Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Relativamente ao silêncio: Reference / Recommended | silentpcreview.com

Consegues arranjar uma placa gráfica com cooler passivo nessa gama de preços.

De resto parece-me bom.

Sim... Essa placa está ai por engano.. A ideia é por uma POWERCOLOR HD4650 SCS3 512MB DDR2 PCI-E, ou semelhante, com cooler passivo.

Eu não preciso de gráfica para grande coisa, porque simplesmente não jogo..

Eu era bem capaz de não apostar tanto no processador e colocar mais um disco. E não estou a pensar em sistemas RAID... Só armazenamento e usar canais diferentes (portas SATA) para optimizar velocidade, uma vez que se forem ficheiros RAW são grandes.

E já agora, cadê o orçamento para o software? :)

Lojas: Poweron: bons preços e serviço. No Porto.

Eu não preciso de muito mais armazenamento... Além disso discos é uma coisa que é sempre fácil de adicionar. Pelo que para já fica este.. Os RAW's no disco não são muito grandes no caso da minha D70s ocupam cerca de 6 ~ 7 MB, o problema é ao trabalhar com as imagens descomprimidas que ai sim se tornam grandes, especialmente quando trabalho o mesmo tempo com várias imagens.. Mas ai o que é necessário é memoria RAM e não disco.

Quanto ao software que uso e pretendo continuar a usar...

Ubuntu 9.04 - 0€
Bibble Pro - 160$ ~ 120€ .. Mas já possuo uma licença..
RawStudio - 0€
Qtpfsgui - 0€
Hugin Panorama Tools - 0€
F-Spot - 0€
GIMP - 0€

Última edição:
Porque raio depois de ter formatado o portatil, extraio um jogo (para instalar basta extrair para ode quisermos e depois correr o ficheiro setup.bat) para o desktop e ao iniciar o jogo só jogo o jogo base que é o Race 07(é o GTR Evolution para quem conhecer), mas ao extrair para o C: já jogo o GTR propriamente dito?:sh)
O GTR é a expansão do Race 07 mas vem tudo incluido no mesmo pacote.

Ninguém tem palpites? Ou isto é apenas uma bela coisa que o windows se lembrou de fazer?:sh)

Pessoal, precisava aqui da vossa ajuda na escolha de um PC novo...

O orçamento é de 700€, idealmente menos.. Só para a torre, já que rato, monitor, teclado e afins já tenho.

Acima de tudo o PC será para tratamento de fotografias, pelo que a ênfase será no CPU e na RAM (mais a quantidade do que propriamente a velocidade)..

Uma questão essencial para mim é a estabilidade do sistema, e o ruido.. Na duvida prefiro mais lento, mas estável e silencioso..

Até agora, cheguei a esta configuração:

Caixa Antec Three Hundred - 49.90 €
Fonte Corsair ATX VX450W - 64.50 €
Asus P5QL PRO S775 P43 - 87.00 €
Processador INTEL CORE 2 QUAD Q9400/2.66GHz 6MB - 228.90 €
Kit G.SKill 4GB (2x2GB) DDR2 6400 C4 HK - 2x51.50 € = 103.00 €
Placa Grafica POWERCOLOR ATI RAD HD4650 1GB DDR2 PCIE2 - 64.50 €
Disco Samsung 750Gb 7.200RPM SATA II 32MB (HD753LJ) - 75.00 €
DVD+/ -RW LG 20X SuperMulti SECUR DISK BLACK BULK SATA - 19.90 €
Arctic Cooling Freezer 7 PRO - 17.90 €
Subtotal: 710.60 €

Agradeço sugestões / dicas para melhorar a coisa... Já agora, se conhecerem lojas na zona norte Viseu / Vile Real ou Porto, que tenha preços melhores avisem...

Parece-me bem, configuração equilibrada e a pensar no futuro ao optar por Quad Core. Se não precisares de tanta capacidade de processamento, podes sempre ver o mais antigo Q6600, ainda hoje é um bom CPU e faz overclock que se farta, ronda os 160€/170€ por esta altura.

Só tenho um apontamento a fazer, as memórias estão tremendamente caras, arranjas bem mais barato, mesmo a CL4.

Sim... Essa placa está ai por engano.. A ideia é por uma POWERCOLOR HD4650 SCS3 512MB DDR2 PCI-E, ou semelhante, com cooler passivo.

Eu não preciso de gráfica para grande coisa, porque simplesmente não jogo..

Eu não preciso de muito mais armazenamento... Além disso discos é uma coisa que é sempre fácil de adicionar. Pelo que para já fica este.. Os RAW's no disco não são muito grandes no caso da minha D70s ocupam cerca de 6 ~ 7 MB, o problema é ao trabalhar com as imagens descomprimidas que ai sim se tornam grandes, especialmente quando trabalho o mesmo tempo com várias imagens.. Mas ai o que é necessário é memoria RAM e não disco.

