Tópico da Segurança Social (dúvidas diversas)

SCOoOTER

New member
Há uns tempos atrás estive 4 meses a recibos verdes.. depois fechei a actividade, como tinha aqueles 12 meses em k nao seria obrigado a pagar seg social.

Agora se eu abrir novamente a actividade, já terei que pagar seg Social, certo? Já não estarei abrangido naquele prazo de 12 meses, mesmo que só tenha utilizado 4?

Quanto pagarei de seg social ficando como trab individual, num valor por exemplo de ordenado minimo?

E se passar antes um recibo como acto isolado, como funciona a questão de IRS e segurança social?

Agradecia que quem soubesse me ajudasse nestas questões..pessoal das finanças e contabilidade especialmente...
Obrigado a todos!

acho que o valor minimo de seg social é de 100€ aproximadamente, e sim a isenção só funciona na primeira vez em que trabalhas com recibos verdes.

Tb ando a tentar saber isso á seculos. Cada amigo meu (que já pagam) diz-me uma coisa diferente... Um diz-me que sempre pagou 80€, outro diz que paga o que ele pedem, E outro diz que paga 25% do ordenado...

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Tb ando a tentar saber isso á seculos. Cada amigo meu (que já pagam) diz-me uma coisa diferente... Um diz-me que sempre pagou 80€, outro diz que paga o que ele pedem, E outro diz que paga 25% do ordenado...

depende da cara deles e da pessoa que os atende do outro lado!

Também é uma questão me intriga!

ti065fz.gif

Ou seja, segundo o escalão mais baixo, qualquer trabalhador independente tem que pagar um mínimo de 147,03€ por mês.

Existem mais enquadramentos mas é melhor ler no site da Segurança Social:
http://195.245.197.196/left.asp?03.03.03.02

É como deveria ser em todo o lado... vocês é que escolhem quanto é que querem pagar.
Há esses escalões todos e vocês escolhem um deles.
Consoante o que descontam agora, receberão a devida proporção quando forem para a reforma.
Ou seja, se hoje descontam o mínimo, a vossa reforma daqui a muitos anos também será a mínima...

O 1.º escalão (mínimo) é de 578,85€. A contribuição para a segurança social é 25,4% deste valor, ou seja, 578,85 * 0,254 = 147,0279€.

Se tiveres um emprego por conta de outrém podes pedir isenção do pagamento à SS pela categoria B, uma vez que já descontas pela categoria A. Eu estou com essa isenção.

Primeiro emprego e Segurança Social

Primeiro emprego e Segurança Social

Boas, recebo o diploma de licenciatura em Setembro e quero começar a trabalhar. Acontece k no 1º emprego existe apoio da segurança social no financiamento a empregados nesta situação.

O que acontece é k eu descontei a um ano durante mes e meio um pouco + k 1 ordenado minimo em Agosto, e este Agosto pretendo fazer o mesmo, devido a contrato com uma empresa de um mês. Será k perco direito as ajudas do 1º emprego?

Fui ao IEPF e nem foram claros nem simpaticos, mas o k percebi é k só perco esse direito s descontar mais k 6 meses pra seg social, é isto correcto?Cumps e obrigado!

Mas para estagio profissional penso que sao 9 meses

Claro que estagio profissional nao descontas para SS. Muitos nao querem mas sao 750 limpos. Sao escolhas

Segurança Social

Segurança Social

Li hoje uma noticia em que o Governo se prepara começar a fazer incidir os 11% de descontos para a Segurança Social a outros tipos de remuneração além do ordenado, como por exemplo, carros da empresa, telemóveis, ajudas de custo, etc... e não vi isto comentado em lado nenhum...

A assim vai o nosso país... a ir-nos ao bolso sem darmos por isso enquanto se for preciso andam 5.000 pessoas na rua a partir estádios porque uma ***** de um clube de futebol vai descer de divisão... para este tipo de coisas ninguem se mexe!

citação:Originalmente colocada por ClioBY

Li hoje uma noticia em que o Governo se prepara começar a fazer incidir os 11% de descontos para a Segurança Social a outros tipos de remuneração além do ordenado, como por exemplo, carros da empresa, telemóveis, ajudas de custo, etc... e não vi isto comentado em lado nenhum...

A assim vai o nosso país... a ir-nos ao bolso sem darmos por isso enquanto se for preciso andam 5.000 pessoas na rua a partir estádios porque uma ***** de um clube de futebol vai descer de divisão... para este tipo de coisas ninguem se mexe!

Pensem antes de fazer comentários destes.

Como é que alguem prefere receber um carro em vez do equivalente em $$ e fazer os respectivos descontos é que ainda não percebi, nem são bons para sí proprios, depois queixem-se...

Voltar
Superior