Tópico da Apple

Concordo contigo que o MBA é o melhor negócio em termos de valor/preço.

Chegaste a confirmar se o MM M4 tinha corrigido a "barracada" da velocidade de leitura e escrita que tinha acontecido com os SSD do M2?

Sim pq o MBA tem várias coisas que o Mini não tem como ecrã, bateria, teclado, trackpad, webcam e microfone. Ok o Mini tb tem uma pequena coluna, mas é tão fraquinha que não sei se conta.

Isso foi corrigido na geração M3 [;)]

A partir dos M3 todos os modelos passaram a ter dois módulos de SSD, mesmo os base. E aliás como na geração M1. Na M2 é que estavam a ver se a poupança de usar apenas uma NAND passava despercebido, mas o efeito RAID 0 é muito poderoso. E depois as notícias negativas sobre isto tornoram o problema real e eles felizmente ouviram.

Entretanto agora o chip M5 que deverá chegar ao Mac Mini e MBA dentro de poucos meses (há quem fale no Air em março e no Mac Mini talvez um pouco depois lá para junho, mas são apenas rumores) mantem a evolução natural ao nível de single e multicore (15 a 20%) e 30% no GPU.

Mas onde noto uma melhoria realmente notória é no SSD. Duplicaram as velocidades quer em leitura quer em escrita e até bate o modelo acima M4 Pro neste particular. Faz mais de 6k MB/s R/W.

É certo que o Air e MM trazem 256 de base e podem não duplicar a velocidade como neste M5 (pq este M5 base que temos atualmente é no MBP com 512GB), mas confesso que foi uma coisa que deixou um amargo de boca pq nisto do SSD um MBA M1 é tão bom como um MBA M4 (para comparar modelos equivalentes) e portanto não vou evolução. Aliás até houve downgrade no M2 como sabes.

Alguém me sabe explicar porque é que eu ligo o meu icoiso 12 ao carro da minha mulher e o carplay funciona na perfeição e quando ela liga o dela (que é mais recente até é USB-c) aquilo não dá nada?

Será porque o cabo dela é "não oficial"? É única explicação que eu vejo.

Actualizei o meu MBA 2020 (ainda i5) para o Sequoia 15.7.1, mas comecei a notar um comportamento que até aqui não acontecia:
O computador descarrega a bateria mesmo quando está desligado.
Sim, eu desligo o Mac, porque é actualmente o meu computador "secundário", mas não deixa de ser o computador pessoal em que confio e no qual tenho maioria dos meus dados (o computador que diariamente, além de ser infelizmente Windows, é do trabalho).
Alguém tem alguma informação sobre isto ou sugestão?
É chato pegar no computador ao fim de uns dias desligado e perceber que a bateria não está a 100%, e em algumas vezes já nem liga mesmo sem o carregador...

Já agora, um assunto secundário, mas que também tinha falado aqui:
Acabamos por comprar um 12 Mini 64 Gb usado para a minha esposa; o critério foi mesmo o preço, e pelo menos veio com bateria nova (não original, certamente).
Até ver ela está satisfeita (porque achava mesmo o XR ou o meu 13 grandes), mas eu já lhe expliquei que a Apple descontinuou estas versões...
Sei que para muita gente isto não serviria, mas há utilizadores e utilizadores. Algo mais caro/complexo, neste caso, era desnecessário.

Last edited:
Alguém me sabe explicar porque é que eu ligo o meu icoiso 12 ao carro da minha mulher e o carplay funciona na perfeição e quando ela liga o dela (que é mais recente até é USB-c) aquilo não dá nada?

Será porque o cabo dela é "não oficial"? É única explicação que eu vejo.

Sim muito provavelmente será do cabo. O CarPlay é muito sensível ao Cabo.

