Tópico da Automobilia

Levezinho

New member
Não encontrei nenhum tópico sobre isto, decidi criar um!

Consideram Portugal um mercado atractivo? Ainda em expansão (pequeno)?
Sou grande fã de um programa que dá no Canal História - "Caça Tesouros" e é impressionante o que se vê por lá! Era um trabalho que faria com enorme prazer! [:cool:]

Considero que em Portugal, o mercado ainda está pouco desenvolvido, talvez por haver um número reduzido de coleccionadores/acumuladores/colectores... o que deve ser bom, porque os preços são mais baixos.

Talvez o mais normal seja a tradicional colecção de carros (miniaturas), mas quem não queira gastar muito, até pode ter calendários, porta-chaves, símbolos, posters, autocolantes, revistas, livros, manuais técnicos, ferramentas, sinais, publicidade (parece-me que este mercado está em cr€scimento), roupa, latas de óleo, etc, etc...

São coleccionadores? De que tipo de artigos/marcas?

Last edited:
O programa que referes dá no Canal Historia, é sem dúvida um excelente programa, e negócio mas acho que cá em Portugal poucos ou nenhuns vingavam nele...

Não sou colecionador porque o que gostaria de colecionar(carros/motos) é muito dispendioso, e como é óbvio não tenho dinheiro para isso

O programa que referes dá no Canal Historia, é sem dúvida um excelente programa, e negócio mas acho que cá em Portugal poucos ou nenhuns vingavam nele...

Não sou colecionador porque o que gostaria de colecionar(carros/motos) é muito dispendioso, e como é óbvio não tenho dinheiro para isso

Eu às vezes até vejo programas repetidos... e sim é no Canal História! [;)]

Também acho que quem quisesse fazer negócio disso cá em Portugal, teria que ser como um hobbie/passatempo. Penso que ainda não há um mercado com quotas suficientes para subsistência. No entanto as feiras de antiguidades e velharias, pelo menos em Lisboa, estão cada vez mais frequentadas e visitadas, mas as vendas estão muito viradas para os turistas (€€) e há pouca coisa relacionada com o mundo automóvel.

O que mais vais encontrar aqui é coleccionadores de revistas/literatura. Eu sou um deles. [:D]

Eu agora com um novo espaço para acumular "lixo" [:D], vou tentar fazer crescer a minha pequeníssima colecção de revistas, carros miniaturas, calendários, livros, legos, porta chaves, posters, etc! Na verdade estou com o neumon, gostaria muito de coleccionar e ter espaço para acumular coisas maiores (motas, carros, etc), mas é-me de todo impossív€l!

Actualmente ando de olho em tudo e particularmente nas coisas da Shell... já pedem valores elevados por "porcariazitas" [:)]! A título de exemplo, numa das tais feiras de antiguidades/velharias, pediram-me 15eur por um "saca caricas" em forma de carica... :sh)

Eu vou todos os fins de semana à feira da Ladra em Lisboa, mas a mesma já não é o que era à uns anos atrás. Continuo a ir porque, procurando bem, ainda se encontram umas raridades, mas a peso de ouro...:sh)
Acho que agora há o estigma na cabeça das pessoas de: "Se isto é antigo, deve valer uma fortuna!" [8b]

No meu caso, tenho a "panca" de coleccionar discos de vinil e rádios antigos a válvulas. Aqui à dias tiveram a lata de pedir 150€ por rádio Phillips da década de 50, ainda por restaurar... :sh):sh)

Eu vou todos os fins de semana à feira da Ladra em Lisboa, mas a mesma já não é o que era à uns anos atrás. Continuo a ir porque, procurando bem, ainda se encontram umas raridades, mas a peso de ouro...:sh)
Acho que agora há o estigma na cabeça das pessoas de: "Se isto é antigo, deve valer uma fortuna!" [8b]

No meu caso, tenho a "panca" de coleccionar discos de vinil e rádios antigos a válvulas. Aqui à dias tiveram a lata de pedir 150€ por rádio Phillips da década de 50, ainda por restaurar... :sh):sh)

Já fui um cliente assíduo da feira da Ladra... quando ia lá comprar jogos para a mega drive mais baratos e uns filmezitos VHS! [:p][:D]

Válvulas? Deves arranjar fácil nos centro de abate, a bons preços...

