Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Uma opinião de algum entendido em informática.

Tenho um pc com um processador intel i3 7100, que não consegue fazer as tarefas do dia a dia. Está sempre em 100% e o PC fica lento.

Vou ter que fazer um upgrade, e procuro um “económico”.
Estou a pensar no I7-7700K ou no I3-10100 + placa mãe nova.

Apesar de no cpu.userbenchmark.com serem equivalentes em desemprenho o I7-7700K é bastante mais caro, mesmo sendo usado no OLX.

Qual dos 2 fico melhor servido?

Intel-Core-i7-7700K.jpg - Click image for larger version  Name:	Intel-Core-i7-7700K.jpg Size:	45.2 KB ID:	14191499
Intel-Core-i3-10100.jpg - Click image for larger version  Name:	Intel-Core-i3-10100.jpg Size:	52.1 KB ID:	14191500

BrunoV, quando dizes tarefas do dia a dia referes-te a quê? Tens hdd ou sdd? Já tentaste formatar o PC? Quantos GB RAM tens?
O i7 7xxxx já tem 5 anos. O i3 10xxx já tem dois anos. Não ia para nenhum dos 2 a não ser que queiras o i7 para manteres a board.
Não arranjas nenhum i5 11xxx ou 12xxx a preço aceitável? Ou um Ryzen já que irias ter de mudar de board.

BrunoV, quando dizes tarefas do dia a dia referes-te a quê? Tens hdd ou sdd? Já tentaste formatar o PC? Quantos GB RAM tens?
O i7 7xxxx já tem 5 anos. O i3 10xxx já tem dois anos. Não ia para nenhum dos 2 a não ser que queiras o i7 para manteres a board.
Não arranjas nenhum i5 11xxx ou 12xxx a preço aceitável? Ou um Ryzen já que irias ter de mudar de board.

Ele fica lento nas maquinas virtuais com o W10, até 8 maquinas ao mesmo tempo é aceitável, tive que aumentar para 10 e ficou lento, com a CPU sempre a 100%.
Tem 32GB de RAM, tem ssd para o sistema principal, programas e maquinas virtuais e HDD apenas para documentos.
Procuro uma solução económica. Sei que existem bem melhores que esses. Não quero gastar mais que 100€ ~ 120€.

Ele fica lento nas maquinas virtuais com o W10, até 8 maquinas ao mesmo tempo é aceitável, tive que aumentar para 10 e ficou lento, com a CPU sempre a 100%.
Tem 32GB de RAM, tem ssd para o sistema principal, programas e maquinas virtuais e HDD apenas para documentos.
Procuro uma solução económica. Sei que existem bem melhores que esses. Não quero gastar mais que 100€ ~ 120€.
Quantos vcpus estas a colocar nas vm's?

Boas!

Precisava aqui de uma pequena ajuda terminológica. Para quem é familiar com o termo "swarm data", qual a expressão portuguesa equivalente que se usa? Dados em massa? Dados em enxame?

Obrigado desde já. [:cool:]

O que estás a traduzir p conter esse termo?

Acho que mesmo assim é demais. Coloca 1 em cada.
No maximo podes por uma delas com 2, mas mesmo assim é puxado.
Isso é um 2c4t!
Vmware, hyper-v?

Acho que mesmo assim é demais. Coloca 1 em cada.
No maximo podes por uma delas com 2, mas mesmo assim é puxado.
Isso é um 2c4t!
Vmware, hyper-v?

É a VirtualBox, mas se reduzir para 1 não vai ficar ainda mais lento? em relação aos 2 processadores "7th" e "10th" qual a opinião? Quero aproveitar o restante hardware e por isso terá de ser algo não muito recente para aceitar as RAM DDR4.
Obrigado.

Last edited:
É a VirtualBox, mas se reduzir para 1 não vai ficar ainda mais lento? em relação aos 2 processadores "7th" e "10th" qual a opinião? Quero aproveitar o restante hardware e por isso terá de ser algo não muito recente para aceitar as RAM DDR4.
Obrigado.

