Tópico da Madeira e dos Madeirenses

Vamos lá desenterrar este tópico pessoal [;)] Hoje parto de viagem para a Madeira, mais propriamente onde vou ficar situado é no Funchal, o que acontece é que programei tudo em cima da hora e não tenho conhecimento de onde almoçar e jantar, não tenho carro alugado [8b] E já fui á vários sites e já não há nada para alugar nesta época a não ser veículos muito caros, será que existe forma de depois lá conseguir alguma coisa, pessoal precisava mesmo da vossa ajuda, de quem já lá foi ou de quem lá vive.
Cumprimentos

3 dias só serve para dar uma volta à ilha.
Para fazer as levadas é preciso mais tempo para conseguir todas.

Em 3 dias fiz 500kms de scooter ao dar a volta à ilha, pico do areeiro, zona franca, restaurantes típicos.. tenciono voltar :D

TIveram que juntar 1500 partidos numa coligação do mais ridículo que já vi, para derrotar o PSD. O desespero era tanto :)

Mas fico feliz pelos independentes que ganharam.

Chama-se democracia. Aqui na Madeira os que acharam ridículo estão agora a arranjar desculpas como foi possível perder.

Estou curioso para ver como é que essa coligação de partidos vai funcionar na vida real...

Eu não estou a defender o PSD (ou qualquer outro partido), mas custa-me a acreditar que essas ideologias partidárias funcionem bem todas juntas.

22 FOTOS

Notícia atualizada às 10:19

A freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, vive hoje uma «situação de catástrofe completa» devido à forte precipitação que caiu esta noite naquela zona da Madeira, disse o presidente da câmara à agência Lusa. O Diário de Notícias da Madeira titula mesmo que a situação é «pior do que o 20 de Fevereiro» de 2010, quando 42 pessoas morreram como consequência do mau tempo.

«É uma situação de catástrofe completa e o panorama é mais sério com o clarear do dia», declarou Ricardo Franco, adiantando que a intensa precipitação provocou «o transbordo de vários ribeiros e ribeiras, várias derrocadas que bloquearam o trânsito nas vias regionais e municipais, habitações alagadas e populações isoladas, além de pessoas que ficaram ligeiramente feridas porque foram arrastadas e danos em outras casas».

O autarca mencionou o caso de uma habitação em que a família teve de ser retirada. «Pelo menos três pessoas ficaram ligeiramente feridas porque foram arrastadas devido a esta ocorrência», referiu.

Ricardo Franco apontou ainda a situação de «uma oficina onde todo o material que se encontrava no andar térreo desapareceu», inclusive viaturas, bem como quedas de muralhas e muros.

Ao nível da circulação naquela freguesia do norte da Madeira, o responsável referiu que a Via Expresso, principal acesso à localidade, ficou bloqueada devido a uma grande derrocada e que as autoridades demoraram «três horas e meia a abrir um corredor de segurança» e das dificuldades em diversas vias municipais.

«Esta é uma situação extraordinária em termos de chuva, havia o alerta amarelo, e estamos a acudir à situação com máquinas privadas, porque a câmara não dispõe deste tipo de material», realçou o autarca de Machico.

O responsável informou que com a luz do dia será efetuado «um levantamento dos prejuízos para elaborar um relatório para apresentar ao Governo Regional e a quem de direito para ajudarem».

Fonte da PSP da Madeira confirmou ao tvi24.pt que durante a noite se verificaram «várias derrocadas» e que «carros foram arrastados pelos rios de lama que se formaram».

«Há pelo menos uma senhora ferida, mas ainda estamos a receber várias chamadas e admitimos que o número poderá subir», afirmou a mesma fonte.

A PSP ainda está no terreno a tentar aliviar o trânsito porque há «várias estradas intransitáveis».

A região montanhosa da ilha da Madeira está hoje, até às 17:59, sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala de quatro níveis, devido às previsões de chuva e trovoada fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto já tinha colocado na quinta-feira o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo - o terceiro mais grave - e mantém este aviso hoje a partir das 18:00 até às 05:59 de sábado.

O aviso amarelo deve-se às condições de chuva e aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada, que se prevê para as duas ilhas daquela região.

877x658

Madeira: várias derrocadas e carros arrastados pela água > TVI24

Voltar
Superior