Tópico da Apple

Para descontrair um pouco...

stone-vs-ipad.png

'Não somos perfeitos', reconheceu hoje Steve Jobs, o presidente executivo da Apple, numa conferência de imprensa marcada de emergência para falar do problema do novo iPhone 4, que perde rede com facilidade.

O carismático homem por trás do sucesso da Apple, uma das mais admiradas empresas tecnológicas do mundo, admitiu que o novo telefone perde sinal e 'deixa cair' chamadas com mais frequência do que o modelo anterior.
Um problema que, segundo vários utilizadores e críticos, se deve à localização da antena do aparelho, que fica tapada quando a pessoa pega nele com a mão esquerda.
Jobs não reconheceu que tenha existido um erro de concepção do telefone, dizendo que este 'é um problema que acontece em vários smartphones'. Manteve a opinião que o maior problema é o algoritmo que o sistema operativo utiliza para calcular a potência de sinal.
Mas anunciou que a Apple oferecerá uma capa a todos os clientes que adquiram o novo telefone até ao dia 30 de Setembro. E prometeu devolver o dinheiro aos que entretanto já tenham comprado uma capa.
A Apple já vendeu três milhões de iPhones 4 nos Estados Unidos, desde o seu lançamento, no dia 24 de Junho.
Os clientes começaram de imediato a reclamar da má recepção de sinal, especialmente quando o aparelho era agarrado com a mão esquerda.
A solução de colocar o iPhone dentro de uma capa parece, no entanto, resolver o problema, pois impede o contacto da pele com o alumínio de que é composto o corpo do aparelho - o que atenua a sensibilidade da antena.
Apple obrigada a oferecer capa para novo iPhone - Ciência - DN

Tenho seguido de perto a histeria em torno do iPhone 4, primeiro porque noticias sobre tecnologia e gadgets sempre me interessaram e depois porque ainda ando aqui meio tentado a comprar um iPhone 4..

E depois de muito ir lendo sobre o assunto, e de ver a resposta da Apple aquilo que penso é o seguinte:

1º A rede da AT&T nos EUA é miserável. E então os iPhones sempre reportaram a recepção de rede de forma simpática de maneira a esconder um pouco os podres do maior parceiro da Apple no negocio do iPhone. No entanto, outros telefones usam algoritmos semelhantes ao do iPhone em que o alcance dinâmico das barras é curto, ou seja, mostram sinal máximo até ele começar mesmo a degradar-se e depois as barras caem abruptamente, os Android por exemplo calculam as barras de forma muito semelhante.

Com o novo update, a visualização das barras será mais realista e muita gente vai perceber que se calhar a rede que têm não é tão boa quanto pensavam.

2º É verdade que todos os telefones vêm a recepção diminuída quando são agarrados de certas formas. Com antenas internas isso será sempre assim... Só com as antigas antenas de esticar que saiam para cima do telefone é que seria possível evitar completamente esse problema.

No entanto o design da antena exposta tem vantagens e desvantagens..

No pior cenário, ou seja, quando se toca mesmo nos pontos fracos.. A queda na recepção do iPhone, por causa da antena ser exposta, é bastante superior à da maioria dos smartphones.

A Apple tentou defender-se alegando que todos os telefones funcionam assim, mas a Nokia em resposta ao facto de a Apple ter citado o seu nome, deu uma boa resposta, revelando que já estou antenas como as usadas no iPhone 4 inúmeras vezes e que nunca as usou porque até hoje sempre acharam que as desvantagens não compensavam as vantagens, disseram que o caminho que têm seguido na maioria dos smartphones é colocar uma antena interna no topo e outra no fundo do telefone, de forma a evitar que qualquer ponto do telefone se torne um ponto fraco.

E vários "ensaios" na Internet acabam por comprovar isto. Mostram claramente que a queda de sinal no iPhone 4 chega a ser de 24 dBm, enquanto no iPhone 3GS no pior cenário era de 14 dBm. A segurar o telefone naturalmente, de forma relaxada, o iPhone 3GS perdia cerca de 2dBm e o iPhone chega a perder 20 dBm's de sinal. Mesmo com o telefone pousado sobre a palma da mão, o iPhone 4 perde 9 dBm de sinal, enquanto que o iPhone 3 GS não perde 1 dBm sequer.

O uso de um bumper, como cria uma camada de um ou dois milímetros de borracha entre a mão e a antena, coloca o iPhone 4 no mesmo nivel dos concorrentes medianos como o Google Nexus One que também sofre um pouco dos mesmos problemas porque tem uma parte da antena exposta, mas mesmo assim o iPhone 4 não ao nível dos melhores concorrentes.

Note-se ainda, que por causa da forma como a maioria dos telefones calcula as barras, em quase todos os telefones é possível provocar uma queda de 2 a 3 barras.. Mas olhando para os números os factos permanecem, a queda de sinal no iPhone 4 é muito superior.

