Tópico da Apple

Mau, mas sendo o S5 um quad-core não deveria ter o dobro da pontuação do dual-core do IPhone?! Estes gajo para mim está comprado!

Claro que está. Há um pormenor: o S5 é um quad core a 32 bits e o A8 é um dual core a 64 bits. A performance seria sempre no máximo...semelhante.

Claro que está. Há um pormenor: o S5 é um quad core a 32 bits e o A8 é um dual core a 64 bits. A performance seria sempre no máximo...semelhante.

Nopes.
64 bits não é duas vezes mais rápido que 32 bits. Nem nada que se pareça.
Até pode ser mais lento.
Tudo depende das operações que estejam a ser efectuadas.
São raras as aplicações que tiram partido dos 64 bits em relação a 32 bits.
Tipicamente os 64 bits apenas são bem mais rápidos que 32 bits em
operações matemáticas com números grandes. Encriptação é um exemplo.

Por outro lado, a quantidade de cores/threads também pode não trazer
qualquer vantagem. Ter múltiplos cores/threads apenas traz vantagens
para as aplicações com algoritmos concorrentes, ou multi-tasking muito
intensivo. A maioria das aplicações não necessita (não tira partido) de
algoritmos concorrentes (multi-thread), e nos telemóveis é raro haver
multi-tasking intensivo (duas aplicações em simultâneo a puxarem pelo
CPU). Aliás, é raro haver aplicações que puxem muito pelo CPU (sob
pena de consumirem a bateria toda num instante).

Portanto, é bastante irrelevante estar a discutir 64 bits vs 32 bits e dual-core
vs quad-core em telemóveis. Em 99,99999999999% das situações ninguém
tira partido disto.

Se alguém compra um telemóvel em detrimento de outro apenas porque
é 64 bits e/ou quad-core, está a ser redondamente enganado.

O mais importante é (e sempre foi) o sistema operativo, e as aplicações
disponíveis para ele. Isso é que interessa. O resto é mais ou menos
irrelevante. A menos que a pessoa em causa tenha necessidades muito
específicas em termos de aplicações, e que para essas aplicações seja
fundamental ter 64 bits e/ou quad-core.

Um telemóvel, apesar de ser, para todos os efeitos, um computador, não tem
a mesma utilização que um vulgar computador. Como tal, essas cenas dos
CPUs serem quad ou 64, é um bocadinho irrelevante.

Mesmo nos computadores é irrelevante para a maioria das pessoas (pela
utilização que fazem), quanto mais nos telemóveis.

Eu tenho um Mac i7 quad 64 bits, e é raro ouvir as ventoinhas... ou seja,
99,9999999999% do meu trabalho não precisa nem de um CPU quad (8 threads)
nem de 64 bits.

Multi-core and multi-threading performance (the multi-core myth?) | Scali's OpenBlog
(...)
In other words: the single-threaded performance becomes more important. And that is what makes the multi-core myth a myth!
(...)

7 myths about quad-core phones (Smartphones Unlocked) - CNET
(...)
The reality is that the quad-core could be better, it could be equal, or it could be appreciably worse. -- Nick DiCarlo, Samsung
(...)
Multicore won't help you in a world where the apps aren't threaded. -- Greg Sullivan, senior product manager for Microsoft
(...)
the point is no less important: we should evaluate performance based on real-life tasks, and not on theoretical benchmarks.
(...)

E quem disse que 64 bits é 2 vezes mais rápido que 32 bits?

E quem está a dizer que o quad core é melhor que um dual core?

O que estou a dizer é exactamente o contrário: acho piada a dizerem que o quad core dum android não é 2 vezes mais rápido que o 64 bits da Apple. Sim...64 bits da Apple faz diferença. Como fará o snapdragon de 64 bits que vai aparecer em 2015.

E os 64 bits vão impor-se em todos os móveis. O limite dos 3 Giga de Ram têm de ser quebrados.

Vocês falam em updates virtualmente eternos, mas quantos de vós ficam com um iPhone 2 anos?

O nexus tem update garantido 18 meses porque a google não tem como core business o nexus e porque os seus parceiros precisam de vender telemóveis... Logo existe certamente um acordo da google para não abafar tudo o que é fabricante...

Depois nada garante que não possa ter mais de 18 meses de actualizações...

Mais uma vez partes da premissa errada. Primeiro estavas preocupado com o software dos iphones, agora é com o que tempo que cada dono de um iphone fica com o telemóvel. Ou seja, em vez de dizeres, sim, isso é algo que os iphones têm e é algo efectivamente bom para qualquer telemóvel e que lhes acrescenta valor, não, argumentas que como os donos dos iphones mudam de telemóvel com frequência isso já não interessa. [:D]

Claro, como se o próximo dono do iphone vendido não usufruísse dessa vantagem, e isso não lhe desse valor de mercado...

