Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Vocês que gostam de comentar builds, que acham das duas seguintes situações para substituir um i5 2500K?

O AM4, um pouco mais barato e sem hipótese de atualização.
O AM5, um pouco mais caro e atualizável, mas daqui a 12 anos, também ninguém vai querer saber.

Também podem propor troca de componentes, se forem mais baratos e melhores.

image.png

image.png

Imaginem agora que conseguiam negociar um 5950X + motherboard + 32GB 3600Mhz CL16 por 390€ (usado, claro está).
Continuavam a ir para a geração atual, ou ponderavam seriamente esta opção?

Too late. Talvez me tenha precipitado, mas o material ainda tem mais um ano de garantia e achei o preço aceitável. Mas admito que não fiz os trabalhos de casa para um bicho neste segmento.

Agora a questão que se levanta é: de que PSU é que vou precisar para alimentar esta besta e uma eventual 3060/3070 lá mais para a frente?

Penso que a ideia do Thermalright Peerless Assassin 120 SE que tinham dado também fica para trás, certo? Isto já entrará mais na casa de um NH-D15 ou algo do género. 🤔

Uma pergunta um bocado disparatada mas cá vai:

Existe alguma espécie de "data switch" como havia antigamente para impressoras (LPT1 [:cool:] ) mas para audio de maneira a que eu possa ter as colunas e auscultadores sempre ligados mas que quando queira usar um ou outro não tenha de andar tipo Monica Lewinsky debaixo da secretária, à procura da saída do PC?

Existe alguma espécie de "data switch" como havia antigamente para impressoras (LPT1 [:cool:] ) mas para audio de maneira a que eu possa ter as colunas e auscultadores sempre ligados mas que quando queira usar um ou outro não tenha de andar tipo Monica Lewinsky debaixo da secretária, à procura da saída do PC?

Isto?: https://www.aliexpress.com/item/1005006070996382.html

Foi das primeiras coisas que saltou ao perguntar por "audio switch" no Ali, deve funcionar na Amazon, etc.

Last edited:
Preciso reutilizar uns PC fixos do tempo do eescolas, aquilo tem o windows 7,são uns HP de caixa deitada, para colocar numa sala.
A ideia é utilizar uma distribuição linux, para poder aceder ao office365 online e trabalhar dessa forma.
Alguma ideia do que utilizar?

Alteras no pc.

não tinha pensado nisso

mas no Extensor fiz isso, coloquei o gateway o meu router e mudei o DNS, além de colocar um IP fixo ligado ao meu router

e além disso há a diferença entre IP4 e IP6, com diferentes opções

nisto tudo o que aconselham ? IP4 ou IP6, o DNS do Google ou outro ?

Last edited:
Alteras no pc.

acho que é possível mudar no router, estive a investigar

nas contas de utilizador de cada fornecedor existe uma opção para ( NET Fixa ) ligado ao serviço TV-NET-VOZ

opção aqui na MEO no site de cliente, nos outros deve ser igual ou parecido ( Dynamic IP - DynIP )

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	59.4 KB ID:	14389384

por default é o dynip.sapo.pt

mas podemos mudar

encontrei alguns sites, mas é tudo a pagar ou então um gajo leva com uma data de spam / anúncios

é possível no PC, mas não sei se vale a pena

é o router que manda, ele é o presidente/general/marchal de toda a infraestrutura

por isso é que disse, se ele não transmitir a 40Mhz em 2G ou 160 em 5G.....não adianta

ele manda

Last edited:
Alguém tem um calendario só com os feriados nacionais? Encontro alguns icals mas com feriados nacionais e regionais e no Google também só encontro de tudo.

Enviado do meu 23078PND5G através do Tapatalk

Malta,

Prevejo que nos próximos meses vá necessitar de comprar um portátil. Não dou um uso pesado em termos de software ou jogos, mas ainda assim bastante exigente. É habitual ter algumas dezenas de tabs do browser abertas, mais o word, outlook, spotify... O meu portátil com um i5 de 4.ª geração (a caminho dos 10 anos), vai dando conta depois de upgrade ao disco (para ssd) e da ram para 8gb, mas começa a dar sinais de cansaço. Como uso muito a ligação HDMI em casa e no trabalho, fico com um pé atrás nas opções que tenho em cima da mesa.
Tenho estes em vista:

- Surface Laptop 4 ou 5 (reticente por falta de hdmi)
- HP Envy x360

Não queria gastar mais de 800€-900€. Podero também usado.

Para um uso diário 7 a 9 horas e de acordo com o que disse acima, o que é que recomendam?

Back