Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008

citação:Originalmente colocada por LusoRib

citação:Originalmente colocada por jcpr
Em relação à visibilidade, não acredito que esteja errado. Aliás, seria interessante ver como seria homologada a visibilidade num carro.

existem directivas comunitárias, com as quais os veículos têm que cumprir (e ser certificados) e que também se aplicam em Portugal, que regulam, não só mas também, a transmissão luminosa mínima que os vidros têm que permitir (por essa razão é que os vidros "escuros" só são aplicados nas janelas traseiras)...

Em relação aos autocolantes tens razão, eles são proíbidos, mas muitos carros vêm com eles de origem! A marca também os homologou?

Naturalmente que não, mas também ninguém espera que as marcas cumpram à risca tudo o que está na lei (mas há coisas que saltam mais à vista que outras...)

Sim, as directivas comunitárias existem. E elas especificam quocientes de transmissam de luz. Mas directivas comunitárias nada têm a ver com a homologação do veículo em si. A homologação tem que respeitar as directivas, mas se a aplicação das películas respeitar os quocientes determinados pelas ditas directivas europeias, porque não devem estas ser permitidas?

E atenção, porque muitas películas permitem quocientes bem dentro do estipulado pelas directivas europeias!

Quanto ao facto das marcas não respeitarem as normas, só falta dizerem que por ser a marca, já não faz mal.

Esta cena das peliculas é mais uma daquelas regras que ninguém entende.
Só para que conste, o meu terrano2, tem pelicula nas janelas laterais. é uma pelicula perfurada, mas não deixa de ser uma palicula. Eu bem pensava que eram vidros escuros, mas não. Saiu assim do stand, não tem no livret qq anotação,e passou na IPO sem qq probelma. Conforntanto o técnico do centro de IPO sobre, se assim sendo poderia aplicar aquela mesma pelicula noutros carros, ele disse-me que não, pois era proibida.
-Então,mas se posso andar neste, porque não posso andar noutro qq?
-Ah, porque este veio assim da marca...
-Risos, gargalhadas, letreiro na minha testa a chamar-lhe "ganda cromo"... qual é a diferença?
-encolheu os ombros e não soube responder...

Isto passou-se este mês...
Com isto quero dizer o quê?Que básicamente, quem está a frente das homologações ou não percebe um boi do assunto, ou então é tão incoerente que numa empresa responsavel já teria sido demitido à muito tempo.

querem outro exemplo?

Pneumáticos:

Desde 2005 que tento homologar pneus na medida 31x10,5R15 no meu terrano.
Medida que sempre este disponivel, até a renõ ter "comprado" a entreposto. nos temps de gestão da renô, essa medida foi retirada, e das milhentas vezes que tentei que me explicassem porque tal foi feito nunca me souberam responder. Inclusivé, cheguei a propor levar lá o jipe com as medidas de pneus propostas, para eles testarem e verem com os próprios olhos que tal em nada interferia com as condições de segurança do veiculo.Tive sempre resposta negativa.
Ou seja, não há feito, nem há ninguém que o queira fazer.

Por outro lado, na minha giulietta de 1983, liguei pra alfa pra tratar da homologação de outras emdidas e perguntei as que poderia homologar.
-Ah, pra esse veiculo não temos qq registo. Monte os pneus que quer, passe cá e nós homologamos isso.
-E posso montar a medida que quiser?
-Sim, desde que não roce em lado nenhuma...

Conclusão, passei de 165R13, para 195/50R15. e se quisesse meter 16 tb as metia...
Na mesma alfa, pro GTV já foi diferente. No livrete tenho 205/50R16.queria homologar R17 e R18. Tive resposta positiva,mas só nas medidas 225/45R17 e 225/40R18.
Se forem ver as medidas nem sequer são equivalentes.Entre 205/50R16 e 22/45R17 há uma grande diferença.
Pedi pra me homologarem 215/45R17. Negativo. Só os 225.
-Então, mas se 205 serve neste carro, porque não posso meter 215 (iguais aos so alfa GT) que até são os intermédios em relação aos 225?
-Ah, não temos aqui qq hologação com essa medida, por isso não lha posso passar..