Mas percebe-se, o Nexus tem na prática um ano de suporte oficial, como tal um iphone ter actualizações é algo que não interessa. E então quando sair o 6, é ver o 5 a cair para preços miseráveis no mercado de usados, abaixo de um 4s...

Last edited:
Acho que não me fiz entender. Mudei 4 vezes de telemóvel em 6 meses porque assim o quis fazer e NÃO gastei rigorosamente dinheiro nenhum. Estou bem longe de gastar 700 euros num telemóvel...

Eu não impinjo nada a ninguém nem é algo que pretenda. O que não aceito é o valor excessivo que se paga por um Iphone novo e por um antigo. Sejamos razoáveis, dar 250 por um Iphone 4 é algo que não tem pés nem cabeça. Mas lá está, com o seu dinheiro cada um faz o que quer.

Eu comprei um 5s e também acabei por não gastar dinheiro nenhum "meu". E não foi oferecido nem dado pela empresa. Mas isso não inviabiliza que quem compra um iphone gaste os tais 600 ou 700 euros. Da mesma maneira que há um caso num milhão de pessoas como tu, que a título pessoal mudam 4 vezes de telemóvel em 6 meses e não gastam nenhum dinheiro. [;)]

O meu também espero que me dure 3 anos ou mais. Ecossistema? Qual ecossistema? O Android vive por si só, e sim, também tenho os meus documentos á mao, sem complicacoes.

Mas lá está, é uma questao de escolha e cada um sabe o que faz com o seu dinheiro. [:cool:]

Bem, a mim parece-me que a apple tem um ecossistema, a google também, e a windows também... se um é melhor do que outro caberá ao consumidor decidir o que lhe convém mais...

Porque se assim não fosse, se são todos iguais, porque razão não compraste um WP? Mais baratos e mais fluidos do que os android. E ficando pelo mundo android, há telemóveis de 150€/200€ decentes onde podes ter os teus documentos à mão...

Mas se compraste um Nexus, alguma razão viste para isso, não?

Repito, eu faço MUITO uso do ecossistema da Apple, e posso afirmar pessoalmente que coisas que antes perdia, agora já não perco. Até as porcarias das notas estão sincronizadas em todos os aparelhos, e sem precisar de instalar NADA. Não preciso de instalar 10 000 aplicações adicionais e andar a sincronizar aparelhos porque eles fazem isso por mim. Não preciso andar a sacar 4 e 5 softwares diferentes para me abrir ficheiros word e editá-los e depois um ficar guardado e o outro não. Não preciso gastar dinheiro em comprar o office para android. Entre muitas outras coisas.

E sim, vou dar muito uso ao atender telefonemas no mac, responder a sms no Mac (esta então muitíssimo), passar de um aparelho para o outro com as aplicações abertas, utilizar o idrive, entre muitas outras coisas que o Yosemite e o ios8 vão poder fazer juntos.

Só te vou dar um pequeno exemplo: tenho como um dos hobbies escrever. Antes, quando tinha multiplataformas, perdia imensas coisas. Ou as coisas não sincronizavam, ou diferentes softwares de edição não aceitavam caracteres diferentes, ou o raio que o parta. Sempre tive imensos problemas no sentido prático da coisa. Hoje, ao escrever no mac, o que escrevo está a aparecer automaticamente ao lado no iphone e no ipad. De uma forma limpa, eficaz, sem ter de andar com enxertos e softwares manhosos. Tal como as notas. Eu escrevo muitas notas ao estilo post it por dia, e finalmente não tenho de me preocupar. Escrevo em que aparelho for, e quando ligo outro já estão lá.

Lá está, isto para ti não justifica o preço, para mim justifica. Para mim não se justifica pagar dinheiro por specs, não sou tuning, interessa-me o sistema em si.

Porra.. Não tenho 43 mas tenho 7. Fui ver agora e realmente é preciso fazer isso.
Logo trato disso quando estiver ligado por Wi-Fi. Com todas as actualizações feitas, como ficou o telefone no geral? Em termos de rapidez e fluidez, notou-se muita perda para o 7?
O facto de eu ter apenas 600MB livres também não deve ajudar, não? :/

A diferenca de velocidade e' notoria em certas apps, p.e. o Facebook tem um lag de uns 3 ou 4 segundos antes de mostrar conteudo. Mas se calhar, a app nao esta optimizada para o iOS8.
Sinceramente nao sei como e' que o iOS faz a gestao de memoria e o quanto isso influencia a velocidade.

Para quem gosta, porque gosta, de comparar os megapitos e os cores e as rames...

Aí está o que disse atrás: a Apple tem toda a razão a continuar a apostar nos dual-core. Consegue-se safar com baterias muito mais pequenas, e o CPU tem o dobro da velocidade a correr um processo e a mesma que a concorrência em multithreading. Muito bom.

