Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
A maneira correcta de fazer a roctunda é a B.

Só se deve utilizar a faixa da direita após passar-se a saída imediatamente anterior à que pretendemos utilizar.

Nem é a A nem a B.

Contudo acho a B mais correcta, porque se forem 2 carros lado a lado, dá para irem os dois para o mesmo sitio sem atrapalhar ninguém. Na A, corta a primeira saida a alguem que para lá queira ir..

A mim ensinaram-me a ficar na via mais à direita se fosse sair na 1ª ou na 2ª saída... se fosse sair na 3ª ou 4ª via para ir para a 2ª via mais à direita... ou seja... pelo que me ensinaram... seria a forma A... foi como sempre fiz nas aulas de condução... foi como fiz no exame... é que se fores na 2ª via para sair na 2ª saída mal chegas à 1ª saída, segundo me ensinaram, tens de passar para a via mais à direita e podes não conseguir a tempo... já que há aqueles "espertos" que gostam de fazer as rotundas sempre por fora... :(
Foi assim que me ensinaram...
Ensinaram-me exactamente da mesma forma[;)]

Nunca é demais recordar...

Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €60 a €300.

Por enquanto, esta é a lei que está em vigor. Para as autoridades e seguradoras parece não haver dúvidas, ao contrário do que se vê aqui no fórum.

Boas

Segundo a EX-DGV:

http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Circulacao_em_rotundas_novo_esclarecimento_tipo.pdf

"Circulação em rotundas
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na
redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,
nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
seguinte comportamento:
1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
antecipadamente quando pretender sair.
2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
função da saída que vai utilizar;
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
anterior à que pretende utilizar;
Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
antecipadamente quando for sair.
Sinalização de manobras:
Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo
decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda

devem ser previamente sinalizadas."

Em Relação ao caso aqui exposto só posso criticar o desrespeito pelos outros condutores na via mas..... não esquecer que para o condutor que faz a rotunda a direito ele se encontra à direita logo.... regra da prioridade....

Abraços

Última edição:
Boas

Segundo a EX-DGV:

http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Circulacao_em_rotundas_novo_esclarecimento_tipo.pdf

"Circulação em rotundas
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na
redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,
nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
seguinte comportamento:
1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
antecipadamente quando pretender sair.
2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
função da saída que vai utilizar;
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
anterior à que pretende utilizar;
Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
antecipadamente quando for sair.
Sinalização de manobras:
Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo
decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda

devem ser previamente sinalizadas."

Em Relação ao caso aqui exposto só posso criticar o desrespeito pelos outros condutores na via mas..... não esquecer que para o condutor que faz a rotunda a direito ele se encontra à direita logo.... regra da prioridade....

Abraços

Mais uma vez, e nunca é demais: a ex-DGV emitiu esse parecer, mas não tem qualquer validade legal. O que deve ser cumprido é o que publicado em Diário da República, ou seja, o C.E..

Já agora, imaginem o cumprimento desse parecer em rotundas de menor dimensão. Façam só esse exercício.

Mais uma vez, e nunca é demais: a ex-DGV emitiu esse parecer, mas não tem qualquer validade legal. O que deve ser cumprido é o que publicado em Diário da República, ou seja, o C.E..

Já agora, imaginem o cumprimento desse parecer em rotundas de menor dimensão. Façam só esse exercício.

Boas

Concordo mas é simples é recorrer á lei da prioridade quem quer sair na 2.ª 3.ª saida tem prioridade sobre quem entra na rotunda por ja se encontrar nesta..... logo quem entra tem que dar prioridade a qum já cuircula(o que sempre aconteceu) mesmo que vá sair na mesma saida.....

Quando a rotunda tem duas saidas o que circula pela esquerda sai na saida mais á esquerda e o que acabou de entrar pela mais á direira... e tudo isto devidamente sinalizado como diz o código e este esclarecimento da EX-DGV, esta é a minha interpretação.... vale o que vale....

Abraços

Última edição:
Pá, há pior, ainda me lembro quando começaram a aparecer as primeiras rotundas da zona houve pessoal que ia mesmo a direito ... pelo meio da rotunda LOL, uns tinham sorte e apanhavam só rotundas de relva, outros apanhavam estátuas e coisas assim.

Normalmente faço sempre as rotundas como me ensinaram quando tirei a carta. Só não cumpro quando estou com pressa e não tenho mais ninguém na via. Aí corto a rotunda, senão sempre a cumprir.

Sempre com a mesma desculpa PARA CONTINUAR A FAZER MAL as coisas...

Será que nunca vamos evoluir e passar da cêpa torta?! Sempre a teimar no que está mal...porra, que pais de atrasados.

Sempre com a mesma desculpa PARA CONTINUAR A FAZER MAL as coisas...

