Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
É assim que se deve andar nas rotundas.

O pisca é usado quando se entra apenas por quem vai mudar de direcção.
O pisca é usado à saída SEMPRE.

Rotunda.gif

E tudo o resto é gente que não sabe andar em rotundas!

Jarod, todos nós aqui no forúm sabemos como se faz uma rotunda (penso eu de que) mas o que acontece o que mostras é bonito de mais para ser verdade pois este esquema não funciona e não vai funcionar nunca (pode ser uma boa maneira de acabar com o défice à pala das multas). Todos sabemos que só podemos circular a 120 nas AE (quem o faz?), e por ai a fora.

Sou da mesma opinião do ph3 (e sei que o código diz outra coisa, tal e qual como está desenhado no teu boneco) se circulas à dtª e batem-te e porque o outro individuo não usou espelhos etc...

É assim que se deve andar nas rotundas.

O pisca é usado quando se entra apenas por quem vai mudar de direcção.
O pisca é usado à saída SEMPRE.

Rotunda.gif

E tudo o resto é gente que não sabe andar em rotundas!

apr:) apr:) apr:) Já há uns tempos tinha encontrado essa animação e esqueci-me de a pôr no fórum! apr:)

Nada contra a ferramenta pedagógica postada aí em cima... Olho para isso sorrio e imagino a rotunda dos "produtos Estrela" aqui no Porto...

É assim que se deve andar nas rotunda

Rotunda.gif

Na verdade isto é o que diz o código, mas é uma UTUPIA também não devia haver fome no mundo, guerra etc...
No boneco todos fazem pisca, facilitam a passagem e até devem desejar bom dia (passe voce primeiro caro amigo)... Esta rotunda é aonde no país dos sonhos?

Rui Santos nao. Por ex na rotunda de agua aqui junto ao Oeiras Parque sempre que lá passo faço o que está nessa figura. E é uma rotunda de trafego intenso. Daqui a pouco vou passar nela, se quiseres ir lá e abancar pra ver como se faz podes ir

Simples e eficaz! É assim que tento fazer sempre!

Á primeira vista parece que está tudo correcto, mas se tentarem fazer como o carro amarelo que vem de Este, contorna a rotunda por dentro e quando quer sair para Sul faz uma perpendicular e atravessa todas a faixas (2, 3, 4 as que tiver!). Hehehe! Tentem fazer isto na realidade (se a rotunda não for só vossa), é cada estoiro!

Um abraço.

Última edição:
Se a rotunda for bem projectada, é fácil circular nela. Agora se uma rotunda tiver 5 faixas e as saídas distarem escassos metros umas das outras, circular nas de dentro só se for para andar às voltas.

todos nós aqui no forúm sabemos como se faz uma rotunda (penso eu de que) mas o que acontece o que mostras é bonito de mais para ser verdade pois este esquema não funciona e não vai funcionar nunca (pode ser uma boa maneira de acabar com o défice à pala das multas). Todos sabemos que só podemos circular a 120 nas AE (quem o faz?), e por ai a fora.

Enquanto não houver unanimidade, com certeza que não funciona. Mas isso é em tudo, seja a contornar rotundas, seja a falar. Em tudo o que implique mais que um individuo ou objecto tem que haver entendimento, senão, bananas.
Se a regra é como está no esquema porque é que insistem em fazer de outra forma? Para tentar impôr o seu ponto de vista? Dêem as suas sugestões à DGV e se ela as aprovar no CE, então depois circulamos todos na de fora, sem desentendimentos.
Eu concordo que uma coisa é o que se dá nas aulas, não só de condução, outra é a realidade. Mas a realidade somos nós que a fazemos, está no poder de cada um. E se ela é diferente daquilo que o Homem idealiza é por sua culpa. Justificar-se porque o outro também faz não leva a lado algum.

Nessa rotunda é tudo muito bonito porque há 3 faixas de acesso e 3 de circulação na rotunda....[:p]

Andas a ver a triplicar. Eu só vejo espaco na rotunda pra 2 carros lado a lado. A rotunda só tem 2 faixas nesse desenho

Á primeira vista parece que está tudo correcto, mas se tentarem fazer como o carro amarelo que vem de Este, contorna a rotunda por dentro e quando quer sair para Sul faz uma perpendicular e atravessa todas a faixas (2, 3, 4 as que tiver!). Hehehe! Tentem fazer isto na realidade (se a rotunda não for só vossa), é cada istoiro!
Um abraço.

Eu faço isso na realidade. E nao tenho problemas. Uma ou duas vezes fiquei entalado por causa dum pacóvio que circulava a minha direita sem sair, mas daí pra alguma coisa existem os espelhos. 98% das vezes nao ha qq problema.

Se a regra é como está no esquema porque é que insistem em fazer de outra forma? Para tentar impôr o seu ponto de vista?

