Tópico da Apple

Não, nunca compro Apple a preço de venda normal, ou arranjo grandes negócios ou não compro, é por isso que não tenho iPhone xD

Acho estupidamente caro, o meu MacBook Pro custou 980€ só, depois fiz upgrade de ram para 16 e gastei 140€, agora meto um ssd e espero ter PC para aguentar mais 5 anos além dos 6 que fez

Eu também só compro MBP em promoções, de vez em quando há na FNAC. Este que tenho ainda assim custou 2300 brasas, que apesar de tudo acho que foi dinheiro bem empregue. Na altura o desconto era bom, ainda foram quase 500€ se não me engano.

Só que com estes preços, parece-me que nem com promoções lá vão. O Macbook pro 15" de entrada sempre custou menos de 2000€, e depois era a somar. Agora vejo o novo que começa nos 2800€, com 256Gb de disco, gráfica AMD low end (450)...

Eu também só compro MBP em promoções, de vez em quando há na FNAC. Este que tenho ainda assim custou 2300 brasas, que apesar de tudo acho que foi dinheiro bem empregue. Na altura o desconto era bom, ainda foram quase 500€ se não me engano.

Só que com estes preços, parece-me que nem com promoções lá vão. O Macbook pro 15" de entrada sempre custou menos de 2000€, e depois era a somar. Agora vejo o novo que começa nos 2800€, com 256Gb de disco, gráfica AMD low end (450)...

Mas os MBP alguma vez trouxeram GPU's high end [:D]

Só agora vi um vídeo com o funcionamento da barra em cima do teclado e fiquei com a sensação que era melhor ter um ecrã touch com um teclado normal. É que algumas das funcionalidades daquilo fazem mais sentido num ecrã touch (por exemplo, no vídeo que vi quando estão a rodar uma imagem, ou passar entre várias fotos). Numa barra pequena no topo do teclado, não sei. Mas isto é daquelas coisas que só vendo melhor, mas pelo vídeo que a apple publicitou, acho que não deram os melhores exemplos do funcionamento daquilo, na minha opinião, fiquei com a sensação que o que eles queriam era meter um ecrã touch e remediaram com isto.

A versão acima da base trouxe sempre uma gráfica dedicada, que normalmente era sempre um compromisso muito bom entre a performance e o consumo de energia. E acima de tudo sempre com um bom upgrade da versão anterior. O meu tem uma Nvidia 750M, bastante melhor que a 650M do MY2012 que até tinha algumas dificuldades em lidar com a resolução do ecrã retina.

Esta AMD 450, pelo que diz a internet, não será estrondosamente mais rápida que a Nvidia 750M, sequer... A 460 já será qualquer coisa de mais aliciante, mas... paga Zé.

Um portátil (seja qual for o fabricante) é sempre baseado em compromissos.
Muitas vezes incluem o "state of the art" num portátil apenas para marketing (para os que se guiam pelas specs, ainda que isso implique um pior compromisso).

Quando se faz um portátil, há que procurar um compromisso equilibrado entre os vários objectivos:
— desempenho
— consumo energético
— volume / peso
— fiabilidade
— custo
etc.

Um dos segredos da Apple é conseguir compromissos bem equilibrados... e o facto de ter um SO com um desempenho capaz também ajuda.

Só agora vi um vídeo com o funcionamento da barra em cima do teclado e fiquei com a sensação que era melhor ter um ecrã touch com um teclado normal. É que algumas das funcionalidades daquilo fazem mais sentido num ecrã touch (por exemplo, no vídeo que vi quando estão a rodar uma imagem, ou passar entre várias fotos). Numa barra pequena no topo do teclado, não sei. Mas isto é daquelas coisas que só vendo melhor, mas pelo vídeo que a apple publicitou, acho que não deram os melhores exemplos do funcionamento daquilo, na minha opinião, fiquei com a sensação que o que eles queriam era meter um ecrã touch e remediaram com isto.

A barra OLED é um conceito tão estúpido que a melhor coisa que a Apple conseguiu demonstrar com aquilo foi uma app de DJ e uns emojis.
Acho que diz muito sobre a implementação da tecnologia em si.