Será que nunca vamos evoluir e passar da cêpa torta?! Sempre a teimar no que está mal...porra, que pais de atrasados.

Há os atrasados e há os anarquistas que não sabem ou melhor, acham que sabem fazer as suas próprias leis. Nunca vi nenhum menino como tu vir aqui e, fazer um paralelo, inequívoco entre o está no C.E. e nessa recomendação. Ninguém!
E quando não há argumentos válidos, berra-se!

P.S.: aprende a escrever. Talvez quisesses dizer "país", não? "Cepa", talvez?

Boas

Concordo mas é simples é recorrer á lei da prioridade quem quer sair na 2.ª 3.ª saida tem prioridade sobre quem entra na rotunda por ja se encontrar nesta..... logo quem entra tem que dar prioridade a qum já cuircula(o que sempre aconteceu) mesmo que vá sair na mesma saida.....

Quando a rotunda tem duas saidas o que circula pela esquerda sai na saida mais á esquerda e o que acabou de entrar pela mais á direira... e tudo isto devidamente sinalizado como diz o código e este esclarecimento da EX-DGV, esta é a minha interpretação.... vale o que vale....

Abraços

Boas. O problema é que depois de estares dentro da rotunda, as coisas não funcionam por "antiguidade". Quem mudar de faixa, sem o fazer com cautela, é o culpado, se resultar em acidente.
Pensa agora no caso de rotundas pequenas. Quando entrares e mudares para uma faixa interior, já estás a precisar de mudar para a exterior novamente. Achas exequível?

Há os atrasados e há os anarquistas que não sabem ou melhor, acham que sabem fazer as suas próprias leis. Nunca vi nenhum menino como tu vir aqui e, fazer um paralelo, inequívoco entre o está no C.E. e nessa recomendação. Ninguém!
E quando não há argumentos válidos, berra-se!

P.S.: aprende a escrever. Talvez quisesses dizer "país", não? "Cepa", talvez?

Talvez...
Talvez por fora....
Talvez por dentro....

Do the evolution? Anyone?

Boas. O problema é que depois de estares dentro da rotunda, as coisas não funcionam por "antiguidade". Quem mudar de faixa, sem o fazer com cautela, é o culpado, se resultar em acidente.
Pensa agora no caso de rotundas pequenas. Quando entrares e mudares para uma faixa interior, já estás a precisar de mudar para a exterior novamente. Achas exequível?

Tb n é exequível andar em algumas estradas a 50 Km/h, mas tem que ser senão somos flashados...hmmmm...e mesmo assim aquilo continua sempre a disparar....será que as pessoas tem gosto em ser fotografadas?!

Boas

Então no teu entender quem fizer a rotunda pela direita tem sempre a razão????
Então um condutor que para sair na 3.ª saida ou mesmo para voltar para trás tem que empatar o transito todo pela direita inviabilizando na totalidade a existência de uma via mais à esquerda????
Se for por esse lado tenho que te dar razão.....
Mais uma vez volto a fazer a minha interpretação das rotundas que no meu entender foram criadas para evitar cruzamentos e aumentar a fluidez....
Logo a maneira de fazer rotundas pequenas ou grandes deve de ser feita da mesma maneira não pode haver duas diferentes.

E vamos fazer um exercicio que tanto gostas:

Entras para sair na terceira saida, antes de entrar ceder passagem a quem já la circula(artigo 31.º do CE) :

1-Fazes a totalidade da rotunda pela direita impedindo seja quem for que vá pela esquerda (e sinalizando essa manobra convenientemente) de tomar uma das saidas pretendidas por este ultimo????? Só porque assim estas sempre pela direita e tens sempre a prioridade????

2-Ou optas por fazer pela esquerda premitindo a quem ja circula poder sair nas saidas pretendidas e facilitando a entrada nas mesmas....

De não esquecer que quem entra e pretende sair na primeira saida circule pela direita (e como já disse no inicio cede passagem a quem já circula na rotunda permitindo a quem vem por dentro e pretenda sair na mesma saida o possa fazer sem existir risco de acidente).

Logo é só seguir a regra da prioridade e o bom senso.....ou estarei errado?????

Abraços

Boas

Então um condutor que para sair na 3.ª saida ou mesmo para voltar para trás tem que empatar o transito todo pela direita inviabilizando na totalidade a existência de uma via mais à esquerda????
Mais uma vez volto a fazer a minha interpretação das rotundas que no meu entender foram criadas para evitar cruzamentos e aumentar a fluidez....
Logo a maneira de fazer rotundas pequenas ou grandes deve de ser feita da mesma maneira não pode haver duas diferentes.