Mas, por outro lado, graças à antena exposta, o iPhone 4 segundo inúmeros testemunhos tem performance na recepção de sinal excelente. Há imensas pessoas a relatar que conseguem fazer chamadas com níveis de rede onde com outros telefones eles nem sequer se conseguem ligar à rede. Este será possivelmente o smartphone capaz de trabalhar melhor com sinais de rede muito baixos. O que de certa forma vem confirmar o que muita gente diz, é que mesmo aplicando um death grip, as chamadas dificilmente caem, porque apesar da queda no sinal ser maior do que nos outros telefones, por outro lado este telefone consegue lidar bem com sinais mais fracos.

Torna-se evidente que a Apple tomou uma decisão que tem vantagens e desvantagens. Permite uma carcaça mais fica, com o espaço interno melhor organizado e potencialmente capacidade superior para recepção de sinais de rede muito fracos. Mas é bastante mais susceptível a interferências causadas pelo simples segurar do telefone.

3º A oferta dos bumpers é uma medida muito positiva. E a forma como a Apple manda o seu presidente a uma conferencia onde fala abertamente com os jornalistas, e quando digo abertamente, é abertamente mesmo, caracterizando certos artigos de jornal como "bullshit" e coisas do género, mostra que realmente a atitude da Apple é diferente. As outras empresas provavelmente teriam-se fechado em copas de modo a proteger os directores de perguntas incomodas e teriam mandado um batalhão de relações publicas "fabricar" opiniões nos jornais e nas revistas..

4º Continua um pouco incógnito o porque de a Apple não ter isolado a Antena com um coating transparente. Há pessoal na Internet que isolou a banda metálica com fitas especiais usadas em electrónica para isolar elementos eléctricos e consegue resultados semelhantes aos conseguidos com um bumper. Será orgulho?

5º Estas imagens das salas onde as antenas são testadas são muito interessantes: Inside Apple’s Actual Distortion Field: Giant Chambers, Fake Heads, And Black Cloaks

Resumindo... Como li algures, o problema "it’s real, but not a big deal"...

É realmente fantástico como é possível sustentar uma questão com argumentos diferenciados.

O problema do iPhone 4 não é semelhante aos dos outros equipamentos.

Em comparações poderemos observar efeitos semelhantes mas isso não quer dizer que as causas sejam as mesmas.

A questão das antenas internas é básica e intrínseca a qualquer equipamento que as use. Qualquer massa que se interponha ou englobe a antena causará uma atenuação no sinal electromagnético.

Este efeito é inevitável.

Outra questão é um dispositivo possuir duas antenas descobertas/não isoladas onde é possível fazer facilmente e intencionalmente ponte entre ambas, causando interferências no sinal electromagnético que emanam.

Este efeito é evitável.

O que torna o iPhone 4 ligeiramente pior neste efeito que a grande generalidade dos equipamentos, é de que para além do efeito normal da atenuação causada pela mão possui também uma falha de arquitectura/implementação que permite que exista pontes entre antenas de sinais distintos.

Tenho pena que muitos dos consumidores não sejam mais críticos, não só a este caso como a muitos outros. Grande parte das sustentações são atribuídas directamente sem grande prova/argumentação e desculpadas caracterizando quem as tente contrariar como pessoas que possuem inveja e/ou não apoiam determinada marca.

Está aqui a solução para o problema da antena do Iphone4...

Apple-Iphone-4-Fix.jpg

[:)][:)][:)]
Cumprimentos

muito bom [:D][:D]

Mas eu so' quero o iphone para jogar Angry Birds [:)][:)]
So ontem e' que comecaram a ser aceites encomendas aqui na Holanda. Como e' em PT? E qto tempo para entrega?

Last edited:
O iPhone 4 ainda nem chegou e já está a preço de saldo. Podia ser em Portugal. Não é, mas é mesmo aqui ao lado. A Vodafone está a vender o smartphone a preços que vão dos 0 aos 399 euros.
O modelo de 16 GB pode ser adquirido por zero euros, a um tarifário mensal de 24 euros. Já o modelo de 32 GB vai custar entre 99 e 399 euros, sendo que as tarifas vão dos 74,9 e os 24 euros, respectivamente. Mas para aproveitar esta promoção, os clientes têm de fidelizar-se à marca durante pelo menos ano e meio.
Os clientes que ainda têm pontos acumulados podem usá-los para este efeito. O iPhone de 16 GB fica em 99 euros se forem empregados 4 mil pontos, refere o jornal espanhol «Cinco Días».
A Vodafone de Espanha junta-se assim às operadoras Movistar e Orange na venda da nova «sensação» da Apple.
iPhone 4? Pode comprar quase grátis | agência financeira

Isto não passa de uma campanha publicitária sensacionalista da Vodafone. Isso de ter um Iphone a zero euros significa na verdade vender o Iphone a prestações, sem entrada, mas a um juro altíssimo.
Por exemplo, o Iphone 4 16gb a zero euros tem uma mensalidade de 74,9 euros durante 18 meses. São 1348 euros no fim do contrato. Ok, a mensalidade inclui um plano qualquer de chamadas, mas mesmo assim percebe-se perfeitamente que ninguém está dar nada a ninguém.

