Tópico das curiosidades!!

VTR

New member
Caros...

Inicio aqui o tópico das curiosidades, que não é nada mais do que o "local" onde podemos colocar/questionar sobre todas as dúvidas e/ou curiosidades que nos passam pela cabeça, quer sejam elaboradas ou básicas, de tudo aquilo que nos rodeia!

Sei, porventura, que com meia dúzia de "clicks" podemos ter a resposta para tudo, no entanto penso que em "comunidade" será mais divertido e lúdico.

O intuido deste "espaço" será o conhecimento!!

De referir que pesquisei no forum e nada encontrei. Se tiver errado, já sabem o que fazer SFF!!

Começo eu... (com a pergunta que me fez iniciar o post e a resposta, procurada na net, á mesma. No entanto quem tiver uma dúvida/curiosidade deverá deixar aqui a pergunta para ser respondida por outro user/colega/amigo!!)

Porque os olhos dos animais brilham de noite, quando a luz incide sobre eles??

A razão pela qual os olhos de alguns animais brilham no escuro está na formação desses órgãos responsáveis pela visão. Primeiro é preciso saber que os olhos de todos os animais têm uma região chamada retina cuja principal função é transformar a luz em impulsos elétricos, que vão para o cérebro e produzem a visão. E quem faz esta transformação são estruturas da retina conhecidas como fotorreceptores.

Alguns animais, porém, têm, atrás da retina, uma área chamada tapete lúcido, que é feita de substâncias com propriedades refletoras, como os espelhos, que aumentam a quantidade de luz percebida. É por conta do tapete lúcido -- uma película colorida com certo brilho --, que os olhos de alguns animais, como cães, cavalos e bois brilham, ou melhor, refletem a luz ao serem atingidos por ela. Já nos olhos dos suínos e do homem, por exemplo, que não apresentam essa região refletora, tal característica não é observada.

O tapete lúcido é uma adaptação noturna. Isso significa que, fazendo refletir a luz que incide nos olhos, há um aumento da estimulação dos fotorreceptores -- as células sensíveis à luz --, proporcionando a visão em locais escuros ou visão noturna.

Graças a essa adaptação, leões, tigres e onças, entre outros felinos, são capazes de localizar suas presas mesmo no escuro. Por motivo igual, animais domésticos, como cães e gatos, conseguem se localizar em ambientes sem luz.

Last edited:
Back