Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Estou assustado...

Tenho um computador que uso como servidor. Partilha as impressoras e tem 3 discos, onde guardo ficheiros, principalmente fotos, trabalho... Enfim, coisas importantes :sh)
Estava a formatar com o windows 7 e enganei-me ao escolher o disco e apaguei um com coisas importantes. Não cheguei a clicar no seguinte, mas como fiz eliminar acho que dei conta tarde de mais [8b]

Há alguma hipótese de recuperar o que tinha no disco?

http://www.easeus.com/datarecoverywizard/free-data-recovery-software.htm

Vais ver que consegues recuperar IMENSA COISA.

A versão Free só recupera 2GB...mas se procurares pelos torrent vais encontrar o versão completa.

Se precisares de um link, manda PM.

Last edited:
Obrigado aos dois.

Para já instalei o windows (no disco certo) e o que apaguei por engano não aparece. No setup de instalação podemos apagar ou formatar a unidade. Eu apaguei. Como não o formatei não aparece.
Acham que o software vai detectar assim o disco?

Já uma vez usei um software desses mas para além de ir buscar ficheiros mais antigos, ficou tudo desorganizado. Ou seja, uma confusão enorme. Com o easeus acontece o mesmo?

Obrigado aos dois.

Para já instalei o windows (no disco certo) e o que apaguei por engano não aparece. No setup de instalação podemos apagar ou formatar a unidade. Eu apaguei. Como não o formatei não aparece.
Acham que o software vai detectar assim o disco?

Já uma vez usei um software desses mas para além de ir buscar ficheiros mais antigos, ficou tudo desorganizado. Ou seja, uma confusão enorme. Com o easeus acontece o mesmo?

O que o software conseguir indexar aparece organizado. Não te esqueças que formataste o disco, já é bom conseguires recuperar grande parte dos dados. Eu já recuperei todos os meus documentos, fotos e emails num disco de 500 giga há uns anos com o Easeus. Recuperei tudo o que tinha interesse.
Mantive grande parte dos directórios.

Boas

Não sei como mas um ficheiro em excel que aqui tinha foi ao ar devido a um scan com aqueles programas para limpar malware etc etc, será possível recuperar com algum software especifico?

Nada feito, encontrou mas diz que está danificado.

View attachment 135196
Em vez de abrir assim, abre o excell, vais ao menu ficheiro, opção abrir, navegas até onde tens o ficheiro estragado, seleccionas-o e clicas no botão com o comando abrir.
Alguns excell tem junto ao botão de abrir, da caixa de diálogo abrir, uma setinha, nesses excell se clicares nessa setinha terás a opção de reparar e abrir...
308a7773-9c32-4a26-a632-7ef5b3df2b07.png

Boas

Não sei como mas um ficheiro em excel que aqui tinha foi ao ar devido a um scan com aqueles programas para limpar malware etc etc, será possível recuperar com algum software especifico?
Há outro caminho...
Estou a pensar em situações de que por exemplo o ficheiro ficou mal marcado como apagado no "índice" do disco, ele está lá mas o computador deixa de o ver.
Na linha de comandos (algures no menú iniciar depende do windows que usas) clicas com o botão direito do rato e seleccionas executar como administrador.
Digitas o comando chkdsk/f/r d: (d: é a letra do disco, se for a do sistema é dispensável o c:)
Poderá dar uma mensagem basicamente a perguntar se queres fazer no arranque do sistema, digitas a letra a que corresponde o sim e reinicias.
Poderá dizer que é necessário desmontar o disco, respondes que sim.
Agora esperas, dependendo do tamanho e do estado do disco pode demorar mais que 1 hora.

Em vez de abrir assim, abre o excell, vais ao menu ficheiro, opção abrir, navegas até onde tens o ficheiro estragado, seleccionas-o e clicas no botão com o comando abrir.
Alguns excell tem junto ao botão de abrir, da caixa de diálogo abrir, uma setinha, nesses excell se clicares nessa setinha terás a opção de reparar e abrir...
View attachment 135197

Já fiz isso e não resulta, diz que o ficheiro está corrompido.

Back