Guarda os 'ooops' para outra pessoa, se queres conversar como crianças no preparatório, não contes comigo.
Isto é o que se passa no meu Mac:
E o Chrome é o melhor browser, só fiz no Chrome para ter melhor comparação... se fizesse em Firefox, facilmente chegava a 90, 100%.
Edit: espera, tenho de converter para jpeg senão não se vêem.
edit2: A ver se ficam melhores agora...
Calma, então não podemos postar com um bocadinho de humor?[]
Pois, mas como podes ver no meu post, a utilização global do CPU (e isto é que interessa) é rigorosamente a mesma vendo um filme 720p em html5 ou em flash... o meu ponto é esse... se reparares bem, esses 30-40% do flash, simplesmente vão parar ao chrome rendering, que está a tratar do html5!!!
E aliás, já vi isso várias vezes! Nem o html5, apesar das vantagens todas pode fazer milagres a descodificar vídeo no CPU, nem o flash está agora tão mau, especialmente depois do 10.1... Neste momento, em termos de utilização de recursos, o que vejo nos meus macs, é que ambos andam ela por ela...
E isto é com a versão embedded do flash do chrome, que não é o gala, e não tem acesso ao GPU!
Experimenta lá mas é com vídeo HD, isso a 360p nem dá para aquecer... []
meu amigo, testes demonstram que tanto podes ter html5 a consumir mais ou menos que o flash, depende da versão do flash que usas, do browser, do hardware que tens, dos drivers que tens, etc etc etc.Eu agora só vejo vídeos YouTube em HTML5. Em Flash, é meio caminho para o portátil transformar-se num aspirador a 30ºC, e ter o Firefox aos empurrões. Em HTML5 é um sossego. É simples, HTML5 é melhor que Flash, deal with it!
Só sei que no meu MacBook preto com 33 meses de idade, Core Duo 2.2GHz com uma Intel X3100 rasca e 2GB RAM, o Youtube arranca sempre com esse processo Shockwave Flash que come recursos como tudo, dispara ventoinhas e em minutos não dá para ter o portátil nas pernas.
Acredito que em portáteis mais modernos não se note este consumo de recursos, mas isso não está em questão. O que está em questão é que hoje em dia 95% do uso de Flash é para ver vídeos, e é de longe uma forma ineficiente de o fazer. E, para dispositivos móveis como telemóveis ou tablets, isso é *muito* importante se queres ter as tais X horas de utilização. Não é por acaso que a Apple anda a fazer chips para esses dispositivos!
Já desenvolvi em Flash 5 e Flash MX com actionscript, e o poder do Flash era mesmo esse de se poder fazer animações e efeitos novos (sombras, movimentos, etc) em 2000. Agora, com browsers que renderizam Javascript de forma muito eficiente, com bibliotecas fantásticas como jQuery e YUI, e o standard HTML5, já não há a necessidade de optar por Flash para seja o que for.
No dia em que a Apple decidir suportar Flash, começa tudo a reclamar das temperaturas que atingem os aparelhos, e da duração da bateria. Reclamar é fácil.
Em relação a esse video do honda e no chrome num windows 7 dá exactamente os mesmos valores quer em html5 quer em flash.... e variam entre os ~3 % e os ~6 % de ocupação de processamento... isso com uma placa de video manhosa (Geforce 7100)
Provavelmente é alguma coisa mal configurada no teu mac....
Estamos a falar de PCs com fontes de alimentação de 200 W, certo? Ora, para um iPad com bateria para 10 horas, não há milagres. Já muito bem fez a Apple, que agora faz os seus próprios chips e desta forma consegue controlar o seu desempenho vs consumo.
Eu agora só vejo vídeos YouTube em HTML5. Em Flash, é meio caminho para o portátil transformar-se num aspirador a 30ºC, e ter o Firefox aos empurrões. Em HTML5 é um sossego. É simples, HTML5 é melhor que Flash, deal with it!
Só sei que no meu MacBook preto com 33 meses de idade, Core Duo 2.2GHz com uma Intel X3100 rasca e 2GB RAM, o Youtube arranca sempre com esse processo Shockwave Flash que come recursos como tudo, dispara ventoinhas e em minutos não dá para ter o portátil nas pernas.
