Tópico da Bimby

Tópico da Bimby

• Total de eleitores
    166
A bimby é a coisa mais espectacular que inventaram nos últimos tempos em matéria de utensílios para cozinha. Uma das grandes e mais preciosas vantagens é a comunidade da bimby, hoje há receitas para tudo e mais alguma coisa.
O único senão é o preço, é a única coisa que pode fazer alguém não a comprar.
E não, não se paga a ela própria, numa família tradicional (3/4 pessoas) é necessário continuar a usar o fogão o forno e tudo o resto.

A bimby é a coisa mais espectacular que inventaram nos últimos tempos em matéria de utensílios para cozinha. Uma das grandes e mais preciosas vantagens é a comunidade da bimby, hoje há receitas para tudo e mais alguma coisa.
O único senão é o preço, é a única coisa que pode fazer alguém não a comprar.
E não, não se paga a ela própria, numa família tradicional (3/4 pessoas) é necessário continuar a usar o fogão o forno e tudo o resto.

Ooook, então só funciona se morares sozinho ou no máximo 2 pessoas. fixe, fiquei convencido. [:cool:]

E não, o unico senão não é só o preço. É a (falta) de capacidade, é o facto de não poderes cozinhar a pressão, é o facto de ser (mais um) entranquilho na cozinha, é o facto de ter de seguir as receitas daquilo, senão arrisco a sair algo intragável. Gosto da liberdade de abrir o frigorifico/congelador, e em poucos segundos saber o que vou fazer para o jantar/almoço.

E isso faz da bimby um acessório menos útil?
quem pode ( e quer, obviamente) tem, quem nao pode ( ou nao quer) nao tem.
é inegável a vantagem de ter um robot de cozinha.

Nem o torna nem mais ou menos útil, o artigo não critica a Bimby em si, critica é este fenómeno num país pobre e fortemente endividado como Portugal por artigos caros, neste caso é a Bimby mas também podemos aplicar isto aos carros premium ou aos iPhones, quando existem alternativas bem mais baratas.

A Bimby é uma máquina interessante tal como a Moulinex Cuisine Companion, aquela do Continente, etc., um robot de cozinha é um gadjet interessante e que pode dar jeito em muitas situações.

Mas bolas também há pessoas com dinheiro.
Não vamos dizer que todos os que compram, não podiam comprar.
Falando por mim, se a máquina custa 1000 euros, bastava não fumar e tava feito.
Ainda sobrava para comprar os vegetais para a sopa.

Não se paga nada a ela própria...

Não?

Se fores um particular e comprares um berbequim, paga-se a ele próprio?

A resposta imediatamente e de um ponto de vista meramente contabilístico pode ser "não", mas se tiveres que chamar alguém de cada vez que queres pendurar um quadro na parede, o berbequim gerou muita poupança pelo que se "pagou" a ele próprio.

Da mesma forma, o robot de cozinha ou a vulgar panela contabilisticamente não se pagam a elas mesmas, mas se tiveres que ir todos os dias ao restaurante então a panela e o robot geram poupança que justificam plenamente a sua compra.

Parvoíce de artigo, porque chama artigo de luxo a uma ferramenta que se pode pagar a ela mesma ao longo do tempo.

Se o/a americano/a que escreveu isso normalizasse o custo do aparelho face ao seu gasto anual em McDonald's descobria que o electrodoméstico era quase grátis.

Digo isto e não tenho bimby (nem quero), mas dispenso artigos facciosos...
É o mesmo que comprar uma bicicleta de 10.000 euros. Afinal podes poupar na compra do carro e em combustível poupas uma pipa de massa. Bem feitas as contas a bicicleta até sai quase de graça por 10k

Até se pode pagar a ela própria, isso depende sempre do uso que a pessoa lhe dará, mas provavelmente quase ninguém compra a Bimby a pensar nisso, saber fazer contas não é bem a especialidade da maioria dos Portugueses...

E um robot de cozinha por 1/5 do preço da Bimby também se pode pagar a ela própria e de forma muito mais rápida.

Ooook, então só funciona se morares sozinho ou no máximo 2 pessoas. fixe, fiquei convencido. [:cool:]

E não, o unico senão não é só o preço. É a (falta) de capacidade, é o facto de não poderes cozinhar a pressão, é o facto de ser (mais um) entranquilho na cozinha, é o facto de ter de seguir as receitas daquilo, senão arrisco a sair algo intragável. Gosto da liberdade de abrir o frigorifico/congelador, e em poucos segundos saber o que vou fazer para o jantar/almoço.