Muitas vezes incluem o "state of the art" num portátil apenas para marketing (para os que se guiam pelas specs, ainda que isso implique um pior compromisso).

Quando se faz um portátil, há que procurar um compromisso equilibrado entre os vários objectivos:
— desempenho
— consumo energético
— volume / peso
— fiabilidade
— custo
etc.

Um dos segredos da Apple é conseguir compromissos bem equilibrados... e o facto de ter um SO com um desempenho capaz também ajuda.

Para mim começam a ser demasiados compromissos em prol de um portátil cada vez mais fino e leve.
Eu acho que a partir de um certo footprint não faz sentido remover features/hardware.

Não quiseram esperar pela 7ª geração mobile SKU's Intel, que já foi apresentada;
Por causa dessa escolha, não podem ter LPDDR4 porque a 6ª geração de mobile SKU's da Intel só suporta LPDDR3 e DDR4, mais uma vez, em prol da bateria;
Ainda por causa dessa mesma escolha inicial, não suportam mais de 16GB de RAM;
GPU's são medíocres, o que é aceitável até certo ponto, mas isto só prova que os MBP já não são PRO no sentido em que podem funcionar como uma verdadeira workstation mobile, a não ser que sejas jornalista, DJ ou algo pouco intensivo;
Ainda há custa da escolha de continuar a reduzir o footprint, removeram a expansibilidade;
Remoção de portas IO;

Até que ponto é que a redução do peso e do footprint compensa a perda de certos features, portas IO, capacidade do hardware, etc?

Já viram a diferença e tamanho entre este MBP e o da geração anterior? Mas há alguém que prefira ter menos 100g, menos 2cm de todas as dimensões em prol de perder USB, Ethernet, HDMI, etc?

Já viram a diferença e tamanho entre este MBP e o da geração anterior? Mas há alguém que prefira ter menos 100g, menos 2cm de todas as dimensões em prol de perder USB, Ethernet, HDMI, etc?

Isto não é defeito, é feitio.

O usb-c/tb3 é um standard superior que substitui isso tudo.

A lógica é: quem quer o último grito e está disposto a pagar por isso, também vai actualizar os outros equipamentos para os standards mais recentes.

Para manterem a coerência deviam ter eliminado o jack nestes MBP, e claro, já deviam ter trocado a porta lightning por usb-c no iphone 7, mas isso são outros quinhentos.

Para a eliminação das teclas não tenho justificação. É simplesmente indefensável, por muito boa que venha a ser a barra. [s)]

— desempenho
— consumo energético
— volume / peso
— fiabilidade
— custo
etc.

Exactamente!

Podiam meter isto lá dentro, mas depois pesava mais 2 kgs e a bateria durava 5 min. Que bom!

Tal como está serve >90% dos utilizadores, e quem precisa de mais liga o trambolho à parte.

A lógica é: quem quer o último grito e está disposto a pagar por isso, também vai actualizar os outros equipamentos para os standards mais recentes.

Para manterem a coerência deviam ter eliminado o jack nestes MBP, e claro, já deviam ter trocado a porta lightning por usb-c no iphone 7, mas isso são outros quinhentos.

Para a eliminação das teclas não tenho justificação. É simplesmente indefensável, por muito boa que venha a ser a barra. [s)]

Mas para isso é que existia o Air...
Eliminam o Air e tornam tudo igual, a diferença entre o MB e o MBP é qual mesmo? [:D]

. Adoro o iPhone 7. Ultrapassei a questão do jack, comprando auriculares BT, sem stress. Já andava para o fazer mesmo quando tinha o jack, por isso foi apenas uma questão de motivação adicional.

Os fones BT são muito giros até te acontecer ficares sem bateria e sem forma de os carregar como me aconteceu ontem a meio de um voo. Felizmente tinha outros na mochila com a velhinha tecnologia de fios+ jack e consegui acabar de ver o filme.

Mas para isso é que existia o Air...
Eliminam o Air e tornam tudo igual, a diferença entre o MB e o MBP é qual mesmo? [:D]

Acho que tu sabes qual é a diferença.

E também sabes que a questão das portas é uma não-questão porque as usb-c/tb3 são superiores.

