Tópico da Apple

Só destaco 2 coisas :

- para quem tem iPad foi um grande update! Já pode substituir o telemóvel ( phone app finalmente) e o suporte multi janelas muito mais próximo do macOS.

- modelo local de inteligência artificial que as apps podem usar grátis. As reviews iniciais dissem que até funciona muito bem, com limitações e pior que a concorrência mas grátis e local? E isto ainda antes de expandirem o modelo quando os telemóveis passarem a ter 12GB de ram. Em matéria de AI Apple está fora do hype mas não acho que esteja fora do jogo, quando passar a histeria de AI e a realidade aceitar é possível a Apple ter boas soluções nessa área assumindo que continua a melhorar as 1001 falhas da Apple Intelligence.

Só destaco 2 coisas :

- para quem tem iPad foi um grande update! Já pode substituir o telemóvel ( phone app finalmente) e o suporte multi janelas muito mais próximo do macOS.

- modelo local de inteligência artificial que as apps podem usar grátis. As reviews iniciais dissem que até funciona muito bem, com limitações e pior que a concorrência mas grátis e local? E isto ainda antes de expandirem o modelo quando os telemóveis passarem a ter 12GB de ram. Em matéria de AI Apple está fora do hype mas não acho que esteja fora do jogo, quando passar a histeria de AI e a realidade aceitar é possível a Apple ter boas soluções nessa área assumindo que continua a melhorar as 1001 falhas da Apple Intelligence.

E não esquecer: finalmente suporte para Português de Portugal!

Sobre a implementação da IA pela Apple, acho que muito do que se diz por aí volta sempre a caír no mesmo erro de sempre, que é o de achar que a Apple devia estar no pioneirismo de tudo. Só que quase nunca é assim. Os outros lançam as novidades e a Apple chega mais tarde com implementações incrementais, e sobretudo muito polidas.

Sobre a implementação da IA pela Apple, acho que muito do que se diz por aí volta sempre a caír no mesmo erro de sempre, que é o de achar que a Apple devia estar no pioneirismo de tudo. Só que quase nunca é assim. Os outros lançam as novidades e a Apple chega mais tarde com implementações incrementais, e sobretudo muito polidas.

Os reviewers não criticam por a Apple ter pouco AI. A grande crítica foi porque o ano passado anunciaram "breakthroughs" para o AI - Apple Inteligence e passado 1 ano continua a ser vaporware e fizeram basicamente publicidade enganosa para vender o iphone 16.

Este ano já nem tocaram nas grandes "inovações" que anunciaram o ano passado, por isso supõe-se que nem em 2026 vai chegar a super-siri que prometeram o ano passado. Essa é a grande crítica - o overpromising que funcionalidades que nunca existiram sem ser em powerpoint e pelos vistos só lá para 2027 ou 2028...

Só destaco 2 coisas :

- para quem tem iPad foi um grande update! Já pode substituir o telemóvel ( phone app finalmente)

Penso que sincroniza apenas com iPhones, certo? Ou basta meter o meu número de telemóvel e siga?

Penso que sincroniza apenas com iPhones, certo? Ou basta meter o meu número de telemóvel e siga?
Sim, tem de ter um iPhone.

Para mim, e um dos motivos que deixei de ter o iPad é que nunca conseguia usar só o iPad, facilmente precisava de pegar no Macbook ou no iPhone, o que tornava o iPad meio inutil por estar sempre a depender de outro dispositivos.

este update finalmente veio dar um pouco mais independência, juntamente com a app WhatsApp finalmente em iPad, já poderia usar o iPad sem ter de ir constantemente ao iPhone, e o novo sistema de janelas já permitia usar um pouco mais o iPad sem precisar do MacBook. O melhor update da noite, mas já não me serve para nada. Quando adicionarem suporte multi utilizador fica feito o pleno.

Last edited:

Não sei se leste artigos sobre a AI na apple, aquilo foi muito mau, desde equipas concorrentes a trabalhar em paralelo, falta de visão, etc, deprimente. Teve de bater no fundo para o contabilista (Tim) se mexer e alterar a liderança.