Atenção, que por "Automobilia", poderíamos definir algo como:

"Coleccionistas e admiradores dos veículos de propulsão mecânica com 25 ou mais anos de idade, para troca e aquisição de veículos (restaurados ou para restauro), peças, equipamentos e ferramentas de época, miniaturas e brinquedos, livros e manuais, e todo o tipo de material mecânico e acessórios que permitirá cuidar e realçar a beleza daqueles veículos que marcaram uma época e sobretudo preservá-los como património cultural e recreativo."

Eu já tenho para lá umas porcariazitas que ainda não têm 25 anos (o carro já só faltam 3 anos e meio [:D] ), mas vão amadurecer com o passar dos anos!

.

Atenção, que por "Automobilia", poderíamos definir algo como:

"Coleccionistas e admiradores dos veículos de propulsão mecânica com 25 ou mais anos de idade, para troca e aquisição de veículos (restaurados ou para restauro), peças, equipamentos e ferramentas de época, miniaturas e brinquedos, livros e manuais, e todo o tipo de material mecânico e acessórios que permitirá cuidar e realçar a beleza daqueles veículos que marcaram uma época e sobretudo preservá-los como património cultural e recreativo."

Fds! Que FAIL! [:D][:D]:sh):sh)

Associei o Tópico a quem gosta de velharias e tralhas no geral devido ao programa do Canal História - "Caça Tesouros" [;)]

Pessoal, eu tenho um BMW de coleção tâo exclusivo, que nem o Clube BMW sabia que ainda existia no Ano em que veio para Portugal...E a MY car em Braga paga uma fortuna por ele, assim como o clube BMW o quer para exposiçôes! Daquele ano, 1974, só veio o meu, devido a uma caractristica muito Particular!

Isto é que é um verdadeiro Tesouro!

Fds! Que FAIL! [:D][:D]:sh):sh)

Associei o Tópico a quem gosta de velharias e tralhas no geral devido ao programa do Canal História - "Caça Tesouros" [;)]

[:D] Sim no "Caça Tesouros" é tudo... mas é sempre mais coisas relacionadas com o mundo motorizado!

Pessoal, eu tenho um BMW de coleção tâo exclusivo, que nem o Clube BMW sabia que ainda existia no Ano em que veio para Portugal...E a MY car em Braga paga uma fortuna por ele, assim como o clube BMW o quer para exposiçôes! Daquele ano, 1974, só veio o meu, devido a uma caractristica muito Particular!

Mas estamos a falar de que modelo da BMW e em que condição?

Eu também gosto deste tipo de coisas, e não precisam de ser antigas, basta que tenham como motivo o "automóvel".
Tenho uma ou outra peça de roupa, 2 bonés, uns 40 kgs de revistas, e as miniaturas que tinham desapareceram com o nascer dos filhos :)
Quanto a carros, temos um com 28 anos, outro com 27 e outro com 23.
Tenho garagem para mais mas não tenho dinheiro para os comprar e mater.

Deixo aqui duas fotos de algum do meu pequeníssimo "espólio":

WP_20161209_15_04_06_Pro_zps7qw8yg3k.jpg

WP_20161209_14_58_38_Pro_zpst1ioczor.jpg

A ver se saco umas fotos a algumas revistas das mais antigas que tenho (Autohoje) e das minhas preferidas (Supermotores).

[...] Actualmente ando de olho em tudo e particularmente nas coisas da Shell... já pedem valores elevados por "porcariazitas" [:)]! A título de exemplo, numa das tais feiras de antiguidades/velharias, pediram-me 15eur por um "saca caricas" em forma de carica... :sh)

Realmente. Imagina se fosse em forma de concha! [:)] [:D]

Last edited:

Mas estamos a falar de que modelo da BMW e em que condição?

Um raro, tipo Pokemon lendário. É um BMW Unicórnio, único no mundo por ser imaginário...

Back