Tópico da Suíça

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Tópico da Suiça - Centro comercial mais lucrativo da Alemanha é devido aos Suiços

Tópico da Suiça - Centro comercial mais lucrativo da Alemanha é devido aos Suiços

Não é exagero, é verdade porque eu conheço a pessoa. E não é gabarola emigrante como as gerações mais velhas. Emigrou recentemente.

E eu vi fotos do quarto.

É em Geneva.

O homem emagreceu 15 kg no ano em que emigrou.

Uma coisa é a realidade, outra são as histórias que contam. Imaginem em Portugal a adicionar um part time ao trabalho principal e não beber café, cortar com os jantares, etc

Última edição:
Não é exagero, é verdade porque eu conheço a pessoa. E não é gabarola emigrante como as gerações mais velhas. Emigrou recentemente.

E eu vi fotos do quarto.

É em Geneva.

O homem emagreceu 15 kg no ano em que emigrou.

Uma coisa é a realidade, outra são as histórias que contam. Imaginem em Portugal a adicionar um part time ao trabalho principal e não beber café, cortar com os jantares, etc

Isso é uma loucura, com 1000 CHF já consegues um estudo decente em Geneve.
Felizmente não me revejo nesse relato, em nada. [:cool:]

Eu não te estou a contar histórias que me contam, vivo aqui por isso sei bem qual é a realidade.

Isso é uma loucura, com 1000 CHF já consegues um estudo decente em Geneve.
Felizmente não me revejo nesse relato, em nada. [:cool:]

Eu não te estou a contar histórias que me contam, vivo aqui por isso sei bem qual é a realidade.

Eu pagava 1500CHF por um 4 peças Subventionné no centro de Lausanne. [;)] O valor do apartamento sem as subvençoes comunais, cantonais e estaduais ia para 2300 paus e nem era nas ruas mais caras, bem pelo contrario. Era considerada uma das piores zonas para se morar, apesar de eu nunca ter tido qualquer problema a esse respeito.

Mas uma coisa é certinha, um casal com 3 filhos, ambos a trabalhar com 3000 CHF cada mensais é curto, muita ginastica mental e financeira tem de ser feita.

Em Zurique, os meus colegas que têm funções semelhantes às minhas cá em Portugal ganham entre 2 e 3 vezes o que eu ganho, e não noto que tenham um nível de vida na Suíça superior ao meu cá em Portugal. Eles queixam-se muito dos custos da habitação e dos seguros de saúde, mas é quase tudo claramente mais caro.

Zurique e Berna sao carissimos. Zurique muito mais.

Em Berna comprei um simples croissant custou me 1.80chf enquanto em Lausanne custava 1chf.

Transportes publicos a diferença ja era o dobro em Berna tambem...

Comida entao é uma exploraçao autentica. Um simples bife de porco da para comprar 2 kg em PT [:D]

Seguros de saude, minimo a 350CHF/mensais por cabeça em casa, é sempre a sumir [;)] contas feitas, nao é assim o paraiso que muito fazem parecer.

As vezes fico com a mesma sensação... nas ruas vês muita riqueza aqui, mas muita gente não tem acesso a essa riqueza como é evidente.
A diferença é que um cidadão normal consegue viver tranquilamente ou dignamente se assim o preferirem.

Além do mais nem todos ganham 7k por mês, o mais baixo a trabalhar a 100% são uns 2700 CHF líquidos e não é com esse salário que se compram AMG's e afins. [:D]

https://www.publico.pt/2016/02/22/e...-2015-foram-as-maiores-em-quinze-anos-1724106

Os dados do Banco de Portugal não estão ainda disponíveis para todos os países. Mas mostram que os típicos destinos da emigração portuguesa têm protagonizado aumentos no total das remessas. De França vieram 1033 milhões de euros, uma subida de 17% em relação a 2014, ao passo que da Suíça entraram 842 milhões (mais 4%). Já da Alemanha chegaram 256 milhões (mais 31%), praticamente o mesmo valor que veio do Reino Unido, de onde foram transferidos 255 milhões (mais 26%).

A Suiça envia mais de 80% que a França. E so tuga comer salsichas.