Quanto ao software que uso e pretendo continuar a usar...

Ubuntu 9.04 - 0€
Bibble Pro - 160$ ~ 120€ .. Mas já possuo uma licença..
RawStudio - 0€
Qtpfsgui - 0€
Hugin Panorama Tools - 0€
F-Spot - 0€
GIMP - 0€

Ok. A ideia do armazenamento era mesmo só por isso, mas é verdade que é fácil adicionar discos. Os RAW da minha D80 andam pelos 9-10 megas.

Atenção à memória RAM: se é para usar a totalidade da capacidade, ou até expandir, o adequado é um SO de 64 bits. Desconheço como é que é com os Linux (já vi que é para usar Ubuntu), ou seja, se é 64 bits.

Fazer este trabalho numa hora? Não brinques comigo... [:D] [:D]

Bom, de qualquer modo, agradeço as vossas respostas. [;)]

A questão é mesmo saber se existe uma ferramenta que tal como referi permita pegar num qualquer txt e fazer o reverse de um report.
Tudo depende do report, como e produzido. E apresentado sob a forma de colunas, ou tem subtotais e outros pelo meio ?
Ou esta aprensentado tipo tablela mas em texto [8b] ?

Parece-me bem, configuração equilibrada e a pensar no futuro ao optar por Quad Core. Se não precisares de tanta capacidade de processamento, podes sempre ver o mais antigo Q6600, ainda hoje é um bom CPU e faz overclock que se farta, ronda os 160€/170€ por esta altura.

Só tenho um apontamento a fazer, as memórias estão tremendamente caras, arranjas bem mais barato, mesmo a CL4.

Onde? Quais? Ando um bocado perdido no que toca às memorias...

Entretanto surgiram-me muitas duvidas quanto ao processador a usar... Por muito menos do que custa o C2Q9400 compro um C2D8500, que quer-me parecer que na maioria das aplicações vai ser bem mais rápido já que muito software não faz uso adequado dos múltiplos cores...

Entretanto estive a afinar as coisas ao nivel do cooler e da GPU, e cheguei a estas duas configurações possíveis..

Quad Core:
quadcore.jpg

Dual Core:
dualcore.jpg

A diferença de preço é significativa, e quer-me parecer que nos próximos anos o C2D vai ser geralmente mais rápido que o C2Q...

(Isto tudo a preços da PowerOn.. Prefiro comprar tudo numa só loja e esta pareceu-me a que tinha os melhores preços de uma forma global na zona norte.)

Tudo depende do uso que vais fazer da máquina, cada qual com as suas necessidades. Eu por exemplo, nunca trocaria o meu Quad pelo melhor Duo existente (E8600), dá-me muito mais jeito um Quad.

Outra coisa que é comum pensar, e não estando totalmente errado, também não está totalmente certo, que é o facto de lá por muito software ainda não tirar total proveito dos 4 núcleos de processamento, um Quad de pouco serve, nada mais errado, e dêem graças pelo software neste momento não usar 4 nucleos por inteiro, caso contrário, todos os CPU´s socket 775 se tornavam obsoletos, faziam uma tarefa e já não tinham CPU para mais nada.

Um Quad, mesmo que muitas aplicações não o usem em todo o seu esplendor, tem sempre vantagens face a um Duo, imaginem estar a usar um programa em background que se ocupe de 2 nucleos, noutro nucleo podem estar, por exemplo, a ripar um filme, e no nucleo restante, a fazer outra tarefa qualquer. Ora, mesmo não estando a usar nenhuma aplicação que tire total partido do Quad, depressa se vê que um processador destes é bastante útil na mesma. Um Duo nesta situação já teria imensas dificuldades, daí um Quad ser sempre mais polivalente.

Mas é como disse em cima, depende do uso a que a máquina vá ser sujeita, o E8500 é um excelente CPU e então se for usado para jogos, é do melhor mesmo, mas a curto prazo vais ficar sempre mais limitado. Tu melhor do que ninguém é que saberás se te dá jeito fazer várias tarefas ao mesmo tempo ou não.

Mesmo quanto ao desempenho em aplicações que não tirem partido de mais de 2 núcleos, pouca diferença vais sentir, são cerca de 400Mhz de diferença, nada de transcendental.