Sendo que essa regra faz sentido, pois facilita a entrada de veiculos na rotunda, e evita varios acidentes. Se mesmo assim insistem na teoria do "é impossivel fazer isso", eu acho que se se consideram inaptos a circular correctamente numa rotunda nao deviam ter a carta.

Andas a ver a triplicar. Eu só vejo espaco na rotunda pra 2 carros lado a lado. A rotunda só tem 2 faixas nesse desenho

Eu faço isso na realidade. E nao tenho problemas. Uma ou duas vezes fiquei entalado por causa dum pacóvio que circulava a minha direita sem sair, mas daí pra alguma coisa existem os espelhos. 98% das vezes nao ha qq problema.

Sendo que essa regra faz sentido, pois facilita a entrada de veiculos na rotunda, e evita varios acidentes. Se mesmo assim insistem na teoria do "é impossivel fazer isso", eu acho que se se consideram inaptos a circular correctamente numa rotunda nao deviam ter a carta.

Se fazes assim fazes mal. O que diz o código da estrada é que devemos circular pelo interior das rotundas sempre que possível e quando quisermos sair vamo-nos posicionando à direita para sairmos sem problemas, ou seja sem teres que chamar pacóvio a quem circula à tua direita (se bateres pagas e não bufas! Não? Experimenta!). Por isso digo que apesar de engraçadinho, o boneco está errado na medida em que não faz aquilo que descrevi antes. Não se atrvessam 2 ou mais faixas de rodagem de forma abrupta. Vão-se passando...

Um abraço.

O mais importante não é fazer ou não piscas, mas sim SABER circular numa rotunda, pois vê-se pessoas que não sabem circular em rotundas e fazem-nas todas por fora, ou sempre por dentro e sem sinalizar entrada ou saida na dita.

Mas há excepções como a rotunda do Marquês do Pombal, o Centro Sul em Almada, e que esta última tem os destinos mais adequados escritos no chão em todas as entradas na rotunda.

Pa desculpem lá, mas as 5 pessoas que admitiram n fazer piscas nas rotundas são uns cavalos a conduzir! Ao menos tenham a decencia de ir ao topico do ''consideras-te um bom condutor'' e meter lá, mau!
EU não faço piscas à entrada das rotundas, acho que isso nem é mt importante. A faixa onde me coloco já dá a ideia para onde me dirigo, mas assim que me aproximo da saida, sinalizo... é algo que todos deviam fazer!! Pior é quando ha certos indivios que entram na rotunda, encostam se na faixa da direita, e saem na ultima... andam prali a limpar a rotunda inteira e quem quizer que espere, ou que adivinhe...
Ainda quando vamos sozinhos... DIZEM que deviamos fazer. As vezes faço outras não... mas quando realmente estou SOZINHO. Com outras pessoas na estrada temos a obrigação de o fazer! A estrada não é só nossa! é uma questão de respeito..

Irmo-nos posicionando à direita refere-se ao espaco entre a saída q queremos tomar e a penultima saída.

Exactamente. Tenho carta há 20 anos e nunco dei (nem me deram) nenhum toque. É fundamental adoptarmos uma condução defensiva e sem arrogância. Mesmo que tenhamos prioridade e nos aparece um casmurro a achar o contrário então que passe o casmurro e vá à sua vidinha. Não quero saber de chatices com preenchimentos de declarações amigáveis ou não amigáveis.

Um abraço.

Uma questão:

Imaginem uma rotunda com 3 faixas, e vou na do meio.
Segundo alguns, para circular na rotunda, devo ter o pisca para a esquerda, certo?
Se eu quiser passar da faixa do meio para a faixa interior (à esquerda), devo sinalizar essa manobra com o pisca para a esquerda, certo?

Enão, quem vem atrás de mim, e vir o meu pisca para a esquerda, como é que sabe se eu vou andar na rotunda, ou vou mudar de faixa?

Uma questão:

Imaginem uma rotunda com 3 faixas, e vou na do meio.
Segundo alguns, para circular na rotunda, devo ter o pisca para a esquerda, certo?
Se eu quiser passar da faixa do meio para a faixa interior (à esquerda), devo sinalizar essa manobra com o pisca para a esquerda, certo?

Enão, quem vem atrás de mim, e vir o meu pisca para a esquerda, como é que sabe se eu vou andar na rotunda, ou vou mudar de faixa?

Realmente há aqui opiniões que só baralham. O teu raciocínio está certo. Se vais na faixa do meio, vais e pronto! Se queres ir para a esquerda accionas o respectivo pisca e para a direita o pisca da direita, olhas pelos retrovisores (rodas a cabeça se for preciso) e se for o momento viras. Mais nada.

Um abraço.

Pisca a entrar na rotunda? [:)]

Então mas se vão numa estrada que vai ter a uma rotunda (não há outra hipotese) pk raio se vai dar o pisca para entrar na rotunda?

O pisca utiliza-se sim, quando se está a sair, para indicar qual vai ser a saída que vamos tomar.

Voltar
Superior