Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

A duvida que vos vou colocar, não é tanto a nivel de informatica, mas mais a nivel finançeiro.
Tenho um amd x2 4600+ s939 com 2 gb ddr e uma xfx 8800gts 320mb xxx.
O pc, embora bom e estavel, começa a não me "encher as medidas", por isso, estou a planear em upgrade para janeiro.
Aqui começa a duvida: gastar menos num upgrade para durar um ano (640€ c2d e8400, 4gb ddr2, ati hd4870 oc 1gb), gasto medio para 1 ano e meio\2 anos (810€ c2q q9550, 4gb ddr2, ati hd4870 oc 1gb), ou passar já para o real thing (1300€ core i7 940, 6gb ddr3, ati hd4870 oc 1gb)?
Nos 2 primeiros casos, depois precisa-se de alterar tudo mais tarde para passar para a plataforma i7.
O que acham mais sensato?

A duvida que vos vou colocar, não é tanto a nivel de informatica, mas mais a nivel finançeiro.
Tenho um amd x2 4600+ s939 com 2 gb ddr e uma xfx 8800gts 320mb xxx.
O pc, embora bom e estavel, começa a não me "encher as medidas", por isso, estou a planear em upgrade para janeiro.
Aqui começa a duvida: gastar menos num upgrade para durar um ano (640€ c2d e8400, 4gb ddr2, ati hd4870 oc 1gb), gasto medio para 1 ano e meio\2 anos (810€ c2q q9550, 4gb ddr2, ati hd4870 oc 1gb), ou passar já para o real thing (1300€ core i7 940, 6gb ddr3, ati hd4870 oc 1gb)?
Nos 2 primeiros casos, depois precisa-se de alterar tudo mais tarde para passar para a plataforma i7.
O que acham mais sensato?

Acho que o mais sensato é estabeleceres um orçamento, e comprar o melhor que conseguires dentro disso.

Se tens dinheiro para isso, sim.

Mas atenção, não conheço os i7. Não se se são "os melhores", nem se se nota real diferença.

Tens de avaliar bem isso. Não é só o preço que interessa.

São melhores pelo que tenho visto em 10% a 15% em relação aos c2q.
Os preços estão inflacionados, mas é uma plataforma completamente nova s1366, o que inplica que de futuro, a partir de s775 só trocando tudo outra vez.
Se fosse já para o i7, os upgrades futuros podiam ser só de componentes especificos de cada vez.

O problema é que agora dás quase 300€ por uma board S1366 daqui a dois anos dás 70/80€ e já por uma bem melhor.

Assim como certamente irá haver processadores de 100/150€ superiores ao I7 920 e 940

São melhores pelo que tenho visto em 10% a 15% em relação aos c2q.
Os preços estão inflacionados, mas é uma plataforma completamente nova s1366, o que inplica que de futuro, a partir de s775 só trocando tudo outra vez.
Se fosse já para o i7, os upgrades futuros podiam ser só de componentes especificos de cada vez.

Só? Então não comprava.

Preferia um c2d ou um quad...

O problema é que agora dás quase 300€ por uma board S1366 daqui a dois anos dás 70/80€ e já por uma bem melhor.

Assim como certamente irá haver processadores de 100/150€ superiores ao I7 920 e 940

Exacto, isso é o que me puxa para um dos lados, e para outro puxa o facto de o s775 ter chegado ao fim de vida.

Edit: e dos 2, iam para o c2d ou o c2q?

Se calhar para C2Q.
Embora os C2D dêm conta do recado com o E8500 e E8600 os jogos vão começar a aproveitar os 4 cores, assim como alguns programas.

Compras um Q9450 ou um Q9550 e ficas melhor servido do que com um i7. Para já.

Obrigado pelos comentarios.
Outra coisa que me lembrei, seria melhor uma board já com ddr3, que depois poderia manter num futuro upgrade, ou ir para ddr2 para já, que ainda há diferença de preço mas nem por isso de performance?

