Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Ainda tenho dois Hitachi em Raid 0 já desde 2005. Dois de 80Gb [:D] Com muitas horas e muitos ciclos em cima.

E lá continuam a funcionar.

Sempre estiveram numa Chieftec Big Tower, muito na moda por essa altura.
Os famosos hitachi, eu por acaso também tenho um desses e até agora sem nada apontar.
Os HDD foi coisa que nunca tive problemas, os que metia de parte era os maxtor.

Maxtor não é grande coisa, tinha um disco de 120GB, acho que ainda o tenho por aqui, que lembrou-se de bloquear o acesso, tentei tudo e nada feito. Provávelmente era um problema mecanico, mas tudo apontada para um problema de software, firmware.

Bem, decidi que vou formatar o portatil Toshiba "velhinho" que tenho ali, para o meu pai mexer, visto que ele nem sequer sabe e já dá para ir aprendendo.
Segundo sei o Linux é o mais intuitivo, mas o difícil é qual deles, alguém dá uma dica de qual o melhor? sff claro.
Queria um bom compromisso intuitivo e que fosse compatível com o hardware de modo a não ficar lento.

Bem, decidi que vou formatar o portatil Toshiba "velhinho" que tenho ali, para o meu pai mexer, visto que ele nem sequer sabe e já dá para ir aprendendo.
Segundo sei o Linux é o mais intuitivo, mas o difícil é qual deles, alguém dá uma dica de qual o melhor? sff claro.
Queria um bom compromisso intuitivo e que fosse compatível com o hardware de modo a não ficar lento.

Talvez o Ubuntu, ou, se fôr muito antigo (pouca RAM, etc), o Lubuntu![;)]

Se é para ficar na secretária a maior parte do tempo compra um 3.5'', se é para transportares por aí compra um 2.5".

Ia para um Western Digital, não tenho tido muita sorte com o meu, mas é problemas no controlador/alimentação não do disco em si. Tenho outro Seagate que esta 5*, mas tem pouco uso.

Geralmente os WD tem melhor qualidade e durabilidade, mas o seagate são mais baratos. Existe a Hitachi, que em termos de durabilidade/fiabilidade supera os dois, mas acho que não há em discos externos.

View attachment 123339

123339d1403170708-topico-da-informatica-se-e-informatica-vem-parar-aqui-19d8o32tg2hvxpng.jpg

Este gráfico acho que é sobre os discos usados em servidores, não há melhor teste para fazer nos discos que em servidores.

Por acaso, pela minha experiência, para uso domestico (PC's, portáteis, externos), os meus preferidos são mesmo os Seagate (ou WD, porque ao contrário do que referes, normalmente compro-os mais baratos que os Seagate)!!
Os que vejo com mais avarias são os Toshiba, principalmente em portáteis (devo ter dezenas avariados)...
A Hitachi (Storage) foi comprada pela WD.

Alguém aqui master em redes? Estou com um problema com a FonZon, costumo utilizer este serviço porque sou cliente, ontem, liguei-me à rede e acedi normalmente à página de login e andei a navegar normalmente. Passado umas horas suspendi o PC para ir fazer umas coisas e quando voltei já não consegui utilizar o serviço, a rede fica a "identificar" durante algum tempo e não me aparece a página de login, aparece como se não tivesse nenhuma ligação, dando o browser erro. Alguém tem dicas de como resolver? Cheguei a meter IP fixo e DNS fixo com alguns valores que vi na net e mesmo assim nada. Obrigado. PS: Desculpem a falta de parágrafos.

Obrigado a ambos.

O disco será mesmo para estar sempre em casa (secretária), apenas para fazer backup de trabalho, fotos e outras tralhas que estão no computador. Aliás, a ideia é fazer o backup e mantê-lo desligado, só ligando quando for para atualizar o backup.

O disco de 3,5'' tem vantagens em relação ao de 2,5''?

Em relação ás marcas, sempre tive boa impressão e feedback dos WD, mas o certo é que comprei um de 2,5'' há uns 4 ou 5 anos para o mesmo efeito e tive problemas. Não arrancou durante muito tempo, ficando inutilizado. Há uns meses consegui que arrancasse e ficou a funcionar bem. No entanto, a jogar pelo seguro, está cheio de filmes e ligado á TV do quarto do meu filho. Perdi a confiança no disco, e se puder comprar de outra marca, prefiro.

Eu deixei de usar o método de disco externo recentemente pois não me sentia muito confortável.

