Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
Imaginando essa situacao que falas, isso quer dizer que o "desalmado" já teria feito pisca para a direita com antecedencia e mesmo assim foste entrar tu na rotunda "à maluco". Ou entao o inverso terias tu entrado na rotunda, estavas a frente dele e ele vindo de tras e mesmo vendo o teu pisca em como ias sair ali entra "à maluco" na via onde ias sair. A culpa nessa situacao seria sempre do maluco q apareceu por tras em ultrapassagem ao carro q ia na frente a sair
Nao há hipótese de 2 condutores ditos "normais" que tenham tirado a carta de conseguirem bater um no outro nessa situacao.
Existem "n" situacoes em que 2 carros querem ir para a mesma via, nesses casos quem vai um pouco a frente entra 1º, e o outro trava um pouco e poe-se atras desse carro. Na rotunda nao é diferente. Nem percebo a tua duvida.

Penso que a rotunda da Boavista funciona mais ou menos assim! Por mim podem ser todas assim!

PS: Vais virar na primeira saída logo entras/colocas-te na via mais à dtª. Imagina que vêm um desalmado por dentro da rotunda e corta-a para sair na mesma saída do que tu e bate-te. De quem é a culpa?
O mal nas rotundas é que o pessoal não se vai encostando à via da dtª para tomar a sua saída e corta-a simplesmente em cima da mesma originando acidentes.

Última edição:
Imaginando essa situacao que falas, isso quer dizer que o "desalmado" já teria feito pisca para a direita com antecedencia e mesmo assim foste entrar tu na rotunda "à maluco". Ou entao o inverso terias tu entrado na rotunda, estavas a frente dele e ele vindo de tras e mesmo vendo o teu pisca em como ias sair ali entra "à maluco" na via onde ias sair. A culpa nessa situacao seria sempre do maluco q apareceu por tras em ultrapassagem ao carro q ia na frente a sair
Nao há hipótese de 2 condutores ditos "normais" que tenham tirado a carta de conseguirem bater um no outro nessa situacao.
Existem "n" situacoes em que 2 carros querem ir para a mesma via, nesses casos quem vai um pouco a frente entra 1º, e o outro trava um pouco e poe-se atras desse carro. Na rotunda nao é diferente. Nem percebo a tua duvida.

Pois jccgold mas o que vejo no meu dia a dia é precisamente o contrário quem devia travar acelera (quem circula por dentro numa rotunda normalmente circula mais depressa) para passar à frente e depois é com cada "tanja". Eu muitas vezes dou duas voltas (mais uma voltinha mais uma viagem) a uma rotunda só para não provocar um acidente...

Na França não se dá prioridade a quem circula nas rotundas?

Na França não se dá prioridade a quem circula nas rotundas?

Boa tarde.

Já a algum tempo, digamos que já a uns anos, me tenho apercebido que os carros de matrícula francesa não param a entrada das rotundas, é algo que também se tem vindo a repetir em vários locais e tenho a impressão de este acontecimento ser sazonal, pelo menos a sua repetição a curto prazo.

Mas ontem foi algo fora de série, digamos que mesmo em série, pois desloquei-me em trabalho a Viseu, a cidade das mil e uma rotundas e quase tive três encontros imediatos com carros da matrícula amarelada, parece incrível, mas aconteceu. Num deles o sr. ou sra, nem reparei, não para sequer, avança sempre a mesma velocidade, tendo eu e os restantes que se encontravam já a circular na rotunda que parar.

Como não acredito que todos os franceses, ou emigrantes franceses, não saibam as regras de trânsito, só me ocorre uma coisa, as regras de trânsito em França devem ser diferentes.

A razão pela qual eu coloco este tópico é porque pretendo no final deste mês deslocar-me a França em trabalho e não gostava de fazer alguma asneira numa qualquer rotunda, por mais simples que seja, que me possa por em causa, principalmente porque o vou fazer em trabalho.

Quem estiver em França ou souber como se circula por lá e quiser dizer qualquer coisa, eu agradeço.

Obrigado

Andei a circular por lá este Verão e não notei qualquer diferença nas rotundas
nem tive problemas desse género.

Um aparte, pelo menos no Sul de França há ainda mais rotundas do que em
Viseu, mesmo em algumas nacionais, quase todos os cruzamentos eram rotundas, e todas bem arranjadas, muito agradáveis, sim senhora, um belo trabalho.
Só não percebo porque é que cá criticam tanto as rotundas...