Compra uma board ja DDR3.
Compras 2GB de DDR3 ao preço de 4GB DDR2.

Acho que não precisas de mais que 2GB. Alias os S.O. 32bit so detectam e usam no maximo 3.2GB

Estou a usar o vista 64 bits já à algum tempo. Uma das coisas que queria era exactamente passar para 4gb, mas comprar mais 2gb de ddr, já muito caro, já está ultrapassado.

Estou a usar o vista 64 bits já à algum tempo. Uma das coisas que queria era exactamente passar para 4gb, mas comprar mais 2gb de ddr, já muito caro, já está ultrapassado.

Ao comprar uma board 775 já com DDR3, só poderá valer a pena, e frizo poderá, se for DDR3 1600 ou daí para cima, abaixo disso é perda de tempo. O problema é que as board 775 para DDR3 1600 são ainda algo caras, pouco te vai compensar o investimento, quando na realidade as DDR3 1600 estiverem a preços acessíveis aos comuns dos mortais e meteres os tais 4GB DDR3 1600, provavelmente já o teu PC não é muito actual e vais querer fazer alterações. Eu já tive uma board com DDR3 e vendi-a, por isso não estou a falar de cor, no final de contas, todos ou quase todos, chegam à conclusão que pouco compensa.

Depois, para meteres DDR3 1333, mais vale um bom kit DDR2 1066 ou 1100, que além de serem bem mais baratos, têm timings muito mais apertados que as DDR3, o que uma ganha em velocidade, que é bastante pouco, a outra ganha nas latências, ou seja, pagar mais caro por DDR3 neste caso, não vale a pena.

Entre 2GB DDR3 e 4GB DDR2, nem penses duas vezes e vai para os 4GB, o Vista 64bit com 4GB de ram literalmente voa, eu que o diga.

Última edição:
Ao comprar uma board 775 já com DDR3, só poderá valer a pena, e frizo poderá, se for DDR3 1600 para cima, abaixo disso é perda de tempo. O problema é que as board 775 para DDR3 1600 são ainda algo caras, pouco te vai compensar o investimento, quando na realidade as DDR3 1600 estiverem a preços acessíveis aos comuns dos mortais e meteres os tais 4GB DDR3 1600, provavelmente já o teu PC não é muito actual e vais querer fazer alterações. Eu já tive uma board com DDR3 e vendi-a, por isso não estou a falar de cor, no final de contas, todos ou quase todos, chegam à conclusão que pouco compensa.

Depois, para meteres DDR3 1333, mais vale um bom kit DDR2 1066 ou 1100, que além de serem bem mais baratos, têm timings muito mais apertados que as DDR3, o que uma ganha em velocidade, que é bastante pouco, a outra ganha nas latências, ou seja, pagar mais caro por DDR3 neste caso, não vale a pena.

Entre 2GB DDR3 e 4GB DDR2, nem penses duas vezes e vai para os 4GB, o Vista 64bit com 4GB de ram literalmente voa, eu que o diga.

Percebo o que dizes, mas era 4g ddr2 ou 4gb ddr3. Alem disso a board ddr3 é mais barata que a ddr2 (asus p5q3 131€, asus p5q-e 151€) só a memoria é um bocado mais cara. Mas poderia no futuro ser aproveitada para o i7.

Percebo o que dizes, mas era 4g ddr2 ou 4gb ddr3. Alem disso a board ddr3 é mais barata que a ddr2 (asus p5q3 131€, asus p5q-e 151€) só a memoria é um bocado mais cara. Mas poderia no futuro ser aproveitada para o i7.

Pois, esqueci-me da série P5Q da Asus, não sei como, até porque também tenho uma, mas a Deluxe. [:D]

Ter atenção que isto não é assim tão linear, os processadores Nehalem com mais de 1.65v entregam a alma ao criador, e como uma das novidades destes CPU´s é terem controlador de memória integrado, os dois têm de estar sincronizados (CPU e memória), ou seja, se usares umas memórias DDR3 quaisquer, muito provavelmente vais ficar limitado na velocidade delas, porque não podes dar mais de 1.65v.

