Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Preciso de umas dicas para configurar uma rede aqui em casa.
Tenho o MEO com o router Technicolor TG784 e tem sido suficiente. Agora montei um escritório ao lado da casa e o sinal não chega lá. No entanto consegui levar um cabo até lá.

Preciso de ligar pelo menos 3 computadores em rede no escritório.
Como tenho um Thomson tg784 tentei usá-lo para repetir o sinal.
Num primeiro teste junto ao technicolor consegui e só precisei de desligar o dhcp. Depois trouxe-o para o escritório e não voltei a conseguir.

O que me dizem? Devo desistir do thomson?

Deves é aprender um pouco mais sobre redes...
Os Alcatel/Thomson/Technicolor SpeedTouch são dos melhores routers que existem (altamente configuráveis).
Os problemas que as pessoas têm derivam do facto de terem routers todos bloqueados pelas operadoras que
os colocam (e pelo facto de estarem configurados para permitirem configurações remotas, pelo que as
operadoras vão lá quando lhes apetece estragar as configurações).

Deixas lá estar o router da MEO como estava (com o DHCP). Não inventes.
Se tens um cabo do router da MEO até ao escritório, o que fazes é colocar o router do escritório ligado em
modo BRIDGE. Ou seja, ligas o cabo de rede que vem de casa a um porto normal RJ45 (porto LAN, e não WAN).
Repetir sinal WiFi é um erro básico. Nunca dá bons resultados. Mesmo que consigas repetir o que quer que seja,
reduzes a largura de banda para metade. A repetição de sinal WiFi é altamente ineficiente.

https://www.youtube.com/watch?v=Vs6x9FW7Rqw

Nuno156, acho que me expliquei mal...

O router que estou a usar é o Technicolor e não alterei nada nele. Só tentei ligar o Thomson no escritório e foi nesse que desliguei o dhcp.
Eu tenho o cabo ligado nas portas lan. O que faço para ficar com net no thomson?

Se não vais usar o wifi do Thomson compra um switch e fica resolvido.
De qualquer forma muda o IP do Thomson, desligas o dhcp e podes sempre meter os pcs que lhe ligares com IP fixo. A gateway tem que ser o technicolor.

O wireless não é fundamental porque os computadores ligam por cabo, mas dá jeito para telemóveis.

Eu tentei seguir os passos para alterar o ip no Thomson, mas como disse não consegui.

Nuno156, acho que me expliquei mal...

O router que estou a usar é o Technicolor e não alterei nada nele. Só tentei ligar o Thomson no escritório e foi nesse que desliguei o dhcp.
Eu tenho o cabo ligado nas portas lan. O que faço para ficar com net no thomson?

Como disseste que desligaste o DHCP na mesma frase onde falas no Technicolor... assumi que tivesse sido nesse.

Faz como eu disse: mete o Thomson em modo BRIDGE.
Basicamente fica a funcionar como um SWITCH mas também com WiFi.
Ou seja estende a rede física que vem do cabo para todos os portos LAN e WLAN (WiFi).

Todos os ROUTERS (2 ASUS e 1 APPLE) em minha casa estão assim, excepto o principal (ALCATEL) que
está ligado à operadora.
Tanto os ASUS como o APPLE são WiFi, e tenho-os ligados por cabo (dois deles com PLC/HomePlug AV
pelo meio) em modo BRIDGE ao router (porto LAN -> porto LAN) que recebe a ligação à Internet (WAN).
Tenho um router em modo BRIDGE no escritório, outro na sala, e um terceiro para o resto da casa.

What is the difference between bridge mode and not bridgemode? What does bridge mode really do? What is the best sollution? - Apple Store (U.S.)

Basicamente:
1. Colocas o router do escritório em modo BRIDGE.
2. Ligas o cabo ao porto LAN do Technicolor, e também ao porto LAN do Thomson.

Bridge é LAN <-> LAN.
Se ligares ao porto WAN não funciona.

Mas é simplesmente ligar LAN - LAN? É que eu já tentei fazer isso com as definições de fábrica do Thomson e não deu :(
Não é necessário alterar configurações?

122538d1399836590-topico-da-informatica-se-e-informatica-vem-parar-aqui-applebridge.jpg

122539d1399836610-topico-da-informatica-se-e-informatica-vem-parar-aqui-asusbridge.jpg

Last edited:
Não.
Talvez precise de instalar alguma coisa neste computador. Foi formatado à pouco.

Precisas então é de software de jeito (algo não-Microsoft).
É que acho que as imagens ficaram sem extensão, e qualquer sistema de jeito sabe o tipo de
imagem pelos cabeçalhos dos ficheiros.