Isto não foi polido, não foi incremental, nem foi com qualidade, foi uma desgraça, apple cedeu à pressão do mercado. Em retrospectiva Apple AI devia ter ficado em beta e vir desactivada para toda a gente por defeito.

As funcionalidades como apagar objectos das fotos é vergonhoso a falta de qualidade, não tem nada a ver com a samsung e google.

Mas o progresso em AI não é linear, se a casa da apple estiver arrumada, melhorarem os modelos, uma liderança com melhor visão, as coisas começam logo a funcionar muito melhor.

Como alguns analistas financeiros escreveram, a apple tem 2 anos, na opinião deles, para tornar a AI util e ao nivel do android, até as vendas começarem a sofrer a sério.

Entre pessoas não tech, eu já noto desilusão em alguns casos de uso, como por exemplo nos "show offs" de olhar o google assistente a falar, e com iOS tenta falar com a Siri e é deprimente, e no apagar foto, todo um exercito de pessoas que está sempre a por fotos nas redes socais que agora começaram a pedir aos amigos com samsung para editarem as fotos porque o iPhone não consegue.

A apple ainda tem tempo, a WWDC vai na direção certa, de usar AI não diretamente mas para melhorar os serviços onde faz sentido, mas tem de apresentar resultados que o utilizador final goste. A apple não pode cobrar extra e depois ter uma lista gigante de coisas que a samsung faz melhor.

Acredito que vão conseguir, porque no pior caso é só fazer licenciamento com um gigante de AI e 80% dos problemas ficam resolvidos.

Outro problema da Apple, numa altura que AI requer muitas GPU, a apple não tem assim muitas e em média têm 4 anos(!), enquanto a microsoft, OpenAI, google, etc, encomendam bilioes em Nvidia para terem o melhor, a apple usa tecnologia com 5 anos.

Apple Intelligence, Apple Car, Vision Pro, todos em products falharam por falta de visão de liderança.

Mas a Siri finalmente vai ser Portuguesa? [:D]

Boas malta,

Estou a tentar fazer login numa APP em que a mesma encaminha para o browser para fazer o login, no entanto, depois quando coloco as credenciais e continuar já não regressa à APP e da erro.
Já experimentei em android e funciona.
Como posso resolver isto?​

Bem queria trocar a bateria do meu 11 Pro mas dizem que não conseguiram abrir porque os parafusos estavam moídos:sh)
Ainda vou tentar ver em outras lojas mas caso não seja possível vou ter de trocar nos próximos meses.
Ando a ver 15 Pro Max mas ainda não baixaram dos 800€ acham que espero até sair o 17 que está quase para ver se baixam de preço ou outra opção?

Acho que nunca o modelo base esteve tão perto do Pro.

No caso do 17, confirmou-se o ProMotion que os rumores diziam que não teria, as câmaras são idênticas, ecrã igual, etc.

Nao consigo bem justificar a diferença para o Pro este ano.

Até me esqueci do lançamento 😂
Eu vou comprar um AW ultra 3, era só o que eu esperava para reformar o meu velhinho 6.
Pensava que os preços iam subir mas pelo menos no AW e no iPhone mantiveram.
O meu 15 PM ainda tem de aguentar mais um aninho.

Devo encomendar sexta o Air, era o que queria em relação ao meu modelo actual (3x mais ram, 4x melhores camaras, melhor bateria - apesar de ser meh - , ecrã maior, apenas esim (já não uso sim actualmente), só tem 1 camera mas para a maioria das minhas fotos isso chega.

Mas porra para 1200€, já está no limite maximo do que me sinto confortavel a pagar por um telemovel, vai ter de me aguentar até deixar de ter actualizações tal como o velho iPhone 5s me aguentou.

Continuam com um atendimento miserável (no sentido do número de assistentes disponíveis)....SE voltassem a colocar a opção de introdução do NIF na compra online já tinha tudo tratado há 20 minutos [8b]

EDIT: 1h21m....valha-me, pronto já está.

Last edited:
Back