Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

O win 10 é mais rápido que o 7 em qualquer PC a partir de 2010. Nem vale a pena perder tempo com o 7.

Uma ajuda aos entendidos, com alguma urgência.
Estou a reinstalar o windows 7 num portátil Asus K501 (K50I)? que é do meu sogro. Estava com o Windows 10, mas já tinha para lá reinstalações mal feitas e está lento como tudo.
Acabei de formatar e instalar o Windows 7 Home Premium.
No entanto, continua imensamente lento.
Dúvidas:
Há algum programa/site para fazer a instalação das drives automaticamente?
No gestor de dispositivos surge como desconhecido em "outros dispositivos) Coprocessador. De que se trata?

Feito. Reinstalado o windows 7, programas básicos, drive booster ajudou na actualização das drives, actualizações do windows 7 e está melhor do que estava, sem dúvida. Mas, habituamo-nos às novas velocidades e nota-se o peso dos anos no portátil. Um SSD resolvia, mas não é meu, só posso sugerir. Acredito que também beneficiaria de uma limpeza ao interior e nova massa térmica, mas não me "aventuro" nos portáteis. Se fosse pc era sem problema.

O meu diz que não é suportado no cpu.
Alguma site a explicar como contornar ou é melhor não?
8bba77ea164c2adb5ba3b91c3c40d059.jpg
Rufus

Sacas o ISO do Windows 11 no site da Microsoft e preparas uma PEN com a aplicação Rufus com a opção sem TPM e já podes instalar em qualquer PC.

https://m.youtube.com/watch?v=xrTlyMPs218

Last edited:
gente ajuda pf. tenho um problema no meu pc:

desde que ligo o botão, até ouvir o som de inicio de arranque, o computador demora eternidades. estamos a falar de 1 a 2minutos.
ligo botão, as ventoinhas começam todas a funcionar e tal ... mas ele fica a moer ate arrancar a apresentar ecra da bios do arranque de sistema
já troquei memorias de posição, ja tirei uma e outra à vez, desliguei cabos todos e voltei a ligar tudo, mudei a ficha do botao de reset para o de power só para testar, tirei a gráfica e o problema persiste.

problema de corrente e da fonte de alimentação?
driver? se sim, por onde começar? tenho a bios atualizada para a ultima versão.
MB avariada?
fazer reposição do w10?

ideias?

sistema:
Amd fx4170
MB gigabyte GA-780T-D3L
Hd6670 1G
10G DDR3 (8+2)
Fonte 750w da thermaltake acho ....
SSD 120G de sistema da HyperX

obrigado

Last edited:

desde que ligo o botão, até ouvir o som de inicio de arranque, o computador demora eternidades. estamos a falar de 1 a 2minutos.
ligo botão, as ventoinhas começam todas a funcionar e tal ... mas ele fica a moer ate arrancar a apresentar ecra da bios do arranque de sistema
já troquei memorias de posição, ja tirei uma e outra à vez, desliguei cabos todos e voltei a ligar tudo, mudei a ficha do botao de reset para o de power só para testar, tirei a gráfica e o problema persiste.

MB avariada?
fazer reposição do w10?

ideias?

sistema:
Amd fx4170
MB gygabite GA-780T-D3L
Hd6670 1G
10G DDR3 (8+2)

obrigado

Desliga o disco e faz a mesma operação,
Pede à bios para arrancar pelo USB (onde vais ter uma pen com o Hirens por exemplo)

A ideia é perceber se a lentidão está antes ou depois do BOOT.

Se tiver depois do BOOT formata, se estiver antes, pode ser o firmware da MB ter alguns bugs, já houve casos que tive que fazer Downgrade (se bem que nas MB é sempre uma chatice enorme).

Feito. Reinstalado o windows 7, programas básicos, drive booster ajudou na actualização das drives, actualizações do windows 7 e está melhor do que estava, sem dúvida. Mas, habituamo-nos às novas velocidades e nota-se o peso dos anos no portátil. Um SSD resolvia, mas não é meu, só posso sugerir. Acredito que também beneficiaria de uma limpeza ao interior e nova massa térmica, mas não me "aventuro" nos portáteis. Se fosse pc era sem problema.
Cuidado com o driver Booster, pelo menos nos Surface farta-se de dar problemas.

Pede à bios para arrancar pelo USB (onde vais ter uma pen com o Hirens por exemplo)

Se tiver depois do BOOT formata, se estiver antes, pode ser o firmware da MB ter alguns bugs, já houve casos que tive que fazer Downgrade (se bem que nas MB é sempre uma chatice enorme).

obrigado pelas ideias
vou testar.

MB avariada?
fazer reposição do w10?

ideias?

sistema:
Amd fx4170
MB gygabite GA-780T-D3L
Hd6670 1G
10G DDR3 (8+2)

obrigado

Experimenta fazer um Reset à BIOS antes de mais.