Resumindo e concluindo...

Neste país é tudo à vointade do freguês...
e mais, quem quiser, por 300€, pode até homologar pneus da medida 305 num mini 1000...[8)]

citação:Originalmente colocada por foo

citação:Originalmente colocada por ASAS

Se a ideia é dar lucro, mais vale liberalizar as drogas e a protituição!
De certeza absoluta que dão muito mais lucro que os xunings.............

A ideia é proibir o que faz sentido e liberalizar o resto, porque o estado não vive do ar. Agora pensa um pais civilizado como os EUA, com uma feira tipo a SEMA que se ve bem como tem sido o crescimento do mercado aftermarket, e cá é tudo proibido! Agora comparar isto com questões de drogas e prostituição é atirar areia para os olhos porque claro que nesses dominios há questões de saúde e também eticas/morais que são complicadas de resolver. Agora quanto às peliculas e outras alterações quais são as razões para proibir? Nada que não tenha sido resolvido no resto do mundo civilizado, é só copiar o modelo.

Eu sei que é off-topic, mas não posso deixar de comentar:

Num país onde não podes beber uma simples cerveja (bebidas alcoolicas) antes dos 21 anos, senão estás lixado e se descobrirem onde compras-te a bebida, o establecimento perde a licença de venda de bebidas alcoolicas; com 16 anos e o BI, podes ir a uma loja de armas comprar uma metralhadora automatica (não é uma pistola 6.35mm!!) e ir a um supermercado qualquer ou estação de serviço comprar munições (podes comprar as que quiseres, não há limite!); acho que dá para ver o nivel de "civilização" dos EUA!!!

Se podes andar com uma armas "às costas" (carregada) na rua, acho que as peliculas e os xuning estão completamente à vontade para fazerem o que quiserem!!

Logo, os EUA, não são exemplo para ninguém!

Claro que temos regras exageradas, mas temos que ver que também temos dos piores condutores e isso faz toda a diferença!!;)

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

Se algumas marcas disponibilizam vidros com película como opção, porque é que tu não haverias de poder pôr?
A mania dos portugueses de proibir só porque sim...[8)]
não é com película, é vidro fumado.

Queres que te indique o senhor que, em Braga, fuma (i.e., coloca película) os vidros para várias marcas? [}:)][}:)]

Em relação à visibilidade, não acredito que esteja errado. Aliás, seria interessante ver como seria homologada a visibilidade num carro.

existem directivas comunitárias, com as quais os veículos têm que cumprir (e ser certificados) e que também se aplicam em Portugal, que regulam, não só mas também, a transmissão luminosa mínima que os vidros têm que permitir (por essa razão é que os vidros "escuros" só são aplicados nas janelas traseiras)...

Em relação aos autocolantes tens razão, eles são proíbidos, mas muitos carros vêm com eles de origem! A marca também os homologou?

Naturalmente que não, mas também ninguém espera que as marcas cumpram à risca tudo o que está na lei (mas há coisas que saltam mais à vista que outras...)

Sim, as directivas comunitárias existem. E elas especificam quocientes de transmissam de luz. Mas directivas comunitárias nada têm a ver com a homologação do veículo em si. A homologação tem que respeitar as directivas, mas se a aplicação das películas respeitar os quocientes determinados pelas ditas directivas europeias, porque não devem estas ser permitidas?

E atenção, porque muitas películas permitem quocientes bem dentro do estipulado pelas directivas europeias!

Para além das directivas, existem também os requisitos nacionais, que também têm que ser cumpridos, nos quais se inclui, em Portugal, a proíbição de colocação de películas (por acaso também tinha a vaga ideia que a proíbição se deveria a questões relacionadas com a inflamabilidade das películas, mas não tenho conhecimento efectivo de nenhum caso...)

