a partir dos 41 MP capturados, penso que no caso do iPhone 5 fotografias de 4 MP à noite é manifestamente curto para um telefone tão caro.
E o mais engraçado é que essa técnica acaba por não produzir efeitos palpáveis, visto que nos comparativos que vi as fotos à noite continuam a não ser nada de referencial comparado com outros telefones.
Não é a opinião da digital photography review:

When manufacturers employ pixel-binning to achieve higher ISO settings we don't normally celebrate the fact, but in the case of the iPhone 5, it gives you greater flexibility in poor light (i.e., you might actually get a picture now, where you just wouldn't with the iPhone 4S) and the drop in quality is unnoticeable when the images are used for sharing/web display.

E os não-utilizadores Apple não se cansam de inventar "defeitos" e de repetir assuntos quando os mesmos estão mais do que dismistificados... uns 2 posts acima? Ou simplesmente não sabem ler?

Se tirar uma foto a alguém com o sol de lado a lançar luz para a zona de captação e esse cenário ficar roxo não é defeito, então deixem-se andar. Pelos vistos há mesmo quem precise de ler...

Apenas não considero que seja aceitável um equipamento com o status e preço do iPhone possuir estas e outras características aquando do lançamento. Já na história da antena a Aple teve uma postura muito fraca e na minha opinião incorrecta. Mandar os utilizadores que pagam centenas de euros arranjar uma capa ou então passara segurar o telefone com a mão esquerda não me parece, a mim, solução convincente nem coincidente com o perfil de uma empresa como a Apple.

Ainda assim, pelos vistos há quem se satisfaça com baixos padrões de qualidade, quiçá apenas pelo equipamento envergar uma serigrafia com uma maçã...

Por mim, pacífico. Neste momento, admito que o que eu gosto na Apple são os monitores de 27''...

Última edição:

É curioso que tirei contra a luz do candeeiro uma foto com um galaxy S2 e também ficou roxa!

Curioso não é?

É curioso que tirei contra a luz do candeeiro uma foto com um galaxy S2 e também ficou roxa!

Curioso não é?

Tendo em conta as especificações desses tipo de produtos, não é curioso. Mas que me lembre a Samsung pelo menos não veio dizer algo do género "se não estás bem, põe-te".

As coisas são para o que nascem, e para mim um telefone não nasceu para tirar fotos. Agora o fabricante vir para a rua dizer o que dizem, é, para mim, estranho...

Por isso é que para fotos uso as minhas fiéis Nikon.

Tendo em conta as especificações desses tipo de produtos, não é curioso. Mas que me lembre a Samsung pelo menos não veio dizer algo do género "se não estás bem, põe-te".

As coisas são para o que nascem, e para mim um telefone não nasceu para tirar fotos. Agora o fabricante vir para a rua dizer o que dizem, é, para mim, estranho...

Por isso é que para fotos uso as minhas fiéis Nikon.

Então não percebo o teu problema. Estás a criticar só porque sim?

Não é a opinião da digital photography review:

Pois, eu acho que nessa quote o ponto chave é "drop in quality is unnoticeable when the images are used for sharing/web display." Agora nas fotos das férias qualquer um gosta de ter fotos com mais de 4 MP.
Atenção que eu não sou contra o oversampling ou pixel binning, apenas acho que para ser feito em condições a Apple tinha de ter recorrido a um sensor de 12 ou 16 MP e assim as imagens saíam com 8 MP, nesse caso seria para mim algo completamente aceitável. Agora usar um sensor de 8 MP para tirar fotos de 4 MP parece-me curto.
Aqui têm fotos do 808 e do iPhone 5, ambos recorrem ao sistema de oversampling, e dá para ver bem a diferença que um sensor maior faz no resultado final.

Última edição:
Estou apenas a salientar o comportamento de uma marca com muito prestígio, que na minha opinião é incorrecto, ma que acaba por ir ao encontro dos requisitos de qualidade dos seus clientes.

E já tiveste com um iphone 5 na mão para saberes se o problema existe ou não?

Tal como disseste e bem, uma marca com muito prestigio também é fortemente. Alias, basta ir a uns outros foruns e ver a quantidade de apple haters que existe.