• Like
Reactions: Two
Actualizei o meu MBA 2020 (ainda i5) para o Sequoia 15.7.1, mas comecei a notar um comportamento que até aqui não acontecia:
O computador descarrega a bateria mesmo quando está desligado.
Sim, eu desligo o Mac, porque é actualmente o meu computador "secundário", mas não deixa de ser o computador pessoal em que confio e no qual tenho maioria dos meus dados (o computador que diariamente, além de ser infelizmente Windows, é do trabalho).
Alguém tem alguma informação sobre isto ou sugestão?
É chato pegar no computador ao fim de uns dias desligado e perceber que a bateria não está a 100%, e em algumas vezes já nem liga mesmo sem o carregador...

Alguém pode pf ajudar?

Alguém pode pf ajudar?

Básicamente, não ... Mas achas que é o software do sistema que faz mal o sleep e não hiberna como devia? Nada nos googles?

Tens a alternativa de deixar ligado à tomada (sou dessa escola), ou trocar a bateria com um kit da Amazon por uns 35 euros (nos de 2018 dava, e era só usar as chaves de parafusos fornecidas).

Ou olhar para os preços dos M4 [:p]

Interessante o lançamento do MB Neo. Já haviam rumores e finalmente está aí.

A questão é que neste momento o preço é de ~700 EUR. Por ~900 EUR dá-se o salto para o MBA M4 13" com GPU de 8 cores. IMHO é uma máquina que está noutro patamar. Mas cada um é que sabe se - para o seu tipo de utilização - os 200 euros de diferença justificam-se ... ou não.

Interessante o lançamento do MB Neo. Já haviam rumores e finalmente está aí.

A questão é que neste momento o preço é de ~700 EUR. Por ~900 EUR dá-se o salto para o MBA M4 13" com GPU de 8 cores. IMHO é uma máquina que está noutro patamar. Mas cada um é que sabe se - para o seu tipo de utilização - os 200 euros de diferença justificam-se ... ou não.

Mas 900€ onde? não é esse o preço do macbook air atual, pois não? E só vais ter a versão m4 durante pouco tempo disponivel, presumo eu. a ideia é o air ficar na casa dos 1200€, parece-me.

Na Fnac e na Worten.

E sim, os 900 euros é para o M4. O M5 já passa dos 1200 euros, mas - salvo erro - já vem com SSD de 512GB.

Atenção eu não estou a criticar o Neo. Apenas estou a chamar a atenção que para certas pessoas, com "mais uns trocos", pode-se saltar para outro patamar. Mas cada um é que sabe quais são as suas necessidades.

Por outro lado pode-se argumentar que brevemente o Neo também terá descontos e que isso o tornará (ainda) mais atractivo.

Na Fnac e na Worten.

E sim, os 900 euros é para o M4. O M5 já passa dos 1200 euros, mas - salvo erro - já vem com SSD de 512GB.

Atenção eu não estou a criticar o Neo. Apenas estou a chamar a atenção que para certas pessoas, com "mais uns trocos", pode-se saltar para outro patamar. Mas cada um é que sabe quais são as suas necessidades.

Por outro lado pode-se argumentar que brevemente o Neo também terá descontos e que isso o tornará (ainda) mais atractivo.

Acho que sim, bem como 16gb ram mínima (não sei se o m4 air nao tinha a opçao ainda de 8gb ou se acabou com o M3).
Eu tenho em casa um M1 Pro, um M2 air 8gb e um Pro m5 (normal, não o m5 pro).

Mesmo o M1 continua a fazer tudo o que lhe peço sem grandes tempos de espera. Aliás, quando há tempos de espera num mac eu até estranho... isto para quem vem de Windows é um mundo absolutamenta à parte. Comprei o Pro m5, mas sinto que devia ter ficado pelo air, já que só começei a usar os outros após ter comprado o M5. Se soubesse o que sei hoje, um m4 air teria sido mais que suficiente e tinha poupado uns trocos valentes.

• Like
Reactions: DMA
Tenho quase a certeza que o MBA M4 tinha 16GB como valor mínimo de RAM.