Agora tenho um NAS com 2 discos em RAID ( os discos de marca diferente). Uma maravilha, e uso tb para servidor de DNLA e ver filmes. As taxas de transferência em rede são melhores do que as que tinha em USB3.0. O NAS consome quase nada e consegue até desligar os discos qd não está a usar.

Estou bastante satisfeito dessa solução.

Eu deixei de usar o método de disco externo recentemente pois não me sentia muito confortável.

Agora tenho um NAS com 2 discos em RAID ( os discos de marca diferente). Uma maravilha, e uso tb para servidor de DNLA e ver filmes. As taxas de transferência em rede são melhores do que as que tinha em USB3.0. O NAS consome quase nada e consegue até desligar os discos qd não está a usar.

Estou bastante satisfeito dessa solução.

Foi um daqueles que eu disse?
Que era da IOMEGA e agora é LENOVO?

É que eu indiquei esses NAS a uns colegas meus, os gajos compraram, e também
ficaram super satisfeitos. Eu já não quero outra coisa, e parece que os meus colegas
idem.

O que eu tenho é quase igual a este:
LenovoEMC Personal Cloud Downloads

O novo é este:
Lenovo Iomega ix2 Network Storage | Network Storage Solutions from Lenovo | Lenovo (US)

Ix2. O maior lixo que alguma vez comprei.
Avariou-me dois discos. Virei-me para os WD e até ver estou satisfeito e já durou mais que o ix2.

Ix2. O maior lixo que alguma vez comprei.
Avariou-me dois discos. Virei-me para os WD e até ver estou satisfeito e já durou mais que o ix2.

O meu está a funcionar 24/24 há mais de quatro anos sem problemas.
Os dos meus colegas também imagino (não me contaram que tenham tido
algum problema) que estejam a funcionar sem problemas há quase tanto
tempo quanto o meu.

não se posso mas aqui vai, noutro lado preenchi um template para pedir ajuda a configurar uma possível torre, vou deixá-lo aqui para ter mais algumas opiniões, a ideia dos 3 orçamentos é saber o rácio entre euros/fps obtidos, se pudessem dar umas luzes agradecia

1) Qual o orçamento disponível?

tenho 3 orçamentos
- 1200
- 1000
- 800

2) Quando vais comprar o computador?

até setembro, em cada mês até lá compro 2/3/4 componentes dependendo do preço dos mesmos

3) Que tipo de computador é?
a. Desktop

4) Qual será a funcionalidade do PC?

jogar a fornada que aí vem no fim deste ano a1080p e facebook

5) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?

2 anos

6) Queres manter algum componente que tenhas?

não, vou comprar tudo

7) Preferes alguma marca ou fabricante?

não, quero apenas o melhor desempenho pelo preço

8) Vais fazer Overclock?

talvez mais para o "fim de vida" da torre

9) Vais comprar numa loja física ou on-line? Se for física, em que parte do país? Tens preferência por alguma loja?

preferia física na zona de lisboa, aquelas na expo mas estou aberto a sugestões

10) Vais pedir para montar o PC na loja?

em principio não

11) Tens alguma configuração em mente?

estou dividido em relativamente a i5 vs i7, a culpa é de uma thread aqui no fórum onde se dizia que ter 4 cores físicos seria melhor que 2 físicos e 2 virtuais

12) Processador

b. Desempenho/Preço

13) Motherboard
a. ATX
b. mATX

já li que a única vantagem de atx é mesmo para quem quer 2 gráficas, é só mesmo essa a diferença? para além do tamanho da board em si é claro

14) Gráfica

b. Single card

15) Disco Rígido

b. 2 discos (Indicar os tamanhos)

d. SSD

ssd de 256 e 1tb mecânico de 7200rpm

16) Drives
a. Gravador de DVD

17) Fonte
a. Suficiente para a configuração

18) Caixa
b. Qualidade e funcionalidade

relativamente à caixa tenho os seguintes requisitos:
1 - não quero o letreiro de um talho no quarto, portanto quantas menos ventoinhas com leds melhor
2 - gostava que tivesse a opção para colocar algumas ventoinhas adicionais, presumo que a mobo é que também tenha de permitir isso, certo?
3 - gostava que tivesse bom fluxo de ar
4 - gostava de ter portas usb à frente, de preferência perto do topo para colocar os discos externos em cima da torre em vez do lado

aproveito para colocar uma questão, ontem andei a sondar as caixas e reparei num modelo que trazia uns filtros nas ventoinhas, servem realmente para prevenir a acumulação de pó no interior ou não?