Mas, se efectivamente queres ir para um Duo e poupar uns trocos, aconselhava-te o E8400 (3.0Ghz), é mais barato e faz-te a mesmíssima coisa que o E8500, o E8500 só tem a mais 160Mhz e 0.5x de multiplicador, ou seja, a não ser que sejas um overclocker e queiras espremer o CPU ao máximo e o multiplicador mais alto então dê jeito, não se justifica nada acima do E8400. [;)]

Quanto às memórias, tens muitas opções de melhor qualidade e bem mais baratas que as que referiste, tudo na loja que citaste. Só dois exemplos:

GSkill PC8500 PK Dual Channel 4Gb DDR2 59.90€

Kit G.SKill 4GB (2x2GB) DDR2 8500 C5 PI 62.90€

É "comprado" mas sempre funcionou bem, só depois da formatação é que tenho de o extrair para outro lado.

Então não tem que ver com as manias do windows...
O processo da descompactação é que o manda extrair para um sítio pré-definido. Tens de editar o ficheiro .bat e pôr lá o caminho para o onde queres extrair totalmente.

Pessoal, precisava aqui da vossa ajuda na escolha de um PC novo...

O orçamento é de 700€, idealmente menos.. Só para a torre, já que rato, monitor, teclado e afins já tenho.

Acima de tudo o PC será para tratamento de fotografias, pelo que a ênfase será no CPU e na RAM (mais a quantidade do que propriamente a velocidade)..

Uma questão essencial para mim é a estabilidade do sistema, e o ruido.. Na duvida prefiro mais lento, mas estável e silencioso..

Até agora, cheguei a esta configuração:

Caixa Antec Three Hundred - 49.90 €
Fonte Corsair ATX VX450W - 64.50 €
Asus P5QL PRO S775 P43 - 87.00 €
Processador INTEL CORE 2 QUAD Q9400/2.66GHz 6MB - 228.90 €
Kit G.SKill 4GB (2x2GB) DDR2 6400 C4 HK - 2x51.50 € = 103.00 €
Placa Grafica POWERCOLOR ATI RAD HD4650 1GB DDR2 PCIE2 - 64.50 €
Disco Samsung 750Gb 7.200RPM SATA II 32MB (HD753LJ) - 75.00 €
DVD+/ -RW LG 20X SuperMulti SECUR DISK BLACK BULK SATA - 19.90 €
Arctic Cooling Freezer 7 PRO - 17.90 €
Subtotal: 710.60 €

Agradeço sugestões / dicas para melhorar a coisa... Já agora, se conhecerem lojas na zona norte Viseu / Vile Real ou Porto, que tenha preços melhores avisem...

Viva,

espreita a Minfo em Vila Real, Bragança ou Chaves. Dei-me à liberdade de te fazer uma configuração semelhante:

(ve em MINFO: As suas melhores compras online à distância de um clique! » Configurador » Intel Avançado)

Caixa Asus Vento TAK51 (Preto+Silver)
Fonte Alimentação NOX ATX Urano 600W 12cm SLI Silenciosa
Intel Core2 Quad Q9400 2.66GHz em Caixa
Asus P5QL SE Intel/ LGA775/ SATA/ PCIe/ GigaLAN/ Audio HD
Asus EN9600GT/ HTDI/ 1GB
Samsung 750GB Spinpoint F DT SATA
Kingston 2GB 800MHz DDR2 Non-ECC CL5 DIMM (Kit of 2) (X2 = 4GB)
LG GH22NS40RBBB 22x Super Multi DVD Rewriter Preto Bare Bulk

Total: 688€

Não tenho comissão, simplesmente sou cliente assíduo a uns anos! Atenção que o PC não tem que ser igual ao do configurador, podes sempre configurar peça a peça. Em termos de gráfica sugiro-te chipset Nvidia, pelo que tenho ouvido falar, estão à frente dos ATI [;)]

Fora isso, Core2 Quad já é boa escolha, Motherboard sugiro Asus, memória Kingston. O resto acho que não é tão importante. Não sei como andam os discos Samsung, mas devem ser rápidos (a uns anitos eram algo mais lentos, mas mais silenciosos...).

Outra sugestão, se quiseres cortar no disco podes sempre investir num outro disco mas externo. Fiz isso e não me arrependi [;)]

Quanto às memórias, tens muitas opções de melhor qualidade e bem mais baratas que as que referiste, tudo na loja que citaste. Só dois exemplos:

GSkill PC8500 PK Dual Channel 4Gb DDR2 59.90€

Kit G.SKill 4GB (2x2GB) DDR2 8500 C5 PI 62.90€

As que eu referi são mais baratas... Repara que o preço é para 2 kits de 4 GB cada. Ou seja, 8 GB no total. Esses preços que tu ai colocas é para 4 GB..

