Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
Quando vais a entrar na rotunda, fazes pisca para a esquerda se não saires logo na 1ª , ou pisca para a direita se saires logo na 1ª.
O mesmo acontece dentro da rotunda :)
Ou seja quando não fores sair na saída X , manténs o pisca da esquerda, e quando fores para sair, metes o pisca da direita.
Mas lembra-te que antes de entrar na rotunda, também se tem que fazer pisca.

pois, o que eu costumo fazer é:

se for sair na 1ª - é fazer o pisca para a direita

senão, meto o pisca para a esquerda e mantenho-o até atingir a saída pretendida onde na qual faço pisca para a direita.

mas legalmente está correcto?

citação:Originalmente colocada por Pure_Water

pois, o que eu costumo fazer é:

se for sair na 1ª - é fazer o pisca para a direita

senão, meto o pisca para a esquerda e mantenho-o até atingir a saída pretendida onde na qual faço pisca para a direita.

mas legalmente está correcto?

É isso mesmo!

Respondendo à pergunta, não sei.[8D]

Quando tirei a carta, à 3 anos e pouco, dois instrutores diziam-me coisas diferentes:

- um dizia que só se fazia pisca quando se saía;
- depois, fui ter uma aula com outro e o gajo repreendeu-me...disse-me que quando entrasse para fazer pisca da esquerda e depois para sair, pisca da direita, mesmo indo em frente.

Claro que como podem imaginar fiquei baralhado.:D Mas quando cada instrutor diz sua coisa, quer dizer que algo não está bem.[|)]

Hoje em dia, a menos que vá em frente, faço sempre piscas, esquerda e direita. Mas, pelo que vejo a maior parte do pessoal, teve desconto na compra do carro, pois não mandaram vir os piscas.:D

Bem para sair na 1 faço pisca a direita... se for na 2 não faço pisca a entrar, só para sair. 3ª e seguintes meto-me à esquerda com o pisca à esquerda e depois faço pisca À direita e vou saindo progressivamente. Foi assim que me ensinaram...

Faz como se estivesses num cruzamento, liga antecipadamente o pisca direito sempre que pretenderes sair da rotunda! Numa rutunda de quatro acessos, que é das mais comuns (...), é ainda mais fácil essa "regra", exceptuando o facto de que mesmo que a trajectória seja continuar a seguir em frente após passada a rotunda se deve fazer pisca de saída da mesma! Se quiseres contornar e voltar na saída "um quarto para as nove" é fácil também, fazes o pisca para a esquerda logo que entrares na rotunda pela faixa mais ao centro e fá-lo para a direita quando pretenderes sair! Serás percebido pelos outros condutores assim! ;)

Aqui, tal como na questão da melhor forma de contornar uma rotunda, ninguém te vai dar uma resposta inequívoca.

Eu faço pisca para a esquerda para entrar e uso o pisca sempre que mudo de faixa (inclusivé para sair da rotunda) mas se seguir na mesma faixa da rotunda então não o uso.

citação:Originalmente colocada por Pure_Water

Quando não vamos sair na primeira saída, devemos fazer pisca para a esquerda para indicar os outros condutores de que pretendemos sair numa das outras saídas, e fazer depois pisca para a direita quando nos aproximamos da saída pretendida? Ou devemos usar apenas o pisca da direita para indicar a saída da rotunda?

Quando não vamos sair na primeira saída entras para a faixa da esquerda da rotunda.
Depois fazes pisca para passares para a direita, imediatamente antes da tua saída, logo após teres passado pela ultima saida.

o pisca para a esquerda é estupido porque se não tiveres pisca para a direita é sinal de que não vais sair.
só faz sentido usar o pisca para a direita quando se vai sair.

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

o pisca para a esquerda é estupido porque se não tiveres pisca para a direita é sinal de que não vais sair.

Não é estúpido, é uma forma de informares os outros antecipadamente que estás a circular na rotunda.