Ê lá, temos um bimby hater...
A falta de capacidade, é como uma qualquer panela que tenhas aí por casa, tem um limite de capacidade. Vais dizer, ah, mas eu tenho mais que uma panela. Sim, daí que a desvantagem da bimby seja o preço, porque também poderia ter mais que uma bimby. Já vi num restaurante 4 alinhadinhas na cozinha.
Atranquilho na cozinha? sempre a podes colocar na sala ou noutra divisão... O frigorífico atranquilha mais, quer dizer... se queremos as coisas eles têm de lá estar, as panelas também ocupam espaço.
Não tens de seguir receitas (há quem diga que é uma vantagem ter uma receita para seguir), por isso é que a comunidade todos os dias lança novas receitas é porque alguém experimentou, sem seguir nenhuma receita alguma coisa. Deitar ingredientes para uma panela e deixar cozer corre o mesmo risco de sair algo intragável.
Aquilo é uma panela que serve para fazer várias coisas, colocar lá ingredientes que temos no frigorífico e cozer/triturar/etc é exactamente a mesma coisa que o fazer numa panela tradicional.

Cozinhar à pressão é o quê? numa Penela de pressão?

A falta de capacidade, é como uma qualquer panela que tenhas aí por casa, tem um limite de capacidade. Vais dizer, ah, mas eu tenho mais que uma panela. Sim, daí que a desvantagem da bimby seja o preço, porque também poderia ter mais que uma bimby. Já vi num restaurante 4 alinhadinhas na cozinha.
Atranquilho na cozinha? sempre a podes colocar na sala ou noutra divisão... O frigorífico atranquilha mais, quer dizer... se queremos as coisas eles têm de lá estar, as panelas também ocupam espaço.
Não tens de seguir receitas (há quem diga que é uma vantagem ter uma receita para seguir), por isso é que a comunidade todos os dias lança novas receitas é porque alguém experimentou, sem seguir nenhuma receita alguma coisa. Deitar ingredientes para uma panela e deixar cozer corre o mesmo risco de sair algo intragável.
Aquilo é uma panela que serve para fazer várias coisas, colocar lá ingredientes que temos no frigorífico e cozer/triturar/etc é exactamente a mesma coisa que o fazer numa panela tradicional.

Cozinhar à pressão tem imensos benefícios para a saúde e gasta-se muito menos energia e é mais rápido do que cozinhar de forma tradicional.

Um exemplo de um robot para cozinhar à pressão:

FotoCookeo3Big.jpg

Custa cerca de 1/10 (!!!) do preço da Bimby.

Não?

Se fores um particular e comprares um berbequim, paga-se a ele próprio?

A resposta imediatamente e de um ponto de vista meramente contabilístico pode ser "não", mas se tiveres que chamar alguém de cada vez que queres pendurar um quadro na parede, o berbequim gerou muita poupança pelo que se "pagou" a ele próprio.

Da mesma forma, o robot de cozinha ou a vulgar panela contabilisticamente não se pagam a elas mesmas, mas se tiveres que ir todos os dias ao restaurante então a panela e o robot geram poupança que justificam plenamente a sua compra.

Desculpa mas estás a baralhar as coisas.

Sem um berbequim se quiser montar uma prateleira tenho de pagar a alguém para o fazer.

Sem a bimby, se quiser fazer sopa faço num tacho no fogão, pq és "obrigado" a ter fogão mesmo que tenhas bimby.

Eu não faço apenas sopa BA bimby, mas mesmo assim o tempo dispendido e a atenção é muito menor.
Eu faço mais de 2,2l de sopa de uma só vez ( a carne eco peixe são cozinhados na aroma e aumenta o volume) e sim, é seguro fazer esta quantidade.
Eu já cozinhava antes descrer a bimby e o tempo perdido era muito superior ( e já agirá o gasto eléctrico também ).

Desculpa, mas continuo a não concordar.

Ambos temos de descascar os legumes, metes na bimby eu meto no tacho. Tu ligas a bimby eu ligo o fogão.
Depois metes o peixe na varoma, eu meto o peixe num tacho.

