Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Vocês que gostam de comentar builds, que acham das duas seguintes situações para substituir um i5 2500K?

O AM4, um pouco mais barato e sem hipótese de atualização.
O AM5, um pouco mais caro e atualizável, mas daqui a 12 anos, também ninguém vai querer saber.

Também podem propor troca de componentes, se forem mais baratos e melhores.

image.png

image.png

Sem dúvida AM5, custa mais 130 paus, mas daqui a 3 ou 4 anos, espetas outro CPU e essa build dura mais 5 ou 6 anos ou mais a aguentar.

Se for para jogos, o ultimo x3D que sair em AM5, vai carburar durante um bom tempo!

Acredito que o AM4 5800x3D, dure mais 3 ou 4 anos!

Uma nota, esse cooler, se não for por gosto é "caro". Convém confirmar se a caixa aceita coolers de 160mm de altura.

As memórias da AM5, deviam ser 6000mhz com CL30 ou CL32.

Não sei qual a vantagem de comprar NVME com dissipador, geralmente as MB ja trazem dissipador próprio. Não sei realmente se terás vantagem a usar o dissipador do NVME.

Penso que poderá ser util se for usada outra slot sem dissipador.

Last edited:
Obrigado pelas respostas, XF20RS. 👍
Já tem aqui bom material para análise.

Sem dúvida AM5, custa mais 130 paus, mas daqui a 3 ou 4 anos, espetas outro CPU e essa build dura mais 5 ou 6 anos ou mais a aguentar.

Se for para jogos, o ultimo x3D que sair em AM5, vai carburar durante um bom tempo!

Acredito que o AM4 5800x3D, dure mais 3 ou 4 anos!

Provavelmente não espetarei porque provavelmente acontecerá o mesmo que costuma acontecer: quando realmente vale a pena arranjar outro processador, já a plataforma é diferente (raramente compensa mudar para a geração seguinte).

Não será para jogar mas para muito Office e muita edição de fotografia, vídeo e áudio.​

Uma nota, esse cooler, se não for por gosto é "caro". Convém confirmar se a caixa aceita coolers de 160mm de altura.

As memórias da AM5, deviam ser 6000mhz com CL30 ou CL32.

Não sei qual a vantagem de comprar NVME com dissipador, geralmente as MB ja trazem dissipador próprio. Não sei realmente se terás vantagem a usar o dissipador do NVME.

Penso que poderá ser util se for usada outra slot sem dissipador.

O cooler é "indiferente". Escolhi este por estar bem cotado e ter um preço inferior, por exemplo, aos Noctua da mesma gama.
Queres propor outro com performance semelhante e valor inferior?

A vantagem de comprar com dissipador prende-se apenas com o facto de a diferença ser mínima (2 ou 3 euros, há dias quando selecionei os componentes) e, por esse preço, ser preferível ter do que não ter.

Vai para AM5. O 7600/X é equivalente ao 5800X3D (exceto em alguns jogos).

(preços do KuantoKusta)
(lojas conhecidas)

AMD Ryzen 5 7600X​ ~223€
Kolink Umbra EX180 ARGB - 120mm ~25€
Gigabyte B650M DS3H ~170€
2x 16GB Corsair Vengeance DDR5 6000MHz CL36 ~122€
Western Digital SN580 1TB ~60€ (ou SN570 2TB (~110€). SN580(~117€) se fizeres edição de vídeo e/ou moveres muitos ficheiros diariamente)

~600€ / ~650€​

Last edited:
AM5. Mas com a Gigabyte que também recomendo plenamente, e com memória DDR5 >6000 e com a menor latência possível com preços comportáveis.
O cooler é que comprava algo mais adequado para processadores mais "quentes", gastas mais 20€, mas daqui a uns anos é só trocar o 7600x por um 9950x ou coisa parecida e até voa.