Aliás, em relação a portas, o que deviam rever era o facto de o MB só ter 1, o que é ridículo. Podiam trocar o jack por outra porta usb e mantinham-se coerentes. [:D]

Os fones BT são muito giros até te acontecer ficares sem bateria e sem forma de os carregar como me aconteceu ontem a meio de um voo. Felizmente tinha outros na mochila com a velhinha tecnologia de fios+ jack e consegui acabar de ver o filme.

Ou seja, têm a mesma limitação de todos os outros equipamentos sem fios. Precisam de carregar. O drama, o horror, a tragédia! [:D]

Acho piada a este paradoxo. Toda a gente se queixa da extinção do magsafe, porque agora vamos tropeçar imenso e partir os equipamentos todos, mas também toda a gente se queixa da extinção do jack 3.5 porque nesse já ninguém tropeça e era uma coisa espectacular. [:D]

Não dá mesmo para agradar a todos.

Última edição:
Tópico da Apple

Não acredito que a Apple troque a Lightning pela USB-C. O que vai acontecer penso que será a USB atual pela USB-C.

Tópico da Apple

A Apple tinha duas opções nos MacBooks. Apresentava tudo e baixava o preço do MacBook ou subia o preço do MacBook Pro. Já era de prever esta subida. Se é justificável? Bem os preços da Microsoft não são simpáticos mas prefiro o MacBook Pro antigo do que o novo pelo preço que apresentam. Aceito uma subida no MacBook Pro com touch bar, agora no de entrada também aumentam? Ainda dizem que é para substituir o Air... Vamos ver se isto não é uma porta aberta à venda de Surfaces.

Última edição:
Acho que tu sabes qual é a diferença.

E também sabes que a questão das portas é uma não-questão porque as usb-c/tb3 são superiores.

Aliás, em relação a portas, o que deviam rever era o facto de o MB só ter 1, o que é ridículo. Podiam trocar o jack por outra porta usb e mantinham-se coerentes. [:D]

Ou seja, têm a mesma limitação de todos os outros equipamentos sem fios. Precisam de carregar. O drama, o horror, a tragédia! [:D]

Acho piada a este paradoxo. Toda a gente se queixa da extinção do magsafe, porque agora vamos tropeçar imenso e partir os equipamentos todos, mas também toda a gente se queixa da extinção do jack 3.5 porque nesse já ninguém tropeça e era uma coisa espectacular. [:D]

Não dá mesmo para agradar a todos.
Pessoalmente nunca tropecei nuns fones, acontece-te muitas vezes?

Não acredito que a Apple troque a Lightning pela USB-C. O que vai acontecer penso que será a USB atual pela USB-C.

Eu também não acredito muito que o façam já no próximo iphone 7s ou 8, ou lá como se vai chamar, porque o lightning ainda deve render uns trocos em royalties e só deus sabe como a apple precisa de mais dinheiro.

No entanto, diz-se que vem aí uma revolução, e o aproveitamento das capacidades do tb3 pode abrir muitas portas para essa mesma revolução.

Pessoalmente nunca tropecei nuns fones, acontece-te muitas vezes?

Acho que estava subentendido que não tropeço em qualquer tipo de cabo desde os 5 anos de idade, o que acho normal para qualquer pessoa, daí não entender a choradeira pela extinção do magsafe.

O magsafe era superior a um vulgar cabo de alimentação (por causa das crianças [:D]), mas inferior a tb3, que também serve para alimentação, daí que se justifique a substituição. Talvez a próxima iteração tenha um encaixe do tipo magsafe para agradar a todos.

Acho que estava subentendido que não tropeço em qualquer tipo de cabo desde os 5 anos de idade, o que acho normal para qualquer pessoa, daí não entender a choradeira pela extinção do magsafe.

O magsafe era superior a um vulgar cabo de alimentação (por causa das crianças [:D]), mas inferior a tb3, que também serve para alimentação, daí que se justifique a substituição. Talvez a próxima iteração tenha um encaixe do tipo magsafe para agradar a todos.

Por acaso. Assim conseguiram fazer um carregador de 87W, enquanto que com o Magsafe se tinham de ficar pelos 85... [:D]

Voltar
Superior