Percebo a questão do M1 continuar a ser um SoC completamente viável, mesmo em 2026. Estou a escrever num iMac M1 de 8GB e para o uso que dou, serve :)
Tendo em conta que pelos vistos o A18 do Neo faz jogo mais ou menos igual com o M1, está visto que será um portátil que servirá para muuuuuuita gente.

Percebo o teu último parágrafo: o MBA M5 é um bom canhão e dar o salto para o Pro realmente só se justificará em casos "especiais"; ou quando a pessoa valoriza muito a questão do ecrã, ventoínhas e portas extra. Atenção, nada contra a quem dá o salto para o MBP.

Tenho quase a certeza que o MBA M4 tinha 16GB como valor mínimo de RAM.

Percebo a questão do M1 continuar a ser um SoC completamente viável, mesmo em 2026. Estou a escrever num iMac M1 de 8GB e para o uso que dou, serve :)
Tendo em conta que pelos vistos o A18 do Neo faz jogo mais ou menos igual com o M1, está visto que será um portátil que servirá para muuuuuuita gente.

Percebo o teu último parágrafo: o MBA M5 é um bom canhão e dar o salto para o Pro realmente só se justificará em casos "especiais"; ou quando a pessoa valoriza muito a questão do ecrã, ventoínhas e portas extra. Atenção, nada contra a quem dá o salto para o MBP.

Eu não dei o salto, mas tive medo de estar a comprar um pc sub-par, porque foi a minha entrada no mundo dos macs. Mas o meu pai entretanto comprou um m4 air e fiquei com o m1 pro dele e a minha mulher já tinha um m2. Olhando para trás devia ter passado uns dias com o da minha mulher para me ambientar e perceber o que eu realmente precisava, mas olha, fico com um PC para durar... :P E ainda fiz o upgrade para 24GB e 1tb de disco...

• Like
Reactions: DMA
Com o M5, ventoínhas e 24GB, tens uma máquina do caraças. De certeza que vai durar-te muitos anos.

Com o M5, ventoínhas e 24GB, tens uma máquina do caraças. De certeza que vai durar-te muitos anos.

Eu estou brutalemente contente com ele, e mais, aquele mito do mac não dá para jogos é uma treta. Tenho o windows 10 a correr em maquina virtual e jogo quase tudo neste PC e sem grande esforço, não estava nada à espera.

(óbvio que a falta de uma GPU dedicada pesa, mas essa limitação existe na maioria dos PCs windows compactos, mesmo nesta gama de preços).

Ainda bem que estás satisfeito :)

O pessoal das reviews normalmente tem uma exigência enorme e (IMHO) muitas vezes exagerada. Do que tenho visto, as GPUs integradas evoluíram muito nos últimos 3/4 anos.

Mesmo as GPUs integradas dos novos Intel Panther Lake, parecem obliterar o que a própria Intel fazia 2 gerações atrás. Ganhamos nós os consumidores :)

Ainda bem que estás satisfeito :)

O pessoal das reviews normalmente tem uma exigência enorme e (IMHO) muitas vezes exagerada. Do que tenho visto, as GPUs integradas evoluíram muito nos últimos 3/4 anos.

Mesmo as GPUs integradas dos novos Intel Panther Lake, parecem obliterar o que a própria Intel fazia 2 gerações atrás. Ganhamos nós os consumidores :)

Claramente. Mas vou-te dizer que o macOS é muito mais streamlined e mais rapido e com menos bloatware (não totalmente sem, no entanto) que o Windows. Eu que fui sempre cético quanto à real utilidade do macOS, estou profundamente convertido, já que tudo aparenta ser mais rapido e mais intuitivo. Coisas simples que, muitas vezes, tinha que fazer download de mais uma aplicação no windows, no mac já está integrado...