O meu diz que não é suportado no cpu.
Alguma site a explicar como contornar ou é melhor não?

X2
É um I7 7500U

Umas páginas atrás (ca. 7 Out.) apontaram-me gentilmente isto:

https://pplware.sapo.pt/microsoft/w...m-pc-nao-suportado-a-microsoft-deu-a-solucao/

"""
antes de usar o Assistente de Instalação do Windows 11, devem alterar uma única chave de registo no Windows 10. Abram então o Editor de registo e naveguem para o caminho apresentado abaixo.

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\MoSetup
Aqui dentro, devem criar ou alterar, caso exista uma única chave. Esta tem o nome AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU e o seu valor deverá ser 1. Caso esta não esteja presente, a chave a criar é do tipo REG_DWORD.

"""

O win 10 é mais rápido que o 7 em qualquer PC a partir de 2010. Nem vale a pena perder tempo com o 7.

Com discos mecânicos, o Windows 10 não se mexe. Ter memória ajuda um bocado, mas é um SO que práticamente exige um SSD.

A nível particular, estou a usar Windows 8.1 desde o final do suporte para 7. E enquanto existirem actualizações, não penso mudar.
Estou farto de ver no meu dia a dia as "proezas" do 10 com "updates" mal amanhados que limpam os drivers/instalação das impressoras, corrupção da "boot" que obriga a reinstalar tudo de raíz, drivers do windows update que quebram funcionalidades ou mesmo uso completo de determinado hardware, etc etc etc.

O 10 é mais resistente a "eventos" (desligar às 3 pancadas, desligar ou reset durante o arranque, etc. Mas quando corre mal, 90% das vezes é para reinstalar tudo de novo.

E o 11 parece-me que vai pelo mesmo caminho. Instalei noutro dia num pc novo (i9-11900; 32GB RAM, ssd 1tb nvme) e após um dos arranques fiquei sem menu Iniciar/barra de tarefas durante quase um minuto....[8b][8b][8b]

Com discos mecânicos, o Windows 10 não se mexe. Ter memória ajuda um bocado, mas é um SO que práticamente exige um SSD.

Isto, e o resto. Encostei um portátil semi-competente porque o HDD era intolerável em Win 10, especialmente com as frequentes actualizações. Falando das quais, há uns anos também me "entijolaram" um tabletzito barato de 7" do qual até gostava bastante para coisas simples.

Não estou a conseguir passar certos ficheiros para o disco, aparece a seguinte mensagem "não é possível ler o ficheiro ou disco de origem" alguém me sabe dizer como contornar isto, obg.

Cumps

Não estou a conseguir passar certos ficheiros para o disco, aparece a seguinte mensagem "não é possível ler o ficheiro ou disco de origem" alguém me sabe dizer como contornar isto, obg.

Cumps

Do disco do pc para um disco externo? Ou ao contrário? Os ficheiros são grandes ou nem por isso?

Consegues ver os ficheiros e abri-los no disco de origem?

fiz isso tudo.
a lentidão está antes do boot.
fui ver a versao da Bios e comparar no site da Gigabyte e eu estava com a penúltima versão. Já flashei com a ultima.
Pelo menos das ultimas 3vezes já arrancou bem. é continuar a testar.
obrigado pelas ideias.

Alguma sugestão de desktop já montado (daqueles que se vendem na Auchan ou worten ou outros) para navegação na net e uso de Word. Absolutamente nada de jogos ou filmes.

É para uma pessoa de 75 anos.

Não tenho vontade nem tempo de montar eu mesmo... Lá se foi a época em que montei o meu i7 920 peça a peça, horas a pesquisar e a ver reviews de componentes na net.
Queriamos algo para comprar, chegar a casa e ligar.
Memória de 8Gb e um SSD de 256.
Estou é por fora do mundo dos processadores Intel e AMD.

Alguma sugestão de desktop já montado (daqueles que se vendem na Auchan ou worten ou outros) para navegação na net e uso de Word. Absolutamente nada de jogos ou filmes.

É para uma pessoa de 75 anos.

Não tenho vontade nem tempo de montar eu mesmo... Lá se foi a época em que montei o meu i7 920 peça a peça, horas a pesquisar e a ver reviews de componentes na net.
Queriamos algo para comprar, chegar a casa e ligar.
Memória de 8Gb e um SSD de 256.
Estou é por fora do mundo dos processadores Intel e AMD.

ryzen 5
https://www.worten.pt/informatica-e...b-512-gb-ssd-pcie-amd-radeon-graphics-7394915
ou i3-10100 + fraco
https://www.radiopopular.pt/produto/pc-acer-aspire-axc-895-780

Back