Tu vais ver tv, eu vou ver tv.

A tua bimby apita a dizer que acabou, o meu fogão tb apita.

Como é que poupas mais tempo do que eu?

Cozinhar à pressão tem imensos benefícios para a saúde e gasta-se muito menos energia e é mais rápido do que cozinhar de forma tradicional.

Um exemplo de um robot para cozinhar à pressão:

FotoCookeo3Big.jpg

Custa cerca de 1/10 (!!!) do preço da Bimby.

Melhor que cozinhar a vapor?!

Custa 1/10 da Bimby e faz o quê, 1/10 do que a bimby faz?
A bimby não substitui todos os utensílios da cozinha, há várias coisas que a bimby não faz, não frita batatas, não assa, não faz torradas, não faz grelhados... é para isso que lá estão os restantes apetrechos na cozinha, incluindo uma panela de pressão para quem gosta de cozer dessa forma.

Melhor que cozinhar a vapor?!

Custa 1/10 da Bimby e faz o quê, 1/10 do que a bimby faz?
A bimby não substitui todos os utensílios da cozinha, há várias coisas que a bimby não faz, não frita batatas, não assa, não faz torradas, não faz grelhados... é para isso que lá estão os restantes apetrechos na cozinha, incluindo uma panela de pressão para quem gosta de cozer dessa forma.

Este robot também cozinha a vapor.

A Bimby e a Cookeo não são bem concorrentes, são mais complementares. Esta faz coisas que a Bimby não faz e vice-versa [;)]

Já se encontram panelas de pressão eléctricas por 60€.

Este robot também cozinha a vapor.

A Bimby e a Cookeo não são bem concorrentes, são mais complementares. Esta faz coisas que a Bimby não faz e vice-versa [;)]

Já se encontram panelas de pressão eléctricas por 60€.

É o que eu disse.

Mas não estou muito convencido que cozer à pressão seja mais saudável que cozer normalmente. A única coisa diferente é o tempo de cozedura, certo?

Não sou hater de coisa nenhuma. Mas também não sou "lover"
Caramba, tenho uma panela que consigo fazer cerca de 5 litros de sopa, dá-me para quase 1 semana. Se a bimby faz 2 litros, para mim isso nem para 2 dias chega. Cozinhar a pressão é isso, na panela de pressão. Dizes bem, as panelas ocupam espaço. mas não posso tirar as panelas e meter a bimby, certo?
Daquilo que vejo da bimby, é bom para uma coisa, mas para mim não é suficiente para comprar: Fazer molhos. Reconheço-lhe qualidades nesse aspecto. De resto, e a minha irmã tem uma, simplesmente não me convence. prefiro gastar, se calhar mais dinheiro num bom fogão de indução e num bom forno, que gastei, do que na maquineta.

Excelente ideia isso da indução. Vou propor alterar o fogão de casa para um de indução todo xpto, nem que fique mais caro do que a bimby.

É o que eu disse.

Mas não estou muito convencido que cozer à pressão seja mais saudável que cozer normalmente. A única coisa diferente é o tempo de cozedura, certo?

Há outras, mas essa é a principal diferença, o menor tempo de cozedura permite conservar mais os nutrientes e as vitaminas dos alimentos.

Desculpa mas estás a baralhar as coisas.

Sem um berbequim se quiser montar uma prateleira tenho de pagar a alguém para o fazer.

Sem a bimby, se quiser fazer sopa faço num tacho no fogão, pq és "obrigado" a ter fogão mesmo que tenhas bimby.

O que eu quero dizer é que uma ferramenta, cara ou mais barata, acaba por não ser um "mono" como uma jarra dada que te vai originar poupança (em tempo ou em dinheiro) a longo prazo.

Também não precisas de um berbequim, podes ter um arco de pua que é mais barato...

Excelente ideia isso da indução. Vou propor alterar o fogão de casa para um de indução todo xpto, nem que fique mais caro do que a bimby.

Tinha um fogão a gás antigo, estava a precisar de ser trocado, comprei de indução, e fiquei inteiramente satisfeito. Não digo trocar por trocar, mas a gastar preferi gastar no fogão em condições, ainda que mais caro, que num fogão mais barato e mais uma bimby, por exemplo.

Voltar
Superior