Vejo-te todo indignado.
.
Já que parece que aceitas com passividade as nossas politiquices, pode ser que consigas explicar-me a razão de ser do que te vou contar em baixo:
Comprei o meu carro no Luxemburgo, através do meu sogro. A viatura era de um vizinho conhecido dele. Como o carro era para exportar, não se criaram as chapas de exportação, porque ficavam caras e optou-se por dar baixa da matricula do carro no Luxemburgo.
Sendo assim, o carro veio para cá em cima de um reboque e no Luxemburgo emitiram um livrete para a viatura, com letras maiusculas onde dizia VEICULO NÃO MATRICULADO e com os restantes dados do carro, como número de chassis, motor, dimensões, pesos, tipo de pneus, ....
Para todos os efeitos e é esta a minha visão, eu estava a comprar um produto dentro da união europeia. Por acaso comprei um carro, tal como poderia ter comprado uma televisão, um rádio, umas calças, etc...
O carro deu entrada em Portugal em cima de um reboque e sem matriculas, porque na prática, já se tinha dado baixa da matricula no país de origem. O carro era apenas um produto...
Agora eu pergunto.... se o veiculo não estava matriculado e se tinha documentação a dizer que não estava matriculado, porque é que para tratar de toda a papelada foi necessária a matricula antiga? O número de chassis do carro e motor não são únicos e não identificam o produto? Ou era uma chapa amarela que ia fazer a diferença?
Tive que inventar e mandar fazer uma chapa de matricula amarela (daquelas que se usam nos papa reformas), com um L de luxemburgo improvisado, para poder aparecer no centro de inspecções de categoria B com um carro matriculado... apesar do livrete do carro dizer que o carro não tinha matricula...
Se o carro vai a um centro de inspecções de categoria B PARA ATRIBUIÇÃO DE MATRICULA, para que raio eles querem a matricula antiga? Cá para mim viam o número de chassis do carro, viam o número do motor (que na minha modesta opinião identificam o carro para os efeitos que se pretendem) e a chapa de matricula do país de origem é um acessório, na minha opinião, INUTIL...
Se alguém tiver algum argumento plausivel para um VEICULO NÃO MATRICULADO ter que se apresentar na inspecção B com matricula, por favor explique-me para ver se eu entendo...