Já alguém tem iPads por aqui? O meu deve chegar na próxima semana... [kiss]
Ou nada, ou quase nada. Porque o nosso mercadinho realmente iPad nem vê-lo... lembro-me eu que inicialmente esperava-se que saísse cá em Maio [:D]

De qualquer maneira, eu penso que a Apple estará a desnatar o mercado com a primeira geração, e que com a que a segunda poderemos ver não só uma ou outra adição importante, como uma redução de preços. Para além de uma introdução nos mercados globais menos intervalada.

Mas invejo-te. Boa sorte!

Ou nada, ou quase nada. Porque o nosso mercadinho realmente iPad nem vê-lo... lembro-me eu que inicialmente esperava-se que saísse cá em Maio [:D]

De qualquer maneira, eu penso que a Apple estará a desnatar o mercado com a primeira geração, e que com a que a segunda poderemos ver não só uma ou outra adição importante, como uma redução de preços. Para além de uma introdução nos mercados globais menos intervalada.

Mas invejo-te. Boa sorte!

A política da Apple justifica-se porque o bottleneck deles é mesmo a produção - o COO deles disse há umas semanas que estão a vender tudo o que produzem, estão nos limites de produção.

E, pelo que leio, a Apple está a sugar tudo o que é recursos, fábricas e componentes na Ásia para os fabricar, são tantos os fornecedores contratados que mesmo que alguém chegasse agora com um 'iPad-killer', não o conseguiriam produzir nos próximos tempos porque pura e simplesmente já está tudo praticamente alocado para a produção dos iPad.

Também não é assim... quem quer um iPad em PT, pode dar um salto a Espanha.

A política da Apple justifica-se porque o bottleneck deles é mesmo a produção - o COO deles disse há umas semanas que estão a vender tudo o que produzem, estão nos limites de produção.

E, pelo que leio, a Apple está a sugar tudo o que é recursos, fábricas e componentes na Ásia para os fabricar, são tantos os fornecedores contratados que mesmo que alguém chegasse agora com um 'iPad-killer', não o conseguiriam produzir nos próximos tempos porque pura e simplesmente já está tudo praticamente alocado para a produção dos iPad.

Também não é assim... quem quer um iPad em PT, pode dar um salto a Espanha.
Sim, eu sei que o problema é mesmo não conseguir satisfazer a toda a procura, daí que o nosso mercado seja posto de lado até começarem a sobrar mais iPads. Não é um mercado com peso ou importância.

Quanto a ir a espanha... um gajo tem sempre um certo receio (com as garantias, devoluções...). Claro que quem quer mesmo, vai. Mas quando chegar a PT oficialmente vai disparar a presença de iPads na "praça" [;)]

Já brinquei com um em casa de um amigo meu que mandou vir através da net....

Muito giro e tal... é um brinquedo engraçado para adultos mas tentei aceder a vários sites e ..... nada..... nem ao site do adidas micoach onde queria rever e mostrar alguns exercícios isso foi possivel. Uma frustração.
Creio que os tablets com o SO Android que estão aí a sair serão muito mais completos e práticos.
É pena porque o iPad é sem dúvida um aparelho com um visual espectacular. :(

Tenho utilizado regularmente um iPad de um colega (que veio dos EUA) e aconselho vivamente o joguinho Angry Birds...
Não descansei enquanto não o limpei, muito bom.
Depois o sacana comprou o Plants vs Zombies e foi o delírio outra vez... As horas de almoço e de pausa foram no último par de meses sempre a mesma miséria apr:)

Abraços
XO

Já brinquei com um em casa de um amigo meu que mandou vir através da net....

Muito giro e tal... é um brinquedo engraçado para adultos mas tentei aceder a vários sites e ..... nada..... nem ao site do adidas micoach onde queria rever e mostrar alguns exercícios isso foi possivel. Uma frustração.
Creio que os tablets com o SO Android que estão aí a sair serão muito mais completos e práticos.
É pena porque o iPad é sem dúvida um aparelho com um visual espectacular. :(
Sites em Flash já se sabe...

Mas se for a meter o dinheiro, acho que o primeiro "iPad-killer" deve sair da HP com WebOS. E, quem sabe, a Google se meta não com o Android, mas com o ChromeOS. Quanto à Microsoft, bem dizem que é a prioridade deles, mas como não controlam hardware nem a Intel, continuam no 'tenta'...

Quando digo "iPad-killer", é naquela ordem de magnitude tipo 10 para 1...

Tenho utilizado regularmente um iPad de um colega (que veio dos EUA) e aconselho vivamente o joguinho Angry Birds...
Não descansei enquanto não o limpei, muito bom.
Depois o sacana comprou o Plants vs Zombies e foi o delírio outra vez... As horas de almoço e de pausa foram no último par de meses sempre a mesma miséria apr:)

Abraços
XO

Angry Birds e PvZ já os limpei no iPhone.
O Civilization Revolutions é que é um vício louco... para quem já jogou Civilization, sabe do que digo.

Entretanto, já comprei este jogo para o iPad...

Ping Pong Battle Demonstration on Vimeo

Cá e casa mora um iPhone + um iPod touch (um iPhone 4 nos planos...) com o iPad vai ser uma moca! [:D]

Back