Claro que nem tudo são rosas e existe um periodo de habituação ao novo SO, mas, de um modo geral, já não me vejo a usar um windows para o meu dia a dia, pelo menos windows 11 (que, em muitas coisas, até é pior que o 10). Nunca pensei em defender que escolher apple seria racional, mas vejo-me a defender que o NEO deve ser mesmo o melhor PC barato que podes comprar atualmente e que serve uma grande fatia da população de forma muito mais satisfatória que qualquer pc windows da mesma gama. Isto por todos os testes que fiz a PCs até acabar por admitir que a escolha mais racional seria um mac.

Não fazia ideia que já tinha estado a esse preço na Worten. Não tenho andado em cima dos preços, vi na Fnac por acaso :p

Eu também acho que está com uma boa relação valor/preço, daí ter alertado, caso algum colega precise. Parece-me um portátil para durar bastantes anos, como produto viável, para o utilizador médio. Este combo de CPU/GPU do M4 + 16GB aliado à boa qualidade global da "carcaça" MBA está muito porreiro (IMHO).

Em relação aos preços nos EUA ... andar a comparar é para uma pessoa soltar fumo pelas orelhas :D

Não te esqueças que os preços que vês da apple nos EUA ainda tens de acrecentar imposto dependente do estado em que compras. Certo que não é 23%, mas não fica com a diferença tão grande aparente que tens quando falam em preços de lá.

EDIT: Por outro lado, a paridade do dolar face ao euro já lá vai, por isso vou-te voltar a dar razão, mesmo com impostos, um NEO custa lá 565€, o que para os nossos 699€ vai um mundo de diferença...

Last edited:
Acho que sim, bem como 16gb ram mínima (não sei se o m4 air nao tinha a opçao ainda de 8gb ou se acabou com o M3).
Eu tenho em casa um M1 Pro, um M2 air 8gb e um Pro m5 (normal, não o m5 pro).

Mesmo o M1 continua a fazer tudo o que lhe peço sem grandes tempos de espera. Aliás, quando há tempos de espera num mac eu até estranho... isto para quem vem de Windows é um mundo absolutamenta à parte. Comprei o Pro m5, mas sinto que devia ter ficado pelo air, já que só começei a usar os outros após ter comprado o M5. Se soubesse o que sei hoje, um m4 air teria sido mais que suficiente e tinha poupado uns trocos valentes.

Já tenho há alguns anos um MacBook M1 Pro de 16´ com as opções de 32 RAM e 1Tb de disco, mas na altura os M1 Pro e Max (14´e 16´) apareceram depois de algum tempo do M1 normal, que estava instalado nos MacBook Air e Pro de 13 ´.

Antes não havia 14´ com chip M normal, como é agora o caso do M5, no de 16´ continua a não haver chip normal, só Pro ou Max.

Mas há diferenças consideráveis entre chip normal M e os Pro e MAX. (e o GPU é diferente entre Pro e Max)

Julgo que é vantajoso ir para o chip Pro, se o objectivo for ficar com o MacBook durante uns 5 a 8 anos.

Já tenho há alguns anos um MacBook M1 Pro de 16´ com as opções de 32 RAM e 1Tb de disco, mas na altura os M1 Pro e Max (14´e 16´) apareceram depois de algum tempo do M1 normal, que estava instalado nos MacBook Air e Pro de 13 ´.

Antes não havia 14´ com chip M normal, como é agora o caso do M5, no de 16´ continua a não haver chip normal, só Pro ou Max.

Mas há diferenças consideráveis entre chip normal M e os Pro e MAX. (e o GPU é diferente entre Pro e Max)

Julgo que é vantajoso ir para o chip Pro, se o objectivo for ficar com o MacBook durante uns 5 a 8 anos.

No meu caso ainda não havia em dezembro quando comprei o Macbook Pro M5 Pro, e o m4 Pro, para a minha utilização, não era interessante para a diferença de preço.

Mas, como digo, eu deveria ter ido para um air e tinha poupado uns trocos, mas estou extremamente contente com o que comprei, por isso não me queixo. Além de que estava dentro do meu orçamento para um PC :D.

Back