Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Posso garantir que já troquei muitos discos com Windows OEM de uma máquina para outra e ativaram sempre a licença automaticamente.

Discos não falha, motherboads (dependendo da licença) tem de se reactivar via telefone.

A mim nem me perguntaram nada, porque a chave tinha 4 meses de uso se tanto.

Discos não falha, motherboads (dependendo da licença) tem de se reactivar via telefone.

A mim nem me perguntaram nada, porque a chave tinha 4 meses de uso se tanto.
Falha sim. Garanto que há versões que não comem disco novo... Aconteceu comigo num licenciamento empresarial em série.

Malta da pesada, procuro uma espécie de "lightweight Nagios" para monitorizar PCs remotamente, com as seguintes permissas:
- server Linux
- clientes Windows (a rondar os 50)
- monitorizar e alertar: falhas de rede, utilizaçao de rede (picos de download e upload), disco e CPU

Já "convivi" com o Nagios, e acho que é um canhão para matar moscas...

Só existem duas formas de ativar o windows, ou através de chave ou atavés de licensa digital.

Quem tiver licensa digital (meu caso), só precisa de criar conta microsoft e associar a licensa digital (atenção que não se pode instalar uma versão diferente da original).

Quem tenta ativar apartir de uma CD_Key poderá receber mensagens de erro porque o windows não reconhece o novo hardware, mas pode recorrer ao "Troubleshoot" para resolver o problema.
Mais uma vez, é importante criar e associar uma conta microsoft para ajudar a resolver problemas com ativação Windows.

"Additionally, Microsoft provides an exception path for transferring a Windows License after a hardware change. You’ll need to be signed in to the same Microsoft account before making the hardware change and to use the exception path."

Quem comprou PC com windows pré-instalado com chave e mais tarde muda de hardware, aí sim, o windows vai de vela... acho que não tem hipótesse de usar a chave antiga no novo hardware.

Para quem tiver licensa digital, nos settings/activation tem que aparecer assim:

windows-10-digital-license-linked.jpg

Last edited:
Zabbix é tipo Nagios. Tens também o sysorb.

Pelo que vi do Zabbix, dá para muito mais que simplesmente monitorizar postos Windows, e algumas coisas podem vir a dar jeito...
Há também muita coisa no GitHub que pode ajudar.

Por outro lado, parece-me "complicado" de configurar, mas ainda não meti as mãos na massa.

Que grupinho... Criarmos um grupo no Telegram só para o Zabbix...
Até podia concordar, se utiliza-se essa coisa do Telegram... mas estou a ver que estou a perder muita coisa boa na vida.

Tenho é um problema, porque o grupo que interessa deste fórum acho que não dá para aderir.

Edd :)

Até podia concordar, se utiliza-se essa coisa do Telegram... mas estou a ver que estou a perder muita coisa boa na vida.

Tenho é um problema, porque o grupo que interessa deste fórum acho que não dá para aderir.

Espera aí, pode ser que "chova" um convite [:D]

Malta da pesada, procuro uma espécie de "lightweight Nagios" para monitorizar PCs remotamente, com as seguintes permissas:
- server Linux
- clientes Windows (a rondar os 50)
- monitorizar e alertar: falhas de rede, utilizaçao de rede (picos de download e upload), disco e CPU

Já "convivi" com o Nagios, e acho que é um canhão para matar moscas...

Zabbix é tipo Nagios. Tens também o sysorb.

Pelo que vi do Zabbix, dá para muito mais que simplesmente monitorizar postos Windows, e algumas coisas podem vir a dar jeito...
Há também muita coisa no GitHub que pode ajudar.

Por outro lado, parece-me "complicado" de configurar, mas ainda não meti as mãos na massa.

Em ambiente Windows tens o Spiceworks.

Se queres que o servidor seja em linux não tens outro remédio que não seja ter que lidar com algumas parametrizações que te obrigam a rtfm.

Em ambiente Windows tens o Spiceworks.

Se queres que o servidor seja em linux não tens outro remédio que não seja ter que lidar com algumas parametrizações que te obrigam a rtfm.
Vou ver ;)

You've got mail...

Back