Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Já coloquei esta dúvida na ZWAME mas a ver se alguém daqui tem mais ideias...
É o seguinte:

Comprei o kit de upgrade Kingston HyperX 120G SSD que tem entre outras coisas o software Acronis True Image HD.
A possibilidade de ter um programa que me fizesse poupar algumas horas de reinstalação do SO foi um dos motivos de escolha mas, o "amargo de boca" veio depois...

Qual não é o meu espanto quando deparo que o software não suporta teclados e ratos wireless!!!
Fui tentar saber se havia alguma coisa a fazer mas, pelos vistos é um problema conhecido deste programa, só que na altura da compra não o sabia e estava longe de imaginar.

Para os mais distraídos o programa vem numa versão live-CD pelo que não estamos a correr Windows mas, uma simplificação de Linux.

Após esta introdução cá fica verdadeiramente a(s) pergunta(s):
Que aconselham para dar a volta a este problema? (fica já a dica que o PC não suporta teclados e ratos PS2 - já nem tem tais portas)
Outros programas que façam o mesmo sem necessitarem de instalação e que façam a imagem sem o SO a correr (não me entra na cabeça fazer uma imagem com o disco em funcionamento)?
Podem ser em CD/DVD ou PEN.

Estive a ler sobre esta temática e parece que o Macrium Reflect faz algo parecido (e até melhor que o Acronis) mas, necessita instalação e não sei se a clonagem incluí os sectores de boot.

Não sei se este é o melhor local para fazer esta pergunta mas, há falta de melhor cá fica - devia haver um local mais genérico (misto) para estas coisas!
Podem dar sugestões em Linux desde que não muito avançadas.
Não, não tenho nenhum teclado USB... por acaso nunca tive, apenas o que tenho agora e é sem fios.

Lá falam do Clonezilla que também já tinha visto passar mas, ainda não tinha pesquisado:
No Clonezilla ele "formata" os sectores de modo a ficarem iguais ao original?
É que neste momento o Windows não está a reconhecer o SSD, talvez por não estar formatado, pois nem letra está a atribuir.

O disco mecânico é de 1TB mas, o SSD é de 120GB - apesar do que está de momento no disco não chegar a 72GB, consigo fazer o que pretendo?
O disco actual ainda tem a partição de recuperação que está a ocupar 12GB (dos 72G que digo em cima) essa partição também é copiada?

Edd :)

Mas o receptor sem fios do teclado+rato liga ao PC por USB ou PS/2?

Se for por USB, provavelmente terás que ir à BIOS activar a função para usar estes dispositivos (USB) em DOS.

A primeira coisa a fazeres é encolher a partição que pretendes utilizar para algo que caiba no SSD (Podes expandi-la depois caso não tenhas acertado no tamanho exacto).

Depois arrancas com o clonezilla e fazes a cópia.

Para não haver problemas de boot, aconselhava-te desligar o HDD mecánico na primeira vez (ou desactivá-lo na bios) e se tiveres problemas com o MBR, o disco de instalação do Windows trata de o reparar sem problemas.

encolher.jpg

ate 400€ no maximo dos máximos ou num grande esforço que não queria fazer de gastar 500€, que portateis recomendam para uma utilização a base de consulta de internet e uns downloads piratas?[:D]
não sabem se vai haver promoções para os próximos dias como dias sem iva na media market ou descontos em talão na worten?
abraço

Mas o receptor sem fios do teclado+rato liga ao PC por USB ou PS/2?

Se for por USB, provavelmente terás que ir à BIOS activar a função para usar estes dispositivos (USB) em DOS.
Expliquei-me mal... ou de uma forma pouco clara.
Neste momento o que tenho é 1 conjunto de rato e teclado wireless com receptor USB. A função que dizes penso estar activa porque consigo ir à BIOS na boa com o teclado.
Esse problema poderia ser a causa se não fosse admitido pelo suporte do programa que há essa incompatibilidade.

O que eu queria dizer é que não tenho teclados USB com fios.

A primeira coisa a fazeres é encolher a partição que pretendes utilizar para algo que caiba no SSD (Podes expandi-la depois caso não tenhas acertado no tamanho exacto).

Depois arrancas com o clonezilla e fazes a cópia.

Para não haver problemas de boot, aconselhava-te desligar o HDD mecánico na primeira vez (ou desactivá-lo na bios) e se tiveres problemas com o MBR, o disco de instalação do Windows trata de o reparar sem problemas.
Pois... com o Clonezilla ou o Macrium Reflect estou a ver que tenho esse problema, encolher a drive de modo a caber no novo repositório.

