Tópico de routers / switches / hubs / wireless / etc

Router para lá para casa...

Router para lá para casa...

Ora então olás a todos! Did you miss me? :D :D

Vim ao fórum hoje e lembrei-me que podia vir pedir uma ajuda aos informáticos aqui da zona.

Então é o seguinte: vou comprar um portátil e quer ligá-lo à Internet pelo serviço aqui de casa. Tenho neste momento uma ligação por cabo (TVTEL 6mb), que liga ao modemzito, que se liga à placa de rede do pc. Obviamente, quero a ligação ao portátil por wireless.

Suponho que tenho que comprar um router. A questão é qual, e a que preço, tendo em conta que não quero gastar muito €€€ e não percebo nada de routers.

Tenho, no entanto, uma dúvida:
- um router wireless tem que se ligar a wireless ao pc "grande" também? não posso ligá-lo por cabo de rede ao pc "grande" e por wireless só ao portátil?

Agradeço as vossas sugestões, tendo em conta três factores: a facilidade de manuseamento do software do bicho, o preço e um alcance relativamente bom.

Obrigado a todos e cumprimentos ao nosso pessoal!

OS routers normalmente têm 4 saidas para ligações de rede, alem do wireless...

Quanto ao router a questão é a seguinte: Pretendes usar programas de P2P?

Se sim esquece as bagatelas e vai para uma coisa melhorzinha.. Se não, qualquer um serve, SMC, Conceptronic.. etc.. etc..

Já agora e aproveitando o tópico, uma silly question:

- Posso comprar um router e liga-lo somente ao modem para distribuir wireless para 2 laptops ?! Se sim, a configuração é um processo simples ?!

PS: A minha ligação é netcabo.

citação:Originalmente colocada por hpventura

- Posso comprar um router e liga-lo somente ao modem para distribuir wireless para 2 laptops ?! Se sim, a configuração é um processo simples ?!

Claro.. Os routers são para isso mesmo..

A configuração depende de router para router, mas é um processo relativamente simples desde que entendas alguns conceitos muito basicos de redes.

citação:Originalmente colocada por mundano

Claro.. Os routers são para isso mesmo..

A configuração depende de router para router, mas é um processo relativamente simples desde que entendas alguns conceitos muito basicos de redes.

Põe básico nisso !!! :D

Sei o que é um IP, e que há uma coisa q se chama gateway !!!

Bem... mas sabendo que dá, parto do principio que o manual do utilizador do router explique passo a passo como se faz...I hope ! :)

Se souberes o que é um IP e souberes o que é o gateway e a netmask sabes quase tudo o que precisas..

Ou até podes nem perceber nada disso se usares o DHCP e uPNP...

citação:
Ou até podes nem perceber nada disso se usares o DHCP e uPNP</u>...

Agora é q me lixaste !!! :D

DHCP é uma forma de o proprio router atribuir os IP's automaticamente as maquinas na rede..

Isso tem o problema de como ficas com IP's dinamicos não poderes abrir portas para o emule/torrents e o catano.. E ai entra o UPnP, que é uma forma de configurar as portas automaticamente. O emule directamente não suporta UPnP, mas há imensos mods que suportam, e quase todos os programas de torrents suportam UPnP.. Com essas duas tecnologias não tens que configurar praticamente nada..

É claro que há o perigo, que é se não configurares nada, a tua rede fica completamente aberta. Por isso, mesmo assim, convemdepois ler bem o manual para configurar as passwords e tal.

Dentro dos fraquinhos é porreiro ;)..

Linksys, D-Link, são mais ou menos a mesma coisa..

Depois um pouco melhores e mais estaveis tens os Thomson Speedtouch, US-Robotics.. E depois tens os mesmo mais porreiros, tipo Draytec.. Mas estes ultimos já são bem caros...

Uma coisa importante para quem tenciona usar P2P é que os routers mais baratos tem pouca capacidade de lidar com multiplas ligações simultaneamente com eficácia.
E com o P2P podem ter dezenas ou centenas de ligações a IPs diferentes, e nessa altura a performance do router tem muita influencia.
Em http://www.tomsnetworking.com/lans_routers/index.html encontras artigos e benchmarks sobre vários router, vale a pena dar uma olhada, mais não seja às tabelas comparativas de velocidade entre os vários routers.

Cumprimentos

Dentro dos fraquinhos é porreiro ;)..

Linksys, D-Link, são mais ou menos a mesma coisa..

Depois um pouco melhores e mais estaveis tens os Thomson Speedtouch, US-Robotics.. E depois tens os mesmo mais porreiros, tipo Draytec</u>.. Mas estes ultimos já são bem caros...

Tenho este na empresa, que m foi vendido como sendo a 8ª maravilha do mundo em termos de Routers !!! É um Vigor 2600 (acho)

citação:
Ou até podes nem perceber nada disso se usares o DHCP e uPNP</u>...

Agora é q me lixaste !!! :D

DHCP é uma forma de o proprio router atribuir os IP's automaticamente as maquinas na rede..

Isso tem o problema de como ficas com IP's dinamicos não poderes abrir portas para o emule/torrents e o catano.. E ai entra o UPnP, que é uma forma de configurar as portas automaticamente. O emule directamente não suporta UPnP, mas há imensos mods que suportam, e quase todos os programas de torrents suportam UPnP.. Com essas duas tecnologias não tens que configurar praticamente nada..

É claro que há o perigo, que é se não configurares nada, a tua rede fica completamente aberta. Por isso, mesmo assim, convemdepois ler bem o manual para configurar as passwords e tal.

Voltar
Superior