Depois quanto às memorias em si, o problema é que já li que as mainboards das gamas que eu estou disposto a comprar quando têm os slots para RAM todos ocupados tornam-se instaveis a 1066Mhz.. E quando equipadas com essas memorias só funcionam se as memorias estiver em underclock para 800 ou 900Mhz. Para suportar na boa 8GB de RAM PC8500 precisaria de investir ai uns 150 euros na mainboard, e isso não me interessa.

Sendo assim, prefiro investir em RAM de 800Mhz, mas com bons timmings..

Já tenho a máquina... Tive que fazer alguns ajustes nas configurações porque algumas peças estavam a ser difíceis de encontrar em lojas aqui perto, só esperando semanas para virem dos fornecedores e eu tinha alguma pressa.

Assim, o sistema final ficou:

- Core 2 Quad 9550.
- 8GB DDR2 PC6400 Patriot (800Mhz CL4)
- HDD Samsung 750GB, Sata2, 32mb cache
- Placa grafica Asus Nvidia 9600GT, 1GB DDR3, c\ Glaciator Fansink
- Fonte LC Power LC6600 Green Power c\ 140mm fan.
- Caixa Antec Three Hundred
- Cooler: ainda está com o cooler original da intel, mas vai levar um Noctua NH-U12P, já está encomendado.

Só tive pena de não arranjar a gráfica com o cooler passivo, mas não havia em nenhuma das lojas que visitei e na melhor das hipoteses demorava 2 semanas a vir. De qualquer forma esta tem um cooler bastante silencioso...

Bem pessoal.. Já estou a dar em doido com o meu PC de secretária antigo.. O que se passa é o seguinte:

Tenho um AMD Athlon a 800Mhz com 1GB de RAM, 80 de Disco comprado novo e em bom estado e uma Board que é a AK-EC74.. Mesmo oldschool. O problema é que o PC teve parado 4 anos, no minimo, e agora decidi "dar" vida a ele porque o meu pai também gosta de se dedicar às "novas" tecnologias.. Comecei por mudar a Pilha da board que já não gravava os dados da BIOS e pronto. Formatei, instalei novo windows tudo fixe. Mas agora o que se passa é:
Dá-lhe a cabeça e começa a ter freezes e a chutar com "bluescreens" e o raio que o parta... E depois dá-lhe na cabeça, reinicia e não detecta o disco-rigido.. Sinceramente já nem sei por onde começar.. Experimentei outro disco rigido e faz a mesmissima coisa.. Corri o Memtest para ver se o problema era da RAM e tudo ok também e detecta a RAM toda sem problemas... Que eu saiba não meti mais nada que entrasse em conflito.. Aquecimento não é, porque pelo Everest tem uma temperaturade 31/30 e chega aos 32 só com muita bujiganga aberta.

Há alguma sugestão? É que não sei mais onde ir...

Obrigado!

Bem pessoal.. Já estou a dar em doido com o meu PC de secretária antigo.. O que se passa é o seguinte:

Tenho um AMD Athlon a 800Mhz com 1GB de RAM, 80 de Disco comprado novo e em bom estado e uma Board que é a AK-EC74.. Mesmo oldschool. O problema é que o PC teve parado 4 anos, no minimo, e agora decidi "dar" vida a ele porque o meu pai também gosta de se dedicar às "novas" tecnologias.. Comecei por mudar a Pilha da board que já não gravava os dados da BIOS e pronto. Formatei, instalei novo windows tudo fixe. Mas agora o que se passa é:
Dá-lhe a cabeça e começa a ter freezes e a chutar com "bluescreens" e o raio que o parta... E depois dá-lhe na cabeça, reinicia e não detecta o disco-rigido.. Sinceramente já nem sei por onde começar.. Experimentei outro disco rigido e faz a mesmissima coisa.. Corri o Memtest para ver se o problema era da RAM e tudo ok também e detecta a RAM toda sem problemas... Que eu saiba não meti mais nada que entrasse em conflito.. Aquecimento não é, porque pelo Everest tem uma temperaturade 31/30 e chega aos 32 só com muita bujiganga aberta.

Há alguma sugestão? É que não sei mais onde ir...

Obrigado!
No próximo bluescreen carregas na tecla pause imagem_teclado_win_mais_pause.jpg apontas o erro e procuras por ele no Google.

A mim esses problemas e tendo em conta a historia da paragem, cheiram-me a maus contactos..

Tenta comprar um daqueles spays limpa contactos proprios para informática, desencaixa tudo, limpa o pó (com ar comprimido), aplica limpa contactos e volta a encaixar tudo.

Ve também se a pilha da mainboard ainda tem boa carga, em algumas mainboards as pilhas gastas causam todo o tipo de comportamentos estranhos..

Voltar
Superior