Continuo a recomendar o Thermalright Peerless Assassin 120 SE, com ou sem luzinhas, 37€ na amazon.es. Por este preço tem a mesma capacidade de arrefecimento de outros air coolers que custam o dobro.

Eu quando comprar a gráfica de 200 / 300 paus, nem toco em mais nada.
Mantem-se o setup de 2021, 32 GB RAM, MB Gigabyte qq coisa , de 90 paus, I5 -11600 ( surpreendeu pela positiva, mt bom, face à porcaria dos Intel desta altura para laptops ) , caixa standard e cooler standard, 1 NVME samsung e 2 SSD0s WD blue para celeiro.

Se depois ele soprar mt, meto um desses water cooling baratinhos. A minha maria faz edição 3D ligeira e o CPU já assopra pa caraças mas é mais devido à GPU pois claro.

Sim, o PA120 é dos melhores em performance/preço. Se ele quiser um CPU mais potente(X8XX ou X9XX) no futuro é melhor comprar esse air cooler.
Mesmo o 7600 é normal que chegue aos 90ºC pois é assim que acontece nos Ryzen 7000. Mas se reduzir o power limit (e também pode utilizar CO) fica pelos 60-70ºC (multicore) e não perde performance. Por exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=FaOYYHNGlLs

Last edited:
Western Digital SN580 1TB ~60€ (ou SN570 2TB (~110€). SN580(~117€) se fizeres edição de vídeo e/ou moveres muitos ficheiros diariamente)

Estou a leste dos componentes actuais, mas a lista soa-me bem, se precisasse já tinha o trabalho feito, obrigado [:cool:]

Mas vinha só fazer uma observação acerca dos SSD de 1 ou 2 TB. Confesso que a fiabilidade dos SSD me preocupa um bocadinho, embora pouco, e a perspectiva de falha súbita (sem uns pré-avisos de "bad-blocks" a acumularem-se como nos HDD) torna a coisa pior. Ando com tendência a pendurar um HDD externo para backups automáticos (tipo "time-machine" da Apple e equivalente Windows).

Isto para dizer que - pelo mesmo dinheiro - se calhar é melhor ter um SSD mais pequeno, onde se apagam mais implacávelmente coisas antigas, e um HDD com arquivo cumulativo, tipo 1 TB SSD + 4 TB HDD, em vez de um só SSD de 2TB.

Mas pronto, da última vez que fiz compras, fiz o contrário do que digo agora - comprei um SSD de 2TB e ainda não pendurei nessa máquina o HDD externo [:p]

Só um pormenor, para a mesma informação, quanto maior for o ssd em teoria mais vai durar, e o inverso acontece quanto menos for.
Isto tem a ver com a utilização mais frequente das "células" do ssd.

Só um pormenor, para a mesma informação, quanto maior for o ssd em teoria mais vai durar, e o inverso acontece quanto menos for.
Isto tem a ver com a utilização mais frequente das "células" do ssd.

Também tinha essa noção, mas a olhadela que dei antes de falar deu-me outro motivo de preocupação - que um dos piores problemas em SSDs era falha de soldadura dos chips. Nem quis ver melhor :sh)

O meu primeiro ssd foi em 2009, I'm intel x25-m de 80gb.
Desde aí até hoje ja tive dezenas de ssd's e nenhum me falhou até hoje.
Já hdd's...

Pois admito que sim, nunca fui para os mais baratinhos.
Só tive ssd's da intel, samsung e crucial.

Ah tabem, assim sim.

Eu em casa tb só uso disso.

os Adata e kingston base de gama, epah nem é só serem pouco fiáveis, é velocidades de quase HDD, aquilo n vale a ponta de 1 corno.

Passe o exagero quanto as velocidades, mas, 200 e tal MB/s para muitos deles já é um desafio. Sucata mesmo.

Mas enfim para 2 ou 3h por semana talvez ainda durem 2 anos.

Há boas experiencias sim mas por ex para nivel empresarial, deus me livre.

Back