Não estou a criticar negativamente as rotundas.

Também acho que são um óptimo sistema, desde que todos cumpram as regras, se não é o caos total.
Mas para dizer a verdade, no nosso país já nem sei como se deve circular numa, eu aprendi de uma maneira, agora dizem que é de outra forma.

PS. As rotundas em Viseu também são muito belas, têm lagos, estatuas e algumas são enormes e têm autênticos jardins no seu interior, gostei bastante.

Oi
Foi uma das coisas a que me tive que habituar quando vim viver para França, em certas rotundas tem de se dar prioridade a quem vem da direita mesmo ja estando "dentro" da rotunda.

Oi
Foi uma das coisas a que me tive que habituar quando vim viver para França, em certas rotundas tem de se dar prioridade a quem vem da direita mesmo ja estando "dentro" da rotunda.

Tas a falar de rotundas? ou de praças?

É que 2º o código em Portugal para ter rotunda tem de ter lá o sinal, isso que me estás a dizer mais parece ser 1 praça.

Agora em França, penso que o código seja igual, se ñ como é q 1 pessoa sabe diferenciar 1 rotunda com prioridade de outra qq?

Por acaso ontem também tive um encontro imediato com um francês, que circulava numa VW Touran, COM DISTICO DE DEFICIENTE e que nem sequer abrandou à entrada da rotunda, já vinha eu dentro da mesma a aproximar-me da entrada dele e tive que travar forte e feio, senão o francês levava-me a frente do Qashqai com ele.

Digamos então que é uma questão de estar bem atento a sinalização, é a unica solução que vejo para o caso, visto não haver uma regra geral para as rotundas, em França.

Digamos então que é uma questão de estar bem atento a sinalização, é a unica solução que vejo para o caso, visto não haver uma regra geral para as rotundas, em França.

Eu ja estive varias vezes em Franca e levei o carro e nunca tive problemas nas as rotundas...

Sem querer por em causa os post dos companheiros de forum que tiveram experiencias menos agradaveis com carros de matricula francesa ponho apenas as seguintes questoes:

- Estava sinalizada a perca de prioridade a entrada das rotundas. Tendo em conta a sinalizacao "tuga".....por vezes assumimos que o sinal la esteja...
- Sera que eram mesmos franceses a conduzir ? Nao seriam emigrantes com as manias do costume?

rotunda mágica

rotunda mágica

Imagina que estás a conduzir em Inglaterra. Já andas todo trocado porque estás habituado a conduzir pela esquerda.

E vês este painel
6a75eed561ay8.jpg

Será uma rotunda mágica?

309f7a2faaxh4.jpg

12d0cb9e65vt3.jpg

Pelos vistos, há 3 ou 4 como esta na Inglaterra. Esta está em Swindon, entre Londres e Cardiff, perto de Southampton.
No centro, o sentido de rotação é inverso do sentido normal circula-se pela esquerda, tal e qual como fosse em Portugal ! ! ! !

12d0cb9e65vt3.jpg

Pelos vistos, há 3 ou 4 como esta na Inglaterra. Esta está em Swindon, entre Londres e Cardiff, perto de Southampton.
No centro, o sentido de rotação é inverso do sentido normal circula-se pela esquerda, tal e qual como fosse em Portugal ! ! ! !

Curioso, que olhando para as rotundas vistas de cima vazias faz-me confusão mas vendo o trânsito a circular nessa foto e olhando com atenção realmente esta coisa parece dar jeito...

Já repararam que TODAS essas rotundas mágicas vão dar a Cirencester? [:D]

Tipo... uma tem Cirencester acima e à direita, outra tem a baixo e à direita, outra tem em cima à esquerda... só rir [:D]

Cirencester é uma cidade mágica? :confused: [:D]

É como se essas rotundas fossem os 4 "cantos" da cidade. Estranho... haverá alguma explicação?

Talvez haja uma coisa com que faça uma diferença entre as rotundas em
França e Portugal.
Não foi recentemente que foi alterada a lei para que por defeito quem tem
prioridade é quem está dentro das rotundas?
É que antigamente, para ter prioridade dentro das rotundas
tinha que haver um sinal de perca de prioridade para quem
entra na rotunda. Agora acho que não é preciso esse sinal.
Se calhar isso só mudou em Portugal, e os estrangeiros não vêem sinal
e entram à confiança.

Voltar
Superior