Eu sou sincero: não faço a minima ideia se o problema existe ou não.

Mas também te digo: quando comprei o ipad, era tudo a falar no light bleeding e o meu veio impecável.

Estou apenas a salientar o comportamento de uma marca com muito prestígio, que na minha opinião é incorrecto, ma que acaba por ir ao encontro dos requisitos de qualidade dos seus clientes.

E já tiveste com um iphone 5 na mão para saberes se o problema existe ou não?

Tal como disseste e bem, uma marca com muito prestigio também é fortemente. Alias, basta ir a uns outros foruns e ver a quantidade de apple haters que existe.

Eu sou sincero: não faço a minima ideia se o problema existe ou não.

Mas também te digo: quando comprei o ipad, era tudo a falar no light bleeding e o meu veio impecável.

O problema existe, mas só em determinados ângulos, tal e qual como qualquer outro telefone ou câmara fotográfica. E os haters fazem uma tempestade num copo de água, porque só se interessam em mandar a Apple abaixo. É um ódio exacerbado, tal como existem os maluquinhos pela Apple que só vêm a maçã à frente.

O problema existe, mas só em determinados ângulos, tal e qual como qualquer outro telefone ou câmara fotográfica. E os haters fazem uma tempestade num copo de água, porque só se interessam em mandar a Apple abaixo. É um ódio exacerbado, tal como existem os maluquinhos pela Apple que só vêm a maçã à frente.

Felizmente que nao me incluo em nenhum desses grupos. Selecciono é os equipamentos em função das suas caracteristicas e relação qualidade/preço.

Por exemplo, quando comprei um tablet para mim, estive a ver o iPad com mais atenção . Não o comprei porque o Sony Tablet possui leitor de cartões SD integrado, e é uma função que me faz falta. O iPad necessita de adaptador externo propenso a pancadas (sim, já usei um por varias ocasiões).
O iPhone nunca equacionei pois acho-o demasiado overpriced e em muitos casos está menos evoluído que a concorrência directa.

Uma coisa que gosto muito são os desktops Mac. Bom desempenho, com optimo software em especial para video, e monitores excelentes. Quando o orçamento for suficiente, talvez compre um monitor de 27'', ou quem sabe, um desktop completo.

Por pensar assim e por achar intolerável uma resposta de uma empresa a uma caracteristica negativa de um produto recém-chegado poderei ser um Apple hater?? Não me parece, mas pronto...

Última edição:
Ontem estive pela primeira vez com um iphone 5 na mão. Num contacto breve deu para reparar alguns pontos.

- O tamanho extra em stand alone não se nota, apenas quando se compara directamente com o 4 ou 4S.
- O ecrã está de facto mais saturado e "brilhante" mas acho que a saturação (pelo menos dos icons) está demasiado.
- Nota-se bem na mão que é mais fino e um pouco mais leve, mas também dá a ideia de ser menos compacto pelo facto de ser mais leve.
- O metal anodizado (ou lá o que é) tem um reflexo azulado (pelo menos foi o que pareceu!) e não sei se fica bem.
- O meu medo na traseira concretiza-se, a diferença entre o metal e as barras de vidro em cima (câmara) e em baixo é demasiado "gritante" e não acho que fique bem!

Eu também já estive numa Fnac a gastar 5 minutos a mexer no novo iPhone 5 e na generalidade tenho a mesma opinião que tu. A parte de trás com aquela mistura de metal e vidro não me convenceu lá muito, e não sei se com o passar do tempo a diferença que se nota aí não aumentará. De resto em termos de peso está mais leve mas no geral no ecrã não se nota muito que estejam lá as 4", devido talvez ao seu formato, mas acho que este aumento de tamanho mas desta forma não traz grandes vantagens em termos de visualização sobretudo na net. Tem que se recorrer muitas vezes ao zoom.
Comparativamente, quando tinha o Nexus S que também era de 4", a experiência de utilização na net era superior porque o ecrã era mais largo e tinha-se outra perspectiva dos sites.

Em termos estéticos acho o 4 ou 4S muito mais giros e elegantes.

Última edição:

Isso é treta e só acontece em câmaras de baixo custo.

Tenho uma de 80euros que não faz isso por exemplo.

Voltar
Superior