Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Nem parece que trabalhas num ISP...

Apenas o ISP sabe em que DSLAM o utilizador fez login. Quem está de fora
não sabe. Sabe apenas o IP e o ISP ao qual pertence esse IP.

Acho que vai mais por aí...mas também o facto de lá trabalhar não quer dizer que conheça como o sistema trabalha.

De maneira ou outra, revela desconhecimento de como funciona a internet.

Offtopic - fico contente por nestas alturas haver tanto pessoal com conhecimentos de networking..podem aparecer mais vezes para ajudar a resolver certos problemas que os do costume secalhar não têm tantos conhecimentos :)

já agora se algum user trabalha numa empresa que faça consultoria em auditoria/segurança informática, que me envie pm sff

Acho que vai mais por aí...mas também o facto de lá trabalhar não quer dizer que conheça como o sistema trabalha.

De maneira ou outra, revela desconhecimento de como funciona a internet.

Acho engraçado a forma como se julga uma pessoa ou seus conhecimentos sem tentar perceber minimamente o que está a tentar dizer.

É isso mesmo não entendo nada do que faço, encerro aqui a minha participação...

Acho engraçado a forma como se julga uma pessoa ou seus conhecimentos sem tentar perceber minimamente o que está a tentar dizer.

É isso mesmo não entendo nada do que faço, encerro aqui a minha participação...

Meu caro, a partir do momento em que falaste em MAC tiraste-me todas as dúvidas... o MAC address não é transmitido na ligação, apenas até ao 1º router do ISP.

Não indiquei que é possivel saber informações pessoais da pessoa, mas sim é possivel saber de onde vêm o IP público, até o MAC podes saber e uma localização aproximadamente.

Meu caro, a partir do momento em que falaste em MAC tiraste-me todas as dúvidas... o MAC address não é transmitido na ligação, apenas até ao 1º router do ISP.

O MAC é um Layer 2 address, que é adicionado no Frame (Layer 2) que que muda sempre que o router muda.
O MAC é um endereço local, que não tem qualquer significado para além da rede local ao contrário do Layer 3, que é um endereço que fica igual desde a origem até ao destinho
Ou seja, em Ethernet tens uma MAC, passa pelo router, o router altera o Frame ele muda o MAC de origem e destino.
O Frame muda sempre que a topologia de rede muda, o Frame Ethernet não tem nada haver com HLDC, PPP, Frame Relay etc... Ethernet Router/Frame HLDC/Router/Frame Ethernet outra vez.

O MAC é um Layer 2 address, que é adicionado no Frame (Layer 2) que que muda sempre que o router muda.
O MAC é um endereço local, que não tem qualquer significado para além da rede local ao contrário do Layer 3, que é um endereço que fica igual desde a origem até ao destinho
Ou seja, em Ethernet tens uma MAC, passa pelo router, o router altera o Frame ele muda o MAC de origem e destino.
O Frame muda sempre que a topologia de rede muda, o Frame Ethernet não tem nada haver com HLDC, PPP, Frame Relay etc... Ethernet Router/Frame HLDC/Router/Frame Ethernet outra vez.

Nem mais! [;)]

Atenção que o MAC passa nas ligações PPPoE (PPP sobre Ethernet) usado em ADSL até ao concentrador...

Voltando às conversas das UPS's tenho aqui mais duas questões..

- A primeira é em relação à marca Phasak. Foram-me aconselhadas como sendo UPS's bastante melhores que as Mustek e sem entrar nos preços das APC..

Depois de ver fiquei bastante entusiasmado com este modelo: Phasak

Alguém aqui tem experiência com esta marca?

- A segunda questão tem ver com os avisos sonoros das UPS's.. Normalmente têm aviso para quando a bateria está descarregada, para quando existe alguma falha, quando entram em sobrecarga e para quando falha a luz.. Ora.. As vezes falha a luz de noite, e eu não estou interessado em ter a UPS a apitar a meio da noite..

Será que as UPS's dão para desactivar os beeps por software, ou tem que se abrir e cortar os fios? [:cool:]

Mas pretendes deixar o computador ligado de noite? Não conheço todas as marcas, mas a maioria permite alterar muita coisa por software. Caso não precises de computador ligado durante a noite, podes simplesmente desligar a UPS.

Em relação a UPSs até hoje comprei uma (Mustek 1000VA) que já está a funcionar 24/24 à cerca de +/-6 anos. Estão ligados o pc e o monitor. Dura 10/15min.
Software da Mustek é para esquecer, pelo menos na altura que instalei aquillo.

- A primeira é em relação à marca Phasak. Foram-me aconselhadas como sendo UPS's bastante melhores que as Mustek e sem entrar nos preços das APC..

- A segunda questão tem ver com os avisos sonoros das UPS's.. Normalmente têm aviso para quando a bateria está descarregada, para quando existe alguma falha, quando entram em sobrecarga e para quando falha a luz.. Ora.. As vezes falha a luz de noite, e eu não estou interessado em ter a UPS a apitar a meio da noite..

Será que as UPS's dão para desactivar os beeps por software, ou tem que se abrir e cortar os fios? [:cool:]

Relativamente à Phasac... tenho lá na empresa 2 que vieram de outra empresa e as baterias morreram há muito tempo. Troquei as baterias e até agora funcionam bem.

Atrás têm um botão que permite desligar o aviso sonoro, mas como já têm mais de 5 anos e estão descontinuadas, desconheço se as actuais têm esta capacidade.

Se queres uma UPS só para evitar que o sistema se desligue involutáriamente, uma de 600VA com ligação série/USB deverá resolver-te o problema.

Esta por exemplo:

Phasak

Em relação a UPSs até hoje comprei uma (Mustek 1000VA) que já está a funcionar 24/24 à cerca de +/-6 anos. Estão ligados o pc e o monitor. Dura 10/15min.
Software da Mustek é para esquecer, pelo menos na altura que instalei aquillo.

6 anos... a bateria já deverá estar completamente gasta. Convem trocá-la se ainda não o fizeste.

Já foram melhorzitas, neste momento prefiro vender Eaton ou APC, menos chatices. Phasak só por preferência do cliente.
A garantia funciona bem, o chato é que trocam as UPS e pode dar-se o caso de mandares uma UPS toda direitinha e receberes uma recondicionada mas toda riscada/cheia de marcas.[8b][8b][8b][8b]

Voltar
Superior