Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Boas,

Tenho um disco SSD de 128gb parado lá em casa porque parti os pinos de ligação sata. Será que dá para arranjar? Alguma casa de informática arranja ou tenho que ir a um soldador?[:D]

Boas,

Tenho um disco SSD de 128gb parado lá em casa porque parti os pinos de ligação sata. Será que dá para arranjar? Alguma casa de informática arranja ou tenho que ir a um soldador?[:D]

Como é que conseguiste partir os pinos:confused::confused: Ainda para mais estão encostados ao plástico...

Manda PM que pode ser que se consiga fazer alguma coisa, apesar de nunca me ter surgido situação semelhante.

Como é que conseguiste partir os pinos:confused::confused: Ainda para mais estão encostados ao plástico...

Manda PM que pode ser que se consiga fazer alguma coisa, apesar de nunca me ter surgido situação semelhante.

Parti porque para tirar o cabo Sata tinha que pressionar tipo uma mola para ele se soltar...:sh) e todos os cabos Sata que tinha visto, não tinham isso, era só puxar...

Mas também auquilo era mesmo muito frágil, quase nem fiz força ao puxar o cabo e veio logo tudo junto...:sh)

A mola do cabo era tipo este sata6gb.jpg

Es mesmo bruto ... uma pena estragar um disco tão porreiro. Só soldando ... e mesmo assim deve ser complicado.

O plástico do disco ficou dentro do cabo Sata e o disco funcionava mesmo assim, mas os pinos são muito frágeis e acabaram por partir...Agora já nem liga...

Entretanto deixo aqui 2 fotos dos disco com os pinos Sata partidos...

Haverá solução?

Attachments

• i2t7.jpg
    i2t7.jpg
    59.5 KB · Views: 0
  • avwn.jpg
    avwn.jpg
    183.8 KB · Views: 0

Haverá solução?

Há solução. Envolve duas pingas de solda, o resto do plástico para colar onde falta e mais atenção nessa cabeça.

Ainda assim estou receoso que possa estar partido na placa onde não consegues ver se não tirares aquela cobertura inferior. Parece que tem parafusos em estrela(igual ao do iphone).

Há solução. Envolve duas pingas de solda, o resto do plástico para colar onde falta e mais atenção nessa cabeça.

Ainda assim estou receoso que possa estar partido na placa onde não consegues ver se não tirares aquela cobertura inferior. Parece que tem parafusos em estrela(igual ao do iphone).

O resto do plástico está dentro do cabo...[:D]:sh) Mas isso seria o menos, porque o cabo tendo o plástico encaixa mais ou menos bem. Posso sempre arranjar uma maneira para fixar bem. O problema são os pinos, não parece haver contacto. Vou ver se arranjo alguém que solde aquilo, pode ser que resulte. [;)]

Haverá solução?

Os pinos danificados são apenas e só da alimentação do disco. A comunicação de dados não sofreu danos (aparentemente) e é uma boa notícia. Acho que com muito cuidado e paciência se consegue ultrapassar o problema.

Os pinos danificados são apenas e só da alimentação do disco. A comunicação de dados não sofreu danos (aparentemente) e é uma boa notícia. Acho que com muito cuidado e paciência se consegue ultrapassar o problema.

É precisamente o contrário. O que está danificado é o da comunicação de dados Sata. O da alimentação está intacto. [;)]

É precisamente o contrário. O que está danificado é o da comunicação de dados Sata. O da alimentação está intacto. [;)]

Ooops! Tens razão! Tenho sempre a tendência, vinda do tempo dos IDE, de olhar para a ficha de dados como a que tem mais pinos...

Confere!
hdsata2_engadget_howto.jpg

Partiste pelo menos dois GND.

Só avaliando "in loco", mas acredito que com uma ficha retirada de um disco avariado seja possível ultrapassar o problema.

Só avaliando "in loco", mas acredito que com uma ficha retirada de um disco avariado seja possível ultrapassar o problema.

Se der para aproveitar de outro disco era muito bom! Compro um disco 2.5" sata avariado e troco essas peças. Vou ver se arranjo alguém que me faça isso.

Back