Pensa assim, estas a dividir 4 threads em 16 partes e a dar 2 partes a cada vm.
Se partires em 8 partes e deres 1 a cada tens menos overhead.
Em relacao aos cpus, se trocares pelo 7700k ou 7700 (nao k) deves notar uma noa diferenca.
Para o teu uso a versao k não tras vantagens.
O importante é a estabilidade não o overclock.

Pensa assim, estas a dividir 4 threads em 16 partes e a dar 2 partes a cada vm.
Se partires em 8 partes e deres 1 a cada tens menos overhead.
Em relacao aos cpus, se trocares pelo 7700k ou 7700 (nao k) deves notar uma noa diferenca.
Para o teu uso a versao k não tras vantagens.
O importante é a estabilidade não o overclock.

Testei por apenas 1 cpu em algumas, mas não melhorou. Nas máquinas em que coloquei apenas 1 CPU deram problemas de "timings" em automatismos devido a lentidão.
Vou procurar o i7-7700, a placa mãe é simples e não permite overclock. Obrigado pela ajuda.

O gestor de tarefas mostra:

Captura de ecrã 2022-12-02 123821.jpg - Click image for larger version  Name:	Captura de ecrã 2022-12-02 123821.jpg Size:	82.5 KB ID:	14191888

Se puseste só em algumas, o que aconteceu é que pioraste os recursos dessas, mas melhoraste os das que ficaram com 2 vcpus.
Se colocasses todas com 1 vcpu, melhoravas todas (mas muito ligeiramente).

Há poucas certezas que tnh na vida.
Mas 1 delas é que nunca mais volto a ter nenhum PC ( laptop meu ja n tnh ha mts anos mas caso volte a ter ) seja fixo ou laptop, que nao tenha gráfica dedicada !!!!!

Haja pachorra.

Mais dia menos dia lá compro 1 grafica para o desktop lá de casa.

Se puseste só em algumas, o que aconteceu é que pioraste os recursos dessas, mas melhoraste os das que ficaram com 2 vcpus.
Se colocasses todas com 1 vcpu, melhoravas todas (mas muito ligeiramente).

Acabei por comprar um Intel Core i3-12100F + placa mãe nova pelo orçamento que tinha previsto.

Os i7-7700k e i7-700 não encontrei nenhum usado a preço razoável, na minha opinião mais que 40€ e 60€ é um abuso.

O Intel Core i3-12100F consegue ser superior a ambos e “novo é novo”, apenas tem o “senão” que obriga a ter uma GPU dedicada.

Agradeço a ajuda.

Captura de ecrã 2022-12-02 224733.jpg

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA
Bom, agora, finalmente, após andar muitos anos a pensar em comprar portátil, mas sempre sem valor disponível, com um plafon definido: Valor máximo de 500€ (+ 20 menos 20):

Portátil para trabalho.

Fatores mais importantes:

Portabilidade/Leveza
Durabilidade/resistência
Duração da bateria

Utilização maioritária para pesquisas net, trabalho em Office. Não será para jogos.
No entanto, ter entrada HDMI seria sempre positivo para ligar a TV ou projetor.
Com disco SSD seria o ideal.
Trazer sistema operativo seria ótimo, mas já sei que se paga por isso, posteriormente poderei arranjar solução.

Agradeço toda e qualquer sugestão. Obrigado.​

É opção um recondicionado? Por esse valor podes ir para as gamas empresariais que acabam por muitas vezes ter mais durabilidade e licenças OEM Pro em vez de Home.

Trazer sistema operativo seria ótimo, mas já sei que se paga por isso, posteriormente poderei arranjar solução.

Agradeço toda e qualquer sugestão. Obrigado.​

Andava há uns temps na PcDiga um HP de 15' ( sem SO ) com um Ryzen 5600u, 8GB RAM, 256GB disco por 350 € ( com promo ). Apanhei um desses e optima máquina para trabalho.

Por 500 € talvez consigas um Vivobook em promo.

Gamas empresariais recondicionadas, acabam por vir com CPUs já com uns anos que apesar de competentes ficam bem atrás dos novos. Obviamente que em termos de durabilidade e materiais são melhores, mas..

Back