Quanto ao facto das marcas não respeitarem as normas, só falta dizerem que por ser a marca, já não faz mal.

Eu não disse isso. E respondendo também ao post do RedHeart:
o facto das marcas estarem dispostas a cometer algumas "iligalidades" para oferecer o que é do agrado dos clientes já depende da politica de cada marca e do risco que estão dispostas a correr...

Para além das directivas, existem também os requisitos nacionais, que também têm que ser cumpridos, nos quais se inclui, em Portugal, a proíbição de colocação de películas (por acaso também tinha a vaga ideia que a proíbição se deveria a questões relacionadas com a inflamabilidade das películas, mas não tenho conhecimento efectivo de nenhum caso...)

o facto das marcas estarem dispostas a cometer algumas "iligalidades" para oferecer o que é do agrado dos clientes já depende da politica de cada marca e do risco que estão dispostas a correr...

E isso leva-nos precisamente ao início. Em portugal proíbe-se porque sim, sem qualquer fundamento ou lógica, só porque alguém se lembra de que era uma boa.

A questão da flamabilidade das películas eram o pretexto usado pelas autoridades, antes da saída da lei que proíbe expressamente o uso de películas. Existe um artigo no regulamento do código de estrada, que proíbe substâncias dentro de um veículo que ardam a menos de 300ºC. Ora, como praticamente tudo no carro arde a menos de 300ºC, algumas das multas passadas pelas autoridades foram "rebatidas", ora por exigência de prova que as películas em questão ardiam a menos de 300ºC, quer argumentando que para aplicar esse artigo teriam que andar com o carro completamente em metal.

Foi então criada a lei que está actualmente em vigor.

Repara que eu digo que se a lei existe, tem que ser respeitada. Mas que é uma lei sem qualquer fundamento ou nexo, feita só porque alguém lhe apeteceu, ou porque foi "papado" na estrada por um xuning "pelicado", não tenho grandes duvidas.

E isso leva-nos precisamente ao início. Em portugal proíbe-se porque sim, sem qualquer fundamento ou lógica, só porque alguém se lembra de que era uma boa.

A questão da flamabilidade das películas eram o pretexto usado pelas autoridades, antes da saída da lei que proíbe expressamente o uso de películas. Existe um artigo no regulamento do código de estrada, que proíbe substâncias dentro de um veículo que ardam a menos de 300ºC. Ora, como praticamente tudo no carro arde a menos de 300ºC, algumas das multas passadas pelas autoridades foram "rebatidas", ora por exigência de prova que as películas em questão ardiam a menos de 300ºC, quer argumentando que para aplicar esse artigo teriam que andar com o carro completamente em metal.

Foi então criada a lei que está actualmente em vigor.

Repara que eu digo que se a lei existe, tem que ser respeitada. Mas que é uma lei sem qualquer fundamento ou nexo, feita só porque alguém lhe apeteceu, ou porque foi "papado" na estrada por um xuning "pelicado", não tenho grandes duvidas.

Não sei os motivos por trás da proibição, se tão mundanos como esses ou eventualmente mais nobres...
Sei que a proibição aparece no decreto-lei que transpõe a directiva que regulamenta a instalação e características dos vidros. Assumindo que estas películas alteram as característcas dos mesmos, tal proíbição pode não ser descabida...

524569Side800x600.jpg

Num país onde não podes beber uma simples cerveja (bebidas alcoolicas) antes dos 21 anos, senão estás lixado e se descobrirem onde compras-te a bebida, o establecimento perde a licença de venda de bebidas alcoolicas; com 16 anos e o BI, podes ir a uma loja de armas comprar uma metralhadora automatica (não é uma pistola 6.35mm!!) e ir a um supermercado qualquer ou estação de serviço comprar munições (podes comprar as que quiseres, não há limite!); acho que dá para ver o nivel de "civilização" dos EUA!!!

Se podes andar com uma armas "às costas" (carregada) na rua, acho que as peliculas e os xuning estão completamente à vontade para fazerem o que quiserem!!