Acredito que em portáteis mais modernos não se note este consumo de recursos, mas isso não está em questão. O que está em questão é que hoje em dia 95% do uso de Flash é para ver vídeos, e é de longe uma forma ineficiente de o fazer. E, para dispositivos móveis como telemóveis ou tablets, isso é *muito* importante se queres ter as tais X horas de utilização. Não é por acaso que a Apple anda a fazer chips para esses dispositivos!
Já desenvolvi em Flash 5 e Flash MX com actionscript, e o poder do Flash era mesmo esse de se poder fazer animações e efeitos novos (sombras, movimentos, etc) em 2000. Agora, com browsers que renderizam Javascript de forma muito eficiente, com bibliotecas fantásticas como jQuery e YUI, e o standard HTML5, já não há a necessidade de optar por Flash para seja o que for.
No dia em que a Apple decidir suportar Flash, começa tudo a reclamar das temperaturas que atingem os aparelhos, e da duração da bateria. Reclamar é fácil.
Já alguém tem iPads por aqui? O meu deve chegar na próxima semana... [kiss]
Só se for um portátil da loja dos 300.
Como já por várias vezes se demonstrou, não passa de um mito urbano... ou de Apple fans[]
Nop, é mesmo verdade e no caso do meu HP até deitava o wi-fi abaixo (como já disse). Claro que comparando com o Mac, é realmente um portátil da loja dos 300 (em tudo).
O desenho (ou o "conceito") dos Macbook Pro (e de outros Mac) é interessante quanto a isso, porque ao ser de aluminio todo o chassis serve de dissipador de calor, e assim ajuda a Apple a conseguir levar avante a ideia de um computador muito silencioso 95% do tempo.Por acaso não me estava a referir a ti.
Mas realmente houve MacbookPro bons... pareciam torradeiras[] e nesse aspecto nem sempre é fácil conciliar um portátil e uma boa torradeira, é preciso saber[
]
Eu que nem era de grandes leituras já despachei dois livros, é o milagre Apple... []
Mais a sério, para mim foi uma boa compra no estrangeiro, até agora tudo perfeito, a única queixa é ver as aplicações mais atractivas a 8 euros mas aí não sei até que ponto a culpa é deles... :sh)
Não estou muito adepto da ideia de ler livros no iPad, mas revistas sim (Wired, Mental Floss, etc). Sabes dizer-me se o iBook, que dá para sublinhar, anotar e marcar livros em formato epub, também dá para fazer em pdfs?
Há uns anos diziam o mesmo das video chamadas []
Eu compreendo os problemas do Flash, mas quer queiramos quer não ainda é imensamente usado, e para streaming de video até ver é de longe a melhor solução. Em HTML5 por exemplo não existe sequer uma forma fácil de ver um video em full screen, sem ter que andar a mexer nos settings do browser por exemplo.
E ter a escolha de usar ou não, até ver é sempre melhor do que nem sequer ter a escolha, por mais voltas que queiram dar ao texto.
Unicamente marcar a página. []
Tudo o que dizes faz sentido e concordo, mas não no mundo de smartphones e tablets. Nesse mundo, não podes ter tudo já: Ter X implica perder Y. Ter W implica perder Z. Há-de chegar o tempo em que é possível ter tudo, mas ainda faltam alguns anos. Entretanto, a Apple quer ter o controlo total de todas as aplicações que podem existir no aparelho, para que possa controlar todos esses compromissos.
Quem já teve um WM5 sabe disso bem... podia ter multitask, mas era tão horroroso, impraticável e guloso que ninguém podia tirar partido disso. Deixa de ser um aparelho usável, passa a ser uma fonte de problemas fora de controlo.
Bem me parecia. Por acaso, isso pode abrir mais uma guerrinha Apple-Adobe (epub vs pdf), porque um epub parece-me um formato bem mais adequado para leitura digital, mais flexível em termos de layout, preparado para facilmente embutir multimédia e permitir essas edições simples do utilizador.
O PDF é um formato mais vocacionado para "self-contenting", com inclusão de fontes e layouts fixos, e como tal com limitações na edição. Não deixa de ser excelente (e claro, obrigatório) suportar os dois, mas a questão é se a Adobe evolui para melhores formatos ou insiste no PDF.