Já sei que depois tenho de desligar o mecânico e retira-lo de boot, assim como passa-lo para a 2ª porta SATA, de preferência.

Isso do MBR é giro se eu tivesse um CD de arranque, o que tenho é aquelas partições manhosas de recuperação de sistema, apesar de já ter criado os DVD de arranque não alguma coisa correr mal com o disco.

ate 400€ no maximo dos máximos ou num grande esforço que não queria fazer de gastar 500€, que portateis recomendam para uma utilização a base de consulta de internet e uns downloads piratas?[:D]
não sabem se vai haver promoções para os próximos dias como dias sem iva na media market ou descontos em talão na worten?
abraço
Ouvi qualquer coisa da MM estar com uma promoção, devido à realização de inventário.
Agora se queres saber, procura em lojas como a PCDiga, AquaPC e etc. que podes ter uma surpresa (ou não...!).

Expliquei-me mal... ou de uma forma pouco clara.
Neste momento o que tenho é 1 conjunto de rato e teclado wireless com receptor USB. A função que dizes penso estar activa porque consigo ir à BIOS na boa com o teclado.
Esse problema poderia ser a causa se não fosse admitido pelo suporte do programa que há essa incompatibilidade.

O que eu queria dizer é que não tenho teclados USB com fios.

Pois... com o Clonezilla ou o Macrium Reflect estou a ver que tenho esse problema, encolher a drive de modo a caber no novo repositório.

Já sei que depois tenho de desligar o mecânico e retira-lo de boot, assim como passa-lo para a 2ª porta SATA, de preferência.

Isso do MBR é giro se eu tivesse um CD de arranque, o que tenho é aquelas partições manhosas de recuperação de sistema, apesar de já ter criado os DVD de arranque não alguma coisa correr mal com o disco.

Ouvi qualquer coisa da MM estar com uma promoção, devido à realização de inventário.
Agora se queres saber, procura em lojas como a PCDiga, AquaPC e etc. que podes ter uma surpresa (ou não...!).

Encolher as partições é incrivelmente fácil e rápido, não chamava isso de "problema" ;)

Se não tens CD de arranque, não faz mal, o Windows 7 traz tudo o que é preciso.

Esta opção vai criar-te um CD de arranque com todas as ferramentas existentes num DVD de instalação, ou seja, tem tudo menos os ficheiros de instalação em si:

recoverdisk.jpg

Nice!
Obrigado... ainda assim, acho que vou esperar por amanhã que me vão emprestar um teclado com fios USB, até que foi fácil encontrar um.

Só que já sabem como é, quando temos um brinquedo novo não descansamos enquanto não o metemos a trabalhar...! [:D]

Última edição:
Bem, hoje "testei", melhor dizendo: tentei testar o Clonezilla!
A parte boa é que o rato e teclado sem fios funcionam que é uma maravilha, a parte má é que não consigo fazer nada porque as partições são altamente dispares.

Ora sendo o disco mecânico de 1TB e o SSD de 120GB já se esperava, fui tentar fazer o "Reduzir volume" do disco em Windows e devo ter ficheiros estupidamente perdidos a meio do disco porque só consigo reduzir para aproximadamente 480GB quando só tenho 56GB ocupados.

Assim, agora tenho de procurar um programa de defrag bom e que não olhe a essas coisas parvas do Windows e que funcione em live-CD de preferência a ver se consigo.
Será que o Ubuntu live consegue (fazer o defrag como deve ser)?

-----------
Além disso, também testei 1 teclado USB com fios no Acronis que vem com o disco SSD e nem assim, começo a pensar que há qualquer coisa errada no programa que enviaram. :rolleyes:

Bem, hoje "testei", melhor dizendo: tentei testar o Clonezilla!
A parte boa é que o rato e teclado sem fios funcionam que é uma maravilha, a parte má é que não consigo fazer nada porque as partições são altamente dispares.

Ora sendo o disco mecânico de 1TB e o SSD de 120GB já se esperava, fui tentar fazer o "Reduzir volume" do disco em Windows e devo ter ficheiros estupidamente perdidos a meio do disco porque só consigo reduzir para aproximadamente 480GB quando só tenho 56GB ocupados.

Assim, agora tenho de procurar um programa de defrag bom e que não olhe a essas coisas parvas do Windows e que funcione em live-CD de preferência a ver se consigo.
Será que o Ubuntu live consegue (fazer o defrag como deve ser)?

-----------
Além disso, também testei 1 teclado USB com fios no Acronis que vem com o disco SSD e nem assim, começo a pensar que há qualquer coisa errada no programa que enviaram. :rolleyes:

deves ter ficheiros perdidos aí pelo meio do disco, a primeira coisa que eu faria era desfragmentar pelo utilitário clássico do windows e tentar encolher novamente.