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial?

a. Wireless

20) O orçamento inclui periféricos?

a. Monitor (24')
b. Teclado (Normal)
c. Rato (Com fios)

em relação ao teclado e ao rato, gostava que o teclado fosse retroiluminado mas que esta funcionalidade fosse on/off, o rato quanto menos luzes tiver melhor

21) Precisas de sistema operativo?

b. Não, já tenho.

vou transcrever aqui o que escrevi noutro lado, a ver se aqui alguém me consegue ajudar:

Como o longo título anuncia, estou tranquilamente no meu portátil, um packard bell (irrelevante para o caso) e tenho wireless, os telemoveis que temos também apanham o wifi; mas o portátil do meu pai dum dia para o outro deixou de apanhar.
Não aparecem redes disponíveis, diz que não tem adaptador de rede
Já desactivei e desinstalei e voltei a instalar a placa de rede e diz que está tudo bem, embora o relatório de erro da situação não possa ser feito porque... dá erro!!
(antes que perguntem, o botão de wireless está ligado, ele simplesmente deixou de detectar rede dum dia para o outro, sem se fazer ou alterar nada no portátil)
Já segui alguns passos que vi em tópicos similares aqui no zwame e noutros fóruns mas nada..
Alguém me pode dar umas luzes ?

não se posso mas aqui vai, noutro lado preenchi um template para pedir ajuda a configurar uma possível torre, vou deixá-lo aqui para ter mais algumas opiniões, a ideia dos 3 orçamentos é saber o rácio entre euros/fps obtidos, se pudessem dar umas luzes agradecia

1) Qual o orçamento disponível?

tenho 3 orçamentos
- 1200
- 1000
- 800

2) Quando vais comprar o computador?

até setembro, em cada mês até lá compro 2/3/4 componentes dependendo do preço dos mesmos

3) Que tipo de computador é?
a. Desktop

4) Qual será a funcionalidade do PC?

jogar a fornada que aí vem no fim deste ano a1080p e facebook

5) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?

2 anos

6) Queres manter algum componente que tenhas?

não, vou comprar tudo

7) Preferes alguma marca ou fabricante?

não, quero apenas o melhor desempenho pelo preço

8) Vais fazer Overclock?

talvez mais para o "fim de vida" da torre

9) Vais comprar numa loja física ou on-line? Se for física, em que parte do país? Tens preferência por alguma loja?

preferia física na zona de lisboa, aquelas na expo mas estou aberto a sugestões

10) Vais pedir para montar o PC na loja?

em principio não

11) Tens alguma configuração em mente?

estou dividido em relativamente a i5 vs i7, a culpa é de uma thread aqui no fórum onde se dizia que ter 4 cores físicos seria melhor que 2 físicos e 2 virtuais

12) Processador

b. Desempenho/Preço

13) Motherboard
a. ATX
b. mATX

já li que a única vantagem de atx é mesmo para quem quer 2 gráficas, é só mesmo essa a diferença? para além do tamanho da board em si é claro

14) Gráfica

b. Single card

15) Disco Rígido

b. 2 discos (Indicar os tamanhos)

d. SSD

ssd de 256 e 1tb mecânico de 7200rpm

16) Drives
a. Gravador de DVD

17) Fonte
a. Suficiente para a configuração

18) Caixa
b. Qualidade e funcionalidade

relativamente à caixa tenho os seguintes requisitos:
1 - não quero o letreiro de um talho no quarto, portanto quantas menos ventoinhas com leds melhor
2 - gostava que tivesse a opção para colocar algumas ventoinhas adicionais, presumo que a mobo é que também tenha de permitir isso, certo?
3 - gostava que tivesse bom fluxo de ar
4 - gostava de ter portas usb à frente, de preferência perto do topo para colocar os discos externos em cima da torre em vez do lado

aproveito para colocar uma questão, ontem andei a sondar as caixas e reparei num modelo que trazia uns filtros nas ventoinhas, servem realmente para prevenir a acumulação de pó no interior ou não?

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial?

a. Wireless

20) O orçamento inclui periféricos?

a. Monitor (24')
b. Teclado (Normal)
c. Rato (Com fios)

em relação ao teclado e ao rato, gostava que o teclado fosse retroiluminado mas que esta funcionalidade fosse on/off, o rato quanto menos luzes tiver melhor

21) Precisas de sistema operativo?

b. Não, já tenho.

1920x1080 nao é problema para a maior parte dos desktops. O problema sao resolucoes mais elevadas, mas se o monitor tiver essa resolucao nativa nao tens de te procupar com isso. Efeitos pipis dao também cabo das FPS.

Mainstream Enthusiast PC Under $1300 - 2014 PC Builds and Benchmarks

Last edited:
Back