PS: e isso não tem rigorosamente nada a ver com os 64 bits... na prática os 64 bits permitem endereçar mais memória e pouco mais que tem muito pouca utilidade no software que se corre num smartphone.

Last edited:
O mais importante é a performance por core, de nada interessa ter 4, 6 ou 8 cores, se a performance do IPC é baixa.

Já nos PCs desktop se passa o mesmo, com os AMD FX de 8 cores a terem dificuldade em acompanhar os i5/i7 de 4 cores da Intel (ou semelhantes em aplicações intensivas multi-thread) e a serem cilindrados pelos Haswell-E de 6 cores.

É daquelas coisas que muita gente se esquece, mas colocar núcleos à bruta não safa tudo, é preciso que a arquitectura esteja optimizada ao ponto de ser poderosa em single-thread.

Nos núcleos por vezes entra muito o factor marketing, a arquitectura tem de ser boa, caso contrário, acontece como na AMD, CPUs com TDP de 125W a fazer menos ou o mesmo do que CPUs Intel com metade dos cores e 88W.

Last edited:
A história das specs com números altos só serve para uma coisa. Papar quem não percebe o que está a comprar. Nos portáteis é a mesma coisa.
O mesmo portátil com um disco Ssd de 256 vende menos que com um disco de 750gb. Lido com isso diariamente

A história das specs com números altos só serve para uma coisa. Papar quem não percebe o que está a comprar. Nos portáteis é a mesma coisa.
O mesmo portátil com um disco Ssd de 256 vende menos que com um disco de 750gb. Lido com isso diariamente

A questão dos cores é diferente dos ssd.

Eles anunciam mais velocidade e mais cores , mas na realidade são mais lentos!

Um ssd de 256gb é 3x mais pequeno que um disco de 750gb! É bastante mais rápido sim, mas tb é bastante mais pequeno! E por isso não é comparável, não estas a ser enganado! Na realidade ganhas mais espaço, perdes é velocidade! Mas isso seria se estivesses a comparar rpm em vez de gb!

256GB é curto para a malta colocar lá os 1000 filmes ripados que sacaram da net! [:)][:)][:)]

[;)]

iTunes é só das piores coisas de sempre. Então nas ultimas versões que experimentei, que confusão.

Que coboiada só para meter umas músicas no iPod ( Nano, 2ª Geração ). Acabei por vende-lo pois não estava para aturar programas manhosos.

Também tenho esse Nano e podias usar com o Winamp (que ainda se consegue descarregar). Mesmo em Linux, o Amarok e o Banshee funcionam sem espinhas.

Como tenho um Touch (é o meu leitor e o meu PDA, não uso smartphone), estive para o vender por falta de uso. Mas o botão play/pause não funciona bem e continua encostado na caixa.

A única coisa que me irritava no iTunes era a alteração que me fazia nos ficheiros entre pastas. Pelo menos no Windows fazia isso com os ficheiros de música.

Fora isso, até me safou há pouco tempo a descarregar versões recentes de apps compatíveis com o iOS 6 (o suporte foi descontinuado).
É algo que a App Store também faz, mas quando a app já foi adquirida e descarregada anteriormente.

A questão dos SSDs e HDDs até se compreende quem prefira um ou outro, os HDDs têm muito mais espaço para o mesmo preço, o que pode ser importante para alguns, mesmo sabendo que abdicam de alguma velocidade.

Agora, comparar CPUs só pela quantidade de núcleos de processamento é que não faz sentido, há muitos factores que influenciam a performance.

Eu comprei agora um portátil com disco de 750 gb 7200rpm pq simplesmente não existem modelos de 15,6" com SSD's a menos de 1000 euros, mais vale comprar um portátil mais barato e um SSD 256GB à parte por 100 euros. Numa loja a desculpa que deram para o preço do HP Envy 15 a 1300 euros é que só o SSD de 512GB custava 500 euros, engraçado que o compro a 200 presumo que a HP os compre mais barato [:p]

Agora voltando ao iPhone, as frequências do 4G nos EUA dão para a Europa? É que vou lá em breve coisa e tal...

Eu comprei agora um portátil com disco de 750 gb 7200rpm pq simplesmente não existem modelos de 15,6" com SSD's a menos de 1000 euros, mais vale comprar um portátil mais barato e um SSD 256GB à parte por 100 euros. Numa loja a desculpa que deram para o preço do HP Envy 15 a 1300 euros é que só o SSD de 512GB custava 500 euros, engraçado que o compro a 200 presumo que a HP os compre mais barato [:p]

Agora voltando ao iPhone, as frequências do 4G nos EUA dão para a Europa? É que vou lá em breve coisa e tal...

Nos portáteis depende também do SSD que vier, se for dos novos M.2, um de 512GB custa facilmente 500€.

Mas o Envy deve vir com o tradicional 2,5" SATA 3.

Back