Experimenta com o Chrome ou com o Firefox.
Ou então com o Android ou iOS, se tiveres um telemóvel ou tablet com isso.

Se eu tivesse um Alcatel/Thomson/Technicolor desses, poderia dizer-te os passos todos um-a-um
para fazer isso.
Mas não sei onde fica (nem o nome) dessa configuração no router que tens. Tens manual disso?

Quando muito, posso dar-te os passos "genéricos" para qualquer router. Sendo que a parte da
opção para colocar os portos LAN e WLAN em modo bridge depende de como o fabricante chamou
a essa opção. No ASUS, por exemplo, é "Access Point". Na APPLE é Bridge.

1. Desliga um dos PCs de todas as redes.

2. Liga um cabo de rede do PC a um porto LAN do Thomson.

3. Não ligues o Thomson a mais nada (a não ser à corrente, como é óbvio).

4. Usa o browser para aceder ao router (Thomson).

5. Muda o IP do Thomson para um IP diferente do IP do Technicolor. NOTA: Se for como o Alcatel
que eu tenho, serão dois endereços IP, um na rede 10.0.0.x e outro na 192.168.1.x, mas o mais
normal é ser apenas na rede 192.168.1.x. Acho que o teu IP no Technicolor deve ser 192.168.1.254.
Se assim for, muda no Thomson para 192.168.1.253.

6. Muda a configuração do Thomson para BRIDGE (não sei como será o nome deste modo no Thomson,
nem em que local do GUI web a opção estará).

7. Liga o cabo que vai até ao escritório ao porto LAN do Technicolor, e também a um porto LAN do
Thomson.

8. Está feito.

Estou agora a usar uma máquina virtual Windows XP.
Com o Chrome vejo as imagens.
Com o IE8 também.

Só se os anexos ficaram como privados (só eu os consigo ver).

Precisas então é de software de jeito (algo não-Microsoft).
É que acho que as imagens ficaram sem extensão, e qualquer sistema de jeito sabe o tipo de
imagem pelos cabeçalhos dos ficheiros.

Experimenta com o Chrome ou com o Firefox.
Ou então com o Android ou iOS, se tiveres um telemóvel ou tablet com isso.

Se eu tivesse um Alcatel/Thomson/Technicolor desses, poderia dizer-te os passos todos um-a-um
para fazer isso.
Mas não sei onde fica (nem o nome) dessa configuração no router que tens. Tens manual disso?

Quando muito, posso dar-te os passos "genéricos" para qualquer router. Sendo que a parte da
opção para colocar os portos LAN e WLAN em modo bridge depende de como o fabricante chamou
a essa opção. No ASUS, por exemplo, é "Access Point". Na APPLE é Bridge.

1. Desliga um dos PCs de todas as redes.

2. Liga um cabo de rede do PC a um porto LAN do Thomson.

3. Não ligues o Thomson a mais nada (a não ser à corrente, como é óbvio).

4. Usa o browser para aceder ao router (Thomson).

5. Muda o IP do Thomson para um IP diferente do IP do Technicolor. NOTA: Se for como o Alcatel
que eu tenho, serão dois endereços IP, um na rede 10.0.0.x e outro na 192.168.1.x, mas o mais
normal é ser apenas na rede 192.168.1.x. Acho que o teu IP no Technicolor deve ser 192.168.1.254.
Se assim for, muda no Thomson para 192.168.1.253.

6. Muda a configuração do Thomson para BRIDGE (não sei como será o nome deste modo no Thomson,
nem em que local do GUI web a opção estará).

7. Liga o cabo que vai até ao escritório ao porto LAN do Technicolor, e também a um porto LAN do
Thomson.

8. Está feito.
Não estou a conseguir fazer a parte a bold.

Pelo que li, deveria aparecer a opção editar em Pools DHCP, mas não aparece. Vi outros casos em que aconteceu o mesmo e não conseguiram corrigir o problema. Se calhar não dá mesmo :sh)

Não estou a conseguir fazer a parte a bold.

Pelo que li, deveria aparecer a opção editar em Pools DHCP, mas não aparece. Vi outros casos em que aconteceu o mesmo e não conseguiram corrigir o problema. Se calhar não dá mesmo :sh)

Não é nas pools.
É o IP do próprio router.

Já agora...
O router Thomson é teu, ou é de uma operadora?
Ou seja: Compraste-o? Ou era de uma operadora?

É que se era de uma operadora... tens aí o teu problema.
Normalmente acontece o que eu disse há uns posts atrás: não tens permissões de administração.
Pensas que tens, mas a realidade é que as operadoras têm um outro user, esse sim com todas
as permissões, e o "administrador" que fica disponível para ti não tem permissões para fazer
quase nada.

Back