Estúpido é andar nas rotundas sem piscas.

eu uso o pisca em 2 situações..... Se está correcto ou não, não sei, mas explico o porquê:

Na entrada da rotunda, não dou pisca para a esquerda, uma vez que sendo a única via disponível que tenho, não tenho mais soluções, logo não dou pisca para avisar que vou para a única via que tenho para onde ir. Ou seja entrar na rotunda.

Dou pisca para a esquerda ou para a direita quando mudo de direcção dentro da rotunda. Uma vez na faixa que pretendo circular, desligo o pisca. Pois não vou mudar de direcção, mas sim circular na mesma.

Dou pisca para a direita quando pretendo sair da rotunda.

Que eu saiba o pisca só é utilizado para assinalar uma mudança de direcção. Portanto quando não vou mudar de direcção, não ligo o pisca.

Corrijam-me se estiver errado..

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Não é estúpido, é uma forma de informares os outros antecipadamente que estás a circular na rotunda.

Então se estás a andar numa faixa da rotunda como sinalizas que queres ir para uma faixa mais interior? Se já tiveres o pisca ligado não há como distinguir!!!

citação:Originalmente colocada por ppais

Então se estás a andar numa faixa da rotunda como sinalizas que queres ir para uma faixa mais interior? Se já tiveres o pisca ligado não há como distinguir!!!

Só faço quando vou sair ou mudar de faixa.

Não entendo porque se faz pisca à esquerda para entrar na rotunda.
Aliás, grande parte das pessoas que vejo fazer pisca à esquerda a entrar na rotunda, mudam de faixa e saem com o pisca ligado, mas isso é outra historia

Boas,

Explica lá melhor isso então.

Segundo o código de estrada,
- uma rotunda é um sentido circular obrigatório
- Os "piscas" são indicadores de mudança de direcção

Se circulares dentro de uma rotunda na mesma fila apenas estás a seguir o sentido e não estás a mudar de direcção logo a utilização dos "piscas" até é ilegal visto que não vais efectuar qualquer alteração e estás a induzir outros condutores em erro.

Até te posso explicar donde deriva este fenómeno, devido a que legalmente a forma de circular seja numa estrada normal ou numa rotunda é à direita, os instrutores de condução "inventaram" manter os piscas ligados para se protegerem e evitarem acidentes com os outros condutores. Mas parece que se esqueceram de avisar os alunos que na vida real as rotundas e os piscas utilizam-se de forma diferente. Isto acaba na tipica ideia de que se ensina condução para passar no exame e não para se aprender a conduzir e parece que é mesmo verdade.

A anormalidade disto tudo vê-se facilmente em rotundas de grande diametro ou perimetro, aí não se vê ninguém a utilizar os piscas de forma anormal e só sinalizam mesmo a saida à direita.

Abraço

Isto dos piscas nas rotundas é um autêntico "rabo de palha" - conheço alguém que, qdo entra numa retunda, liga os 4 piscas e só os desliga qdo sai dela. Porquê esta atitude?

O que diz a lei é o citado no inicio..

Pisca para a esquerda se se for manter na rotunda e pisca para a direita quando se vai sair.

O Pisca para a direita é banal e consensual.
Para a esquerda é mais polémico e há os resistentes que não o aceitam. (Eu aprendi que o pisca para a esquerda era só para sair na terceira saída ou voltar para tras.. (COmo se fosse virar a esquerda ou inversão de marcha) há 10 anos..

Mas aceitei a nova regra

Porque se deve fazer pisca para a esquerda?

Simplesmente porque é mais seguro. Quando um carro vai na faixa da direita e não queira virar para a direita se não fizer pisca para a esquerda, um outro que vá ao seu lado fica sem saber o que ele vai fazer.. Esta situação dava origem aquele acidente tipico da rotunda, em que o da direita não saía e o da esquerda queria sair e batia..

Se o carro da direita fizer pisca para a esquerda, quem circula à sua esquerda sabe que este não vai sair na rotunda.

Esta tecnica foi-me ensinada num curso de condução defensiva antes mesmo de estar na lei.

Uma mudança boa, no meu entender.

Voltar
Superior