Entras para sair na terceira saida, antes de entrar ceder passagem a quem já la circula(artigo 31.º do CE) :

1-Fazes a totalidade da rotunda pela direita impedindo seja quem for que vá pela esquerda (e sinalizando essa manobra convenientemente) de tomar uma das saidas pretendidas por este ultimo????? Só porque assim estas sempre pela direita e tens sempre a prioridade????

2-Ou optas por fazer pela esquerda premitindo a quem ja circula poder sair nas saidas pretendidas e facilitando a entrada nas mesmas....

De não esquecer que quem entra e pretende sair na primeira saida circule pela direita (e como já disse no inicio cede passagem a quem já circula na rotunda permitindo a quem vem por dentro e pretenda sair na mesma saida o possa fazer sem existir risco de acidente).

Abraços

Quando um dia tiveres um acidente depressa mudas de opinião, pois és sempre culpado

As recomendações valem o que valem

Alem disso tens rotundas tão minusculas que ás vezes nem um pesado com galera e reboque lá cabem, quanto mais espaço colocares em prática uma mera recomendação

Quando um dia tiveres um acidente depressa mudas de opinião, pois és sempre culpado

As recomendações valem o que valem

Alem disso tens rotundas tão minusculas que ás vezes nem um pesado com galera e reboque lá cabem, quanto mais espaço colocares em prática uma mera recomendação

Boas

Alguem falou em culpados???? Alguém disse que a maneira que foi recomendada pela EX-DGV era a resolução para todos os problemas deixando de existir problemas????? Não!!!

Apenas disse que usando o bom senso, que parece não existir apenas se preocupam com prioridades, falando em prioridades vamos então olhar para o Codigo da Estrada e dar uns exemplos nos quais me apoio:

"
Pluralidade de vias de trânsito

1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela
e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.

2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.

3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 60 a 300.
"
Outro exemplo também já aqui descrito:

"
Artigo 31.º
Cedência de passagem em certas vias ou troços
1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de
qualquer prédio ou caminho particular;
b) Que entre numa auto-estrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respectivos
ramais de acesso;
c) Que entre numa rotunda.
2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de 120 a 600, salvo se se tratar do disposto
na alínea b), caso em que a coima é de 250 a 1250.
4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de 250 a 1250.
"

E ...

"Artigo 43.º

Mudança de direcção para a direita

1-O condutor que pretenda mudar de direcção para a direita deve aproximar-se, com a necessária antecedência e quanto possível, do limite direito da faixa de rodagem e efectuar a manobra no trajecto mais curto.​

2-Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 60 a 300 euros."​

Segundo estes casos e a recomendação feita pela EX-DGV e o BOM SENSO não apenas "ah e tal nunca sou culpado porque vou pela direita" é até um dia que se chame a policia e esta venha de má vontade ou conheça o outro condutor e depois...... o problema mantêm-se ja falei com 2 amigos um PSP e outro GNR e nenhum me disse qual estaria correcto foi uma boa noite de discussão que como aqui vai acabou no mesmo.....

"...ah e tal porque venho pela direita...." não importa se empata o transito não !!! o que importa é ter sempre a prioridade....

PS: Quanto ás rotundas de dimensões reduzidas penso que nessas só exista uma faixa de rodagem(se tiver duas não me parece que seja assim tão pequena) esse problema não existe foi por isso que nem falei nelas se só há uma vai-se sempre pela direita e pronto!!![:p]

Abraços

Última edição:
Boas

Esta é uma premissa que quanto a mim está errada. Nada me diz que vou empatar o trânsito todo. E já aqui disse que quando uma saída está congestionada, sempre se pode usar as mais interiores para ultrapassar os veículos mais lentos ou parados.

Não impeço nada. Quando quiser mudar para a faixa exterior, o condutor olha pelo espelho, sinaliza a manobra, mas não tem necessariamente de se mandar para cima de mim ou atravessar-se à minha frente. Como tenho prioridade, ele espera que o meu veículo tome uma posição mais avançada que a dele, e entra logo atrás de mim.

Abraços

Ok. Eu nunca disse que não se pode fazer como na recomendação, embora em rotundas pequenas se torne praticamente impraticável - quase que se vai em frente. Só disse que legalmente essa maneira de conduzir está errada, começando logo pelo facto de não se circular pela direita. E quando houver um acidente, ninguém se vai agarrar a recomendação nenhuma, pois esta de nada vale. Só veio instituir confusão, por muito bem intencionada que fosse.
Num outro tópico sobre rotundas já ficou patente que a forma de circular é como eu defendo, tendo o desfecho sido favorável ao condutor que seguia pela faixa exterior, depois de um outro lhe embater.
Há 15 dias, bateram no meu cunhado em circunstâncias semelhantes e o resultado foi o mesmo.
Só estou a defender o que está no C.E. e a alertar consciências para evitarem males maiores.
No final, as atitudes ficam com quem as toma.

Voltar
Superior