Claro que temos regras exageradas, mas temos que ver que também temos dos piores condutores e isso faz toda a diferença!!;)

Os EUA não são exemplo para ninguém?!?!?!? Portanto são um dos maiores Paises, dos mais ricos, com melhor qualidade de vida, mais competitivos economicamente em varios aspectos, de onde vem grande parte de toda a cultura actual do ocidente civilizado, e não são exemplo para ninguem?!?!? Discordo totalmente, como tudo, por lá não é um mar de rosas, mas isso de não servirem de exemplo para ninguem, especialmente quando falamos de desenvolvimento economico e o apoio a de novas tendencias e/ou mercados emergentes, é um disparate.

citação:Originalmente colocada por foo

Os EUA não são exemplo para ninguém?!?!?!? Portanto são um dos maiores Paises, dos mais ricos, com melhor qualidade de vida, mais competitivos economicamente em varios aspectos, de onde vem grande parte de toda a cultura actual do ocidente civilizado, e não são exemplo para ninguem?!?!? Discordo totalmente, como tudo, por lá não é um mar de rosas, mas isso de não servirem de exemplo para ninguem, especialmente quando falamos de desenvolvimento economico e o apoio a de novas tendencias e/ou mercados emergentes, é um disparate.

São exemplo em quê?!
É o país mais rico do mundo; e depois?!
Estão longe de ser o país com melhor qualidade de vida..........
A Russia é o maior país do mundo; é exemplo em quê?

A nossa cultural ocidental parte dos EUA?!
Nem toda a gente bebe Coca-Cola e vai ao McDonalds (felizmente)!!

n ves filmes americanos, n ves tv americana, nao consomes produtos americanos(sim exportam mais q coca cola e macs) n ouves musica americana? se a resposta é sim ou vives numa gruta no sudao ou vives num poço nos andes.

Os EUA é um país de 8 e de 80. Na minha opinião de muito mais 8s que 80s.

Quanto à questão cultural, não são referência para ninguém. Têm é uma indústria de entretenimento (que para mim não é cultura) muito à frente de qualquer outra no mundo, e devido à exposição (excessiva) de todo o mundo, principalmente a Europa, a essa indústria assistimos à globalização do "american way of life"...

Não sei os motivos por trás da proibição, se tão mundanos como esses ou eventualmente mais nobres...
Sei que a proibição aparece no decreto-lei que transpõe a directiva que regulamenta a instalação e características dos vidros. Assumindo que estas películas alteram as característcas dos mesmos, tal proíbição pode não ser descabida...

As películas não alteram qualquer característica do vidro, excepto o quociente de transmissão de luz.

O que a lei devia regular é esse quociente, dizendo que o quociente de transmissão de luz, de dentro para fora do carro, não pode ser inferior a 90%, 80%, 70%... whatever.

Porque não pôem eles as razões para a proibição da aplicação de películas, no artigo que a determina?

As películas não alteram qualquer característica do vidro, excepto o quociente de transmissão de luz.

O que a lei devia regular é esse quociente, dizendo que o quociente de transmissão de luz, de dentro para fora do carro, não pode ser inferior a 90%, 80%, 70%... whatever.

Porque não pôem eles as razões para a proibição da aplicação de películas, no artigo que a determina?

Com isso concordo plenamente...

citação:Originalmente colocada por dysplay21

n ves filmes americanos, n ves tv americana, nao consomes produtos americanos(sim exportam mais q coca cola e macs) n ouves musica americana? se a resposta é sim ou vives numa gruta no sudao ou vives num poço nos andes.

Prefiro cinema europeu.......
Tv americana, só vejo o Jay Leno......
Produtos americanos; só os bons!!
Não consumo o "lixo" americano só porque está na moda............

Fumar vidros com película

Fumar vidros com película

É permitido, ou seja, legal, fumar(com película) os vidros traseiros(3) de um carro comercial?
Passa na inspecção?

Voltar
Superior