Não achei uma má WWDC e maus updates.
É melhor poucos, úteis updates e a funcionar bem que muito lixo cheio de bugs.
Mais: Este "Apple software 27" (todos os xx27 digo) é uma espécie de "26 Snow Leopard" ou o que foi o iOS 12 depois do 11.
Sim, acho farsola precisares de ter 12 GB de RAM para ter todas as features (embora nem as vá ter sequer na Europa a curto prazo, talvez para 2027), mas não é só com o iPhone 17 Pro, o 17PM (óbvio) e o Air também as vão receber.
Aliás não só gosto do Air desde o lançamento como desde o dia 1 que digo que o iPhone 17 base sim é bom, boa bateria, mas uma câmara e até já tem Pro Motion, mas não tem o melhor chip com 12 GB de RAM, e agora tens aqui um motivo que prova pq em anos em que o Pro tem mais RAM não se deve comprar a versão de entrada, enquanto em anos em que igualam a RAM across the board (iPhone 11, iPhone 14, 16) a versão de entrada é mais future proof.
Dito isto, não querendo desculpar a Apple com quem tem um iPhone com 8 GB de RAM, acho que essas features extra não são algo super essencial e o grosso do que é a Siri AI não vais precisar de ter 12 GB de RAM.
O iPhone 18 é quase certo que vai ter 12 GB de RAM, não só por razões históricas (o que refere aí atrás, os tais anos em que iguala a RAM entre Pro e não Pro) como não vão lançar um modelo totalmente novo já com o iOS 27 em versão final (e a meio do seu ciclo na verdade já que o iPhone vai sair em fev/mar 2027) que não consegue usar a Siri AI com todas as features (mesmo que sejam features de nicho). Isso é algo aceitável apenas nos modelos "e" (16e, 17e).
O AW9 vai receber o watchOS 27, isso foi um erro no lançamento, a Apple depois corrigiu.
Dito isto, acabar com o suporte geral do AW8, SE2 e mesmo o 7 é um golpe duro. Duro pq são produtos recentes (3 anos...) como ainda por cima ficam numa última versão horrível que é o 26. macOS 26, iOS 26, iPadOS 26 ou watchOS 26 são tudo versões mal paridas sendo que o 27 melhora muito os problemas destas versões. Basta ver que até na primeirissima dev beta o iOS 27 corre melhor em muitos iPhones (mais rápido) que as recentes versões iOS 26.5.x.
Ainda bem que, sem querer, despachei o meu SE 2 44m. Foi para garantia e não cumpriram os 30 dias e então fiquei sem relógio mas fiquei com o dinheiro. Depois como não gosto do iOS 26, watchOS 26 etc. não queria comprar um SE 3 pq me iria obrigar a atualizar o iPhone. Então ando sem smartwatch desde o natal. Olha, tenho voltado e uma vida mais simples e usado mais relógios tradicionais, dois deles com movimentos mecânicos
Mas apesar de tudo confesso que há várias situações em que sinto falta do AW. No ginásio, qdo ando mais a pé, para fazer pagamentos contactless, ver meteo rapidamente e até pequenas coisas com pouca utilidade mas que acho piada como medição de volume de som em dB que tinha sempre na minha facewatch.
E custa-me bastante isto das versões 26 de software pq na verdade o AW SE3 resolve a principal lacuna do SE2, a ausência de AOD. Ou seja nada contra o hardware e mesmo preço que me parece adequado. O software é que tem sido o problema, felizmente parece que está a ser tratado e o "apple coisas software 27" vem muita melhoria de estabilidade, bugs etc.
PS: Não acredito que o novo iPhone Ultra (foldable) e os 18 Pro tenham 16 GB de RAM, é quase certo que vão manter os 12 GB. Não só pq historicamente a RAM não costuma aumentar todos os anos (até na altura em que os smartphones estavam numa fase mais dinâmica e menos madura que agora isso acontecia - ver por exemplo iPhone 4 vs 4S ou 6 vs 5S).
AInda estou meio em choque.
Por um lado algo do género era expectável, mas isto realmente foi violento pq não aguentaram até sairem novas versões.
Aumentar fortemente alguns desses produtos, sobretudo os que têm muito tempo de mercado, é algo que não esperava confesso.
Agora por exemplo o Macbook Neo é esperado, tal como mesmo alguns Macs com muita RAM e/ou versões com SSDs de grande capacidade.
A minha SKU do Mac Mini passa de €609 (o que paguei no lançamento há 1 ano e meio) com desconto EDU para €859, mais €250 (ou 41% mais caro).
Andava à espera do iPad 12 sobretudo por já ter um chip recente (A18 ou A19) e 8 GB de RAM (além dos 128 GB de SSD que o 11 já tem), mas neste momento nem sei que dizer ou fazer.
Gastar mais de €400 num iPad faz-me alguma confusão, mais de €500 então claramente não vai acontecer. Choca-me menos gastar-se bom dinheiro num iPad Pro. É muito caro sim, mas tens um produto com tudo o que de melhor se faz. Agora €500 para um produto que - no meu caso - serve quase exclusivamente para ver TV e Youtube é dinheiro mal gasto.
Sim, o que a Apple fez não se faz e podiam perfeitamente lançar o watchOS 27 para o 7, 8 e SE2. Mais não seja para não deixar estes devices no 26 e pq o 27 é um 26 polido com a Siri AI.
Bastaria eliminarem todas as Siri AI features nesta versão do watchOS 27.
Dito isto, é por isso que é importante sermos consumidores informados. Salvo erro o SoC do AW6, 7, 8 e SE2 é o mesmo. Ora se no SE2 ainda se aceita pq é um modelo de entrada, no 8 acho mesmo quem o comprou levou barrete. Isto pq o 7 ao menos teve um redesign, ecrã com mais brilho e mais alguns detalhes, o 8 mantem o design, SoC, ecrã e venderam-no como um produto novo.
Por fim, espero que a Apple não volte a repetir uma brincadeira destas no futuro, apenas 3 anos de updates para o SE2, 8 e Ultra 1 (este custava €1000 novo btw) é uma piada de mau gosto.
Aliás em agosto do ano passado o SE2 ainda era vendido novo oficialmente pela própria Apple. Uma pessoa que o tenha comprado nessa altura teve basicamente 1 ano de suporte, algo vergonhoso para o padrão que a Apple nos habituou.
Já a nível de iOS a Apple fez o contrário e foi generosa a dar suporte até ao velhinho iPhone 11