Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
...... Mas há malta por aqui que se agarra com unhas e dentes a esse documento para descredibilizar o C.E. e quem o pretende seguir, como eu.
.......
Há uma excepção a esta regra, que é quando circulas dentro de localidades, e nesse caso, deves circular na via mais conveniente para o teu destino.
Infelizmente, algumas pessoas só funcionam mesmo com a cenoura e o pau, ou é obrigatório e se não o fazes levas uma multa ou nem querem saber.
A recomendação não obriga ninguem a nada - é uma recomendação para dar uma lógica ao fluxo nas rotundas... claro que só segue quem quer.
Qual é a cidade das mil e uma rotundas?
Boas Tardes a todos!
Está tudo bem disposto? Eu não.
Bem, ontem fui em trabalho, com o carro da empresa, á cidade das mil-e-uma-rotundas, até ontem não tinha nada contra a cidade em causa, até a acho organizada, e muito menos contra as suas gentes, mas depois do que me aconteceu, bem, penso que nunca mais a verei com os mesmos olhos, a cidade e as suas pessoas.
Também não tinha nem tenho nada contra as rotundas, pois desde que as regras sejam claras, conhecidas e respeitadas por todos o sistema funciona, se não é o caos.
Foi o que aconteceu.
O problema aconteceu numa das suas rotundas, como já deve ter dado para perceber.
Eu ia numa via de duas faixas a circular na da direita, chego a rotunda com a intenção de ir em frente e como é normal faço-a pela direita.
Quando, de repente vem uma ford mondeo, a uma velocidade que presumo elevada devido ao aparato e estragos, bate na zona da roda da frente e rebenta-me com o carro todo, até saltou a roda.
Fiquei em estado de choque talvez devido ao aparato, passou não sei quanto tempo, pois aqueles momentos foram um bocado esquisitos, parece que surgiu ali um nevoeiro repentino e tempo parou, foi algo que nunca tinha experimentado. Só me recordo, de repente, de ver uma multidão a volta do meu carro.
Porra, que é isto? Pensei eu.
Tento desapertar o cinto mas com o nervosismo ou o raio consigo a custo, saio e o pessoal todo a volta, um basqueiral, sou ouvia, bla bla, blablabla, pessoal a perguntar se estou bem se quero uma ambulância. Eu digo que não, comigo está tudo bem. Mas ainda longe de saber aonde me tinha metido.
Ando ali um bocado as aranhas a ver o sucedido quando uma das pessoas veio ter comigo sem eu lhe perguntar nada, dizendo:
Sabe, o Sr. é o culpado!
Porra, eu? Mas ia em frente e fiz a rotunda pela direita, é assim que está no código da estrada. Respondo. Ao que ele diz:
Não aqui a direita é para seguir para a direita.
Eu calei-me, já nem via nada a frente. E pensei, será que a terra das rotundas tem regras diferentes?
Faltava o melhor, o sr. da mondeo, vem ter comigo a barafustar todo eriçado feito galo de capoeira, provavelmente por estar na sua terra.
E eu digo, de longe já a recuar: Tenha lá calma, se não tenho que chamar a polícia. Ao que ele diz, que ta f…as mais a policia és tu o culpado.
Bem aí tive mesmo que chamar a policia se não arriscava-me a ser sovado, pois pelo ambiente parecia que era o que o crescente publico queria ver, um forasteiro a levar no pelo, por não respeitar as regras cá do sitio.
Até chegaram rápido, mas enquanto esperava a multidão aumentava, parecia uma daquelas feiras medievais em que se junta a populaça toda para ver o acontecimento da semana, e ao mesmo tempo não deixavam de me lembrar que o culpado era eu.
Eu já estava mais ansioso que no dia, sei lá, estava mesmo fdd. E só queria que a policia chegasse.
Até que chagou o carro da psp.
Param, eu dirijo-me a eles, eles perguntam o que se passou, se não resolvíamos amigavelmente, examinam o local, fazem umas medições com rodinhas, etc etc….
E os srs. Policias armados em juízes chegam a um veredicto final……..sou eu o culpado…………fdx. E ouço, por de trás de mim, pois, pois é……… eu disse.
Que raiva.
E eu pergunto-lhes. Sou culpado porque?
Bem, aí parece que se partiu qqr coisa, viraram-me uma tromba e ao mesmo tempo um deles disse: Sabe nesta rotunda que vai na direita é obrigado a ir para a direita, está lá a seta a indicar. Ao que eu perguntei se era possível ir ver a seta, pois tinha a ideia que era também em frente, e ele disse que sim.
A seta, que está representada no desenho, tem uma parte mais carregada a apontar para a direita, mas também tem uma continuação, só que mais desgastada, para a frente.
A justificação do sr. agente é aquilo provavelmente teria sido acrescentado por não se sabe quem e não tem qqr validade.
Aí, fiquei com consciência que dali não sairia nada, nem do sr. da mondeo que curiosamente não se manifestou mais desde que os agentes da psp chegaram, e até esteve a falar, aparentemente de uma forma amigável, com um, nem da população nem da própria policia.
Resumindo, estava ali, naquela bela cidade, mas sozinho no meio de uma multidão que me queria ver a arder na fogueira.
Dei uma volta, respirei fundo algumas vezes e a conclusão a que cheguei é que, por mais razão que tivesse, ali não ia a lado nenhum.
Cheguei aos Srs. policias e disse-lhes que não concordava com eles, para fazerem o levantamento dos dados que achassem necessário e na minha presença e que o assunto seria resolvido pela minha seguradora.
Aí o sr. da mondeo finalmente manifestou-se e disse que quem mandava aqui era a policia e não era eu, se eles tinham dito que era eu o culpado era eu e ponto final.
E a populaça concordou, manifestando-se através dos característicos pois pois pois.
Eu mantive a minha posição e apesar do burburinho a minha volta e inicial reticencia deles lá consegui fazer com os que os sra agentes fizessem a recolha de dados, pois eles sabem perfeitamente que é esse o procedimento, e que o juiz está no tribunal e ainda não anda num carro com pirilampos. Não lhe disse esta ultima parte, mas era o que mereciam, eles e o sr. da mondeo.
O processo da psp vai para a seguradora, juntamente com um que eu recolhi ao mesmo tempo, medições e fotos.
Será resolvido, a meu favor espero.
Em baixo fica um desenho tosco. O carro azul sou eu, o vermelho o mondeo.
De
notar também que aquele bico do triangulo que está a direita dos carros é mesmo assim, a via exterior da rotunda sofre ali um estrangulamento, mas é importante dizer queeu mantive-me sempre na minha faixa, recordo-me bem disso, porque tive que pisar o lancil para o fazer.![]()
Do meu ponto de vista, não tens nada que estar preocupado pois o único culpado é o gajo que muda de faixa e se atravessa á tua frente.
Quanto aos que as pessoas dizem, o que interessa é o Código de Estrada.
isso só se te esqueceres das outras coisas : nomeadamente a sinalização que obriga a virar à direita e o estrangulamento da via - afinal de contas, para ele seguir pela direita, teve de passar por cima do triangulo limitador.
Deste caso posso concluir que a maneira de circular nas rotundas já deveria ter sida resolvida de vez e que inventar novas rotundas só pode dar barraca.
Já sei que daqui a pouco o pessoal vai começar a discutir qual é a melhor forma de circular nas rotundas, mas para quem circula diariamente em rotundas enormes como a rotunda do relógio ou do marquês do pombal e apanhando trânsito nas rotundas ninguém pode dizer que tal maneira é a melhor maneira para o trânsito.