Só agora é que os fabricantes começam a apresentar memórias DDR3 "low voltage" por assim dizer, de modo a não se ficar capado por causa das voltagens.

Se comprares agora umas DDR3 1600 ou superior, quase de certeza que numa plataforma Nehelam, não vais conseguir essa velocidades sem "matar" o CPU.

PS: De salientar também que, a nova plataforma usa Triple Channel e não Dual Channel como os 775, se comprares agora um kit DDR3 (2x2GB), futuramente vais ter de arranjar outro módulo de 2GB, o que se pode revelar um pouco difícil, visto que vem tudo em kits Triple Channel ou Dual Channel.

Última edição:
Pois, esqueci-me da série P5Q da Asus, não sei como, até porque também tenho uma, mas a Deluxe. [:D]

Ter atenção que isto não é assim tão linear, os processadores Nehalem com mais de 1.65v entregam a alma ao criador, e como uma das novidades destes CPU´s é terem controlador de memória integrado, os dois têm de estar sincronizados (CPU e memória), ou seja, se usares umas memórias DDR3 quaisquer, muito provavelmente vais ficar limitado na velocidade delas, porque não podes dar mais de 1.65v.

Só agora é que os fabricantes começam a apresentar memórias DDR3 "low voltage" por assim dizer, de modo a não se ficar capado por causa das voltagens.

Se comprares agora umas DDR3 1600 ou superior, quase de certeza que numa plataforma Nehelam, não vais conseguir essa velocidades sem "matar" o CPU.

PS: De salientar também que, a nova plataforma usa Triple Channel e não Dual Channel como os 775, se comprares agora um kit DDR3 (2x2GB), futuramente vais ter de arranjar outro módulo de 2GB, o que se pode revelar um pouco difícil, visto que vem tudo em kits Triple Channel ou Dual Channel.

Se fosses tu, qual a tua escolha? p5q3 4gb ddr3 ou p5q-e 4gb ddr2?
Também achas que os i7 não compensam agora?

Se fosses tu, qual a tua escolha? p5q3 4gb ddr3 ou p5q-e 4gb ddr2?
Também achas que os i7 não compensam agora?

Eu apostava na P5Q-E com 4GB DDR2, mas isso sou eu que troco frequentemente de componentes e assim não compensa minimamente migrar para DDR3.

Quem tiver o mesmo PC durante muito tempo, as DDR3 podem fazer algum sentido, sempre é uma mais valia ter memórias a 1800Mhz e 2000Mhz, se bem que na maioria dos casos o custo não compense o ganho em desempenho.

Depende, se fores manter o mesmo PC durante vários anos e tiveres orçamento, arrisca na P5Q3 e compra umas boas memórias DDR3 1800Mhz por exemplo, mas esquece o aproveitamento delas depois para o i7, ou melhor, podes aproveitar, mas dificilmente vais conseguir a mesma velocidade, fruto da redução de voltagem.

O Core i7 só compensa para quem tiver um bom orçamento, claro que quem tiver 1500€ ou perto disso para gastar num PC, não faz muito sentido ir para os 775, leva logo a plataforma nova e fica servido. Quem andar a contar os trocos, não compensa de jeito nenhum, com o dinheiro de um CPU Core i7, board para ele e um kit Triple Channel DDR3, compra praticamente um PC 775 completo.

Só vai de ti, se fizeres intenção de ter o mesmo PC muito anos, arrisca nas DDR3, pagas mais, mas ficas melhor servido nesse quesito, tanto agora, como futuramente.

Tenta ir aos fóruns de informática, lá com certeza te vão ajudar, se bem que, pelo que tenho visto nesses fóruns, a minha opinião é mais ou menos a opinião geral.

Última edição:
Voltar
Superior