Em Zurique, os meus colegas que têm funções semelhantes às minhas cá em Portugal ganham entre 2 e 3 vezes o que eu ganho, e não noto que tenham um nível de vida na Suíça superior ao meu cá em Portugal. Eles queixam-se muito dos custos da habitação e dos seguros de saúde, mas é quase tudo claramente mais caro.

O Portugues queixa-se sempre.

Eu nao sei se és de lisboa. Eu ganhava 1200 limpos/mes na Critical e agora tiro 7000/mes. Difiiclmente sao 3x mais. Eu vivia num quarto em coimbra e tinha um 206 hdi de 2 lugares e nunca comia fora.

Agora tenho um t3, um gla 200, comprei um t3 na maia e saio 5x/semana. Oh sim nao compensa nada :D

Zurique e Berna sao carissimos. Zurique muito mais.

Em Berna comprei um simples croissant custou me 1.80chf enquanto em Lausanne custava 1chf.

Transportes publicos a diferença ja era o dobro em Berna tambem...

Comida entao é uma exploraçao autentica. Um simples bife de porco da para comprar 2 kg em PT [:D]

Seguros de saude, minimo a 350CHF/mensais por cabeça em casa, é sempre a sumir [;)] contas feitas, nao é assim o paraiso que muito fazem parecer.

Sim em Portugal 1 casal ganha 1500/mes? Aqui 8000 (a nivelar por baixo) porque 2 engenheiros tiram 15 000/mes. E aqui tens 3% desemprego e Portugal 10%?

As contas nao assim tao faceis. Enquanto em Portugal tens 10% a viver bem aqui tens 10% a viver mal.

https://www.publico.pt/2016/02/22/e...-2015-foram-as-maiores-em-quinze-anos-1724106

Os dados do Banco de Portugal não estão ainda disponíveis para todos os países. Mas mostram que os típicos destinos da emigração portuguesa têm protagonizado aumentos no total das remessas. De França vieram 1033 milhões de euros, uma subida de 17% em relação a 2014, ao passo que da Suíça entraram 842 milhões (mais 4%). Já da Alemanha chegaram 256 milhões (mais 31%), praticamente o mesmo valor que veio do Reino Unido, de onde foram transferidos 255 milhões (mais 26%).

[FONT=&quot]A França continua a ser o país com maior número de emigrantes portugueses, e em 2011 ultrapassou o meio milhão (592,281), sendo a terceira maior população emigrante residente (11% do número total de imigrantes).[/FONT]
[FONT=&quot]Em segundo lugar, surge a Suíça com 211,451 emigrantes portugueses em 2013, onde são a segunda nacionalidade mais numerosa (9%)

Ou seja com 35% dos emigrantes envia mais de 80% de dinheiro. E ainda acham pouco?

800 milhoes enviados por 200 000. Isto significa 4000 euros/cidadao em media.[/FONT]

Mais 80%?

Eu pagava 1500CHF por um 4 peças Subventionné no centro de Lausanne. [;)] O valor do apartamento sem as subvençoes comunais, cantonais e estaduais ia para 2300 paus e nem era nas ruas mais caras, bem pelo contrario. Era considerada uma das piores zonas para se morar, apesar de eu nunca ter tido qualquer problema a esse respeito.

Mas uma coisa é certinha, um casal com 3 filhos, ambos a trabalhar com 3000 CHF cada mensais é curto, muita ginastica mental e financeira tem de ser feita.

Não esquecer que há sempre ajudas para quem tem filhos e menos impostos etc etc
Mas mesmo assim 6k mês também acho curto para 3 filhos.
Seguro de saúde pago 270CHF com franquia de 700CHF... Comer fora não falo porque onde trabalho é tudo extremamente caro... Por isso quando pago 30 CHF por uma refeição completa é bom.[:)]

Agora a questão é, se és licenciado (eu não sou) ou tens um negócio que anda bem aqui podes ganhar dinheiro a sério... Só diz que não mesmo os portugueses, curioso é que não vão embora. [:)]

Eu não ganho 5k limpos mês e mesmo assim sobra mais do que poderia ganhar em PT. Para mim para já não há opção de voltar mesmo sabendo os defeitos e virtudes de ambos os países.

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior