Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
Pisca a entrar na rotunda? [:)]

Então mas se vão numa estrada que vai ter a uma rotunda (não há outra hipotese) pk raio se vai dar o pisca para entrar na rotunda?

O pisca utiliza-se sim, quando se está a sair, para indicar qual vai ser a saída que vamos tomar.

Sabes escrever nao sabes? Entao também deves saber ler. Tens 7 boas páginas onde essas perguntas já foram respondidas. Evitavas ter feito figura de ignorante, ao fazeres afirmacoes contrárias ao estipulado pela DGV

Realmente há aqui opiniões que só baralham. O teu raciocínio está certo. Se vais na faixa do meio, vais e pronto! Se queres ir para a esquerda accionas o respectivo pisca e para a direita o pisca da direita, olhas pelos retrovisores (rodas a cabeça se for preciso) e se for o momento viras. Mais nada.

Um abraço.

[;)]

É isso que faço, mais nada...

Os que dizem que circulam sempre pela mais a direita, ficaram estranhamente muito calados.

Como não quero que te falte nada, continuo a afirmar que vou continuar a fazer as rotundas sempre pela dtª com pisca ligado para a esqª!
Se baterem pagam!

Como não quero que te falte nada, continuo a afirmar que vou continuar a fazer as rotundas sempre pela dtª com pisca ligado para a esqª!
Se baterem pagam!

Devias enviar uma carta ao governo e CM's a sugerir a construção de rotundas só com uma faixa a partir de agora. Poupava-se dinheiro aos contribuintes. Se é só para utilizar a de fora, para quê construir mais? Para os pombos?

Rotunda.gif

Convém colocar isto aqui de vez em quando, para ver se o pessoal não se engana quando chegar à próxima rotunda. Já não há desculpas para quem insiste em fazer asneira!
Nem é preciso dizer "queres que faça um desenho" porque aqui está ele! E até é animado!

Pisca quando entras, excepto se fores em frente,
Pisca quando sais, sempre.

A confusão das rotundas parece ser nas saídas. Só devia de haver UMA faixa de saída, em todas as rotundas, que depois alargava para as duas ou três habituais na faixa de rodagem. Afinal... quantos saem de uma rotunda ao mesmo tempo e para o mesmo sítio? Só mesmo nas rotundas com semáforos...

Última edição:
Andam todos ilegais, nenhum tem pisca atrás...

Bela animação... faltam é aí os campeões que cortam faixas a torto e a direito, os cromos que andam em duas faixas, e os que não dão piscas, para tornar a coisa mais real...

Mas de resto... muito bom, mesmo... assim é que devia ser... estradas com 3 faixas e rotundas sem faixas...

Rui Santos tu para mim és o exemplo claro do que é o portugues azelha na estrada mas que acha que conduz bem. Todos sabem que os portugueses sao azelhas e que morrem muito na estrada, mas quando lhes perguntam se conduzem bem dizem quase todos que sim. É que se nem com um desenho percebem, restava uma via. BT nas rotundas a multar.

Devias enviar uma carta ao governo e CM's a sugerir a construção de rotundas só com uma faixa a partir de agora. Poupava-se dinheiro aos contribuintes. Se é só para utilizar a de fora, para quê construir mais? Para os pombos?

Evitavam-se os acidentes, o "eu é que circulo bem e tu não" era remédio santo.

Adiante.

Ou então esta pérola da engenharia rodoviária lá para as minhas bandas,

2ntgwvp.jpg

Há coisas fantásticas, não há!?

Não dou pisca ao entrar porque acho que não tem lógica e não foi isso que me ensinaram, dou é SEMPRE sinal que vou sair da rotunda, isso sim e pouca gente o faz... infelizmente, principalmente aqueles que numa rotunda de 3 faixas, vão na mais à esquerda para virar à direita! Ou no caso de duas (ou mais) faixas na rotunda e de saída, aqueles que na saiem da segunda faixa directamente para a primeira de saída, ou os que da primeira feixa (a mais à direita) saiem para a mais à esquerda...

No máximo vou na segunda faixa quando a saída da rotunda tem duas faixas, faço isto porque acho que tem lógica, agora se é o mais correcto ou não...

@ jcc, nunca vi uma coisa dessas na minha vida. Tou parvo!

Eu tenho a 1ª rotunda onde fizeram isso das faixas em espiral, ao pé de minha casa a rotunda do Marques. Nunca tive qq problemas de circulacao e tb nunca vi lá um acidente.
Essa forma de rotunda foi inventada, expressamente para os azelhas das nossas estradas verem se saem da direita a bloquear os outros carros.
Se querem ir para a 3ª à esquerda têm de ir para a via que lá chega, via essa que inicia-se dentro da rotunda, ou seja os carros devem sair da direita para ir para lá. Foi preciso recorrer a desenhos para ver se as criancas com carros na mao entendem.

Adiante.

2ntgwvp.jpg

Última edição:
A lógica assente nessa rotunda é interessante, obrigando efectivamente quem circula na faixa de fora a sair imediatamente (e assim está correcto), mas confesso... essa rotunda é uma confusão!

Viva,

Faço à entrada e à saída. Não estando a cometer qualquer infracção, penso que a melhor forma de conduzir é sinalizar o máximo possível aos restantes condutores as minhas intenções de manobra (seja em rotundas ou outros locais, o uso de pisca evitaria uma elevada percentagem de acidentes, mas isso tem sido mais que discutido noutros tópicos).

Marco

Completamente de acordo com o esquema do Jarod.

Também sou dos que faz à entrada se virar à esquerda ou se for sair na 1ª saída.

Se virar à esquerda, para dar mais segurança aos carros que eventualmente circulem na faixa à minha direita e permitir a entrada de outros carros na rotunda (se tiver mais que uma faixa).
Se virar à direita (saída na 1ª) para informar aos carros da próxima entrada que podem começar a tirar o pé do travão.

Obrigado

A mim o que me ensinaram foi: 1ª e 2ª saída pela VIA(faixa só há uma, nas rotundas...) mais à direita, para a 3ª saída usar a 2ª via...e por aí adiante. quanto a piscas se for para sair na primeira entra-se logo com o pisca para a direita, para as restantes é pisca para a esquerda de modo a assinalar que não se vai sair e ao chegar à saída que precede a do nosso destino encostar à via da direita(na zona entre a saída e a entrada...mais coisa menos coisa) e fazer o pisca à direita. Fiz isto no exame de condução que foi pela DGV e não pelo privado(onde conheço quem tenha passado apesar do examinador ter intervido nos travões e direcção de modo a evitar um acidente...[8b]) e posso dizer que na folha do examinador não tive uma única anotação, portanto, presumo que seja a forma correcta de fazer as rotundas. Aliás, à gaja que fez exame comigo ele no fim apontou-lhe os erros e tudo o que de mal ela tinha feito, a mim...fez-me perguntas de código![:D]

Epá, mas não se matem com estas coisas...se calhar se fizerem as rotundas mais devagar servia de muito mais...pois mesmo que errassem teriam muito mais tempo para reagir e corrigir evitando o acidente, praticando a tal condução defensiva que o código da estrada refere.[;)]

Nota: Não aplico estas regras na rotunda do marquês nem na do aeroporto(rotunda do relógio penso eu...).

Rui Santos tu para mim és o exemplo claro do que é o portugues azelha na estrada mas que acha que conduz bem. Todos sabem que os portugueses sao azelhas e que morrem muito na estrada, mas quando lhes perguntam se conduzem bem dizem quase todos que sim. É que se nem com um desenho percebem, restava uma via. BT nas rotundas a multar.

É isso mesmo sou o tipico azelha na estrada que não tem acidentes à anos (nunca bati em ninguem etc) que faz quilometragens aceitaveis ano (no forum existe pessoal que faz 10 km dia e vem para aqui mandar postas de pescada, por dia faço perto de 300 Km a testar os VW da AE). Quanto às BT/GNR nas rotundas a multar por onde passo todos os dias está sempre a GNR a fazer operações STOP e multas 0 (devo ter muita sorte não).

Quando ao pensar que conduzo bem estás errado não penso CONDUZO MESMO BEM.

PS: Pena é não nos encontrarmo-nos na estrada (numa rotunda perto de si...) batia-me PAGAVA...

Adiante.

2ntgwvp.jpg

Penso que a rotunda da Boavista funciona mais ou menos assim! Por mim podem ser todas assim!

PS: Vais virar na primeira saída logo entras/colocas-te na via mais à dtª. Imagina que vêm um desalmado por dentro da rotunda e corta-a para sair na mesma saída do que tu e bate-te. De quem é a culpa?
O mal nas rotundas é que o pessoal não se vai encostando à via da dtª para tomar a sua saída e corta-a simplesmente em cima da mesma originando acidentes.

Voltar
Superior