Logo a keynote é à meia noite, já bem tarde, deixa lá ver até quando aguento
Consta que é para apanhar business hours no Japão pq se esperam novidades a nível de gaming! Há quem fale numa grande parceria? Provavelmente graças aos novos chips M3 Pro e sobretudo o M3 Max!
MBP 14 e 16 com chips M3 Pro e Max 99% confirmado.
Com a nova arquitetura 3nm vamos passar a ter RAM de 12, 24, 48 GB e por aí fora (talvez versões de 36 em vez de 48 como teto máximo máximo nos iMac e MBA no próximo ano).
Portanto os MBPs vão começar em 24 GB (que nesta nova arquitetura me parece bastante bom) e os M3 da vida com 12 GB não sendo o ideal e super future proof já é uma boa melhoria face aos 8 GB que mesmo que resultem bem na prática em muitas situações é algo que me deixa sempre um pouco de pé atrás pelo facto de não ser possível fazer upgrades (onde é que isso já vai eu sei, mas ainda tenho aqui um velhinho que MBP que permite upgrades) e pela questão do médio longo prazo (acho que estes computadores devem ser para durar bons anos!).
É relativamente provável lançarem tb um iMac saltando do M1 para o M3, afinal de contas já lá vão 2 anos e meio do lançamento e 3 anos do lançamento original destes chips M1.
Faz sentido pq assim apresentam o M3 ao lado do M3 Pro e Max (apresentar versões Pro e Max sem haver a versão bases seria algo estranho).
E também faz sentido para dar um boost às vendas do iMac pq o M2 foi um salto mto curto face ao M1 (foi um step gap no fundo) e assim ao não haver ainda Airs M3 a malta pode mais facilmente ir para o iMac em vez de comprar Air+monitor externo. Embora eu pessoalmente ache que o iMac vai continuar a ser algo de nicho nos dias que correm pq "toda a gente" prefere a versatilidade de portátil ou portátil+setup de monitor externo em casa/escritório.
O Air vai ter de continuar com o M2 para 1 haver diferenciação face ao iMac e ainda maior gap face aos Pros e para 2 esticar ao máximo o ciclo destes Airs pois a versão de 15" então saiu há poucos meses... Não fazia sentido ser já substituído.
Os M2 Pro e M2 Max vão durar mesmo muito tempo no mercado mas é normal já que 1 eram para ter saído originalmente há um ano atrás e não no início deste ano e 2 as vendas têm sido tão fracas que era preciso um boost! Daí este ciclo de um ano (que acabou por nem chegar a tanto) em vez do típico ciclo de 1,5 anos que parece ser o normal com o apple silicon.
Tenho grandes expectativas para esta geração de chips M3 - nomedamente depois do M2 ter sido um update tímido - mas por outro lado isto são chips 3nm 1st gen...
Agora se eles estão com este hype todo do scary fast espero bem que sejam realmente chips poderosos!
Ah rumores mais recentes apontam para um update ao iPad mini (deve levar um chip M1 para ficar futureproof e não lhe mexeram mais durante algum tempo) e também à passagem de todos os acessórios Mac para USB-C (o que já era para ontem...).
E consta que os cabos "entrançados" USB-C coloridos que se falava no verão para os iPhones devem ser para o iMac novo.
Veremos!
Eu acho que seria interessante era um novo iMac Pro 32" com um M3 Max e Ultra para o ano que vem, mas é algo improvável, mesmo para o ano que vem.
Consta que o prolongar a vida dos Airs com chips M2, o virem a meter o M2 no iPad Air (provavelmente) e o próprio Vision Pro ter o chip M2 é pq a Apple tem excesso de M2s devido a terem sido um relativo flop comparado com os M1s.*
Até há quem fale numa Apple TV xpto com chip M2 para gaming mais À séria. Como hoje se vai falar de gaming deixa ver...
*o que por um lado a Apple deveria ter previsto pois muita gente andou anos a esperar pelos M1s e M1s Pro/Max da vida - até gente que tinha máquinas Windows - e foi um grande sucesso pelo que é normal que não desse para repetir a façanha (até pq a somar a isto o M2 pouco ou nada acrescentou ao M1)