Se o utilitário de discos do windows não surtir efeitos, tens sempre o peso pesado das partições: GParted -- About

Estou a começar a desesperar...!
Agora nem a criação de uma imagem dos discos consigo fazer?

cpiat.jpg

O que raio está aqui a falhar?

K2000, o GParted já é um velho conhecido e posso utiliza-lo a partir do live CD do Ubuntu que tenho.
O que li sobre isso é que não o posso fazer se souber que há lá ficheiros na parte que vou mexer, ou seja, continuo na mesma. Se o fizesse estava a mandar o Windows irremediavelmente "embora".
Daí estar a tentar fazer uma cópia do sistema mas, há qualquer coisa enguiçada que não me deixa.

a coisa de um mês tentei instalar uma pen bluetooth no Pc, não consegui e alem disso agora sempre que ligo o pc, aparece aquela janela do " assistente de novo hardware", a procura do software da pen bluetooth quando eu nem tenho a pen ligada a maquina e nem quero ter.
o certo é que aquilo não para de aparecer, e a partir daí nem sempre a maquina reconhece todo o hardware que lhe ligo como pens de armazenamento por exemplo, algumas coisas funcionam, outras não...alguma solução ou programa para ver que se passa?
é que comprei um disco externo e como já tinha acontecido com algumas pens, tambem não funciona......obrigado

a coisa de um mês tentei instalar uma pen bluetooth no Pc, não consegui e alem disso agora sempre que ligo o pc, aparece aquela janela do " assistente de novo hardware", a procura do software da pen bluetooth quando eu nem tenho a pen ligada a maquina e nem quero ter.
o certo é que aquilo não para de aparecer, e a partir daí nem sempre a maquina reconhece todo o hardware que lhe ligo como pens de armazenamento por exemplo, algumas coisas funcionam, outras não...alguma solução ou programa para ver que se passa?
é que comprei um disco externo e como já tinha acontecido com algumas pens, tambem não funciona......obrigado

Vai ao Gestor de Dispositivos e remove os controladores USB que lá estão. Se algum estiver com ponto de exclamação remove só esse, se não houver nenhum com ponto de exclamação remove todos e reinicia o pc.

Boas pessoal.

Tenho um Pc Sony Vaio com Windows Vista.

Está com a instalação de origem há mais de 3 anos. E queria formatar tudo e instalar tudo de novo.
Mas queria fugir aos tradicionais dvd's de origem, porque a sony instala um milhão de pequenas aplicações para tudo e nada e torna o pc muito mais lento do que devia ser!

Queria também aproveitar uma licença 7 que tenho para instalar o 7. Ou será que vale a pena esperar pelo 8?

Por outro lado para fazer uma instalação limpinha sem nada de origem, como faço com os drivers? tenho medo que haja alguma coisa que não fique a funcionar bem. Posso usar algum programa para fazer um backup dos drivers actuais para segurança? Ou depois de instalar o 7 instalo um daqueles programas que procuram por hardware e por drivers na net?

Boas pessoal.

Está com a instalação de origem há mais de 3 anos. E queria formatar tudo e instalar tudo de novo.
Mas queria fugir aos tradicionais dvd's de origem, porque a sony instala um milhão de pequenas aplicações para tudo e nada e torna o pc muito mais lento do que devia ser!

Queria também aproveitar uma licença 7 que tenho para instalar o 7. Ou será que vale a pena esperar pelo 8?

Por outro lado para fazer uma instalação limpinha sem nada de origem, como faço com os drivers? tenho medo que haja alguma coisa que não fique a funcionar bem. Posso usar algum programa para fazer um backup dos drivers actuais para segurança? Ou depois de instalar o 7 instalo um daqueles programas que procuram por hardware e por drivers na net?

A minha sugestão é instalares o 7 (ainda por cima tens uma licença!), e, depois vais ao site dos Vaio e tiras os drivers necessários (a maioria será instalada automaticamente)!
Tenho feito isso em todos os Vaio com Windows "bosta"; perdão, Vista!![;)]

Boas pessoal.

Se tens uma licença do 7 usa-a e nunca mais olhes para trás (ou ponhas a "vista"). [:D]

Não uses programas "maravilha" que procuram drivers, fazem tudo automaticamente, cafés e o camandro, porque ainda te arrependes [:D]

Vais ao support da Sony e tiras os drivers específicos para o teu modelo. E voilá [;)]

Voltar
Superior