Tópico da Realidade Virtual e dispositivos VR

Rasec

New member
Boas malta, alguém tem ou está a pensar comprar uns óculos VR para brincar com esta tecnologia? Ultimamente tenho andado a ponderar essa hipótese, mesmo sabendo que seria ainda um "early adopter" e a tecnologia ainda não está no ponto.

Opiniões?

A minha entrada no mundo VR é recente e foi feita através de uma singela chinesice chamada Fiit VR 2S

FiiT-VR-2S-with-straps.jpg

A filosofia é semelhante à do Google Cardboard - adaptador barato para permitir uma entrada no universo VR. Tendo em conta o preço (custou-me 8,5€ no Gearbest e incluía um comandinho bluetooth) acho que cumpre prodigiosamente esse propósito. É preciso perder um bocadinho de tempo a configurar o comando, a app Cardboard configura automaticamente através da leitura de um código QR que se encontra na net.

Não há aqui nenhuma experiência imersiva mas diria que também não é suposto. Com uma boa aplicação é possível "mergulhar" minimamente num mundo paralelo mas há que ter em atenção que no mundo físico há paredes e obstáculos.

O mais útil destas coisas baratas é que nos acalma a tesão do mijo e percebemos, sem gastar uma fortuna, que isto ainda está muito no inicio. É o conselho que dou, experimentem uma coisa destas antes de se aventurarem em equipamentos caros.

Próximo passo para mim? Provavelmente Google Daydream. Baby steps...

Comprei uns óculos desses há cerca de um ano. Experimentei-os duas ou três vezes. O puto mais velho pô-los uma vez. Desde então estão encostados...

Comprei uns óculos desses há cerca de um ano. Experimentei-os duas ou três vezes. O puto mais velho pô-los uma vez. Desde então estão encostados...

Estou a pensar comprar o modelo novo da Samsung, mas acho que vai acontecer mesmo isto, vou usar meia duzia de vezes e encostar, até porque não tenho assim tanto tempo livre quanto isso.

comprei a sony vr no natal, aquilo é giro mas para mim tem tem um "mas". Tipo o dispositivo deve ficar bem estanque à face para não deixar entrar luz MAS o pior é que nem todas as pessoas têm o mesmo tamanho do nariz ou testa, a camera deve estar bem orientada mas a da sony tem uma configuração que parece sair sempre do sítio, a área de jogo depende da estatura da pessoa, etc...são estes "MAS".....

Tenho um PSVR, é bom , mas falta conteúdo . Apesar de na E3 terem feito bons anúncios vamos a ver o que sai dali ...

Eu hoje em dia pouco ligo aos jogos, mas jogar Resident Evil 7 totalmente em VR foi uma experiência a um nível que nunca imaginei, assim como jogar Dirt Rally VR é um must para amantes de carros. Outra experiencia muito boa é o Batman Vr mas são só uns 20/20 min .

O grande problema em VR neste momento é a falta de resolução, o ideal será talvez quando se conseguir 2x4k a 200Hz, mas até lá ...

Em todo o caso O resident evil e o dirt rally provaram que a tecnologia actual já dá uma imersão fantástica. Eu no caso do resident evil então... a imersão é tão grande que em dois minutos esqueces a fraca resolução, eu por mais que uma vez pousei o comando da PS4 em cima de mesas do jogo, vá lá que aquilo até é resistente .[:D]

comprei a sony vr no natal, aquilo é giro mas para mim tem tem um "mas". Tipo o dispositivo deve ficar bem estanque à face para não deixar entrar luz MAS o pior é que nem todas as pessoas têm o mesmo tamanho do nariz ou testa, a camera deve estar bem orientada mas a da sony tem uma configuração que parece sair sempre do sítio, a área de jogo depende da estatura da pessoa, etc...são estes "MAS".....

Em relação ao mau traking da camera pode ser minimizado . Não tenhas fontes de luz por trás de ti, luz ambiente fraquinha etc. Já agora, ajustaste o IPD aos teus olhos ?

Tenho um PSVR, é bom , mas falta conteúdo . Apesar de na E3 terem feito bons anúncios vamos a ver o que sai dali ...

Eu hoje em dia pouco ligo aos jogos, mas jogar Resident Evil 7 totalmente em VR foi uma experiência a um nível que nunca imaginei, assim como jogar Dirt Rally VR é um must para amantes de carros. Outra experiencia muito boa é o Batman Vr mas são só uns 20/20 min .

O grande problema em VR neste momento é a falta de resolução, o ideal será talvez quando se conseguir 2x4k a 200Hz, mas até lá ...

Em todo o caso O resident evil e o dirt rally provaram que a tecnologia actual já dá uma imersão fantástica. Eu no caso do resident evil então... a imersão é tão grande que em dois minutos esqueces a fraca resolução, eu por mais que uma vez pousei o comando da PS4 em cima de mesas do jogo, vá lá que aquilo até é resistente .[:D]

Pelo que li isso já é outra loiça quando comparado com as soluções para tlms.

Pelo que li isso já é outra loiça quando comparado com as soluções para tlms.

Sim... mas eu tb brinquei com um daqueles xineses antes para ter uma ideia da coisa e só depois de ler muito(muito mesmo) lá comprei o PSVR.

A imersão que o psvr mete em certos titulos é muito boa mesmo.

Um conselho que dou a toda a malta que se quer meter no VR caro,( Psvr,oculos,vive) é: Se são fanáticos por 4k Hdr 60 Fps bla bla bla, isto porque a comunidade Gaming hoje em dia dá mais valor a isso que á qualidade do jogo em si... esqueçam por completo o VR por uns 10 anos.

Estou a pensar comprar o modelo novo da Samsung, mas acho que vai acontecer mesmo isto, vou usar meia duzia de vezes e encostar, até porque não tenho assim tanto tempo livre quanto isso.

O meu conselho é que compres um baratinho para experimentar. Há disso online a meia dúzia de tostões.

Voltar
Superior