Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Pessoal, como se chama aquele aparelho que permite fazer a partilha de periféricos (rato, teclado, monitor, etc) entre dois portáteis (estou a pensar no caso mais geral do portátil profissional e o pessoal), em que tudo se liga nesse aparelho?

Ou seja, apenas escolhendo qual o portátil (porta) pretendo ter activo, consigo utilizar os periféricos nesse portátil.

É um hub, switch ou outra coisa?

Ao procurar por essa designação parece ser sim.

Devem ser coisas deste tipo, certo:
levelone-kvm-0222-preto-verde-chaveador-kvm.jpg

https://www.chip7.pt/kvm/25196-levelone-kvm-0222-preto-verde-chaveador-kvm-4015867140390.html

Ou este:
https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=641_2037&products_id=047-2581

Deve haver aqui pessoal que use algum aparelho desse tipo, certo?

Como tenho usado apenas o monitor do portátil até agora, só há pouco tempo me apercebi de que pode ser útil para evitar andar a desligar/ligar cabos (principalmente de monitor e rato. possivelmente no futuro também passe para um teclado separado) e melhor a arrumação numa secretária :D

Funciona bem, vale a pena?
Algum específico que recomendem?

edit: vou perguntar no tópico do teletrabalho.

Last edited:
Pessoal, como se chama aquele aparelho que permite fazer a partilha de periféricos (rato, teclado, monitor, etc) entre dois portáteis (estou a pensar no caso mais geral do portátil profissional e o pessoal), em que tudo se liga nesse aparelho?

Ou seja, apenas escolhendo qual o portátil (porta) pretendo ter activo, consigo utilizar os periféricos nesse portátil.

É um hub, switch ou outra coisa?

Podes fazer isso a custo 0 pela rede com o Imput Director

Agora se usas uma VPN no Pc profissional és capaz de nao conseguir.

alguem percebe de apache no mac os? andei ontem o dia todo a tentar configurar o apache e nao consegui..
eu segui este guia https://getgrav.org/blog/macos-bigsur-apache-multiple-php-versions que foi o guia que eu segui para configurar o mac mini e eu consegui seguir bem o guia (apesar de alguns erros que foram aparecendo) porque ele ja vinha com uma pasta no open/usr/local...e o meu mac m1 pelos vistos ja vinha com o apache instalado só na pasta do apache 2 e a pasta local vem vazia..bem isto é dificil de explicar, se alguem perceber bem disto que me mande mensagem..tou mesmo a desesperar com isto lol.. eu quando corro o comando which -a apachectl ele devolve /opt/homebrew/bin/apachectl e /usr/sbin/apachectl...pelo que eu estive a ler na net ele deve estar a fazer conflitos...o problema é que eu ao instalar o httpd ele vai sempre instalar aquela do opt/homebrew/bin/apachectl

edit: eu nao sei o que fiz pra aqui mas a minha persistencia ganhou...tanto mexi tanto vasculhei que isto do nada ficou a funcionar...estou estupefacta
[:)][:)][:)]ate ja estava a pensar formatar o computador para voltar a pôr tudo como estava lol..agora vamos la ver se reinicar o computador e voltar a ir ao site isto vai dar na mesma lol

Last edited:
Malta, tenho um sistema sony bdv e300 e gostava de ligar ao telmóvel via bluetooth ou cabo. Como é que acham que posso fazer a ligação?:confused:

O último computador por mim montado teve direito aos seguintes componentes:

- CPU, AMD Ryzen 5 3600;

- Placa gráfica, Asus GeForce GT710 2GB GDDR5;

- Disco Rígido, Kioxia Exceria Plus 500GB M.2 NVME;

- RAM, Crucial Ballistix DDR4-3200 (2x8GB);

- Placa-mãe, Asus Prime A520M-E;

- Fonte de alimentação, Seasonic Core GC 500 80Plus Gold;

- Caixa, AeroCool CS-105;

- Dissipador (de origem), AMD Wraith Stealth, ventoinha Cooler Master.

De todos os componentes aquele que tem a pior qualidade de construção é a caixa, embora cumpra perfeitamente com a sua função.

Isso tá fixe, mas essa gráfica custou quanto?

Dá ideia de ser de " apenas " 2 GB mas com bom CPU ( GPU )

É uma de entrada, custou 60€.

Está impossível de arranjar gráficas.

Mas até agora não sinto que esteja a limitar o sistema e já tentei puxar por ela dentro do âmbito da sua utilização.

Edit: Já agora, este computador foi montado para responder a uma necessidade de trabalho. Por isso, a placa gráfica até acaba por ser uma peça secundária.

Last edited:
Boas, uma pessoa conhecida está com um problema estranho no portátil. É uma máquina com 7 anos, e agora tentaram instalar-lhe CS. Sem cabo ligado à tomada, tem à volta de 70~100 fps, mas, ligado à tomada, em vez desse valor aumentar como seria expectável, o valor reduz-se para à volta dos 30 fps. Nunca vi nada assim e parece-me um pouco contra-senso. Alguém tem alguma ideia do que se pode estar a passar?

Na minha cabeça era dar uma volta pelas defs de energia (feito e estão bem), depois verificar os drivers, e no caso de nada resultar, experimentar com um cabo novo universal, porque pensei na possibilidade do pc dispensar a fonte garantida da bateria para a poupar quando tem a tomada ligada, e que qualquer defeito do cabo causasse isso, mas sinceramente, sendo eu leigo não sei se se justifica recomendar ir gastar 15€ para a experiência.

Alguma ideia?

Pode ter a ver com temperatura.
Elevadas temperaturas durante o carregamento danificam a bateria, portanto o sistema pode estar a limitar o CPU/GPU para manter a temperatura abaixo de um dado valor.

Obrigado, realmente faz muito sentido e ainda não me tinha ocorrido isso.

Já lhe pedi para gerir as temperaturas e notar padrões, e agora é abrir aquilo o mais cedo possível... Acabei de saber que em tantos anos o portátil nunca foi aberto. [8b]

Obrigado, realmente faz muito sentido e ainda não me tinha ocorrido isso.

Já lhe pedi para gerir as temperaturas e notar padrões, e agora é abrir aquilo o mais cedo possível... Acabei de saber que em tantos anos o portátil nunca foi aberto. [8b]

Deve estar com muito pó lá dentro... [;)]

É uma de entrada, custou 60€.

Está impossível de arranjar gráficas.

Mas até agora não sinto que esteja a limitar o sistema e já tentei puxar por ela dentro do âmbito da sua utilização.

Edit: Já agora, este computador foi montado para responder a uma necessidade de trabalho. Por isso, a placa gráfica até acaba por ser uma peça secundária.
Ah sim, se é só pa trabalho essa grafica chega e sobra.

Back